segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alegria - Meimei e Chico Xavier

Alegria é o cântico das horas com que Deus te afaga a passagem no mundo.

Em toda parte, desabrocham flores por sorrisos da natureza e o vento penteia a cabeleira do campo com música de ninar.

A água da fonte é carinho liqüefeito no coração da terra e o próprio grão de areia, inundado de sol, é mensagem de alegria a falar-te do chão.

Não permitas, assim, que a tua dificuldade se faça tristeza entorpecente nos outros.

Ainda mesmo que tudo pareça conspirar contra a felicidade que esperas, ergue os olhos para a face risonha da vida que te rodeia e alimenta a alegria por onde passes.

Abençoa e auxilia sempre, mesmo por entre lágrimas.

A rosa oferece perfume sobre a garra do espinho e a alvorada aguarda, generosa, que a noite cesse para renovar-se diariamente, em festa de amor e luz.

Autor: Meimei
Psicografia de Chico Xavier






Toda idéia que você venha a aceitar influenciará seu espírito; escolha os pensamentos do bem para orientar-lhe o caminho e o bem transformará sua vida numa cachoeira de bênçãos.

André Luiz

Instrução da Madrugada - Astúrio Simplício da Gama

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           27/05/2003
Instrutor: ASTÚRIO SIMPLÍCIO DA GAMA

                     DEUS tem as suas leis que são sábias e justas e todo aquele que as segue salvar-se-á aos desastres morais e físicos que as imprudências e as influências malignas poderiam produzir-lhe. Os homens também têm suas leis para lhes regular o convívio e garantir-lhes as conquistas, com certeza tentando imitar os decretos divinos, contudo, elas estão mui longe de protegê-los de forma correta, nos seus interesses. Num futuro ainda distante, haveremos de orientarmo-nos pelo Código perfeito do CRIADOR, que se acha magnificamente consubstanciado no resumo feito e entregue por JESUS aos homens: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMO. O amor sublimando todas as ações humanas é objetivo divino.

                      Nós temos falado de amor a grosso e a retalho e o temos como praticado por darmos insignificantes esmolas a pedintes, ou por não deixarmos nossos pais à deriva, dando-lhes um cantinho, aos fundos da residência que eles construíram para o abrigo da família! Temos falado tanto de amor, e, no entanto, criticamos, julgamos e condenamos, sem mais nem menos, ou por antipatia, a quem nos estorve, o que pode nascer do vício da suspeita e, até mesmo, para denegrir o semelhante! Temos ouvido e lido de noticiários e artigos publicados, estas expressões: FAZER AMOR! Sabemos que o amor é uma virtude esplêndida e deve-se entende-lo como uma lei de DEUS, pois, o seu arauto máximo, que é JESUS, sentenciou que no amor a ELE e ao PRÓXIMO estão TODA A LEI E OS PROFETAS.

                       O amor é formoso, nivela todos os filhos do CRIADOR, protege a todos os demais seres da NATUREZA provendo-lhes o necessário e prepara, em processo seguro por suas leis sublimes, suas IMAGENS E SEMELHANÇAS, que são as inteligências em desenvolvimento nas escolas planetárias, para o gozo da ventura dos Céus, que terão de conquistar. Não se faz amor, mas, descobre-se essa força íntima que vem do CRIADOR como dádiva. Nós o sentimos quando nos tocamos com boas emoções e pensamentos; em observações em torno das geniais obras da NATUREZA; na atração por um companheiro/companheira, tornando-nos responsavelmente um só destino e uma só carne; nos filhos gerados e na figura encanecida e generosa dos pais! Nós o sentimos fortemente, porque ele é como um fogo sagrado a arder dentro de nós.

                      Erroneamente se fala FAZER AMOR no que diz respeito à união dos sexos! É verdade que essa união, permitida entre os que se comprometeram formar um lar, constituir uma família, é um ATO DE AMOR que praticam, pois, o amor deve ser posto acima de quaisquer interesses, estando na ternura, no entendimento, na doação, que fazem de um para o outro, esposos que devem ser de alma e coração!

                      Toda a lei de DEUS desenvolve, expressa e confirma o AMOR como a alavanca da VIDA eterna. Nós homens, não compreendemos bem esta verdade porque temos dúvidas, ainda, com relação à existência desse SER soberano, absoluto SENHOR da CRIAÇÃO, e doador dessa ferramenta/virtude, por isso nos consideramos senhores de nós mesmos e de tudo o mais e fazemos as nossas leis como nos tem convindo pelo orgulho, vaidade, presunção e pelo egoísmo regendo-nos, sendo por isso mesmo que elas não têm dado certo, agindo quase sempre como armadilhas a nos pegar nos cochilos. As nossas opiniões estão divididas por causa daqueles vícios e a derrota e a infelicidade têm sido as conseqüências.

                      Sentimos que é necessário uma lei perfeita de uma parte e de nossa parte um comportamento, também, mais perfeito, porém, os interesses vários, pessoais, impedem que isso seja conquistado por nós, mas, em futuro que virá, lá ao longe, ainda, com certeza nos inclinaremos à regência da LEI de DEUS, e, então, o AMOR florirá nos nossos pensamentos e atos, promovendo a FELICIDADE e a VENTURA, ingredientes divinos que são para a VIDA ETERNA, AMOR que por ora ainda não conseguimos entender, mas verdadeiro, por isso real e indiscutível em sã consciência!

                       Somos filhos de DEUS, somos irmãos, somos solidários e destinados às glórias do Infinito por conquistas legítimas. Temos por doação o AMOR para amar-nos intensamente como ELE ama a sua CRIAÇÃO.


                        A S T Ú R I O   S I M P L Í C I O   D A G A M A
                        ====================================

Instrução da Madrugada - Jácomo Travassos

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA          27/02/2003
Instrutor: JÁCOMO TRAVASSOS

                      Existimos pela graça de DEUS, infinito de todas as perfeições, dele herdando a inteligência, o amor, a grandeza da razão e, com essas virtudes, o engenho, a alegria de sermos filhos dos seus poderes e vertentes da caridade! ELE é esse SER perfeito que constrói de minúsculas partículas do bojo atômico do seu reino, esses extraordinários continentes galácticos que superabundam nos espaços, e dos quais somos parte como morada, escola, laboratório, onde desenvolvemos capacidades que estão em nós e vamos evoluindo para a conquista do glorioso destino que ELE reserva para nós.

                      De todo o entendimento, de todo o coração e de todo o espírito, temos de atentar para tudo o que somos em essência, assim criados por ELE. Vivemos num mundo jovem ainda, pois, não atingiu a situação de sol ou estrela porque em elaboração se acha, pela força poderosa do progresso universal, e em estado inferior, em relação a outros mais que têm vida melhor física e moralmente, por mais antigos de formação.

                     Como todas as armações à base de matéria, os mundos têm formação, tempo de utilidade e extinção como tais. Eles não são como nós, que só não somos eternos, porque temos, como espíritos, um momento de criação, porém, temos imortalidade.

                      Imortalidade! Estado difícil de entender e de aceitar, principalmente pelos materialistas. De fato, como entender imortalidade para nós, quando os humanos morrem, desaparecendo na escuridão das covas mortuárias? Os materialistas e muitos outros existencialistas, que assim se classificam, têm suas vistas voltadas unicamente para a matéria e para o gozo do tempo e dos recursos que possuam e o fôlego de seus pulmões...Existem, em todos os lugares do Planeta, grupos que estudam a mediunidade e já se convenceram que há vida após vida e que o ser material fenece, porém, o ser inteligente que o comanda, que se vale dele para o exercício de suas tarefas de eleição e as que lhes são obrigatórias, NÃO! Descobriram que viverão sempre, tanto que aí, nesses centros de estudo e práticas espíritas, os que já partiram para o Invisível e têm condições para tanto, FALAM E INSTRUEM SOBRE TUDO O QUE PODE SER REVELADO DAS REALIDADES DO MUNDO ESPIRITUAL, ONDE A MATÉRIA COMO A CONHECEMOS E A ENTENDEMOS, NÃO EXISTE, dado a sua estabilidade infinita.

                     Alguns ESPÍRITOS encarnados (e até desencarnados, também) algo desconfiados de que vida não se acaba com a morte, criaram a meta-psíquica que, depois de algum tempo designaram de para-psicologia, estudando a aparente anormalidade dos fenômenos de vidência, audição, escrevente, sonambúlico e outros mais, rejeitando o conteúdo fácil e normalíssimo oferecido pelas inteligências desencarnadas em tratados já largamente conhecidos e à disposição dos sensatos. Continuam inventando nomes e dando explicações que não significam o óbvio forçando orgulho e falta, portanto, de humildade e disposição para reconhecer e pesquisar com seriedade a ciência nova que é tão antiga quanto a própria CRIAÇÃO, pois, estabelecida por DEUS, de forma integrada da VIDA UNIVERSAL.Compreende-se que haja cuidado no afirmar uma coisa sem provação, porém, negar-se uma coisa sem estuda-la, por certos e determinados escrúpulos injustificáveis, NÃO! Não temos exemplos dignos de todas as notas, em KARDEC, o cientista da CODIFICAÇÃO ESPÍRITA, que os teimosos continuam a rebuscar na para-psicologia?

                   Por mais materialista que seja o homem, no seu íntimo, gritam dúvidas: SERÁ QUE VOU VIVER APÓS A MORTE?

                   JESUS disse, advertindo a todos os homens, que fazendo-nos simples e humildes como uma criança, entraremos no reino do CÉU, evidentemente após a nossa partida do mundo das carnes, atravessando os véus da morte. Dá, ELE, nos seus ensinos idéias claras de nossa imortalidade. Prometeu um derrame de seus ESPÍRITOS sobre toda carne e o cumpriu, pois, homens e mulheres há, transformados em intérpretes dos ESPÍRITOS, para as revelações sobre o mundo invisível, ou o reino de DEUS.

                   E, quanto aos que se reúnem com grupos espíritas, continuem a estudar e a praticar os postulados da DOUTRINA DOS ESPÍRITOS, que têm a supervisão sábia do ESPÍRITO DE VERDADE, e saibam que o tempo e a dor, com as forças que lhes são peculiares, haverão de extirpar as cataratas que impedem a visão dos incrédulos, com clareza e decisão, da VERDADE DAS COMUNICAÇÕES, e seus reais valores e, não, de ‘condicionamentos’ mentais por desequilíbrios sensórios, como concluem!

                                       J Á C O M O   T R A V A S S O S
                                        ======================== 

Instrução da Madrugada - Hélio Fraga

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                       16/12/2003
Instrutor: HÉLIO FRAGA


Debalde os homens queiram viver com felicidade se, ao invés de procurarem tal situação nos valores sacrossantos da caridade, a buscarem nos da fortuna fácil e exclusivista que os bens materiais lhes possam oferecer, de modo provisório, já que de duração pequena e às vezes impregnada de sofrimentos e angustias desesperantes.

A felicidade não é deste mundo. E mesmo que a TERRA venha mais adiante oferecer vida isenta de dores e dissabores, tão conhecidos nossos, ela jamais dará ao ESPÍRITO a sonhada felicidade total, nos seus domínios. E temos de encontrá-la, mas, onde a teremos? A resposta nos vem de JESUS: no Reino dos Céus! Aí, sim, no Reino infinito de DEUS, sob as claridades sublimes das suas luzes e invadidos por seu amor, poderemos ter a felicidade e a ventura, com a qual vivemos a sonhar, quase sempre em virtude das dificuldades, ingratidões, traições e pelo cansaço de tantas lutas. O ESPÍRITO encarnado encontra valores que são provisórios nos ambientes terrenos, aos quais anseia possuir para uma vida de regalos, sem frio, sem fome ou outras dificuldades e, quase sempre se afeiçoa demasiado a eles e acaba por esquecer-se de que se encontra nos planos da matéria, apenas provisoriamente. Pode ser e é, na maioria das vezes, que se torne materialista, portanto, nada vendo além do que pode deter e usufruir. Neste caso, em cada prejuízo, por pequenino que o seja, se desespera e maldiz todos os fados.

A fortuna jamais deu ou virá a dar, verdadeira satisfação e resultado bendito aos que anseiam possuí-la, se utilizada em contrário à sua destinação, isto é, não em geração de benefícios aos demais encarnados que dependem do uso de sua mão de obra disponível. É sabido e mais que sabido, que a maioria dos homens, que tem família, têm despesas obrigatórias para a sustentação do equilíbrio familiar, como o do pão de cada dia. Ora, o trabalho oferecido pelos empreendedores, pequenos ou grandes, concentra ofertas de emprego para aptidões diversas e, com isso, fonte dos recursos necessários aos trabalhadores.

Abençoados são todos os empreendedores do mundo, porque, para o lucro dos seus negócios, estendem a mão aos dependentes do salário de cada dia. E não será somente para a compra do pão e do leite, mas, também, para outras finalidades inadiáveis, como os remédios, a cota da escola dos filhos e até para viagens em visita a parentes queridos residentes longe de sua base de ações.

Infelizmente, muitos são os homens que enterram os tesouros que lhes foram emprestados, com medo de perde-los ou por não desejarem, por nada, dividi-los com os demais. Esses merecem bem o nome dado por um nobre Instrutor: “Ecônomos infiéis”, porque dessa maneira não renderão juros ao Senhor que lhes fez empréstimos dos seus haveres. Aliás, não é somente a riqueza material, mas tudo quanto temos nos vem d’ELE como dádivas para o bom uso.

A riqueza do rico, não de todos, é o ouro, imóveis, papeis ao portador, e, a riqueza do pobre, é a fé, a esperança, a vida, a possibilidade de trabalhar, ter filhos para cuidar, entretanto a pobreza também é um desafio nobre para todo homem que tem o seu coração voltado para o bem.

Com dinheiro ou sem dinheiro, pode-se ser feliz, em parte e por antecipação daquela que se vai ter, quando de regresso ao Mundo dos Espíritos, e podemos ser infelizes se ricos, houvermos empregado mal os empréstimos divinos. É a DEUS que devemos o que temos de bom e é a ELE que iremos prestar contas do bom ou do mau uso que fizermos dos tesouros que nos confiou.


         H E L I O   F R A G A 
==========================
Quem desejar a verdadeira felicidade, há de improvisar a felicidade dos outros;
quem procure a consolação, para encontrá-la, deverá reconfortar os mais
desditosos da humana experiência.

Bezerra de Menezes


Instrução da Madrugada - Estevão Duarte

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA             26/09/2003
Instrutor: ESTÊVÃO DUARTE


Os dias correm sem parada e a maioria dos homens pára, como se nada tivesse aprendido com relação às realidades deste mundo que se abre e se estende no Infinito – o mundo dos ESPÍRITOS.

Concordamos de boa mente que o encarnado deva viver como deve, entre os demais, utilizando-se dos valores da inteligência no aproveitamento dos valores que a matéria lhe pode oferecer; também concordamos que sua vida não foi originalmente destinada a castigos, desastres ou sofrimentos, mas, sim, para que experimente suas possibilidades, desenvolva suas virtudes, que são heranças divinas e passe a utiliza-las para a realização de empresas que promovam o bem real e essas são aquelas que fundam suas bases na amizade, na tolerância, na assistência possível aos que parados estão nos travos das amarguras, à falta dos mínimos recursos para prover as suas necessidades, a caridade, em suma, que tanto bem pode fazer, sem qualquer prejuízo ao que a faz.

Por que tamanhas barreiras levantam inteligentes homens, ao cumprimento dos mínimos quesitos da lei de DEUS, resumidos por JESUS no “AMAI A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO?” Por que esse ar de superioridade que afetam, principalmente quando assumem postos de mando, quando até mesmo aqueles que mandam são tarefeiros com missões divinas e despidos são idênticos aos pobres operários? Por que essa ambição em ajuntar tesouros que, afinal, a traça rói e a ferrugem consome, ao invés de tesouros no coração e na consciência, como valores que têm circulação nos meios espirituais e são o que faz grandes os que os geraram?

A felicidade real tem caminhos na TERRA, onde experimentamos nossos pendores, na busca do melhor comportamento para termos paz e êxito, amparados pela consciência que nos diz que não somos turistas nela, porém, missionários de nosso aperfeiçoamento moral e enriquecimento cultural. Com relação ao moral ele é igual tanto na TERRA como no CÉU, mas, quanto ao cultural entendamos que não o é, pois, os conhecimentos e os valores da matéria, somente são utilizados quando de missões determinadas pela Suprema Sabedoria, a Espíritos superiores, para que, no emaranhado do mundo somático, auxiliem aqueles que se encontram presos aos vícios e aos crimes, incentivando-os a se auxiliarem arrancando-se decididamente dos precipícios em que caíram, por inadvertências tantas.

Enganamo-nos quanto aos valores materiais, e mais ainda se queremos leva-los conosco quando a trama da vida nos escapar das mãos, silenciando para sempre nosso veículo físico! Não nos tocamos quanto ao fato de que, sem resmungos, aquele que passa fome tem muito maior crédito do que aquele que se empanturra com exagero! Muito mais crédito tem aquele que divide as suas moedinhas para dar uma parte ao irmão de caminhada em grande necessidade. Esse pode ser considerado verdadeiramente rico, como rico de créditos morais é aquele que vai visitar o doente para levar-lhe, com a sua simpatia, esperanças na Justiça salvadora de DEUS!

Os que aqui se encontram, estes arrazoados ouvindo, nem pensem em estacionamento, como aposentadoria, porque em reserva possuam muitas moedas. Façam-nas, isto sim, gerar trabalho a produzir o pão de cada dia para todos! Pensem que um homem que trabalha, têm na sua retaguarda, mulher e filhos e, quem sabe, seus pais a dependerem dos recursos que consiga honestamente! Lembremo-nos, então, que dar salário é o mesmo que dar sustento a famílias inteiras para que vivam com dignidade.

Aprendamos tudo quanto se relacione com a vida deste outro lado da VIDA, sem fantasias, sem o pensamento de que aqui são grandes os que foram poderosos na TERRA e pequeninos os que foram humildes e agradecidos a DEUS, pois, na verdade, pequeninos aqui são os que não souberam ser grandes e grandes os que souberam ser pequeninos com JESUS no coração e nos atos, fazendo a vontade de DEUS, o SENHOR DE TODOS OS SENHORES!

Andemos enquanto temos luz, praticando o que melhor nos é: A CARIDADE, filha do consórcio da FÉ e da ESPERANÇA! Andemos pelos caminhos iluminados pelos clarões divinos de JESUS, pois, É ELE, O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA para todos nós.


       E S T Ê V Ã O   D U A R T E
============================  

Instrução da Madrugada - André Kurtz

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                          26/08/2003
Instrutor: ANDRÉ KURTZ


A inteligência tem de fazer-nos agir descobrindo as luzes que iluminam os caminhos e entender os fenômenos que se apresentam a cada passo que damos, a cada observação que nos é dado fazer, das coisas e dos seres que formam a vida planetária, cuidando para que a razão, e somente a razão, nos oriente e a fé não se engane, com as fantasias e as falsas conceituações, das quais uma grande maioria dos homens têm como verdades absolutas, porém, que se desfazem com o progresso das luzes.

Uma regra sábia para todas as inteligências fazerem uso é examinar detidamente todas as questões apresentadas e, quando tiverem concluído o estudo, apresentá-lo como uma hipótese ou uma opinião pessoal e para ensaio que atraia o debate e, assim, receber a sansão unânime, a retificação que se faça necessário ou a sua pulverização como imprópria, não obstante o respeito que se deva ter ao pesquisador que gerou o tema. A verdade deve sair incólume de todas as questões. E é preciso, também, que nos revistamos com a humildade, pois, a verdade é que a sabedoria, nos homens, ainda está bem longe de ser atingida, por isso, enquanto haja uma dúvida, por mais pequenina que seja ela, deve merecer rejeição.

A marcha da Ciência nos tem mostrado o esforço de muitos pesquisadores que não chegaram ao cerne das questões sob estudo e as suas conclusões têm sido contestadas e substituídas por outras, também sofrendo o mesmo tratamento. Só com o tempo e o progresso, SE VÊ POR DENTRO as questões e é, então, que as respostas são dadas com fundamento. A inteligência é virtude e força digna em nós, a procurar respostas fiéis à verdade para todas as incógnitas e para encontrar soluções para as nossas necessidades.

Uma das maiores preocupações que devemos ter é a de entender de onde estamos vindo, quem nos criou, afinal, para onde estamos indo e qual o lugar que nos está reservado após a morte. Desde muito tempo, homens que tiveram visões e inspirações não comuns aos demais, falaram sobre a vida no além túmulo e de um Senhor supremo que nos criou e situou num paraíso, eivados de simplicidade e ignorância, porém, com imagem e semelhança tirada d’ELE, como herança e alavanca para nosso evolver e conquista da Vida maior junto a Si. As revelações feitas foram pejadas de fantasias, por outros homens, o que lhes desfigurou a mensagem, porém, com a vinda de JESUS, muito foi restaurado no seu devido valor para que a verdade refulgisse com a luz divina que lhe é intrínseca. Mesmo assim, ELE prometeu o envio de um outro CONSOLADOR, e esse Emissário do Alto, vem inspirando em definitivo a todos os homens que buscam a verdade para possuirem o reino de DEUS.

Enquanto funcionam escolas religiosas aferradas à letra que mata, que fundamentam suas práticas em crendices e dogmas humanos, uma outra escola trabalha com a MEDIUNIDADE trazida por multidão de encarnados, atendendo com muito carinho e proveito, as almas que se atiraram às Trevas por erros de comportamento, as que são condenadas pelo erro de despreparados dirigentes de entidades religiosas, assim como recebido de luminosos ESPÍRITOS, mensagens de otimismo e de apelos para que os ensinamentos de JESUS sejam estudados e praticados nos seus originais valores. Cumprem, estes MENSAGEIROS, promessa feita por ELE, quanto ao CONSOLADOR.

Tem sido intenso o trabalho do cumprimento da missão do CONSOLADOR PROMETIDO.

Os cientistas tendem para o materialismo, por escrúpulos que serão removidos tão logo todos eles reconheçam a DEUS como a FONTE providencial de onde saem todos os portentos, nele depositando a sua confiança e toda a sua veneração, glorificando-O e glorificando, também, a CIÊNCIA que eles desenvolvem com muita dedicação e respeito.


           A N D R É   K U R T S
          ====================

Não vale reclamar a abnegação dos outros para a melhoria do mundo,
porque o próprio Cristo nos ensinou, à força de exemplos,
que a melhoria do mundo começa de nós.
Emmanuel

Instrução da Madrugada - Simplício Camarão

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA     26/06/2003
Instrutor: SIMPLÍCIO CAMARÃO

                     O CÉU é o destino de todos os ESPÍRITOS, sem exceção, vivam na TERRA ou em qualquer outro mundo à luz dos sois da imensidade, portas que dão acesso a ele, isto porque o GÊNIO que criou a vida, que chamamos DEUS, assim o determinou desde o princípio das coisas, entretanto, temos notícias diretas de JESUS, enviado seu, que somente aqueles que fazem a sua vontade poderão entrar nele. Como entender estas duas afirmativas?                                                                             

                     Sosseguemos acompanhando com o raciocínio desperto as lições desse CONSOLADOR divino que não fez qualquer acepção de pessoas, nem deserdou nenhuma delas. Precisávamos e precisamos ainda, crescer intelectual e moralmente para acertar em nós todas as coisas, com os critérios divinos.

                       Temos a LEI de DEUS que, acima de todas as dos homens, se mantém intacta e soberana. Ela foi instituída para toda para toda a CRIAÇÃO, desde o verme ao espírito, isto é, do reino inferior ao superior, com um detalhe importantíssimo: aquele ser que não possui consciência de si mesmo é guiado pela força dos instintos e o que já a tem acordada é guiado por seu livre arbítrio, por isso responsável por seus atos, embora impulsionado, também, pelo desenvolvimento e progresso das obras divinas – na marcha inestancável do tempo – e pelas aflições e dores de que se faça merecedor, providências sábias do Criador.

                       Embora com a consciência acordada, o ser inteligente tem feito muita confusão com os critérios da VIDA e vai, com tal atitude, trocando liberdade por liberação para qualquer feito; amor, esse divino sentimento, por ódio, com graves prejuízos para si; amizade por permissividade, desmoralizando, desmoralizando-se e candidatando-se a complicações inúmeras, daí o seu estacionamento em situações desagradáveis expurgando-se, o que lhe é imprescindível para o desate dos laços que o retenham nos domínios das sombras, ou da marginalidade. Toda contravenção é pesada na libra divina na consciência de cada ESPÍRITO e disso resulta o valor das penas que tenha de sofrer. Não sofre eternamente, porém, por um tempo necessário à limpeza das nódoas com que maculou a pureza original de sua estrutura.

                       Como a ignorância é um estado acompanhante do desenvolvimento mental do ESPÍRITO, ele se atreve a questionar as áureas regras, desprezando-as como meros protocolos dos teóricos, que só atrapalham a liberdade de pensar e de agir, e as desafia experimentando os frutos advindos do mal. Para cada contravenção sua, há uma penalidade determinada e terá de sofrê-la, mais ou menos intensamente, conforme suas reações em arrependimento ou revolta, trabalho no bem ou agravando ainda mais a sua situação. Depende, pois, do ESPÍRITO, abreviar a sentença ou dilata-la.

                       Enquanto é inferior moralmente, o ESPÍRITO não consegue entender que o CÉU com os seus prêmios, o espera e nem consegue entender que deve progredir continuamente até tornar-se puro e sábio, para transpor as fronteiras existentes entre as dimensões que o separam dos imperfeitos, por isso dos vícios e crimes. Falando aos que o acompanhavam no seu apostolado salvador, deu JESUS este ensinamento: “antes, o CÉU era tomado pela violência, porém, agora o deve ser pela brandura”. Este ensino tem relação direta com os males que provocamos tentando ganhar esse paraíso divino e eterno, contudo, devemos entender que ele nos espera por conquista compatibilizada com o amor e a justiça de DEUS, o que terá tanta demora quanta maldade deixemos entre em nosso íntimo, dando-lhe execução.

                       Esforcemo-nos em seguir o caminho do BEM desviando-nos com inteligência dos dardos envenenados que nos são lançados pelas tentações. Como temos antigos débitos, ao vir-nos os sofrimentos expurgadores, aconselhemo-nos com JESUS, praticando seus ensinos e seus exemplos, apassivando-nos ante as ações da justiça misericordiosa do AUTOR DA VIDA, que assim nos medica e salva das inferioridades e das pestes que atraímos para nós, impulsionando-nos para o reino eterno – o CÉU – e, quando estivermos purificados e lá no Alto pronunciarmos estas palavras: “SENHOR, SENHOR!”, a porta se abrirá para nós e por ela entraremos triunfantes de todos os entreveros!     

                         O CÉU é o destino de todos os ESPÍRITOS, sem uma só exceção, mas, temos de crescer em sabedoria e amor para viver nele, a vida eterna!

                          S I M P L Í C I O   C A M A R Ã O
                        ============================  

Instrução da Madrugada - Ângelo Amaro

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA            25/12/2003
Instrutor: ÂNGELO AMARO


Um dia a TERRA será como uma estrela, pequena, porém, ostentando a mesma formosura de uma dessas gigantes da imensidade! E terá, também, a tripula-la, uma população tão evoluída, que os seus corpos terão peso mínimo e não terão a vulnerabilidade, que os nosso têm, às enfermidades conhecidas e lamentadas por nós todos.

Os homens, expondo a energia conquistada em milênios de experiências pelos estágios de expiações e provas, poderão se transladar de um ponto a outro com a rapidez dos relâmpagos ou do pensamento e não estarão presos, podendo visitar, sem maiores dificuldades dimensionais, outros mundos, e outras parcelas humanas, levando-lhes a grande simpatia de que se façam portadores e a formosa fraternidade de seu povo, trazendo daí, em permuta, os prêmios que o amor e a alta moral podem oferecer.

Os terrenos, por essa época, não terão lembranças ou relatos de seu passado inferior, por uma disposição da LEI de DEUS, pois, o que é mau não alcança mais do que um tempo, desaparecendo completamente com o progresso espiritual feito. Assim, mesmo desejando não se terá acesso aos seus registros, porque eles, simplesmente desaparecem. A estrutura planetária vibrará em freqüência tão alta que os seus átomos exibirão a luz original de que eles são feitos! Por isso mesmo a treva não deixará, aí, qualquer vestígio!

“Na cada de meu Pai há muitas moradas...” disse o Mestre do Evangelho quando de sua missão sagrada junto a nós, como anúncio indiscutível, hoje em vésperas de confirmação por cientistas examinadores da Imensidade cósmica, de que esses pontos celestes, esbatidos pela luz de outros sois, ou emitindo luz própria em cambiantes tonalidades e intensidade, têm populações humanas a caminho, como estamos, para o mesmo ponto de chegada, isto é, para a perfeição, enquanto eles, em atingindo o apogeu, entrarão em decomposição devolvendo seus elementos à natureza universal.

Por ora, como bem se referiu inesquecível Espírito da Codificação, ainda precisamos da treva para apreciar a luz. Assim é o nosso estágio atual. Após a noite com o seu silêncio, com os seus fantasmas e as nossas ansiedades, vem o esplendor de um novo dia, com a poderosa luz amarelada de nossa estrela de quinta grandeza – o SOL – a sanear e fertilizar nosso solo, e mostrando a grandeza da CRIAÇÃO. Na tristeza da miséria que acompanha os homens da nossa TERRA, sentimos a grande necessidade da prática desses gestos de amor dando pão, leite, agasalho e muito carinho aos alcançados pelo sofrimento físico e moral, dando-lhes esperança e consolação. No futuro nosso dia não terá fim, por causa da luminosidade perene que nos alcançará, pela pureza de nossos sentimentos e pelo progresso da matéria planetária. Os homens se parecerão a sóis andantes, tão belos e luminosos serão.

Por falar em progresso, estamos bem atrasados, em relação ao Planeta: ele já entrou na classificação de regeneração e nós não, pois, ainda fazemos guerras, temos suicídios, temos violentos atentados ao pudor, a despeito dos avanços científicos conquistados. Rios de lágrimas deslizam pelo chão terreno, porém, o BEM trazido em exemplo por JESUS, já vai fazendo significativas reformas, e os mansos e humildes de coração já começaram a construir o mundo melhor em que a TERRA deve ser transformada. Benditos sejam todos quantos para isso se têm esforçado! Em breve nossa TERRA ficará livre dos que não oferecem condições para nela permanecer, por isso, necessitados de uma transferência benfeitora. Farão, no mundo em que forem habitar, uma revolução de progresso, porque levarão na mente os elementos reais para a conquista de vida melhor!

DEUS ESTEJA CONOSCO!


  Â N G E L O A M A R O
====================== 

Instrução da Madrugada - José Caldas

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                       25/09/2003
Instrutor: JOSÉ CALDAS


Descansar em paz é o que quase todos pensamos para o após a morte. O que é, afinal, a morte da qual tanto se tem falado e temido e, no entanto, se quer ter férias prolongadas no seu reino? É o paralisar de nosso corpo que, em poucas horas, inicia seu processo de decomposição. Pela morte desliga-se dele alguma coisa que chamam alma ou espírito, que vai para um espaço onde se reúnem todos os que tiverem terminado sua passagem na TERRA.

O espaço em que ficam, chamam de Céu, porém, nesse mesmo território, em dimensões inferiores, existem departamentos bem diferentes, semelhantes às penitenciárias terrestres, aos manicômios e aos isolamentos para tratamento dos empestados, que são o Purgatório e, mais abaixo ainda, o clássico Inferno. Os que vão para o Céu, são felizes, e os que vão para o Purgatório, sofrerão como se sofre num sanatório ou num leprosário, e, os que vão para o Inferno, infelizes, sofrerão para sempre como nenhuma escravidão pôde fazê-lo. Os que comandam este departamento, se crêem desprezados, principalmente por DEUS, por isso que tudo fazem com as condições que têm, para arrastar quantos possam para o aumento das fileiras dos condenados a eternos suplícios, sob o seu domínio.

Mas, é verdade isso? É verdade que DEUS, onipotente senhor da Criação, teve coragem para criar tais departamentos para suplício, como asseveram os homens, dos pobres ignorantes que se atreveram a d’ELE duvidar e a desafiar-lhe as LEIS?

Desde algum tempo para cá, foi concedida a permissão para que se esclarecesse a situação das almas, ou espíritos, nos espaços divinos renteando a TERRA. Com relação ao Purgatório, e ao Inferno, temos de concordar que eles existem e são regiões de expiações, como as temos na TERRA, mas, em verdade, são isolamentos para localização dos empestados morais e que aí sofrem tratamento expurgador mediante dores e banhos de poderosos potenciais de luz e de magnetismo, visando a sua recuperação. O Inferno está onde se reúnem os que fizeram e fazem o mal propositalmente e que descrêem da Justiça divina que a todos recupera, evidentemente por dois caminhos: o das dores acérrimas do próprio mal feito e o da transferência dos rebeldes para outros mundos onde nada encontrarão que lhes satisfaça os ímpetos, tendo de reciclar seus modos, fazendo-se melhores e aliviando-se dos castigos que lhes disseram ser eternos.

Do Purgatório se sai quando descarregados dos males e, do Inferno, já se conclui, se sai também, quando a divina misericórdia observar o arrependimento e o desejo de salvar-se, da parte dos rebeldes que reconhecerem que agiram erradamente e são os seus próprios algozes. E ELE que é misericordioso, os retira daí e lhes dá novas oportunidades, porém, àqueles que preferem o ódio e a rebeldia, daí somente se libertarão pela expulsão para outros mundos que lhes tolherão e inutilizarão a ferocidade e, então, recomeçarão a caminhada, já com outros e melhores ânimos.

Este assunto é desagradável, porém, nos serve como advertência e como elucidação que desfaz a propalada eternidade dos sofrimentos.

JESUS disse que o PAI não quer que morramos no pecado. A liberdade que ELE nos deu não o foi para que fôssemos desobedientes, portanto, somos nós que a usamos mal, daí resultarem os sofrimentos. E, se estamos fazendo o bem, continuemos, e, se estivermos fazendo o mal, paremos e reconsideremos as nossas ações, pois, cada falta receberá a sua penalidade e de nenhuma delas ficaremos impune!


                  J O S É   C A L D A S
             ====================    

Instrução da Madrugada - Cabeça Amarrada e Chico Moreno

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            25/08/2003
Instrutor: CABEÇA AMARRADA                


Saudações para os homens da TERRA, que vivem em paz e com honra. Nosso pensamento deve estar puro e mandado contente para TUPÃ.Grande PAI ele dá paz para todos e faz que todos estejam protegidos contra as armadilhas do mal. O seu amor envolve os que vivem nas cidades, nas matas, nas montanhas, e nos campos. ELE povoa todos os lugares da TERRA, com animais, peixes e pássaros para que os filhos d’ELE não tenham fome.

Brancos, negros e índios, não precisam brigar pela terra, como vem acontecendo. Ela é grande e dá lugar para todos viverem contentes.

Entre os índios, nenhum passa fome, porque eles repartem com os irmãos a comida que suas mulheres preparam e nenhum fica com a barriga vazia. Os homens brancos deviam fazer como os índios e não ter outros homens pedindo comida nas portas de suas casas.

Já pensaram na formosura que será, quando sentam mais com o coração do que pela ambição? Que se ajudem mais do que se agredirem como estranhos ou inimigos? Que não fizessem chorar, de tristeza ou de revolta? Que formosura quando todos estiverem pensando em TUPÃ como PAI de todos, que só pede que seus filhos se amem?

 C A B E Ç A    A M A R R A D A
==========================
---------------------------------------------


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                        25/08/2003
Instrutor: CHICO MORENO


As bênçãos de DEUS, Nosso Senhor, estejam com todos nós.

Nosso Senhor JESUS CRISTO penetre no pensamento e no coração dos homens, para que eles entendam que estão na TERRA para se auxiliarem como irmãos que são, aprendendo as coisas que vão precisar neste outro mundo, o mundo das almas.

A TERRA é um pedaço do mundo de DEUS e os homens precisam pensar que só amando tudo e todos que DEUS criou, terão a felicidade tão procurada, no seu mundo! Mas, fazendo o mal para si ou para os outros, sofrerão muitos martírios e custarão a ganhar o Céu de DEUS, porque lá não entram ESPÍRITOS impuros. Lembremo-nos da escravidão que durou muitos séculos. Pois, o sofrimento dela, nós o merecemos, porque nós, ESPÍRITOS duros de coração, escravizamos nossos irmãos, principalmente negros, que não tinham como se defender do nosso poder.

Precisamos aprender a ser mansos e humildes de coração, para não escravizar e não fazer sofrer, mas, fazer felizes os que andam conosco nas estradas da TERRA. Ainda há escravidão, porém a TERRA ficará livre dela quando nossos corações também ficarem livres da escravidão do ódio, do orgulho e do egoísmo! Por DEUS, livremos nosso coração do mal.


            C H I C O    M O R E N O     
          =====================

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Instrução da Madrugada - Daniel Custódio

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                       25/07/2003
Instrutor: DANIEL CUSTÓDIO


Endoidecido está o mundo dos homens! Roubos, mortes, traições, inversão de funções sexuais, execução criminosa de fetos em começo ou em plena gestação; sublevação popular, com a ocupação de patrimônios privados ou públicos; a Saúde encontrando dificuldades graves para o atendimento daqueles que não possuem recursos para o custeio de seu preço; exageração dos legisladores, em causa própria; descrença de um lado e hipocrisia de outro e, mais, exploração escandalosa com os valores divinos que nos são dados gratuitamente! Endoideceram tantos homens e endoidado se encontra o seu mundo!

Quadro triste esse, quando todos somos irmãos, com os mesmos direitos e deveres, e a sabedoria e a bondade divina nos pede amar-nos uns aos outros, compreendendo-nos e ajudando-nos com alegria e dedicação!

Lembremos a figura de JESUS, nobre, sábio, humilde, carinhoso, absolutamente desinteressado dos valores que a traça rói, apontando os pássaros que não semeiam nem ceifam, nem os lírios do campo fiam ou tecem e, no entanto, DEUS lhes provê todas as necessidades, pedindo-nos confiar que ELE nos ajudará a conquistar o alimento e o vestuário com o suor de nosso próprio rosto! Visualizemos sua figura imponente pela serenidade e pela abundante energia jorrada de sua personalidade Angélica, beneficiando os enfermos, curando-lhes a lepra, a cegueira, a paralisia, se podiam ser curados! Lembremo-nos do seu ensino indicando-nos o perdão incondicional das ofensas recebidas, como necessário ao perdão das ofensas feitas por nós; não esqueçamos que a ninguém devemos escandalizar ou desprezar, porque todos somos amados filhos de DEUS, devendo-nos respeito e valor, caminhando na sua direção, fraternalmente e vitoriosos no BEM.

Patente nos deve estar a verdade luminosa das expressões a um seu amigo que lhe perguntou o que fazer para merecer a vida eterna: “Em verdade vos digo, se não renasceres da água e do espírito, de modo algum entrareis no reino dos Céus”. E o que temos feito de nossa vida, mesmo conhecendo os termos do seu EVANGELHO, senão um montão de erros? Irmãos que ouvem nossas palavras sob os clarões expedidos pela bondade divina, fugindo dos encharcados pelos vômitos das corrupções, e vivamos para o amor e a caridade, suportando todos os martírios com a confiança posta na justiça divina, que não falha nunca, mas não destrói o ser, porém, recupera-o para o prosseguimento de seu destino glorioso.Amemos o mundo, mesmo endoidecido! Não nos contaminemos com as suas corrupções, pondo-nos com os recursos que tenhamos, a repetir entre os desnorteados, os apelos sublimes que já nos arrancaram das trevas, que expulsaram de nossos corações as queixas e os ódios, e que já nos fizeram mais fraternos! Não nos cansemos de repetir que DEUS nos ama e que nos criou para amar, também, e para que mereçamos as suas heranças, que não de libras ou dólares, mas de sabedoria, de luzes mais resplendentes do que todos os sóis reunidos, de extensões infinitas e mais formosas do que todos os prados planetários!

Vejamos no maltrapilho, cheirando mal e enfermo, um irmão em duras expiações e ou provas, carecendo compreensão para continuar a caminhar com sua cruz às costas; vejamos na mulher mal ou bem vestida, porém, enganada pelas ilusões, vítima da exploração dos desajustados para com as leis do respeito e da responsabilidade, como uma irmã que ainda não acordou para a realidade do seu existir.

Fomos criados para a luz e não para as trevas, para o amor e não para o ódio, para a humildade e não para o orgulho, para a mansidão e não para a violência, para o trabalho e não para a preguiça! Somos deuses e como tais devemos comportar-nos para sermos dignos da imagem e semelhança de nosso CRIADOR! Para isso, sigamos os passos de JESUS, pois, ELE é “O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” e nenhum de nós irá ao PAI senão por ELE.


       D A N I E L   C U S T Ó D I O

Prece de Joana de Angelis


Obrigado Senhor ! Pelo lar que nos dá !
Pelo pão que nos deste ! Pela roupa que nos veste !
Pela alegria que possuímos. Por tudo de que nos nutrimos.
Obrigado Senhor ! Pelas aves que voam sobre o teto anil
Pelas Tuas cálidas mãos.
Obrigado Senhor ! Pelos nossos olhos
Para os que te contemplam a beleza e se iluminam amor, diante da generosa e majestosa natureza.
E aqueles que perderam a visão, deixa pelo menos, por eles eu rogar, ao teu nobre coração, porque eu sei que depois desta vida, após a lida, com alegria incontida, ão a enxergar.
Obrigado Senhor !
Pelos ouvidos meus, ouvidos que me foram dados por Deus, que registram a sinfonia da vida no trabalho, na dor e na lida, o gemido do vento no galho do olmeiro, as lágrimas do mundo inteiro.
A voz longínqua do cancioneiro.
E aqueles que não podem falar, deixe-me por eles eu rogar, porque eu sei que teu reino, um dia ão a pronunciar.
Obrigado Senhor ! Pela minha voz.
A voz que ensina, pela voz que ilumina, pela voz que fala de amor.
Obrigado Senhor ! Quantos vivem na afasia, que não falam nem de noite, nem de dia.
Deixe-me por eles eu rogar, pois eu sei que em Teu reino, um dia, o Teu nome ão a pronunciar.
Obrigado Senhor ! Pelas minhas mãos
Pelas mãos que acenam adeuses
Mãos que fazem ternura, mãos que socorrem na amargura
Agradeço também pelas mãos que fazem as leis, pelas mãos que trabalham o solo,
Pelas mãos que configuram, nestes traços, como estrelas fulgindo em meus braços.
Obrigado Senhor ! Pelos meus pés, que me levam a caminhar, nobres, humildes, sem reclamar.
Lembro-me daqueles que vivem mutilados, trôpegos, aleijados, deixe-me por eles eu rogar, porque eu sei que um dia, em Teu reino, ão a bailar, em transportes sublimes outros braços afagar.
Obrigado Senhor ! Pelo meu lar, mansão de glória, escola de amor,
Obrigado Senhor ! Pelo meu teto, que me leva abrigar, um teto amigo onde eu posso aconchegar. Mas se eu não tiver, sequer, um lar, eu direi : "Obrigado Senhor !"
Obrigado Senhor ! Porque eu nasci.
Obrigado porque eu estou aqui.
Obrigado Senhor ! Porque eu te conheci.
E porque me socorres com amor, hoje e sempre.
Obrigado Senhor !

(Psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco - Pelo Espírito de Joana De Angelis )
 

Instrução da Madrugada - Clarência Justo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                      25/04/2003
Instrutor: CLARÊNCIO JUSTO

                     “EU ME VOU E PREPARAREI O LUGAR ONDE DEVEIS FICAR E QUANDO O TIVER PREPARADO, VOLTAREI E VOS ARREBATAREI PARA MIM, PARA QUE, ONDE EU ESTIVER, TAMBÉM AÍ ESTEJAIS VÓS” Estas palavras são de JESUS, nosso Mestre e salvador que DEUS, em sua infinita bondade e previdência nos concedeu, porém, elas têm sido confundidas com fantasias e muitas falsificações, para que ajustem tanto aos materialismos quanto aos interesses de grupos humanos que pretendem estar com a verdade.

                     Examinando as expressões relativas a esse ensinamento, meditemos bem.

                    No mundo espírita estão por fazer os lugares onde aqueles que se fizerem merecedores dos bens divinos possam ficar? Como compreender isso? Não é característica dos Céus a perfeição?...Bem, a Espiritualidade é tão ampla e tão cheia de surpresas, que chega a não caber no raciocínio dos muitíssimos filhos de DEUS, porém, pelas informações que já possuímos, podemos argumentar: sim, é perfeito tudo o que o Céu tem e mantido por DEUS para todos os ESPÍRITOS, entretanto, estes precisam se aperfeiçoar e se ajustar aos espaços que se vão alteando, em dimensões de número quase infinito, até o ponto definitivo em que reina absoluto, o Senhor da Criação!

                     E tal aperfeiçoamento é algo demorado para os ESPÍRITOS. A TERRA é em verdade, uma escola, uma penitenciária e, também, um hospital de tratamentos inúmeros, mais acentuadamente psiquiátricos, onde se medicam ESPÍRITOS, tanto os primeiros entregues a JESUS, o ESPÍRITO DE VERDADE, quanto os que foram expulsos de outros mundos nos quais se tornaram insuportáveis perturbadores da ordem e progresso alcançado pela maioria de suas populações. O progresso dos mundos é lento e muitos são os habitantes deles que, por gosto e pirraça, se rebelam e promovem serias perturbações, provocando grandes sofrimentos físicos e morais, evidentemente, aos que os mereçam.

                      Dentre os que se aperfeiçoam aqui, estão aqueles que se têm esforçado em merecer a paz íntima, daí o terem sido alvo do interesse de JESUS, que os preparou, inicialmente em número de onze, para disseminarem na TERRA e os seus homens, os preciosos ensinamentos que vertia de si, trazidos dos altos divinos. Esses onze deveriam atrair para si outros e estes outros, outros ainda, formando um avultado número de discípulos, capaz de envolver e impregnar toda a TERRA, com os benditos valores da Boa Nova. E quantas dificuldades encontraram e encontram hoje, os que vieram nestes tempos, para que o EVANGELHO frutifique e seja o perfume do mundo para os ESPÍRITOS que nele estagiam! E quantos obstáculos encontrarão, ainda...

                      A preparação do lugar nos Céus por parte de JESUS, muito longe de ser realizada está, pois, ELE mesmo se encontra em esforço continuado para que, primeiro a TERRA se torne um mundo feliz, embora por determinado tempo, já que tudo se modifica e, como matéria, se esgotará e se desintegrará quando não mais sirva para a destinação que lhe foi dada por seu CRIADOR. Gradativamente seus ESPÍRITOS irão sendo guindados a outros mundos mais elevados e assim por diante até que, purificados de todo, possam ser levados por esse brilhante ESPÍRITO DE VERDADE, para o lugar em preparação e onde ELE se reúne com os demais santos de DEUS, tratando do governo do UNIVERSO, nas diretrizes divinas e em presença d’ELE. A partir daí, os vencedores das pugnas terrenas e das lides do EVANGELHO, preparados pelo amor sublime, estarão para sempre com o Mestre, em tarefas constantes, a bem dizer, eternas!

                      Onde está JESUS? Nos altos de DEUS, como ESPÍRITO e como um dos excelsos trabalhadores da SEARA INFINITA, em formoso posto de ações relativas à progressão dos ESPÍRITOS que lhe foram entregues...É para aí que iremos quando estivermos prontos e, quando estivermos prontos, o lugar reservado por ELE para nós, também estará e, então, ELE mesmo virá para arrebatar-nos para estarmos nas bênçãos e júbilos divinos, com ELE!

                                          C L A R Ê N C I O   JUSTO
                                         =====================                                                                

Instrução da Madrugada - Renato de Alcântara

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                     25/02/2003  
Instrutor: RENATO DE ALCÂNTARA

                     Perdoar aquele que nos ofende e que vai semeando tanto mal pelo caminho pisado, é algo difícil de compreender que se possa e se deva, pois, as feridas das suas agressões poderão estar sangrando em nosso coração, porém, é um império divino que nos cabe obedecer para que, também, tenhamos perdão para todas as malvadezas praticadas ao longo de nossas andanças, que são tantas, conquanto delas não nos lembremos a não ser auxiliados pela divina providência.

                      JESUS não nos sai do pensamento. Naquela cena da praça em que descansava por momentos, muitos judeus lhe trouxeram uma pobre pecadora em flagrante adultério.Traziam-na aos arrastões pelos cabelos e a atiraram ao chão, a seus pés.É que queriam ouvir dele a autorização para apedreja-la, tal como mandava Moisés, na sua lei. Todos, velhos e moços que a acusavam, aguardavam suas palavras.

                     Então JESUS, mansa e pausadamente lhes disse simplesmente, que, aquele que se julgasse sem pecado, lhe atirasse a primeira pedra e voltou-se para o chão onde rabiscava caracteres incompreensíveis para os que ali se encontravam. Erguendo os olhos, viu que os acusadores tinham ido embora, com certeza envergonhados de sua leviandade.  

                      Aqui temos grandes lições a considerar. Os acusadores sentiram a ferroada do aguilhão da consciência e desautorizados, se foram, cada um para o seu lado.Temos em nós os registros nítidos de todos os atos praticados. Acreditemos ou não, somos, por leis divinas, levados a viver tantas encarnações quantas nos forem necessárias, para que nos elevemos situação de pureza e merecedores da vida nas graças de DEUS e do seu mundo de magnificências eternas.

                          Então, irmãos, devem pesar em nossa consciência, todos os crimes e tantas adulterações que, certamente, andamos praticando e que nos condenarão até que nos resgatemos totalmente deles, voltando ao alívio perdido. Expliquemo-nos. Sendo ESPÍRITOS e os espíritos são imortais, criados na simplicidade e na ignorância de todas as coisas, devemos aprender as lições que a vida oferece e para merecermos ir para os altos divinos com a dignidade de vencedores reais. Devemos, entre ações, educação, provas e expiações, desenvolver a inteligência e todas as virtudes recebidas desde a nossa criação, tornando-nos lenta, porém, efetivamente, sábios santos, como imagens e semelhanças dele, mas, em cada encarnação, levados pelos vícios tão comuns entre nós, como o orgulho, o egoísmo, a frieza de sentimentos, poderemos ter cometido muitos crimes, com lesões graves em nossa consciência. Se pudéssemos lembrar-nos deles, a qualquer momento, certamente desejaríamos morrer de vergonha e de arrependimento.

                         JESUS, em sua bondade e demonstrando a misericórdia do PAI celeste, disse à pecadora: VAI E NÃO TORNES A PECAR, para que não tenha, evidentemente, nenhum motivo para novas condenações.Também confirma que poderemos purificar-nos e libertar-nos de todas as culpas que registramos em nossa memória, resgatando-as e partindo para um comportamento digno de filhos de DEUS.

                      Uma a uma apagaremos para sempre todas as manchas morais, pelos erros cometidos.Pecamos desprezando, lesando, julgando, condenando, executando vinganças, comportamento descabido à luz das leis divinas, porque todos somos irmãos pela CRIAÇÃO e nos devemos respeito, amor, entendimento e cooperação permanentes de uns para com os outros, tratando-nos, então, como seres que possuem imagem e semelhança de DEUS. Grave é a nossa responsabilidade por isso e que cresce à medida que nos enriquecemos com os conhecimentos da VIDA espírita, tal como no-los passam os maiores da ESPIRITUALIDADE.

                         É imperioso que perdoemos as ofensas e nos resgatemos das que tenhamos feito, em qualquer tempo de nossos existir e façamos experiências nos planos exteriores da CRIAÇÃO divina.

                         DEUS esteja conosco, em nosso pensamento, coração e ações.Aprendamos a refletir em nós, a sua grandeza sublime!

                        R E N A T O     D E   A L C Ã N T A R A
                        ===============================

Oração pela natureza

Por este mundo,

Ó Deus, nós te damos graças por este universo, nosso lar; pela sua vastidão e riqueza, pela exuberância da vida que o enche e da qual somos parte.
Nós te louvamos pela abóbada celeste e pelos ventos, grávidos de bênçãos, pelas nuvens que navegam e as constelações, lá no alto. Nós te louvamos pelos oceanos, pelas correntes frescas, pelas montanhas que não se acabam, pelas árvores, pelo capim sob os nossos pés.
Nós te louvamos pelos nossos sentidos: poder ver o esplendor da manhã, ouvir as canções dos namorados, sentir o hálito bom das flores da primavera.
Dá-nos, rogamos-te, um coração aberto a toda esta alegria e a toda esta beleza, e livra as nossas almas da cegueira que vem da preocupação com as coisas da vida e das sombras das paixões, a ponto de passar sem ver e sem ouvir até mesmo quando a sarça, ao lado do caminho, se incendeia com a glória de Deus.
Alarga em nós o senso de comunhão com todas as coisas vivas, nossas irmãs, a quem deste esta terra por lar, juntamente conosco. Lembramo-nos, com vergonha, de que no passado aproveitamos do nosso maior domínio e dele fizemos uso com crueldade sem limites, tanto assim que a voz da terra, que deveria ter subido a ti numa canção, tornou-se um gemido de dor.
Que aprendamos que as coisas vivas não vivem só para nós; que elas vivem para si mesmas e para ti, que elas amam a doçura da vida tanto quanto nós, e te servem, no seu lugar, melhor que nós no nosso. Quando chegar o nosso fim, e não mais pudermos fazer uso deste mundo, e tivermos de dar nosso lugar a outros, que não deixemos coisa alguma destruída pela nossa ambição ou deformada ela nossa ignorância.
Mas que passemos adiante nossa herança comum mais bela e mais doce, sem que lhe tenha sido tirado nada da sua fertilidade e alegria, e assim nossos corpos possam retornar em paz para o ventre da grande mãe que os nutriu e os nossos espíritos possam gozar da vida perfeita em ti.

(Do livro Orações por um mundo melhor, PAULUS, 1997.)


Instrução da Madrugada - Bartolomeu Santana

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                       24/10/2003
Instrutor: BARTOLOMEU SANTANA

Aqueles que não mais desejarem sofrimentos realizem todo o bem que esteja ao seu alcance desfazendo, destarte, antigas armações dos absurdos autorizados pelos vícios e até para desafios à autoridade divina e leis eternas.

Quem estiver sem pecado levante-se e diga bem alto e a bom som: sou simples e humilde de coração! Estou puro e não mereço repreensão alguma! Não sofro uma só dor e não tenho pensamentos em desacordo com a moral que devo possuir!

Confessemos que seria uma glória que houvesse filhos de DEUS na TERRA, não presumidos, porém, que fossem assim, pois, teriam demolido o homem velho e pecaminoso, fazendo dele surgir o homem renovado glorificando a VIDA e o CRIADOR de toda as coisas perfeitas da Natureza, porém, a TERRA ainda é um mundo inferior, adequado aos que a têm como escola evolutiva, para nela exercitar-se em todas as forças e virtudes, na busca da felicidade sonhada, que está longe de a conquistarmos. Temos um longo e demorado caminho a percorrer para que isso se dê, mesmo porque a perfeição não tem pressa e temos de visa-la sempre. DEUS, nosso CRIADOR, nos conferiu a perfeição de imagens e semelhanças suas, mas, estabeleceu que por nós mesmos e em exaustivos esforços, nos alteemos em sabedoria e em moral para, então, sermos admitidos no ambiente que ELE tem construído de suprema felicidade e ventura, para os filhos vencedores do assédio de todos os males.

Não nos sintamos derrotados, nem condenados! A nossa TERRA, por muitas circunstâncias é a nossa penitenciária/escola! Nela temos estacionado agarrados fortemente pelos monstros ferozes das ambições impuras, das cobiças doentias, das invejas venenosas, dos falsos testemunhos, das tentações diabólicas e de todas as infelicidades, conquanto o anjo de guarda que DEUS instalou em nossa consciência, sempre e sempre nos tem advertido quando estamos para mergulhar nas águas do pântano das corrupções! Não nos sintamos perdidos por entre as vagas da vida, pois, os ESPÍRITOS superiores, que fazem a vontade suprema, têm descido dos Altos para mergulhar na escuridão provocada por nossas desgraças e trabalhar para dizer-nos que, por nosso esforço, temos de acender a lâmpada íntima, salvando-nos das trevas iluminando a trilha estreita que nos levará às regiões da LUZ eterna. JESUS é o principal dos anjos descidos até nós, que mergulhou nas trevas de nosso mundo, fazendo clarão bendito com sua luz para não andarmos mais às tontas e entregues aos perigos dos abismos e monstros das corrupções.

Bem-aventurados são todos aqueles que podem erguer-se dizendo: ainda não sou um anjo porque tenho muitas enfermidades das quais preciso curar-me, porém, tenho caminhado confiante em todas as promessas que JESUS nos trouxe como recado de DEUS, para assim realizar-me, como é da sua determinação!

Bem-aventurados, são os que eliminam em si o orgulho e o egoísmo e se sentem irmãos de todos os seus semelhantes com os quais convivem nas duras lutas da Vida pelas conquistas valiosas da moralidade divina.

Bem-aventurados são aqueles que imitando JESUS, amam, esquecem as ofensas recebidas e perdoam os ofensores, por entenderem por ELE, que eles não sabem o que fazem para si mesmos.

Aquele que não desejar sofrer no futuro ame com elevação até os inimigos, para que suas contas com o CRIADOR sejam quitadas pela centésima parte, conforme ensino dado por JESUS.

Lembremo-nos que não obstante as nossas mazelas morais, continuamos sendo os bem-aventurados da CRIAÇÃO, os quais devem justificar essa realidade pelo proceder de acordo com os termos das sagradas leis estatuídas por DEUS.


  B A R T O L O M E U   S A N T A N A
===============================

Instrução da Madrugada - Sandoval Pelegrino

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                             24/07/2003
Instrutor: SANDOVAL PELEGRINO

Grande responsabilidade nos cabe viver, ter o auxílio de nossos companheiros, ter braços e mãos fortes para o trabalho digno e para abraçar e afagar os que amamos, ter olhos que vêem com clareza os panoramas que se estendem ao infinito, pensar e crer num SER supremo o qual, sabiamente engendrou todos os bens e os colocou a servir-nos como elementos auxiliares de nossa evolução e alcance da grandeza moral que nos justifique como gênios copiados do seu gênio!

Grande responsabilidade nos cabe, com as oportunidades que nos são franqueadas na TERRA, escola bendita de nosso evoluir, na qual nos encontramos frente a frente com os mais diferentes obstáculos, para vence-los e tirar deles proveitosas experiências e que valham como tesouros para a nossa imortalidade. A TERRA é como uma tela viva composta pelo ARTISTA incomparável da Eternidade, na qual fomos postos por ELE, para amar, progredir, alcançar a santidade angelical e para integrar-nos, então, na harmonia divina. Nessa tela, em contacto com a NATUREZA, com entusiasmo e emoção com as possibilidades de tornar-nos artistas, também, para retratar o belo, sonhadores para sonhar com a felicidade dos planos sublimes do Invisível, engenheiros para estudar as prodigiosas estruturas montadas por leis precisas partidas da suprema INTELIGÊNCIA, cientistas tentando barrar, quanto possam, o assalto da morte, consertando e salvando vidas por mais algum tempo, sacerdotes das ciências divinas, ouvindo e retransmitindo as vozes dos missionários da suprema nação dos ESPÍRITOS de DEUS.

Grandemente responsabilizados somos para com a vida, com a união conjugal pela qual recebemos, nas criancinhas geradas no altar da maternidade, irmãos iguais de criação, parentes, amigos, para lhes dar o testemunho de nossa gratidão e auxiliá-los na caminhada que a encarnação lhes cobrará, benfeitores aos quais devemos grande soma de benefícios, e, inimigos do passado, ultrajados pesadamente e aos quais devemos sincera e total reparação, para que nos perdoem e fiquemos libertos, finalmente, para merecer o amor de DEUS. Não é o amor d’ELE o sublime objetivo da vida universal? Não somos filhos seus? Então, observemos com que maestria ELE cria e dirige a vida e observemos as incorreções frutos de nossas imprevidências! Somente nós os inteligentes, erramos contrariando as leis divinas, destruímos sem necessidade, porém, não fomos criados superiores a todos os demais seres para esse comportamento, mas, para amar e fazer-nos sábios humildes, portanto verdadeiramente sábios e extensões da SABEDORIA SUPREMA.

Somos tão superiores na CRIAÇÃO, que a morte não nos afeta, ao contrário, ela nos impulsiona na lapidação espiritual, expondo-nos as virtudes herdadas de nosso PAI e CRIADOR, com o fulgor que elas devem ter. De morte em morte, isto é, de encarnação a encarnação, nos fazemos cidadãos universais, poderosos e humildes, sábios, santificados e intérpretes da VONTADE suprema! Possuímos valioso exemplo em JESUS, o sublime peregrino da Boa Nova para este pequeno grão de areia que é a TERRA em comparação aos enxames planetários dos céus. ELE, também ascendeu aos paramos divinos alcançando sublimação, de encarnação em encarnação, milhares de vezes, obediente à Lei maior.

Grande responsabilidade nos cabe em saber viver e morrer bem. Segundo luminosas expressões do Codificador dos fenômenos espíritas, “NASCER, VIVER, MORRER E RENASCER, AINDA, TAL É A LEI”. Todos nós estamos aprendendo essas disciplinas na Grande Universidade da Vida Eterna. Temos liberdade, com responsabilização, por isso sofremos os retornos de nossas más ações e as alegrias das boas obras. Mas, devemos aprender a só fazer o que esteja em sintonia com o bem, copiando os exemplos do Missionário do amor de DEUS entre nós – JESUS.

Executemos os mandamentos maiores a seu exemplo e seremos vitoriosos, como ELE, diante de DEUS!

S A N D O V A L    P E L E G R I N O

Instrução da Madrugada - Sérgio Custódio Dias

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                          24/06/2003
Instrutor: SÉRGIO CUSTÓDIO DIAS

                    Ao passar para a dimensão material, por mais que se tenha preparado para o mergulho nos seus fluidos, o ESPÍRITO entra em uma fase de esquecimento de suas anterioridades. Normalmente é incapaz de lembrar-se do que foi e do que fez, nem mesmo em relação a sua mais recente reencarnação. Essa é uma providencia divina que o preserva de possíveis distúrbios emocionais que poderiam atingir níveis algo desastrosos.

                     Com o ESPÍRITO ficam intuições a concorrer fortemente para que ele tome iniciativas corretoras do seu modo de proceder, ganhando em disciplina, conhecimento e moralidade. Fácil será compreender tal mecanismo, estudando com a devida atenção a DOUTRINA ESPÍRITA, essa luz dos Céus que vem beneficiando a multidão dos que procuram a VERDADE e por ela se libertam, consoante o ensino de JESUS. Devemos repetir o que conhecemos de longa data, encaminhando o nosso comentário: possuímos muitas reencarnações espaçadas conforme as nossas necessidades e suporte, em locais e situações os mais diversos, nem sempre auferindo delas boas vantagens, muito mais prejudicando a nossa carreira evolutiva, comprometendo-nos com a treva conquanto a luz, a proteção e a inspiração divinas nos favoreçam constantemente.

                    Ao criar-nos deu-nos DEUS imortalidade e um destino glorioso ao final de todas as lutas evolutivas. Quis, entretanto, que conquistássemos esse destino, esforçando-nos por desenvolver inteligência e razão, pesquisando e descobrindo tudo o que se relacione conosco, com o meio em que vivemos e com essa realidade que nos merece a melhor atenção. Conquanto ainda não o entendamos, o espaço divino é infinito e eterno é DEUS, e, para povoar esse espaço, criou imagens e semelhanças de si mesmo, que somos nós, os ESPÍRITOS. Criou, também, os mundos materiais, que têm nascimento, vida e morte, como tudo o que feito de matéria, que são as escolas impulsionando-nos sempre ao conhecimento do que somos, quem nos criou e porque nos colocou a viver com tantas dificuldades e dores, como as que sofremos na TERRA.

                  Ele nos tornou responsáveis pelos atos que praticarmos, levando-nos a fazer escolha certa de como agir, escarmentados pelos negativos resultados advindos dos erros e não mais percamos tempo em desacordo com as leis divinas e, por isso, aos nossos interesses maiores. Nossa consciência cresce constantemente, envolvendo-nos em um processo moralizador, fazendo-nos sentir que somos filhos de um GÊNIO muito maior do que nossos genitores biológicos, sábios e, também, que vamos sendo levados no bojo da TERRA, com destino a outras mais aperfeiçoadas, em todos os sentidos, com permitidas lembranças de nossas anterioridades no que toca às boas obras e as últimas retificações, fazendo desaparecer de nossos registros íntimos, as indevidas.

                  Cabe-nos meditar na bondade divina que providencia o esquecimento dos nossos desatinos, por justos resgates. Seria mui prejudicial ficarmos com as lembranças de nossas antigas relações com aqueles que agora formam conosco o contingente familiar e o social. Como nos sentiríamos ao recordar as traições, os crimes e os vícios de nossos companheiros, de nossos irmãos carnais, e de nossos pais? Como reagiríamos ante nossa mãe que tenha sido nossa amante em anteriores reencarnações? Que nosso filho é aquele inimigo encarniçado que nos trucidou raivosamente? Que, aquela que agora é nossa esposa é a mesma leviana do passado que nos deu tanta infelicidade e vergonha? No caso da mulher, lembrar-se das indignidades que a fizemos suportar? Não, não nos seriam senão desagradáveis quaisquer que fossem as más lembranças, por isso, agradeçamos a DEUS que nos concedeu os meios de resgate de todas as injúrias que fizemos aos companheiros de jornada evolutiva e perdoarmos, também, as que deles tenhamos recebido. E, mais ainda, elimina tais lembranças à medida que formos resgatando, em esforço, dores e aflições, os males que as geraram. Ora, tais providências só seriam possíveis mediante sucessivas reencarnações. Nas que já vivemos nos comprometemos muito e nas que iremos ter, em causa própria deveremos corrigir os erros para fazer-nos felizes e dignos das suas providências a nosso favor.      

                  Façamos tudo de nós para compreender esse PAI misericordioso, tornando nossa vida, exemplo de dignidade e reconhecimento às suas dádivas.

                         S É R G I O   C U S T Ó D I O   D I A S
                        ==============================

Se tiveres paciência

Instrução da Madrugada - Celeido Carmo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                24/05/2003
Instrutor: CELEIDO DO CARMO

                     É imensa a ignorância que temos ainda por eliminar, libertando-nos das mentiras ou das ilusões que os milênios nos amontoaram na memória e tanto mal tem produzido. Somente a verdade nos auxiliará nessa tarefa e, assim mesmo, com a ajuda dos sábios que o amor divino nos tem suscitado ao longo do caminho que vamos percorrendo.

                      A ignorância não é uma doença, uma falha de criação, porém, tem sido, em todo o tempo de vida que temos, desde a sua eclosão, um desafio para o nosso crescimento e conquista dos Céus, ou da felicidade e ventura que somente aí, na região mais elevada do reino eterno, pode existir. Lembremo-nos que os santos emissários do Mundo Maior, derramando as luzes que traziam do Alto, para a iluminação gradativa dos homens, informaram do próprio CRIADOR, certamente, que o HOMEM foi criado SIMPLES E IGNORANTE, portanto nada sabendo e tendo de descobrir auxiliado pela inspiração e, também, pelos talentos que trazia em si, os valores do BEM e do MAL, desde que se lhe despertasse a consciência, e desenvolvesse as virtudes íntimas e as praticasse por merecer a tais heranças.

                      E a luta tem sido grande e será longa porque, apesar do progresso conquistado, ainda pela ignorância, se repete a brutalidade, o efeito destruidor do ódio forjado pelas raças, nas famílias, entre os homens, numa seqüência e em volumes que patenteiam a desmoralização dos bons costumes no que toca à cultura, tanto a material quanto a espiritual. A material nos tem feito construir obras admiráveis, como arranha-céus, veículos de transporte que varam distâncias e nos levam aos espaços celestes, para conhecermos a constituição lunar e a dos planetas distantes e a da própria TERRA, com sensores óticos e eletrônicos de grande alcance e fidelidade admiráveis. As escolas que se tem formado, revelaram muitos gênios e sem interrupção irão continuar a tarefa de formá-los e, também, para que descubram que somos entidades espirituais que não têm morte, dado a fórmula divina de sua criação. Algumas dessas escolas têm misturado extremismos, fanatismos, ódios e descrenças, mas felizmente ensinaram que o amor é a chave da vida feliz!

                       É assim que se tem crido num deus horrivelmente mau, a castigar os considerados hereges e a apoiar e a privilegiar outros que se consideram embaixadores plenipotenciários dele entre os homens; que se têm tomado erros e crimes como certos e legais, enquanto as vozes dos chamados intérpretes do Invisível, vêm sugerindo o amor e caridade entre todos os homens, com o fim de aliviar as tensões sociais eliminando-se as desigualdades de tratamento, levando a todos, como um dever e uma bênção, a educação, a saúde, o bem estar, e portanto, o direito, a responsabilidade e a justiça, de forma ampla. E essas vozes continuam, a ser ouvidas, porém, o orgulho, o egoísmo a usura, mais a psicologia dos materialistas sem escrúpulos, tem fomentado a rebeldia e, por isso, vícios perniciosos que desmoralizam e que têm chocado os que mais se esforçam em trilhar o bom e exemplar caminho, que é, de per si, algo difícil numa cultura como a que têm os terrenos desta época, daí acompanharmos aberrações de comportamento, que patenteiam fortíssima descrença nos valores morais, ou nos dos ESPÍRITOS que viverão na eternidade do CRIADOR!

                       Segundo conhecimento dos que se sensibilizaram com as manifestações dos arautos do Mundo Maior, o progresso humano forjará a igualdade e a fraternidade entre todos.

                        O mundo tem visto o surgimento da obra de gigantes da sabedoria e da humildade, que verteram sobre a cultura humana os valores do manancial divino. Eles relataram o possível sobre a vida espírita após a morte física, e fizeram muito mais: alertaram para a necessidade da reencarnação dos ESPÍRITOS, os quais devem aperfeiçoar o seu comportamento, para a conseqüente moralização da Humanidade terrena a qual pertencem.

                        A ignorância tem de ser eliminada dos modos dos filhos de DEUS, pois, têm d’ELE a IMAGEM e a SEMELHANÇA e criados para serem felizes e venturosos, pela conquista merecida dessa condição.

                         Pelo que nos toca, então, devemos eliminar a ignorância! Temos admiráveis conquistas nos campos da matéria e precisamos conquistar conhecimentos e merecimentos nos campos do ESPÍRITO!

                         DEUS ESTEJA CONOSCO, GUIANDO-NOS POR SEU CRISTO!

                             C E L E I D O    D O    C A R M O
                     =================================== 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Louvor - Joanna de Ângelis e Divaldo P Franco

A manhã esplende jubilosa, louvando a terra adormecida com a dádiva do despertar.

A vida canta estuante ao nascer do dia, louvando a mensagem da luz.

As flores sorriem perfumes ao contato dos raios selares, louvando a graça do calor.

A terra umedecida produz, louvando a felicidade da doação fertilizante.

O rio abraça jubilosamente o oceano, louvando a amplidão marinha.

O diamante brilha, louvando as marteladas lapidadoras que o fizeram fulgir.

O homem ama, louvando a oferenda divina que lhe felicita o coração.

O crente ajoelha-se ditoso e louva o Senhor agradecendo a dádiva da fé.
*
Flutuando, corre a nuvem louvando a oportunidade de distender-se na atmosfera rarefeita.

A árvore cresce e louva o solo que a viu nascer, estendendo galhos que projetam sombra acolhedora, multiplicando bênçãos de flores e frutos...

Toda a vida na terra é um hino de louvor ao Senhor de todas as coisas.

O sol que brilha, o coração que ama, a ave que canta, as mãos que socorrem, a flor que perfuma, o ser que perdoa, o diamante que fulge, o sentimento que ajuda, são manifestações do espírito de louvor que vivifica o mundo, entoando a. música de gratidão à Fonte Doadora e Soberana da Vida.

Através do trabalho ativo e continuado, entoa, também, o teu hino de louvor ao feliz ensejo de realização na terra dolorida, fazendo dos braços instrumentos de progresso que gera a harmonia e do coração harpa divina a modular contínua canção de esperança e paz.

Agora que encontraste a Doutrina Espírita que te liberta da pesada canga da ignorância e que te dá ao lado do discernimento o entusiasmo e o amor à vida, louva e agradece a Deus a felicidade que ora te enriquece, distribuindo as flôres da tua alegria íntima em forma de caridade para com todos e amor a tudo e todos, jubiloso ao claro sol da legítima razão de viver: servir para redimir-se!
*
"Todo o povo, vendo isto, deu louvor a Deus". Lucas: capítulo 18º, versículo 43.
*
"Espiritismo! doutrina consoladora e bendita! felizes dos que te conhecem e tiram proveito dos salutares ensinamentos dos Espíritos do Senhor!". Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 10º - Item 18, parágrafo 2.

FRANCO, Divaldo Pereira. Florações Evangélicas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL. Capítulo 38

Fale em Paz - Emmanuel e Chico Xavier

Justo lembrar: a voz humana está carregada de vibrações.

Justo lembrar: a voz humana está carregada de vibrações.

Uma exclamação tonitruante equivale a uma pedrada mental.

Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto, faze-lhe o
obséquio de responder em tom mais baixo.

Os nervos dos outros são iguais aos teus: Desequilibram-se facilmente.

Discussão sem proveito é desperdício de forças.

Não te digas sofrendo esgotamento e fadiga para poder lançar frases tempestuosas e ofensivas; aqueles que se encontram realmente cansados procuram repouso e silêncio.

Se te sentes à beira da irritação estás doente e o doente exige remédio.

Barulho verbal apenas complica.

Pensa nisso: a tua voz é o teu retrato sonoro.

Pensa nisso: a tua voz é o teu retrato sonoro.

XAVIER, Francisco Cândido. Calma. Pelo Espírito Emmanuel. GEEM.

Indtrução da Madrugada - Justino Sandrano

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                          24/04/2003
Instrutor: JUSTINO SANDRANO

                      O amor divino envolve todos os seres criados e postos a viver e a cumprir fielmente os propósitos a eles dedicados pela sabedoria divina. Nenhum deles é inútil, nem o inseto ferrador, nem a víbora, nem a hiena comedora de restos cadavéricos e, em planos mais elevados, o homem, esse que veste uma inteligência imortal denominada com muita propriedade ESPÍRITO.

                      Esse envolvimento tem destacado relevo no ESPÍRITO, ao qual, por uma providência incompreendida ainda até pelos cientistas terrenos que vêm varejando a intimidade das leis e prodígios da Criação, foi dada liberdade ampliada para que procure esclarecer-se e, também, pelo saber e gratidão, santificar-se no decorrer das eras e dos inúmeros estágios que deve fazer para atingir o máximo em perfeição moral. Nenhum ser é abandonado pela Providência divina, e com mais razão, esse ser superior que é dotado de inteligência.

                     Para os inferiores, auxiliares no complexo da Criação, foi dado o instinto, pelo que são guiados, protegidos, reproduzidos e revezados com ordem e garantida gênese, porém, ao ESPÍRITO, que veste a organização animal humana, foi dado RAZÃO,justamente o que o faz não somente diferente de todos os demais,mas Imagem e Semelhança de seu CRIADOR. Prestemos atenção aos valores da expressão: ESPÍRITO e não HOMEM! Desculpem a insistência da afirmativa, porque DEUS, o CRIADOR, não tem figura de homem, porém, uma outra imagem somente conhecida pelos conquistadores das ciências supremas e dos méritos para verem-lhe a verdadeira FACE.

                       Aquele que observa o homem praticando boas ações e que vê as ações de um ladrão ou de um assassino, nem imagina o quanto de proteção e carinho recebem. É verdade, tanto é amado o santo quanto o desviado do bom caminho. O santo se protege com a força da moral e do amor ao próximo e o desviado do bom caminho, fez-se sede do vírus destruidor da paz e da sensibilidade que o amor fomenta na criatura pensante.

                       Aprendemos que nenhum nem outro são abandonados da proteção divina, pois, segundo o raciocínio, DEUS nada de inútil fez, nem cometeu qualquer engano. Estamos longe ainda de atinar com a verdadeira finalidade da CRIAÇÃO. Até a morte que nos parece o fim de tudo é providência que recicla e protege os seres que devem ressurgir dela!

                       Com relação ao ESPÍRITO, e há tantos que se fizeram satânicos por uma ou por outra razão pessoal, não foi abandonado, como se possa supor, pelo amor divino, mas que ele mesmo resolveu abandonar a proteção da PROVIDÊNCIA MAIOR e reger-se apenas pela ferocidade, pelo ódio e pela vingança. Abandonou-se às garras do mal e compôs um reino de terror e sombras e, com a liberdade que não soube valorizar investe contra tudo e contra todos, como podem suas forças, levando aos irmãos seus, desespero e escravidão dos Abismos. Deve ser desprezado? Condenado? Não, porque ele também se tornará anjo, num futuro distante ainda, tanto quanto lhe dure a rebeldia. No âmago dele estão a luz e o amor de DEUS, agindo com respeito e paciência, para abrandar-lhe os modos e alcançar-lhe a consciência para a grandeza da VIDA!

                       Em nosso mundo ainda temos infernos de sofrimento, de violência, de devassidão, porém, os ESPÍRITOS que nele estagiam, já estão fartos e preferem a paz. Nos mundos mais evoluídos já não existem abismos assim, justamente porque acordada está a consciência dos seus habitantes humanos, os quais concluíram que somente pelo amor e no amor está a sublime razão da vida engendrada por DEUS. E, essa razão leva os ESPÍRITOS a considerarem, porque sentem e têm confirmação dos mais elevados, que estão seguindo para DEUS que os criou, para receber d’ELE emprego para as suas horas eternas em tarefas dignificantes em favor do BEM de todos os “viveiros” que chamamos REINO DA NATUREZA e do de seus estagiários.

                        O AMOR de DEUS vem chamando os sábios e os ignorantes, os sãos e os enfermos, os coxos e os aleijados, os bons e os maus, para os seus festins de glórias eternas! Todos somos filhos seus, por isso, jamais fomos ou seremos abandonados por ELE!


                                            J U S T I N O    S A N D R A N O    
                                          ===========================