sábado, 31 de março de 2012

Força da Fé




A fé religiosa, assentada nas sólidas bases da razão, constitui equipamento de segurança para a travessia feliz da existência corporal.

Luz acesa na sombra, aponta o rumo no processo humano para a conquista dos valores eternos.

O homem sem fé é semelhante a barco sem bússola em oceano imenso.

Quando bruxuleia a fé, e se apaga por falta do combustível que a razão proporciona, ei-lo a padecer a rude provação de ter que seguir em plena escuridão, sem apoio nem discernimento.

A fé pode ser comparada a uma lâmpada acesa colocada nos pés, clareando o caminho.

*

Sustenta a tua fé com a lógica do raciocínio claro.

Concede-lhe tempo mental, aprofundando reflexões em torno da vida e da sua superior finalidade.

Exercita-a, mediante a irrestrita confiança em Deus e na incondicional ação do bem.

A fé é campo para experiências transcendentes, que dilatam a capacidade espiritual do ser.

Com o dinamismo que a fé propicia, cresce nas tuas aspirações, impulsionando a vontade na diretriz da edificação de ti mesmo, superando impedimentos e revestindo-te de coragem com que triunfarás nos tentames da evolução.

Conforme a intensidade da tua fé, agirás, fazendo da tua vida aquilo em que realmente acreditas.


FRANCO, Divaldo Pereira. Episódios Diários. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 45.


Instrução da Madrugada - Paulo Cesar Trevizzano

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                                 06/03/2003
Instrutor: PAULO CESAR TREVIZZANO


                     “Instruí-vos” recomendou JESUS, pela personalidade luminosa do ESPÍRITO DE VERDADE, quando das manifestações, ou o ‘derrame’ dos espíritos, abrindo as portas do mundo de DEUS para todos, sem fazer qualquer exceção. Mas, como conhecer uma ciência, uma realidade, sem a devida instrução? É necessário que nos desdobremos em pesquisas e aprofundamentos em todas as questões, porque não há e nem haverá coisa alguma oculta que não venha a ser conhecida, conforme afirmou JESUS.

                      Mas, para instruir-nos sobre as questões da alma, é preciso que busquemos os ‘centros’ de estudos com o elemento principal, que é a alma ou espírito. Existem correntes de estudos sobre esta questão, que pretendem materializar a alma, porém, há aqueles que falam com as almas, sem medos, sem preconceitos, com sensibilidade, delas recebendo preciosas lições por revelações transcendentes, possíveis e permitidas de momento, pela Administração divina, sobre esse mundo maravilhoso, tão fantasiado pelas crendices, por falsas deduções e pelos malfadados dogmatismos humanos.

                      A Alma, ou espírito, é SER indestrutível, porque criado para a imortalidade, que progredirá em todos os sentidos pelas experiências que terá de fazer, pelas dores corretivas e pelos méritos que adquirir.Viverá sempre e alcançará sabedoria e moralidade elevadas e galgará todos os degraus da escadaria da perfeição relativa à si, até encontrar-se face a face com DEUS, seu PAI verdadeiro e único, para com ELE fartar-se do seu elemento de VIDA ETERNA.

                     Alguns afoitos querem o Céu, ou a vida espírita, a peso do ouro que dispõem, ou, então, por violências de todo jaez, ainda em voga nos dias atuais da TERRA, por trapaças, mentiras e imposições imorais, pois, já temos desvendado muitos dos mistérios ‘entre Terra e o Céu’ pela ciência que avoluma por aqueles que se dedicam incansavelmente em solvê-los. Em tal sentido há dois mil anos JESUS dizia que o Céu deve ser tomado pela mansidão. Agora, as coisas mudaram, as leis humanas se aperfeiçoam, a inteligência cresce, já não se crê em infernos eternos, Satanás foi reduzido a uma figura simplesmente alegórica, o deus dos bárbaros e dos dogmáticos, vai desaparecendo pouco a pouco, para dar lugar, em nossas mentes, a um PAI magnânimo que “não quer a morte do pecador, mas sim, a sua vida”! Como não entendem isso os tardos que ainda alimentam braseiros infernais para supliciar pobres pecadores, muito mais por ignorância?  

                    Verdade é que nenhuma alma se perderá por muito tempo.Vêm as ânsias,o arrependimento, o trabalho restaurador com a dedicação sincera, vem a reforma moral e a prática do bem sob a iluminação do amor e a alma que se encontra perdida nos cipoais dos vícios, sai deles e se alça airosa de todas as batalhas da evolução indo divinizada para o infinito de todas as perfeições! Os que contradizem esta realidade, estão de olhos fechados e não podem ver, com os ouvidos tapados e não podem ouvir! Nalgum tempo, desses amanhãs que se sucedem incessantemente, esses defeitos de ignorância cessarão e as almas libertas, formarão nos esquadrões dos que sentem, entendem e crêem inteligentemente a Mensagem salvadora de JESUS, pelo amor de DEUS.

                     ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’ afirmou JESUS, corporificando o ESPÍRITO DE VERDADE, ao qual fomos entregues pelo CRIADOR para que nos orientasse para a vida maior, pelos caminhos da evolução e o alcance do seu reino.

                     E essa verdade está a disposição de todos, sob critérios de humildade, isenção de preconceitos, compreensão dos valores das COMUNICAÇÕES que os ESPÍRITOS autorizados dão e a aplicação do aprendizado, assim, na caridade, sublime emanação do amor, que eleva moralmente a alma. Essa verdade está na manifestação dos Missionários divinos, integralmente na DOUTRINA DOS ESPÍRITOS, fonte de nosso instruir, para a libertação completa e a conquista da sabedoria santificada, aquela que coloca a matéria nos seus devidos lugares e se lança pelos caminhos iluminados do ESPIRITO, para o alcance do SUPREMOFOCO CRIUADOR.

                      Os ESPÍRITOS bons, deram o primeiro passo, porem, terão de tomar o segundo, que é o de se instruírem nos assuntos do ESPÍRITO, pelo VADMECUM ESPÍRITA, que expõe a DOUTRINA DOS ESPÍRITOS, disciplina universal trazida por JESUS com o seu EVANGELHO, ao mundo dos homens.

PÁULO CESAR TREVIZZANO           
==========================

Instrução da Madrugada - Sílvio Hermez

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                       06/02/2003
Instrutor: SÍLVIO HERMEZ


                     Revisemos as nossas crenças, irmãos do mundo, aqui reunidos nesta ocasião, porque o maligno que nos ronda, tem feito o possível pelas imperfeições que temos e pelos imperfeitos e maus companheiros, para a nossa desmoralização, peste essa que penetra em nossa intimidade e tende a convencer-nos que é boa e vai dar-nos muitíssimas satisfações! Em guarda fiquemos para não lançar fora todo o acervo de sãos ensinamentos recebidos e entesourados, que nos valerão sempre para as nossas efetivas e salvadoras conquistas.

                      É para DEUS que nossos pensamentos e realizações devem vibrar permanentemente, pois, é d’ELE que atraímos as forças poderosas, as quais, com a impulsão de nossa inteligência, nos levarão, pelos caminhos da vida, a praticar o bem realizando o melhor que estiver ao nosso alcance, valorizando-nos moralmente, sintonizados com a sua proteção. É verdade que a vida que temos aí, nas carnes terrenas, não é a de um mar de rosas, em vista dos mil e um perigos que devemos enfrentar, enfermidades do corpo físico decorrentes de nossas intemperanças e falta de vigia à nossa integridade, o que nos podem estropiar, em parte ou no todo, o corpo físico que utilizamos, além dos incidentes inúmeros que nos abordam e podem ser mais ou menos desagradáveis.ELE sabe de tudo e a tudo providencia, fazendo a cura das enfermidades e manchas morais que atraímos para nós.Onde? Quando? Por quê? Claro que, em vidas vividas inúmeras vezes, no próprio ambiente terreno e perdidas em experiências que não contaram com a contravenção às sublimes diretrizes que velam pela harmonia da Criação como um todo.

                      Prestemos inteligente atenção aos lances contados pelas histórias produzidas pela Humanidade terrena.O que vemos nos seus relatos?À par do desenvolvimento cultural e técnico, lentos, uma grande mancha escura, indicando protesto contra as atrocidades, as perversões e sórdidas degradações. Escravidão do homem pelo próprio homem e a exploração maldosa de trabalhadores que lutam com as forças que possuem pelo pão de cada dia, sem os mínimos requisitos de proteção, como os de higiene dos locais onde laboram, da segurança e do tratamento com humanidade. A quem devemos culpar por tudo isso, senão a nós mesmos? Somos nós mesmos , com algumas variações, os protagonistas desses relatos fiéis que os livros registram do andar do mundo humano!Creiam, porque se amparam na verdade estas afirmações.Expliquemos esta questão que pode estar batendo com surpresa a muitos de nós.

                      Somos almas, ou espíritos, e somos imortais, por isso é que temos voltado aos campos materiais, inúmeras vezes, vestindo em cada vez um corpo diferente, para o progresso de nossas capacidades herdadas do Criador quando de nossa formação, inclusive para a nossa descoberta de que somos filhos d’ELE e de que ELE nos espera pacientemente, lá do seu reino das alturas, libertos de todas as falhas e imunes às tentações do mal. Pois bem, em cada encarnação nossa, escrevemos páginas de lamentáveis lances, dado as nossas ansiedades e materialidades inúmeras denunciando as animalidades que escapam à razão e ao bom senso.       
                   
                 E somos nós mesmos, portanto, os autores dessas histórias que precisam ser excluídas e, em seu lugar, escrevermos novos e formosos relatos, formados pelo altruísmo, pelo amor, pela consciência límpida, pela fé amparada pela inteligência e pela razão, por conhecimentos superiores, além, muito além dos da matéria bruta, que termina na escuridão dos túmulos. Precisamos fazer brilhar a nossa luz, luz de todas as virtudes que ELE, o PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS, plasmou em cada um de nós.

                 Trabalhemos, meus irmãos do mundo, as nossas potencialidades, visando enaltecer-nos como imortais que devem subir para os paramos de DEUS, deixando para trás de nós, o perfume do amor que vibra desde d centro de nossos sentimentos! Recuperemo-nos, restaurando a dignidade perdida, a nossa e a do mundo que ELE nos deu para as nossas experiências evolutivas. Devemos isso a ELE e à nossa própria consciência! Um grande abraço para todos.



                                                  S Í L V I O H E R M E Z !

                                             ===========================

Mãezinha - Meimei















Quando o Pai Celestial precisou colocar na Terra as primeiras criancinhas, chegou à conclusão de que devia chamar alguém que soubesse perdoar infinitamente.
De alguém que não enxergasse o mal.
Que quisesse ajudar sem exigir pagamento.
Que se dispusesse a guardar os meninos, com paciência e ternura, junto do coração.
Que tivesse bastante serenidade para repetir incessantemente as pequeninas lições de cada dia.
Que pudesse velar, noites e noites, sem reclamação.
Que cantarolasse, baixinho, para adormecer os bebês que ainda não podem conversar.
Que permanecesse em casa, por amor, amparando os meninos que ainda não podem sair à rua.
Que contasse muitas histórias sobre a vida e sobre o mundo.
Que abraçasse e beijasse as crianças doentes.
Que lhes ensinasse a dar os primeiros passos, garantindo o corpo de pé.
Que os conduzisse à escola, a fim de que aprendessem a ler.
Dizem que nosso Pai do Céu permaneceu muito tempo, examinando, examinando... e, em seguida, chamou a Mulher, deu-lhe o título de Mãezinha e confiou-lhe as crianças.
For esse motivo, nossa Mãezinha é a representante do Divino Amor no mundo, ensinando-nos a ciência do perdão e do carinho, em todos os instantes de nossa jornada na Terra. Se pudermos imitá-la, nos exemplos de bondade e sacrifício que constantemente nos oferece, por certo seremos na vida preciosos auxiliares de Deus.

XAVIER, Francisco Cândido. Pai Nosso. Pelo Espírito Meimei. FEB.

ABORTO



Pergunta - Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período de gestação?

Resposta - Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando. - Item n° 358, de "O Livro dos espíritos".


Madre Teresa de Calcutá e o Aborto

"Eu sinto que o maior destruidor da paz, hoje, é o aborto, porque é uma guerra contra a criança - um assassinato direto de uma criança inocente - assassinato pela própria mãe.
"E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo seu próprio filho, como podemos dizer para outras pessoas que não matem umas às outras?"



Mãezinha... Não Me Mates Novamente...
Lutei, trabalhei, empenhei·me para conseguir a autorização para renascer; e tu te comprometeste comigo; comigo e com Deus...

Quanto me alegrei no dia em que tu, em espírito, ao lado de papai, aceitaste receber­me na intimidade de teu lar. Ansiava esquecer, desejava um novo corpo que me possibilitasse resgatar meus erros do passado. Planejava um futuro de luz. Em verdade, minha vida estaria marcada por provas e testemunhos redentores. Contudo, preparei-me confiando no teu amor. E, no momento em que mais necessitava de ti, me assassinaste...

Por quê, mãezinha? Por quê?

Quando me sentiste no santuário do teu ventre, trocaste de conduta e começaste a torturar-me. Teus pensamentos de revolta que ninguém ouvia, retumbavam em meus ouvidos incipientes, como gritos dilacerantes que me afligiam enormemente. Os cigarros que fumavas me intoxicavam muitas vezes. Teu nervosismo, fruto de tua inconformação, me resultavam em verdadeiras chicotadas.

Quando decidiste abortar, ocorreu uma luta tremenda: tu querendo expulsar-me de teu ventre; e eu lutando por permanecer.

Por que fechastes os ouvidos à voz da consciência que te pedia compaixão e serenidade?

Por que anestesiaste os sentimentos, ao ponto de esqueceres que eu trazia um universo de bênção e de alegria para ti?

Haveria de ser um filho obediente e amoroso. Trazia meios que iam amparar-te nos últimos anos de tua presença na Terra. Todavia, tu não quiseste. Olha as conseqüências: eu atormentado por não poder nascer, e tu enferma, triste e intranqüila. Tua mente castigada pela aflição e teus sonhos povoados de pesadelos.

Por que mãezinha, por que não me deixaste renascer?

"É cedo, ainda", pensaste. "Quero gozar a vida, passear, divertir-me, viajar. Os filhos, só depois."

Todavia, nenhum filho chega no momento inadequado. As leis da vida são sábias e ninguém nasce por acaso.

Porém, pelo grande amor que te tenho, estou pedindo para ti a misericórdia de Deus. Até me atrevi a interceder para que alcances a bênção do reequilíbrio, para que, em futuro próximo, estejamos juntos, eu em teu ventre e tu, como sempre, em meu coração; eu alimentando-me de tua vitalidade, e tu fortalecendo-te na grandeza de meus mais puros sentimentos.

Mãezinha, por favor, não repitas teu ato premeditado, Quando sentires novamente alguém batendo na porta do teu Coração, serei eu, o filho rejeitado, que voltou para viver e ajudar-te a ser feliz.

MÃEZINHA, NÃO TE ESQUEÇAS DE MIM, NÃO ME ABANDONES, NÃO ME EXPULSES, NÃO ME MATES NOVAMENTE, NECESSITO RENASCER,

SOUZA, Juvanir Borges. O Que Dizem os Espíritos Sobre o Aborto. FEB. Mensagem recebida na "Biblioteca del Espíritu“, 11 Avenida 10-21, zona 7, Castillo Lara - Guatemala, C.A. 


sexta-feira, 30 de março de 2012

Instrução da Madrugada - Sidrônio Castelo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA 05/12/2003
Instrutor: SIDRÔNIO CASTELO


Justiça perfeita só é a de DEUS, e por forma continua é exercida, onde e quando haja algum de nós em culpa e necessitado de recomposição moral. As culpas que assumimos são como graves infecções produzidas por nós e se alojam na organização do corpo astral. E tão logo reconheçamos o erro e estejamos em condições para suportar os impactos dos retornos retificadores, obteremos a bênção de um novo corpo e, então, seremos abordados pelas aflições, pelos sofrimentos e por muitas dificuldades, auxiliando-nos a alijar de nós os vícios e as culpas que temos e a exigir-nos algum sacrifício para a sua extinção.

Temos de acrescer o fato de que os culpados de ações más em suas encarnações são alcançados pelo zelo da justiça divina, em forma de tumores malignos de vária feição e gravidade e de acordo com os teores tóxicos dos elementos agrupados, pelo Espírito contraventor. Também aleijões e paralisias irreversíveis, estropiarão o corpo físico utilizado, cobrando abundantes e dolorosas mágoas àquele que é obrigado, por isso, a se arrastar pelas veredas da TERRA, pelo tempo necessário à sua expurgação das referidas infecções.Mas, há, também, perseguições insistentes e cruéis, mantidas pelos inimigos feitos, pelo desprezo, pela traição, pela judiação da escravidão a que foram sujeitos e, os quais, do Invisível se aproveitam para descarregar o montante do seu ódio sobre o seu desafeto, o qual acaba sofrendo os prejuízos impostos ao perseguidor, naturalmente, não lembrados por si. Nenhuma falta ficará impune, mesmo porque é de nosso interesse apagar da memória e estrutura, as nódoas marcantes das nossas contravenções.

E, diante de tais realidades, perguntamos: A quem deu DEUS o direito do exercício de vingança? Do julgamento e execução dos culpados? Convençamo-nos de que ELE tem os seus processos salvadores para os pobres contraventores, que, em insuficiência de conhecimento e excesso de teimosia e ferocidade, tomam a si a execução de uma justiça particular, maldosa e falsa, pois, os que assim se arvoram, por via de regra, são muito mais culpados do que são os seus perseguidos, não tendo direito ou delegação alguma para esse exercício.

Ah! Nós homens...Ah! Nós ESPÍRITOS! Por que não meditarmos com atenção e respeito nos ensinamentos do Mensageiro de DEUS enviado até nós? Neles, o manso e humilde sábio espiritual nos mostra que a misericórdia e o perdão das ofensas nos erguem e impulsionam para a perfeição! Bem-aventurados são todos aqueles que sofrem perseguição, pelo amor da Justiça! Conquanto os ataques que soframos venham de irmãos que se indispuseram conosco e nos façam gemer, é a Justiça de DEUS que se faz aproveitando as dores por nós sofridas em desagravos tantos. Inocente não sofre qualquer agressão. Mas, a brutalidade da vingança é outra grave contravenção, por isso, de agredido o ofendido passa a agressor e terá de arcar com as graves conseqüências do seu erro. Pensar que nada acontecerá ao vingador é completo desconhecimento das LEIS DE CAUSA E EFEITO. Inocente sofre? Culpado fica impune só porque se arvora o direito de fazer justiça com as próprias mãos? Não e não! Das notícias dadas por JESUS, temos a afirmativa de que se não usarmos de misericórdia para com aqueles que nos agridem, seremos metidos em prisão, a dos sofrimentos, e dela não sairemos até que paguemos o último centavo da dívida.

Prestemos atenção ao ditado exemplificado pelo Mestre do EVANGELHO e não entremos nas armadilhas que as tentações nos armem, para que façamos vingança pelas ofensas recebidas. Fazendo somente o que é bom e digno, conforme a Grande Lei, nos forraremos a qualquer perigo de repreensão.

Aos nossos irmãos enganados pelas ilusões e tocados pelo orgulho, apelamos para que desistam das idéias de justiça com as próprias mãos, para não incorrerem em culpas ainda mais graves com maiores sofrimentos. Perdoando os agravos recebidos, deixaremos que a JUSTIÇA divina faça o seu trabalho de retificação dos culpados e em paz sigamos em frente para a conquista plena das bem-aventuranças celestiais.


          S I D R Ô N I O C A S T E L O
       ===========================
 

Instrução da Madrugada - Ricardo Tomazza

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                               05/09/2003
Instrutor: RICARDO TOMAZZA


O que estamos fazendo da vida que temos e do de todas as bênçãos que estamos recebendo de nosso GERADOR SUPREMO desde a nossa criação como imagens e semelhanças suas? Tudo o que é d’ELE nos tem dado e daquilo que nos confere como dádivas do seu amor, para que nos ergamos da ignorância e nos façamos puros, coisa alguma nos retira. Seu amor pelos filhos que gera é imenso e misericordioso, por isso que vela carinhosamente até pelos traquinas que, por ingratidão e rebeldia, desfazem das suas bênçãos, em experiências viciosas e pelo gosto pervertido em contrariar regras e deveres, irresponsavelmente.

Temos aprendido lições valiosas de três fontes principais sobre as nossas rebeldes ações, sendo uma delas, os elevados Mentores da Vida Maior. Eles, com grande respeito às nossas limitações e tão grande ignorância das realidades que nos cercam e interpenetram, se põem à disposição para o nosso evoluir em sentidos legítimos, porém, muitas vezes os temos considerado, levianamente, como enfadonhos, como moralistas que querem impor seus conselhos para que sejamos como eles, que abandonaram o gosto pela riqueza, pelo poder sobre os demais e pelo uso da vida sem a exploração dos que não sabem aproveitar-se dos valores e das oportunidades que têm. A outra fonte é aquela representada pelo sofrimento dos irmãos que tendo desdenhado as regras divinas, fizeram tudo o que lhes deu na cabeça, sem observar que toda semeadura produzirá frutos de acordo com as sementes lançadas, e que a colheita é obrigatória, por isso que se têm arrastado pelo mundo lamentando dores e dissabores, abandonos, traições, ultrajes, amargando paralisias, deformidades, chagas horrendas e em mendicância dolorosa! A outra, a terceira fonte, é em nossas próprias aflições que as fermentações malignas de nossos pensamentos nos empurraram, e, na leviandade nos deixamos guiar, com a mais esfarrapada das desculpas, pensando que bastará pedir desculpas, que os erros se extinguem, que os prejuízos que impusemos aos demais, estarão pagos e eliminados de nossa folha corrida. Pobres iludidos, que nos fazemos cegos aos exemplos nobres e surdos aos ensinamentos que nos foram passados com tanto amor pelo CRISTO DE DEUS e pela santa DOUTRINA DOS CONSOLADORES seus.

O que pensamos tem seu peso bom ou mau conforme nosso desejo. E é fácil pensar, já que nenhum esforço nos é exigido, entretanto, é necessário tomarmos o maior cuidado com o que pensamos e em como pensamos, pois, a Lei de Causa e Efeito não nos dará trégua para acertar nossas contas, no conhecido dia do juízo, pois, NENHUMA FALTA FICARÁ IMPUNE, segundo afirmativa de JESUS.

Examinemos com disposição e coragem, os atos praticados ao longo dos dias vividos. Tratamos os nossos pais com devido respeito? Se não o fizemos, agora que temos filhos, também, poderemos sofrer as decepções que nossos pais amargaram por nossa culpa. Fomos fraternos para com nossos irmãos de sangue? Se não, poderemos ter deles perdão, porém, ainda assim, restará resgatar-nos das faltas cometidas, para voltar a ter a sua confiança e bem-querer. Fomos (ou somos) bons esposos? Não abandonamos nossa companheira e mãe dedicada de nossos filhos, para pretendidas soluções afetivas? Acreditamos em DEUS como o AUTOR de todas as coisas e aquele que nos criou à sua imagem e semelhança e, lhe somos gratos pelas dádivas?

Não acreditamos em DEUS? Isso não nos dá autoridade para manifestar-nos como feras, trapaceando e fazendo sofrer nossos irmãos de caminhada. Sem crença religiosa o homem bom caminha para DEUS e o homem crente, porém mau, estraga o seu futuro, pois, NÃO CAMINHA PARA DEUS!

Cremos em DEUS? Então justifiquemos isso, em bom comportamento humano.

Nenhuma simulação nos salvará da hipocrisia, e, se não quisermos ser hipócritas, façamos nossos atos pautarem as linhas da moralidade, mesmo que isso nos custe algum sacrifício.Esbanjando na TERRA, no Céu teremos falta e, ao contrário, sacrifícios na TERRA, bênçãos abundantes nos Céus!

Examinemos bem o que estamos fazendo de nossa vida!


            R I C A R D O T O M A Z Z A
        ==========================

Trailer filme Nosso Lar

Instrução da Madrugada - Pedro Celestino

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                                      05/08/2003
Instrutor: PEDRO CELESTINO

Os indígenas terrenos chamam os pagos divinos de PRADARIAS FORMOSAS, os homens de religião, de CÉU, os de certa organização conhecida, de GRANDE ORIENTE. A verdade, porém, é que se trata de um espaço sem fim, que vai desde uma faixa vibratória baixíssima, habitada por ESPÍRITOS incultos, até a faixa mais alta, habitada por ESPÍRITOS que conquistaram elevação cultural e moral e a sublimação das virtudes recebidas como embriões que desenvolveram em muitíssimas experiências planetárias.

Já se toma, a estas alturas dos acontecimentos terrenos, consciência de que a estrutura engenhada pelos filósofos e teólogos, com que montaram Céus, infernos, purgatórios e limbos, está muito longe da realidade e deve ser substituída pelo que vem sendo revelado pela palavra do CONSOLADOR prometido. O CÉU é o UNIVERSO, ou “A CASA DE MEU PAI”, onde “HÁ MUITAS MORADAS” segundo dizeres claros de JESUS.

No plano material estão as estruturas pesadas que nascem, crescem, vivem a morrem. Neste espaço estão os corpos auxiliares de todos os seres que formam os valores animados e inanimados da NATUREZA, incluindo-se o próprio mundo em que estamos a viver. Ele também morrerá um dia, quando se tornar esgotado vitalmente. No plano espiritual estão os ESPÍRITOS, seres imortais, assim criados por DEUS. Nós, os ESPÌRITOS, portanto, somos herdeiros dos bens divinos. Fomos criados simples e ignorantes de tudo, porém, fadados a nos aperfeiçoar. Na marcha do tempo, recebemos amparo efetivo de ESPÍRITOS que conquistaram nobres valores angélicos, auxiliando-nos a progredir e a conquistar, também, os mesmos valores que eles detém, isso como destinação de DEUS aos seus rebentos.

O plano material é a nossa escola imprescindível.Aí, nela aprendemos a respirar, andar, pensar, a produzir todas as coisas que sejam de nossa necessidade, visando o nosso conforto aproveitando-nos do que a NATUREZA nos oferta e da inteligência a qual se amplia cada vez mais com as atividades que empreendemos. É aí que nos preparamos enquanto estamos imperfeitos, para um dia habitarmos superiores esferas onde a matéria perdeu densidade e se faz morada de ESPÍRITOS aperfeiçoados em todos os sentidos, sem as angústias dos mundos inferiores. E, se os terrenos se movimentam com imensas dificuldades, em dores e desesperações, nesses mundos superiores os ESPÍRITOS já desconhecem ódios e rancores, por isso vivem felizes, conquanto a felicidade somente seja completa junto a DEUS, na divina dimensão.

O homem que recebeu de DEUS todos os requisitos para a sua transformação em anjo, ou puro ESPÍRITO, é impulsionado pela Suprema Inteligência e, também, com liberdade de escolha, daí correr por caminhos ínvios e criando sofrimentos para si, tanto na TERRA quanto na ESPIRITUALIDADE, pois, aí nisso encontra o seu limbo, o seu purgatório e o seu inferno, conforme suas obras, claro.

Todos, sem uma só exceção, têm de fazer essa trajetória, para chegar a DEUS, sendo esse o fito de seu projeto CRIADOR. Assim é que, de encarnação em encarnação, sairemos do ignorante para o sábio, do descrente para o crente e do imperfeito para a perfeição moral. Com o bom procedimento, e no cumprimento das leis divinas, evoluímos. Os mundos têm o seu progresso determinado pelas forças cósmicas até esgotar-se e voltar à poeira atômica do UNIVERSO. Antes disso, porém, os ESPÍRITOS que fizeram os seus estágios neles, são transferidos para outros, melhores em todos os sentidos.

Portanto, devemos fazer-nos por merecer o CÉU, suprema aspiração de todos os filhos de DEUS. Com sua providência, ELE nos guia na direção do seu reino eterno!



           P E D R O    C E L E S T I N O

          =======================

Tudo Passará - Emmanuel - Francisco Cândido Xavier

Depressão de Joanna de Ângelis - Divaldo P Franco

Instrução da Madrugada - Astúrio Centenário

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA 05/06/2003
Instrutor: AGENOR CENTENÁRIO


                     O SUPREMO ESPÍRITO, que sempre existiu e existirá pelos séculos dos séculos, pode ser considerado, sem qualquer ofensa fazer-se, como o SOL que inunda e interpenetra com sua poderosa luz, o Universo que ELE criou infinito, para conter os prodígios sem conta da sua criação. D’ELE distribuiu pelos mundos, ESPÍRITOS saídos do seu GÊNIO, para que fossem parcelas da Grande Humanidade e nelas os sois que deveriam iluminar a vida aí vertida e ensinassem aos em desenvolvimento, como encontra-lo, em si mesmos, como nos demais seres e se transformassem crescendo para o Infinito das glórias e virtudes, suas.

                    Nubladas as inteligências que se ralam no dia-a-dia num mundo como a TERRA, a qual, pelas imperfeições humanas é um mundo de expiações e de provas recém saindo dessa classificação para a de regeneração para os seus habitantes, não podem com inteireza compreender DEUS, como uma força suprema a criar tantos colossos num ambiente que ninguém pôde medir, porque simplesmente impossível, e menos entendimento ainda, que ELE não tivesse nascido, nem criado, mas SENDO o que é, sempre e sempre: INCRIADO/CRIADOR de todos os seres que vão povoando as extensões do seu reino.

                    Importa algo urgentemente, a nós, inteligências incipientes que têm um longo caminho a percorrer, e por isso tanto a aprender e a realizar, que penetremos esse segredo do CRIADOR, sua eternidade, se ainda não conseguimos descobrir e entender pequeninas realidades do que somos, donde viemos e para onde estamos indo? Poucos são os ESPÍRITOS que conseguem apassivar-se ante as obras imponentemente belas da NATUREZA, imaginando que não há entre elas um só que suporte o poder desse gênio, capaz de dar VIDA a um inseto! Criar, sim, e o temos feito, nalgumas geringonças úteis, capazes de revolver a terra preparando-a para semeaduras e colheitas em grandes extensões; de varar os espaços levando centenas de passageiros de um para outros lugares; que, admiravelmente, penetram com os seus raios invisíveis, o íntimo do organismo humano, para exames e trato médico; fórmulas químicas complexas que agem como elementos salvadores e integradores, porém, VIDA mesmo, jamais...

                    ELE, que só conhecemos como causa primária de todas as coisas, de uma semente aparentemente insignificante, conjugando elementos vários da Natureza, faz surgir uma árvore, com vida, com sanidade, com vigor, flores e frutos, furtos que dão sementes que fazem brotar novas árvores! De um simples contacto em permuta de uns valores íntimos e naturais também, faz expelir embriões que se agigantam no ventre apropriado, formando novos homens e novas mulheres e, esses embriões que assim se transformam, vêm com a VIDA, que o GÊNIO divino produz concentrando-a em minúsculas partículas de poeira planetária, de vida temporária, porém, como suporte para uma outra vida, de definitiva existência, fragmento da VIDA eterna! Vida que vai surgindo como que espontânea, servindo, sofrendo pressões dos elementos naturais e, depois, desaparecendo na poeira donde foram retirados os ingredientes com que foi montada a sua estrutura e VIDA imortal para os seres que têm inteligência e razão, que vão progredir e transformar-se em deuses miniaturas, que terão a incumbência de expandir o amor sublime do seu CRIADOR, onde forem postos a agir, na perfeição com que tudo é criado por ELE.

                    Somos pensadores e pesquisadores, como tantos outros que se esforçam no infinito da VIDA, e, no laboratório que está à disposição no Mundo dos ESPÍRITOS, a todos, buscamos e rebuscamos a presença física de DEUS, para sabermos de onde vem ELE e de que fonte retira os poderes. O procuramos nos átomos, nas fórmulas químicas, nos seres inertes e nos animados e não o encontramos, porém, quando as ânsias e as presunções se nos esfumaram na mente, o sentimos vivo no coração, pois, ELE está concentrado, com toda a sua realidade no AMOR que nasce d’ELE para a glória da CRIAÇÃO e por isso já não nos importa mais procura-lo aqui ou ali, mas amá-lo e fazer-lhe a santa vontade para nos tornarmos dignos da sua grandeza.

                    CONCLUSÃO: SÓ ELE PODE FAZER AS MARAVILHOSAS OBRAS QUE O UNIVERSO VISÍVEL EXPÕE E SÓ ELE PODERIA DAR-NOS VIDA IMORTAL E INTELIGÊNCIA E RAZÃO, PARA USUFRUIR OS BENS DOS VIVEIROS DA SUA ETERNA CRIAÇÃO!



                                      A S T U R I O C E N T E N Á R I O

                                    ==============================





Instrução da Madrugada - Astúrio Crescêncio

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                                  04/12/2003
Instrutor: ASTÚRIO CRESCÊNCIO


Estamos em crescimento para as conquistas maiores e o usufruto pleno de nossas condições de filhos de DEUS. Reinando sobre os cenários da Natureza e das eras, desde toda eternidade, esse supremo GÊNIO da vida vem criando levas de ESPÍRITOS, imagens e semelhanças suas, pondo-as a experimentar as faculdades íntimas para o conhecimento de todas as coisas da Natureza, o aclaramento dos mistérios encontrados, e sobre as realidades do ESPÍRITO, esse elemento inteligente que não é produzido em matéria, por isso que não será destruído pela morte, jamais. A morte ou a cessação total dos seres organizados em bases materiais, que têm um importante papel na CRIAÇÃO, não tem qualquer poder dissolvente sobre o que é espiritual. É, sim, como agente libertador dos ESPÍRITOS, das amarras provisórias das encarnações.

Todos nós que ainda estamos sujeitos às encarnações, já sabemos que dia virá em que não teremos mais necessidade de nos revestir com os mantos das carnes e presos a eles gastar milênios, em exaustivos esforços aperfeiçoando-nos para, então, merecer viver de modo inteiro na paz e na harmonia das dimensões superiores da Eternidade. Dissemos superiores, porque, onde a Vida nada tem, ou lembra, ou esteja sujeita à animalidade e, portanto, não exposta às intempéries e às lutas pela sobrevivência dos planos materiais. Claro está que também os planos inferiores fazem parte da CRIAÇÃO, como residência temporária dos ESPÍRITOS principiantes e dos rebelados que aí fazem um império duro de penitências aos faltosos, e de flagelo para si mesmos. Temos de provar por longos períodos, ainda, esse processo renovador que nos leva ao cativeiro abençoado das encarnações sucessivas com que resgatarmo-nos das ignorâncias e dos males produzidos.

Estamos algo distantes do dia de não mais passarmos pela morte dos veículos que utilizamos, porém, poderemos afirmar, com base nas informações dos maiores da Espiritualidade que, os mundos superiores nos aguardam para as alegrias da Vida sem dores e sem os horrores da morte e decomposição dos corpos que utilizarmos, embora magnificamente estruturados para e servir-nos num tempo imprescindível de experiências.

Ouçamos bem que aqui não estamos excluindo qualquer ESPÍRITO que esteja fazendo o que é mau e não deva, lembrando-nos que todos somos amados de DEUS e que ELE não quer e não permite a “morte do pecador”, isto é, que não permitirá que o pecador esteja condenado eternamente a residir nas sombras da ignorância, dos vícios e dos crimes. Todos temos um futuro esplêndido junto ao CRIADOR. Mas, tem sido preocupação, principalmente dos que estão no mal ou sofrendo-lhe as conseqüências, o destino dos agentes das Trevas e dos seus escravos, vítimas das imprevidências em cálculos mal produzidos. Serão condenados eternamente a esse suplício?

Devemos lembrar-nos das afirmativas de JESUS em se referindo aos condenados: “NENHUMA DAS OVELHINHAS QUE MEU ME CONFIOU SE PERDERÁ, PORQUE A BUSCAREI E A TRAREI DE VOLTA”. Traduzindo tais palavras, temos que JESUS, por suas hostes mensageiras, não terá sossego até reconduzir ao bom caminho as que se transviaram, descendo para os vales das sombras e dos sofrimentos. A TERRA, que ainda é um mundo de EXPIAÇÕES E PROVAS, se transformará em um mundo bom e feliz quando não houver mais rebeliões entre os seus ESPÍRITOS em aperfeiçoamento.

É evidente que muitos ESPÍRITOS não compreenderão ou aceitarão estas afirmações, porém, isso tem pouca importância já que é do destino de todos, alcançarmos o REINO DE DEUS. Estamos informando em bases de verdades trazidas ao nosso conhecimento, do próprio JESUS, que os agentes das TREVAS abandonarão o seu império, para ingressarem no IMPÉRIO do AMOR, do qual é SUPREMO REI o SENHOR DA ETERNIDADE, quando, então, a TERRA estará saneada das trevas dando lugar ao esplendor das luzes divinas.

Aconselhamos aos irmãos que levem consigo a certeza de todas estas informações, que não são de nossa lavra, mas, sim, de JESUS e dos seus Discípulos queridos. Esforcemo-nos quanto esteja em nossas posses, em transformar-nos moral e intelectualmente, para nos elevar às altas dimensões onde a dor, a sombra e a morte não conseguem alcançar! Somos filhos da PERFEIÇÃO e temos de justificar plenamente essa nossa origem – DEUS!


    A S T Ú R I O   C R E S C Ê N C I O

===============================

Instrução da Madrugada - Gregório Fortunato

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA 04/11/2003
Instrutor: GREGÓRIO FORTUNATO

“Quem são minha mãe e meus irmãos” perguntou JESUS, ao que a ELE se dirigiu informando-o de que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, chamando-o para leva-lo, e, ato contínuo, dando uma grande lição para todos que o rodeavam, afirmou: “Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que fazem a vontade de meu PAI que está nos Céus”.
Teria feito, JESUS, alguma discriminação para com os seus e, também, para com os demais semelhantes, retirando-os das bênçãos do PAI celestial, CRIADOR de tudo quanto existe de bom e formoso no mundo em que estamos e nos do UNIVERSO sem fim? Está claríssimo que não, pois, em toda a extensão de sua missão terrena, exemplificou um amor profundo, também, aos transviados dos caminhos de DEUS, pedindo a todos nós que amemos os nossos inimigos, os quais, evidentemente, não fazem a vontade de DEUS, odiando seus semelhantes porque, também, lhes tenham feito o contrário do que determinam os Mandamentos divinos.  
Fazer a vontade de DEUS significa sintonizarmo-nos com a verdade e o bem eternos, e fazer-nos cumpridores dos deveres que nos cabem, para com os nossos irmãos de caminhada, para conosco mesmos, pois, temos os nossos veículos físicos para preserva-lo de todos os males com um comportamento reto que lhe reflita saúde, para com os nossos pais e, de resto, para com todos os demais e os seres da NATUREZA, isentando-nos das mal-querências não as provocando, em nenhuma ocasião e a nenhum de nossos irmãos de caminhada evolutiva.
Disse JESUS, em memorável momento: “FAZEI O BEM AOS QUE VOS FAZEM O MAL, E, SE ALGUÉM PLEITEAR A VOSSA TÚNICA, DEIXAI-LHE TAMBÉM O MANTO”, e, além de tudo, rogou com uma ternura sem par: “AMAI OS VOSSOS INIMIGOS”.
Derivado dos ensinos d’ELE e do de todos os ESPÍRITOS, não somente os da Falange Consoladora, como também dos apresentados pelos sofredores que se têm manifestado nas Sessões Mediúnicas realizadas nas Casas Espíritas, somos levados a compreender quão grande é a fraternidade que deve imperar entre nós, ESPÍRITOS! Em virtude das inumeráveis reencarnações que já tivemos, espaçadas por três ou quatro gerações, por um ou mais séculos, aqui na TERRA e em outros mundos mais ou menos inferiores ou superiores a ela, evidentemente, por degredo para a recuperação de nossa moralidade abalada, ou premiação por nosso bom aproveitamento, vivemos esse fenômeno de havermos sido pai de nosso pai, avôs de nossos avós, mãe de nossa mãe, amigo ou inimigo deste ou daquele semelhante nosso. Ser pai ou mãe, irmão ou irmã é uma conseqüência encadeada pela Providência divina, por nossas reais necessidades e interesses eternos, nesse amor recomendado e praticado por JESUS, o exemplo maior a todos os ESPÍRITOS, que bem ou mal nos fizeram ou de nós os receberam.
Na verdade nenhum de nós foi criado senão por DEUS e, por isso, somos irmãos uns dos outros, sem que o possamos invalidar, daí a nossa necessidade premente de entender que são dignos da filiação e irmandade, todos aqueles que praticam o bem, amando sem medidas o próximo, seja ele quem for. Aqueles que fazem a vontade suprema de DEUS, obedecendo as Mandamentos Maiores, são os que merecem ser chamados de FILHOS d’ELE, e os que não os obedecem, esquecendo-se de compromissos originais que têm, desprezam essa prerrogativa!

Resumamos então em que, espiritualmente, nossa mãe é nossa irmã, nosso pai é nosso irmão e somos irmãos de nossos filhos, e nossos filhos de hoje, poderão ter sido nosso pai, avô, amigo ou inimigo do passado. Devemo-nos muito uns aos outros, por isso é imperioso que nos amemos fraternalmente fazendo a vontade de DEUS que, no dizer de JESUS, é o nosso PAI verdadeiro, que está nos Céus!


G R E G Ó R I O FO R T U N A T O

============================

Instrução da Madrugada - Francisco José dos Reis

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                                04/09/2003
Instrutor: FRANCISCO JOSÉ DOS REIS


QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS, perguntou JESUS ao que o chamava da parte de sua mãe e de seus irmãos que o aguardavam fora da casa, na qual ELE prelecionava a uma multidão comprimia no seu interior. E, ato contínuo, afirmou: MINHA MÃE E MEUS IRMÃOS SÃO TODOS AQULES QUE FAZEM A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS!

Não temos o direito de inferir dessas palavras que JESUS tenha afastado qualquer semelhante seu, da graça de lhe ser mãe ou irmão e da graça ainda maior de ser filho de DEUS. Devemos buscar conhecer os reais motivos que o levaram a dizer aquelas palavras tão intrigantes para uns, porém, tão abençoadas para todos aqueles que têm andado pelos caminhos da TERRA, amando, perdoando as ofensas recebidas, auxiliando a todos os que passam em aflições e dores, e em oração e vigia para não caírem pelas tentações, descumprindo as regras que expressam a vontade e o mando salvador do CRIADOR. 

TODOS somos irmãos de JESUS e todos, sem uma só exceção, filhos de DEUS, estando isso fora de dúvida, pois, somente ELE tem poder e gênio para criar seres que guardam sua imagem e semelhança, inclusive com vida imortal. Neste sentido, qual o espírito que fez imagens e semelhanças de si mesmo? Jamais se conheceu um caso que fosse assim. Um homem, isto é, a armadura animada que o ESPÍRITO utiliza em cada encarnação para o seu progresso e alcance das bem-aventuranças do mundo de DEUS, tem em si a propriedade de gerar outros corpos, designados filhos biológicos, contudo, além de cada qual ter características genéticas diferentes, porque impressionadas pelos espíritos que os vão utilizar, a inteligência, ou o espírito, que o homem abriga temporariamente, só a DEUS é possível. Um ESPÍRITO como aquele, corporificado como JESUS, aperfeiçoado ao último estágio a que todos somos levados a alcançar, que vê com clareza as necessidades intelectuais e morais que precisam ser satisfeitas no acordo das LEIS DE PROGRESSO espírita, que tem sob sua guarda alguns bilhões de irmãos para auxilia-los a desenvolver suas potencialidades e alcançar relativa perfeição, como ELE mesmo a conquistou e que os tem impulsionado com um grande amor, nesta morada da casa de nosso PAI, considera que, aqueles que vêm, fazendo a vontade divina expressa nas leis reguladoras da vida, em seus campos, é que merecem ser chamados de FILHOS DE DEUS e, portanto, irmãos seus no comportamento angelical.

Nenhum de nós deve escandalizar-se, portanto, com aqueles dizeres de JESUS. ELE não deserdou a nenhum de nós das bênçãos divinas, porém, fez assim a grande e grave advertência de que, aqueles que vêm fazendo o mal, provocando a infelicidade dos outros, roubando e traindo seus companheiros de jornada, fazendo questão de desrespeitar as leis divinas, são indignos da irmandade que têm para com todos e, ao contrário, todos aqueles que procuram só fazer o bem, amando seus semelhantes, fazendo-lhes tudo o que desejam lhes façam, esses sim, são dignos de serem chamados de irmãos e filhos daquele que nos criou, ESPÍRITO ETERNO, criador de todas as coisas expostas em a NATUREZA UNIVERSAL!

Por JESUS, gênio bom que destinou DEUS para conduzir-nos ao seu reino, devemos entender seja necessário tornarmo-nos cultos, dessa cultura sábia e divina ao mesmo tempo e fazermo-nos perfeitos praticantes da DOUTRINA DO AMOR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS!

Prestemos atenção às coisas que temos aqui onde estamos por ora reunidos: a LUZ que nos banha, a perfeição das formas e contextura do panorama, a maviosidade dos sons, a leveza e transparência de nosso corpo astral, bênçãos que nos vêm dos Altos divinos! Tudo nos pertence porque somos herdeiros de nosso PAI ETERNO E ÚNICO, herança que precisamos fazer-nos por merece-la. A ELE estamos sendo guiados por esse IRMÃO corajoso, sábio e dadivoso, sobre o qual recai toda a sua complacência e desse IRMÃO sobre nós, toda a sua compaixão e ajuda!

Facílimo, portanto, concluirmos do quanto é preciso fazer para sermos chamados de IRMÃOS de JESUS!


F R A N C I S C O   J O S É   DO S   R E I S

===============================

Instrução da Madrugada - Dezidério Rios

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                             04/04/2003
Instrutor: DEZIDÉRIO RIOS


                     Fiéis, cumpridores dos deveres cristãos e humanos, são todos os a quem JESUS dirá, num dia vindouro, quando formos julgados: “PASSAI A DIREITA, BENDITOS DE MEU PAI”.                                                                                                       

                      Para ouvirmos aquelas palavras e para as merecer, devemos produzir frutos de caridade, sem afetação e sem intenções calculadas, com entendimento, máxima humildade, gratidão e senso de responsabilidade. Com JESUS ficamos sabendo que tanto os familiares e os parentes, quanto os demais membros formadores da Humanidade terrena, são irmãos, os quais, devido os lances progressivos que têm de enfrentar, ocupando posições e encargos os mais diferentes, que é preciso valorizar, como os de pais, esposos, políticos, empresários, médicos, professores e lixeiros, podem guardar distância de nós outros, porém, na devida dignidade, devemos compreende-los e amá-los, para que bem cumpram seus papeis em favor de toda a comunidade.

                      Viver não é uma brincadeira, porém, uma ciência que deve merecer a nossa melhor atenção e toda a nossa pessoal dedicação possível. Em verdade, ela foi engenhada por DEUS, perfeito e supremo cientista, estruturada com carinho, dando-lhe santa destinação, para que tudo se conjugue com harmonia, se recicle e se aperfeiçoe conquanto isso se deva a eras que deveriam rolar. Meditemos bem sobre estes temas divinos, em filosofia respeitosa e atenta, como se pudéssemos ver para compreender o que vai pelo invisível sem nos perturbar, em contradição com o que acontece pela prática dosa homens, seus disparates, seus crimes, sua ferocidade, sua desfaçatez para com as coisas sérias e valiosas, seus desafios, suas experiências desastrosas, corrompendo, perturbando, destruindo... Perguntamos: POR QUE ISSO? Sendo inteligências em progressivo aprendizado, podemos arrazoar, compreender, amar e respeitar respeitando-nos, também.          

                      Bem, aqui, tanto a filosofia santa passada pelos profetas antigos quanto as novas revelações proporcionadas à Humanidade pelos CONSOLADORES divinos, nos afirma que fomos criados simples e ignorantes, mas, perfectíveis, ou aptos a progredir e a conquistar perfeição relativa com que refletirmos a grandeza suprema do CRIADOR.

                   Providencialmente, porque ELE não determinou que estivéssemos subjugados e anulados pelo fatalismo, deu-nos liberdade de julgamento, ou de arbítrio, para que fôssemos responsáveis por tudo quanto gerássemos, inclusive pela perfeição que será sempre de nosso interesse conquistar, pela felicidade que é de nossos sonhos mais acalentados. Exemplo para nós é JESUS. ESPÍRITO dócil, e compreensivo, conquistou culminâncias morais e intelectuais, transcendentes aos enredos da matéria e dos materialismos humanos. Livres e perfectíveis, também, como ELE, haveremos de vencer todos os óbices que as tentações ergam à nossa frente e, quem, sabe, também poderemos ser chamados de ESPÍRITO DE VERDADE n’algum, mundo que nos for concedido para orientar para o amor de DEUS.

                   Porque somos livres e por ignorância tendentes aos vícios apresentados pelas tentações, sem que estejamos obrigados a adotá-los, contrariando os votos divinos, experimentamos todas as formas por perturbar-nos ante a sublime paz da NATUREZA e a perfeição que ela expõe em todas as formações que a compõem. E em vista de nossa responsabilidade vamos sofrendo e vemos os nossos companheiros sofrer. Aqui um pai mata o filho que lhe dá desgosto, ali, o filho assassina pai e mãe para tomar-lhes o dinheiro para comprar droga e com a droga matar-se, mais além, a mulher imprevidente arranca o feto de seu ventre como indesejado arrebentando-se, também, para a vida com acerbos sofrimentos físicos e morais, e acolá, mandantes descontrolados armam suas nações e investem umas contra as outras em guerra, para matar ou morrer ingloriamente.

                   Fomos criados para o amor e para produzir frutos de caridade, nos moldes dos do CRISTO DE DEUS, que veio até nós exemplificando-os.

                   A nós, que temos a LUZ da DOUTRINA universal, cabe entender que a vida é um formoso dom de DEUS e para ELE temos de oferece-la, mas desprezando suas vontade, faremos um inferno de sofrimento íntimo, mas praticando-a, ao contrário, acenderemos a luz do Céu em nosso imo, para dela nos fartarmos.

                    Vamos com JESUS e seguiremos nos rumos certos, corrigindo defeitos, pensamentos e ações.




                                          D E Z I D É R I O     R I O S

                                        ======================



Instrução da Madrugada - Reinaldo Cândido

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                                  04/03/2003
Instrutor: REINALDO CÂNDIDO


                     O ESPÍRITO é uma usina de forças abençoadas devendo dirigir suas potências em favor de si mesmo e no de todos os demais que formam com ele, essa imensidade de habitantes do seu Planeta, solidário com os demais que são moradas do restante da grande Humanidade universal. E deve não só descobrir como crer, também, que é derivado do Gênio criador de todas as coisas, o alto ESPÍRITO que, segundo JESUS, é o PAI supremo que está no Céu.

                      Cuidemos em não nos atrever a participar da conclusão nada respeitosa, materialista ou ateísta, de que o Universo e tudo quanto ele contém e vai recebendo, é obra do nada! A própria palavra NADA significa COISA ALGUMA e como COISA ALGUMA, não poderia criar seja o que for. Convençamo-nos da certeza de que o termo NADA tenha sido dado a um poder desconhecido e, ainda assim, restaria uma inteligência determinando o fôlego, a forma e a essência de tudo quanto não se move, e tudo o que é movente, vive e morre, deixa as sementes que se tornam descendentes! É essa Inteligência, para nós que também somos inteligências em franca ampliação de capacidade, tem de ser DEUS, significado de Supremo Senhor da Criação e do de todas as forças e virtudes.

                      Temos observado que a criação não é aleatória e, sim, obediente a um plano incomparável. Pesquisadores dedicados têm catalogado milhões de espécies de seres e esses seres pertencem a famílias que se reproduzem permanentemente sem erro.

                     Os componentes de uma ou de outra família guardam as características genéticas das quais se originam. Os cientistas atentos se maravilham com as fórmulas matemáticas dos elementos sob análise e chegam a determinar-lhes os “carroções” de ingredientes químicos que os faz iguais ou distintos na multidão inimitável da prodigiosa Natureza!                    

                     No plano humano observemos quantos inventos já se conseguiu, obras de gênios que pelo mundo passaram. Não tenhamos o desrespeito de afirmar que a cadeira na qual nos sentamos, a casa em que residimos, o veículo no qual nos transportamos, os remédios que nos restauram a saúde, as máquinas de nossas indústrias, os métodos de ensino, escolas que possuímos, sejam obras do NADA! Temos é que reciclar os pensamentos e teorias, para nos ajustar às realidades da vida exuberante que temos. Há um construtor para o Universo e esse construtor, é DEUS!

                     Por outro lado, temos de observar algumas particularidades marcantes em nós, seres inteligentes. Não conseguimos passar aos nossos descendentes, a íntegra de nossos caracteres pessoais, pois, cada indivíduo da espécie humana, conquanto a forma, possui características diferenciadas. Como exemplo, pais inteligentíssimos geram idiotas e pais idiotas, têm gerado gênios aos quais muito devemos. Conquanto nos vistamos de homem ou mulher, somos ESPÍRITOS, e estes são a sede da inteligência e da razão, que não morrem com a morte do corpo humano, filhos da Inteligência Suprema Criadora, que chamamos DEUS! THÉO dos gregos! GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, dos maçons!Gênio dos gênios! Nosso PAI que está no Céu, de JESUS!

                    Pois, bem. Essas inteligências das quais falam a religiões como anjos ou demônios, e colocando-as nos seus devidos lugares, são ESPÍRITOS, supostamente digamos, porém, esses supostamente ESPÍRITOS, nesta época passante, estão por todas as partes comunicando-se por sensitivos tantos e dando provas para que todos tenhamos certeza de que a morte não nos mata, que continuaremos a viver no plano invisível, mas, organizado e muito maravilhoso, atestando que o NADA dos materialistas não existe em parte alguma, inclusive o VÁCUO que nada mais é do que um elemento de reações químicas e físicas temporárias e, assim mesmo, por um composto ainda não examinado e esclarecido por falta de recursos da parte dos homens. Nem NADA, nem VÁCUO! O Universo é real e é vivo em tudo e, neste momento oportuno, soa muito bem que o reverenciemos como obra magistral do SUPREMO ARTÍFICE - DEUS!              

 Um abraço a todos!

                                             R E I N A L D O C Ã N D I D O

                                             =========================



Instrução da Madrugada - Francelino Severo


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                04/02/2003
Instrutor: FRANCELINO SEVERO 

                    Uma das melhores coisas que um homem pode fazer, e faz, é entregar o seu perdão incondicionalmente, a todos os que o tenham ofendido, porque, assim, também, por conseqüência, terá o perdão de todos os que foram por ele ofendidos.Tenhamos em conta que o ensino de JESUS que diz: “SE NÃO PERDOARDES OS VOSSOS IRMÃOS PELAS FALTAS QUE TENHAM COMETIDO CONTRA VÓS, TAMBÉM, VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS, NÃO VOS PERDOARÁ OS VOSSOS PECADOS”. É muito grave esta questão, tão desprezada por uma grande porção da Humanidade terrena, que prefere, ou guardar mágoas como se elas fossem algum valor indescartável, ou aguardar o momento exato para desforrar-se em vingança contra os ofensores. E, perguntamos, as ofensas que fizemos, não são contadas? Parece que não!...

                     Para julgarmos das conseqüências daquele mandamento sobre a necessidade do perdão incondicional, apresentado e recomendado pelo alto Mensageiro dos céus, temos de fazer um auto-exame que nos capacite do fato de também termos ofendido nossos companheiros de jornada, em mais de uma vez, até lesando-os nos seus mais caros sentimentos, ou valores sustentadores de sua já tão precária tranqüilidade.Por mais que tenhamos feito ofensas, não atinamos com o registro íntimo de alguma grave ou muito grave ofensa praticada, no entanto, possuímos desde muito tempo, as informações fidedignas, porque propostas por JESUS que, para vermos o reino de DEUS, precisamos “RENASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO” o que deve ser entendido, com segurança e realidade, que devemos voltar a nascer em novo corpo e  moralizarmo-nos, isso em tantas vezes quantas forem necessárias para a nossa depuração.

                      Vivemos outras vezes, em diversas épocas do passado? Pois, é aí que encontraremos os registros que nos têm feito sofrer tantas agressões que nos parecem ser completamente injustas: ou é a calunia, ou o desprezo, ou o combate ferrenho que nos movam alguns, a incompreensão da parte dos próprios parentes, a traição que recebemos dos mais íntimos, a ingratidão dos filhos, a malvadeza dos pais e outras pesadas e tristes realidades , porém, se sofremos tudo isso, evidentemente que estaremos em débito, pois, a justiça divina jamais erra o endereço e, necessariamente, se nossas culpas não são encontradas na vida presente, certamente estarão em uma de nossas anteriores reencarnações, sem dúvida alguma.Convençamo-nos que DEUS é justo e supremamente misericordioso e nenhum mal deixaria nos atingisse se culpas não tivéssemos.

                      Então, se alguém nos fere com um insulto, mantenhamos a serenidade, concluindo, por tudo quanto aprendemos de JESUS, e dos seus CONSOLADORES, que, também, insultamos; se nos roubam pertences, valores amoedados, guardemos a serenidade e a confiança na justiça maior a qual estar-nos-á cobrando resgates de faltas, possivelmente idênticas, ou, até mesmo muito mais graves. A serenidade nos auxiliará a suportar as ofensas recebidas, sem revides, o que seria o mesmo que reeditar o mau comportamento anterior e do qual não podemos lembrar-nos por imposição da lei divina.

                        Aqui, também, temos algo a considerar. estando encarnados, com certeza o será para o renascimento do ESPÍRITO, OU PARA A SUA MORALIZAÇÃO. Somos auxiliados pela bondade divina sempre. Antes de reencarnar-nos, somos levados a conhecer (ou relembrar) os graves erros cometidos, pequenos ou grandes, em registro na memória e, dispondo-nos a resgata-los, recebemos da bondade divina, acréscimos da sua misericórdia.Outra vez lembremo-nos dos ensinamentos do MESTRE do Evangelho: “SE ME PAGARES HOJE MESMO A CENTÉSIMA PARTE DO QUE ME DEVES, QUITAR-TE-EI DO RESTANTE E FICARÁS LIVRE.

                        O compromisso de resgate, cumprido com bom ânimo, mais um grande reconhecimento ao Senhor, faz com que sintamos bem menos as aflições e dores que nos caibam e, portanto, alívio de 99% !!! Entendamos assim e perdoemos todas as ofensas que nos fizerem e amemos, também, os nossos ofensores, no fundo de nossos corações, mesmo que eles não nos percebam o gesto fraterno.


                          “É PERDOANDO QUE SEREMOS PERDOADOS...” falou o valoroso FRANCISCO, o de Assis!


                            F R A N C E L I N O S E V E R O !

                        ==============================


Instrução da Madrugada - Cara Pintada e Zé Preto

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                   03/11/2003
Instrutor: CARA PINTADA


Quem tem coração dentro do peito, tem de querer bem o outro homem que vive a vida de cada dia que o sol clareia com luz forte e quente! Quem tem coração tem de amar TUPÃ que só faz formosuras e faz quem ama e enfrenta perigo com bravura, derramar água dos olhos, como cachoeiras derramam suas águas...

Este índio aprendeu com um homem branco a gostar de tudo, porque ele mostrava que era irmão e tinha paciência e respeitava as crianças, os jovens, os moços e os velhos da tribo minha! Calmo, dizia que TUPÃ tem outro nome - DEUS - que muitos homens das cidades não respeitam nem acreditam nele e dizia: quando o índio não precisar mais ser índio, também o chamará assim. Falava que ELE é bom até para os maus e índio tremia de alegria só de pensar que ELE é assim tão formoso!

E, amar o traidor, o destruidor e o ofensor, como irmão é agradar TUPÃ-DEUS, sabendo que um dia o mau, também, vai ficar formoso como os formosos. A TERRA fica mais formosa quando o homem ama tudo o que TUPÃ-DEUS faz. Salve!

           C A R A    P I N T A D A
===============================



INSTRUÇÃO DA MADRUGADA 03/11/2003
Instrutor: ZÉ PRETO


DEUS, PAI dos negrinhos também, pinga no coração dos que desprezam o negro, aquele remédio que acaba com as diferenças criadas pelo orgulho! Pinga, também, no coração dos negrinhos do mundo, o perfume da caridade!

=================================

Negros e brancos precisam entender que a cor não faz um, melhor do que o outro, mas, a sabedoria com humildade! Ninguém é mais filho de DEUS por causa da cor da pele!

DEUS fez os mundos e criou os ESPÍRITOS e os fez homens para aprenderem a se querer e se ajudar em tudo, com bondade e justiça, porque todos andamos na sua direção, voltando para ELE, que resplende a luz de todos as luzes.

O IRMÃO JESUS, que ELE mandou para nós, não desprezou nenhum homem, com isso ensinando que é preciso não desprezar, porque somos irmãos e filhos do PAI do Céu!

Quem diz que acredita em DEUS, não pode desprezar um só dos seus irmãos do mundo e quem não despreza seus irmãos do mundo, mesmo pretos de pele, reconhece com alegria o poder de DEUS que ama muito os filhos que criou!        



              Z É     P R E T O

========================





Instrução da Madrugada - Marcos Rios

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                                03/10/2003
Instrutor: MARCOS RIOS

Ser ou não ser, eis a grande questão! Somos cidadãos do mundo em que estamos a viver, por força de leis sobre as quais não temos nenhum poder, tendo que ajeitarmo-nos com os seus artigos a tudo diligenciando para o nosso bem e o de nossos semelhantes, que são outros tantos cidadãos componentes da sociedade humana a qual pertencemos.

Somos cidadãos que nascem de outros cidadãos? Aqui está uma questão que é preciso ser examinada com firmeza e bom senso. Para o comum conceito, somos matéria armada a partir de minúsculas partículas atômicas retiradas da própria integridade da TERRA, por isso mesmo que em registros mais antigos, temos expressões como estas: “ÉS PÓ E AO PÓ TORNARÁS”. Muito a propósito será que perguntemos aos nossos companheiros de jornada, que têm pesquisado, também, sobre os mesmos assuntos da vida, como é que nascem filhos bem diferentes em tudo, dos mesmos pais, até na cor da pele? Quais as razões para haver tantas raças espalhadas pela face do Planeta e em condições tão diversas umas das outras? Umas tão selvagens, outras bisonhas, e outras mais com significativos avanços nas ciências e nas artes, sobressaindo-lhes grandes inteligências? Sendo poeira, que voltará ao monte do pó de onde ela foi retirada, qual a razão tão caprichosa, quão irônica, para tantas e tão diferentes condições entre as montagens do mesmo material, em força, beleza física, inteligência com brilhantes conclusões a respeito de nosso destino?

Somos cidadãos do mundo e lhe devemos muito, porém, o mundo é impotente para dar-nos o que as nossas mentes entrevêem, algo imprecisa, uma outra vida em distante dimensão, isenta do malfadado orgulho e do egoísmo, da fome, dos privilégios e das violências de uns contra outros, como acontece entre os terrenos, provocando sustos e lástimas da parte dos mais sensíveis! Um outro mundo onde a fraternidade com muito amor seja o padrão de vida! E, por acaso basta que o queiramos e que acreditemos para ter-se esse outro mundo? Não, porque esse mundo, invisível para os olhares dos encarnados é o de DEUS, apregoado pelos sensíveis em todas as épocas da Humanidade terrena, principalmente por JESUS, que o descreveu como o CÈU onde está nosso PAI, o PAI de todos nós, não como homens, mas, como espíritos imortais, que precisam conquistar merecimentos para nele ir viver a vida eterna!

Falaram os antigos, bem antes de JESUS, que o Senhor era mui severo e punia com rigor os seus inimigos e os inimigos do seu povo escolhido, inclusive mandando os seus exércitos para destruí-los e chamas imensas para incinerar cidades inteiras com os seus ímpios e corrompidos. Um pai, portanto, que odeia a uns filhos e ama a outros. No entanto, ao vir, JESUS falou de DEUS como um PAI amoroso que não quer a morte do pecador, mas, a sua vida; que dá a todos a mesma origem e a mesma meta, bem diferentes dessas que tiram os seres do ventre de uma mulher e, ao finalizar-lhe o tempo de vida, os coloca numa cova no ventre da TERRA. E disse, ensinando, que temos de viver em humildade e mansidão como homens entre todos os demais, fazendo todo o bem que possamos, a nenhum outro homem desprezando, nem julgando e, muito menos, condenando, por sua cor, sua riqueza, suas virtudes ou seus vícios. E disse mais, que precisamos nascer de novo, da água e do espírito, o que devemos entender como nascer em novo corpo e moralizar-nos, saindo da situação de feras e de imorais, para merecermos penetrar no reino de DEUS.

Então, com JESUS digamos: não somos HOMENS, mas, ESPÍRITOS, imagens e semelhanças do CRIADOR, destinados à grandeza dos CÉUS que envolvem todas as TERRAS, que são outros tantos mundos formadores do Universo sem fim.

Somos, sim, CIDADÃOS do Universo de DEUS e para ele estamos indo, passando pelas escolas que aperfeiçoam o ESPÍRITO o qual tem de refletir a beleza e a perfeição desse PAI CRIADOR de todas as coisas.

SOMOS! Somos filhos de DEUS! Cidadãos do Universo! Estando a nos faltar esse aperfeiçoamento que nos faça humildes e sábios, para amar sem limites tudo quanto fez esse GÊNIO da CRIAÇÃO!



                  M A R C O S      R I O S

            ======================

Instrução da Madrugada - James da Trindade

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                  03/07/2003
Instrutor: JAMES DA TRINDADE


                      Maior do que tudo de forma suprema é DEUS que criou todos os seres dos reinos inferiores e, os ESPÍRITOS, do reino superior! ELE sempre viveu e viverá sempre, porque é eterno. Por ora é de nossa inteira incapacidade compreender todas as coisas, por isso que esse é um mistério que teremos de carregar na mente até o momento bendito em que alcançarmos a perfeição que nos cabe, e, brilhando muito mais do que as próprias estrelas do firmamento, mereçamos estar diante d’ELE na expansão infinita do seu reino.

                     Embora se baste a si mesmo e ao infinito, pelo amor que o satura, não quis tê-lo em solidão, e o povoou com imensidade de mundos que se revezam desde os pequeninos aos gigantes, em reações químicas e físicas admiráveis, e os povoou por espíritos com imortalidade e supremacia sobre todos os demais seres inferiores. Nenhum desses espíritos, entretanto, O alcançará nos poderes e virtudes, senão de modo relativo. Compreendamos pelo que já estamos sabendo, que ELE não se multiplica porque é indivisível, porém produziu os espíritos como gênios que hão de honrá-lo, inteiramente, quando atingirem o clímax das virtudes neles postas em estado embrionário, quando de sua criação.

                   Atingindo determinado desenvolvimento, os espíritos, que tem impulsão suave e respeitosa, de leis sábias, regentes do complexo universal, foram revestidos com uma roupagem adequada às atividades a serem desenvolvidas, em suas incursões pelos campos experimentais da matéria. Tal roupagem tem vida vegetativa e se constituiu ferramenta imprescindível ao desenvolvimento de forças e progresso do intelecto e moral deles, tem a forma humana e se aperfeiçoa, com o tempo e com as conquistas do seu ocupante. Vestidos assim passam por provas e expiam por seus erros, até se graduarem nos níveis angélicos, ou de pureza.

                     Mas, há uma realidade que os vêm perturbando: sua inteligência que se avulta lentamente pelos exercícios na pesquisa em busca de fórmulas que expliquem os porquês da vida, ainda não consegue alcançar com razão, o fito real da CRIAÇÃO e o de sua pessoal existência como reflexo, em desenvolvimento, da Inteligência Suprema, daí arrastar-se entre as pedras dos caminhos planetários, tentando e fazendo coisas boas, descobrindo ‘segredinhos’ da Natureza aqui e ali e utilizando os seus valores como podem, em seu proveito e produzindo, também, muitos males que, afinal, por serem de exclusiva responsabilidade sua, redundam em prejuízo de si mesmos, não obstante ferirem o meio ambiente e os demais parceiros da vida, tendo de sofrer-lhes os impactos absorvendo-os e eliminando-os mediante aflições e dores pela corrupção gerada nas próprias carnes usadas.

                    Nós somos esses espíritos, por isso tratemos o assunto diretamente. Nosso destino não é o de produzirmos o mal e sim o bem, porque tudo quanto cria DEUS é perfeito e bom, mesmo o que o foi em simplicidade e ignorância, no caso típico, os espíritos, que devem aperfeiçoar-se na utilização e conquista dos valores eternos.

                     Enquanto não nos moralizar, sofreremos os impactos das nossas investidas malfazejas, embora na medida de nossas intenções e entendimento, pois, quanto maior seja o nosso entendimento maior a responsabilidade e vice-versa. O nosso progresso intelectual pode ser algo rápido, porém, o moral é lento porque exige esforço disciplinado e raciocínio inspirado nos ensinamentos sublimes dos altos Mensageiros de DEUS, daí seguindo que se não passe nas provas senão após desligarmo-nos totalmente dos enredos dos vícios adotados e praticados, porque eles criam raízes de custosa eliminação. Assim, um que se julgue pronto, por uma palavra qualquer, por um gesto irônico, por uma contrariedade mínima, poderá explodir em violentas reações. É necessário, portanto, longo tempo em experimentações para a conquista da verdadeira humildade de gênio e com esta o amor puro que a tudo suporta e sublima.

                    Num resumo diremos: DEUS nos criou para que O exaltemos em tudo. Ralando-nos pelos caminhos dos mundos materiais, aprendamos as magnas lições que sua divina Providência nos proporciona, amando nossos semelhantes , mesmo os inimigos, fazendo todo o bem que esteja ao nosso alcance e dever, pois, é assim que seremos guindados aos cenários onde está DEUS, quando entenderemos POR QUÊ


É ETERNO, TÃO SÁBIO, TÃO PODEROSO, TÃO AMOROSO E TÃO MISERICORDIOSO!


                              J A M E S D A T R I N D A D E

                            ===========================





Instrução da Madrugada - Sebastião Bastos Rios


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                            03/06/2003
Instrutor: SEBASTIÃO BASTOS RIOS


                      É preciso que tenhamos muita coragem para seguir encarnados nesta hora em que tantas violências, por tanto materialismo e descrença entre os homens, se faz. Materialismo que leva ao sensualismo em todos os níveis e aos excessos perigosos que corrompem o ser comprometendo-o a gravíssimos sofrimentos. A não aceitação das promessas que foram feitas pelos profetas, que são os intermediários das revelações de DEUS aos homens, e a descrença para a teoria dos religiosos de que a vida continue após a morte da vestimenta física, com céus e infernos eternos, para os bons e os maus e para com uma justiça que não erre endereços e por graça corrija e salve os que despencaram nas ribanceiras da desmoralização, como é do feitio daquela que nos vem do CRIADOR, tem sido comum nos meios humanos.                                                                                 

                       Como não perceber que a ordem da vida entre os seres inteligentes, que podem pesquisar e concluir com razão, é o BEM gerado pelo amor o qual, por sua vez, gera a felicidade relativa, e o devotamento na concretização dos compromissos normais, para o destino que nos está reservado? Quanto menos nos apercebamos, temos patente toda a grandiosidade da instituição familiar, onde homem e mulher se comprometem a viver em plena e intensa união, para trazer ao mundo, um, dois, ou mais seres copiados de si mesmos, isto é, com características genéticas parecidas às deles, e, devotando-se com muito amor, criarem esses novos habitantes da TERRA que lhes perpetuem o nome e a lembrança e alcancem os objetivos de tantos e tão belos sonhos que tiveram.

                      Viver com respeito e dignidade é sempre possível para aquele que quer e se esforça para isso, procurando ser útil aos demais companheiros de jornada, muitos dos quais têm carência do necessário, é um modo que condiz com a nossa condição de cidadãos do mundo, no qual alguns desordeiros se esforçam em perturbar a ordem a e a paz, porém, o maior volume humano se tem dedicado ao trabalho em todos os setores, garantindo os bens necessários a todos. Nos laboratórios os gênios encarnados pesquisam elementos patogênicos, submetendo-os a uma bateria de exames e testes, com o fito de encontrarem uma fórmula capaz de eliminar do organismo humano os efeitos simples ou os graves, que podem provocar a sua morte; nos templos das devoções religiosas, estudiosos e sensitivos, difundem os preceitos divinos e inspiram o respeito às revelações, e instam a que nos façamos amorosos e merecedores dos prêmios anunciados dos Céus.

                     Fora de nosso ambiente familiar, que nos esforçamos por manter num clima de paz e concórdia, proliferam o roubo, o assalto, o crime de morte, as desavenças, a revolta, o abuso contra a criança, a mulher, e o velho; o desprezo cresce aos valores morais e tanto é, que se tem instituído como normal a desmoralização dos costumes e a depravação para com os dons sagrados. Estamos, sim, em uma hora apocalíptica, com certeza, mas, acima de todos os acontecimentos está a alta e salvadora filosofia de JESUS: “AQUELE QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM VENCERÁ”.

                     Nuvens negras ensombram os dias da HUMANIDADE terrena, porque em muitas reencarnações dos seus componentes, não foi levado em conta senão os proventos materiais, justamente os que se esfumam e, por isso, nenhum homem pode jactar-se de ser seu proprietário vitalício. As coisas da alma, do mundo das almas, de onde somos originais, foram relegadas ao descaso. Após a passagem pelos cenários da TERRA, por tantas peripécias, alegrias mínimas e grandes dores, voltando à pátria espiritual (o mundo das almas) iremos encontrar-nos frente a frente com o resultado das nossas realizações: se boas, compensados seremos, porém, se más, as sofreremos em decepções, dores e desesperações, que não precisariam existir, porque, livres para pensar, poderíamos ter cuidado na escolha e, entre o bem e o mal, deveríamos escolher o bem, evidentemente.

                      DEUS que nos deu a vida e nos conferiu liberdade para que nos façamos dignos d’ELE, nos vem medicando pelas dores para salvar-nos das descrenças e dos seus maléficos resultados, das ignorâncias e dos seus prejuízos e das desgraças, naturalmente. ELE com a DOR salvará os rebeldes e descontrolados, nos termos apontados por JESUS em memorável ensinamento seu: ‘NENHUMA OVELHINHA SE PERDERÁ”, ou, nenhuma alma ficará perdida para todo sempre! Usemos a FÉ com raciocínio e façamos somente o que for bom e concorde com as LEIS MAIORES, que são as de DEUS.



                                  S E B A S T I Ã O   B A S T O S   R I O S

                                ==================================





INFORMAÇÕES

O ano 1978 ia pelo fim quando fomos acordados, para um dos compromissos assumidos na Espiritualidade ainda quando nos preparávamos para a presente reencarnação e que, por intuição ou por toque direto de benfeitores espirituais, colocássemos em prática. E foi Camilo, o benfeitor que nos transmitiu o alerta, através da mediunidade vidente e auditiva de Maria do Carmo.


Nosso compromisso era o de resumir os assuntos ouvidos em memoráveis assembléias espirituais, para as quais seríamos levados por amigos dedicados, enquanto dormisse nosso corpo físico. A primeira experiência foi estranha, já que nos pareceu nem termos abandonado o corpo. Nada conseguíamos lembrar, no entanto, fazendo esforços escrevemos o que parecia dançar na memória, pondo ao final, um nome no roda-pé do manuscrito, correspondente ao Instrutor ouvido.


Não se trata de psicografia de qualquer de suas modalidades, porém, de rememoração, seguida com atenção pelo Instrutor. Um toque leve, normalmente sobre o coronário, nos indica algum erro. Então, refazemos o trecho, indo á frente. É um trabalho que fazemos com muita dedicação e não temos recebido nenhuma reprovação dos Amigos e Instrutores que nos utilizam como repórteres das suas INSTRUÇÕES DA MADRUGADA. Carinhosamente eles têm perdoado as restrições encontradas em nós.
Passado a limpo o manuscrito, temos uma nova impressão do conteúdo, porém, interpretando-o diante dos companheiros presentes às reuniões de estudo é que sentimos toda a beleza de lição, vindo-nos uma quase lembrança da maneira com que o Instrutor a produziu. E, normalmente, nos enternecemos até às lágrimas, sentindo a aprovação silenciosa do nobre Amigo expositor. Sentir-nos-emos mais premiados ainda, se os leitores destas páginas relatando os ensinos na amplidão espiritual, se elevarem, nas asas da imaginação, até os ambientes formosíssimos onde elas foram dadas em transportes de amor!


A propriedade destas páginas é dos ESPÍRITOS e livre o seu uso.



Antonio R. Garcia



Aquidauana-MS, l3/07/2003