quinta-feira, 31 de maio de 2012

Instrução da Madrugada - Carlos Cavalcanti

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                   09/12/2004
Instrutor: CARLOS CAVALCANTI

Homens que andam ou se arrastam pelas estradas da TERRA, atenção pelas milésimas vezes, para o fato de que o homem em si é apenas e simplesmente, essa forma elegante nalguns e desajeitada em outros e que, por qualquer enguiço interno de sua organização pode morrer, na rua, sentado num banheiro, dormindo, ou num hospital submetido a cirurgia simples ou de risco, porém, mesmo que ela morra, porque que ela tem dentro, utilizando-a, esse que chamamos com muita justeza de ESPÍRITO, que não vai para a cova com ela, mas sim, para o mundo os ESPÍRITOS formadores da população da TERRA, nos dois planos, e vai prestar contas á Justiça divina, de tudo quanto fez de bem ou de mal e, importante se diga em colossal afirmação, do que deixou de fazer de bem podendo faze-lo!

Atenção, homens, que estão por aí, pisando os centímetros da TERRA, ocupados ou escravizados com os seus negócios, com os seus projetos grandiosos ou mesmo insignificantes, desses que trazem o bem aos que tenham poucos recursos ou nenhuns e, também, desses que bem longe de oferecer um pão aos que têm fome, tiram dos que vivem em apertos, os poucos centavos que podem ser o tesouro do seu dia-a-dia. Parem! Escutem! Vejam bem com os olhos de ver que a goela das corrupções vai tentando engolir-nos acelerada e vorazmente e levar-nos para os infernos das culpas e, por isso, dos aspérrimos sofrimentos, bem justos, para nosso resgate das eras dos crimes feitos e, por fazer, quem sabe!

Acima de nossas cabeças, muito acima de nossas riquezas conquistadas em trabalho digno ou roubadas, acima de qualquer petulância, de orgulho, de egoísmo e de avareza, está a vigilância eterna de DEUS, procurando intensamente chamar à razão os que desprezaram perderam ou estão para perde-la, pois, ELE que é dono da justiça é nosso PAI que não quer e não permite que os pecadores morram miseravelmente, mas, que se recomponham e vivam afinal, na glória que ELE criou em transportes de sabedoria e de amor! Não deixemos que a sodomia nos alcance e envolva e faça de nós, monstros das corrupções, monstros dos ódios e dos rancores e monstros acabados da ingratidão e da insensibilidade! Não façamos pouco caso das leis divinas, porque elas têm poderes fantásticos e nos pegarão, mais cedo ou mais tarde, pelas tranças, pelos pés e pelo rabo que tenhamos deixado crescer na nossa imagem e nos retirarão de circulação do bolicho das drogas e dos antros da prostituição e nos porão em infernos de sofrimentos, como a roupa suja é posta na máquina de lavar com sabão de soda cáustica e cloro, para que fiquemos limpos, também. Não brinquemos mais com a paciência da Eternidade! Nem a de DEUS! Nem a de nossos corpos! Nem a de nós mesmos!

O tempo do faz-de-conta já está esgotado! Agora está passando o tempo do reconhecimento de que somos responsáveis diretos e únicos por nossos atos e, por isso, os fabricantes dos sofrimentos que nos alcançam e abatem até o pó do chão dos desesperos, só tendo paz de verdade, quando nenhum pecado mais nos envenene o ESPÍRITO. O tempo não tem tempo para finar, contudo, o tempo que temos para as realizações como encarnados, não, pois, em parando-se o coração de máquina auxiliar que usamos, somos obrigados a atravessar o portal entre a TERRA e o CÉU, para irmos prestar contas ao divino PROVEDOR, do que fizemos dos bens que ELE, tão generosamente nos confiou.

Voltamos a dizer: Homens duros, homens moles, homens corretos, homens devassos, atenção, pois, o tempo nos exige restauração moral, porque a TERRA de que somos habitantes tem de ascender a Mundo de Regeneração e todos nós temos de estar em forma para merecer viver nesse estágio dela.

Com JESUS, por JESUS e por nós mesmos, ATENÇÃO às responsabilidades e às bênçãos que temos, por sermos filhos amados de DEUS!


         C A R L O S        C A V A L C A N T I
======================================

Bezerra de Menezes

Na didática de Deus, o mal não é recebido com a ênfase que caracteriza muita gente na Terra, quando se propõe a combatê-lo.
Por isso, a condenação não entra em linha de conta nas manifestações da Misericórdia Divina.

Nada de anátemas, gritos, baldões ou pragas.

A Lei de Deus determina, em qualquer parte, seja o mal destruído não pela violência, mas pela força pacífica e edificante do bem.

A propósito, meditemos.

O Senhor corrige:

a ignorância: com a instrução;

o ódio: com o amor; 

 a necessidade: com o socorro;

o desequilíbrio: com o reajuste; 

a ferida: com o bálsamo;

a dor: com o sedativo;

a doença: com o remédio;

a sombra: com a luz; 

a fome: com o alimento;

o fogo: com a água;

a ofensa: com o perdão;

o desânimo: com a esperança; 

a maldição: com a bênção.

Somente nós, as criaturas humanas, por vezes, acreditamos que um golpe seja capaz de sanar outro golpe.

Simples ilusão.

O mal não suprime o mal.

Em razão disso, Jesus nos recomenda amar os inimigos e nos adverte de que a única energia suscetível de remover o mal e extingui-lo é e será sempre a força suprema do bem.

Bezerra de Menezes


Instrução da Madrugada - Luís Carlos Lambertini

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                                  09/11/2004
Instrutor: LUÍS CARLOS LAMBERTINI

Temos liberdade para fazer o bem e, também, para fazer o mal, como simbolizam as palavras do Velho Testamento no que toca às árvores do BEM e do MAL, contudo devemos convencer-nos de que os frutos das árvores do BEM só nos dão alegrias e glórias, enquanto os das árvores do MAL nos farão sofrer penas e atrasos na caminhada evolutiva, que poderiam ser evitados facilmente.

Simbolismo sagrado e forjado na mais alta sabedoria, deve interessar a todos os ESPÍRITOS, encarnados ou desencarnados, pois, de sua aplicação dependem os resultados das nossas ações, a favor ou contra nós. Clássico e antigo, pois, é o ensino sobre o livre arbítrio, embora se tenham entendimentos contraditórios a respeito, o que tem feito com que nos enredemos com a verdade e com a Justiça Maior, que é a de DEUS, exercida continuamente, tanto quanto continuamente é o progresso de todos nós, já que nenhum ESPÍRITO ficará sem a sua salvação, porque o Supremo Senhor não errou em nenhum detalhe na lei eterna e nem se lhe poderá acusar de maldade ou negligência na CRIAÇÃO dos seus rebentos e que, por isso, tenha de castiga-los com severidade e eternamente, pela rebeldia que manifestem.

Todos nós fomos criados simples e iguais para a Vida eterna, com a bênção de todas as virtudes que nos caracterizam como imagens e semelhanças do CRIADOR, porém, como embriões que deveriam ir acordando no tempo certo e conforme o querer e o entender da cada um de nós, já que teremos de ser os artífices da perfeição que nos cabe alcançar, ou de nosso aperfeiçoamento espiritual, para merecermos a sublimação e sejamos inteiramente bem-aventurados vencedores de todas as lutas dos mundos/escolas da imensidão.

De selvagens a civilizados, levamos um tempo longo e, de civilizados a espiritualizados, já estamos gastando tempo e energias mentais, em estudos, escolhas, decisões e prática, o mais corretamente que nos for possível, dos ensinamentos originais de JESUS e das revelações dos seus CONSOLADORES. Ainda há uma grande confusão com as letras do EVANGELHO, porque tomadas como absolutas e sem direito à interpretação levando-se em conta a linguagem da época em que foram produzidas e o espírito da letra, aliás, por advertência do próprio JESUS quando diz que a letra mata, mas, que o espírito da letra vivifica, daí os prejuízos que vem causando, quando o seu objetivo está para a elevação de todos, só que pelo esforço de cada um de nós e a conquista real dos méritos.

Está dito por JESUS que só seremos perdoados por DEUS, perdoando aqueles que nos ofendam, de todo coração, de todo entendimento e de todo espírito, assim como sentenciou que nenhuma falta que cometermos fica impune, o que quer dizer que teremos de sofrer os expurgos necessários, para a nossa volta ao caminho do BEM que abandonamos por quimeras, por orgulho ou por julgarmos que a salvação poderá ser comprada a peso de ouro e promessas! E porque isso não é verdade, há tantos sofredores a se arrastarem pelos caminhos da Terra, portando insidiosos males físicos que a medicina humana é incapaz de solucionar, mas, que é a cura divina pelos erros praticados pelos próprios ESPÍRITOS rebeldes, em idas reencarnações.

Somos livres para fazer o bem ou o mal, porém, em fazendo o bem teremos os seus benefícios e fazendo o mal, teremos de sofrer-lhe as conseqüentes expurgações, que são sempre mais ou menos dolorosas, se mais ou menos graves. Existem coisas que não chegamos a concretizar conquanto tenhamos liberdade para tenta-lo, como voar sem o auxílio d’algum artefato, por exemplo, mas, pensar, totalmente!

Com os ensinamentos e os exemplos que nos têm sido dados pelos enviados de DEUS, esforcemo-nos em só fazer o bem, rejeitando o mal como impeditivo a que nos ergamos em moralidade e, portanto, em méritos divinos e o gozo antecipado da felicidade anunciada por JESUS, só existente completa, no Reino de DEUS. Usemos a nossa liberdade de arbítrio, somente para pensar e agir no bem.

          L U Í S   C A R L O S   L A M B E R T I N I 

Instrução da Madrugada - Ricardo Lamartini

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                             09/09/2004
Instrutor: RICARDO LAMARTINI

Os pássaros fazem seus ninhos na copa das árvores e aí põem e chocam os ovos, têm os seus filhotes e os ajudam a voar e entrar para a vida e destino para o qual foram criados. Eles fazem o mínimo necessário, mas, pela força da NATUREZA e o amor do CRIADOR, lhes provê o sustento e a proteção. Aos animais, também, o imprescindível é dado com o mesmo critério e são a beleza e o valor para os homens e suas necessidades, que são muitas.

Os homens têm, providencialmente, a impulsão da inteligência que os faz superiores a todos os demais seres da Natureza. E essa inteligência tem, sua sede na alma (ou espírito), que tem uma destinação diferente da dos pássaros e dos animais. É que a alma (ou espírito), segundo antigas revelações tem a imagem e a semelhança do CRIADOR de todas as coisas e progride como nenhum outro ser o faz, descobrindo inventando, construindo, organizando estudos, criando leis particulares para a garantia da sua estabilidade, proteção para as propriedades que vai acumulando, do lar, da família e põe, como os pássaros não o fazem, iluminação artificial em suas casas e nas ruas de suas cidades, destinam valores para a educação, para a saúde, para o laser, para as pesquisas que venham beneficiar a vida de todos, mas, ainda repelem ou colocam em planos secundários, os conhecimentos sobre si mesmos, isto é, sobre a alma, sua origem, seus valores e seu destino, que é do conhecimento de todos, continuará a viver após a morte, num outra dimensão, onde não há degradação, pois, aí tudo está sob o império da vida eterna.

O homem é um animal superior porque tem a inteligência a move-lo e a dirigir-lhe os passos para o belo, o bom, à educação e ao aperfeiçoamento imprescindível, para que essa inteligência (que é a alma) mereça subir os degraus de todas as dimensões da Natureza universal, e ao final, não mais animal, mas sim, puramente imagem e semelhança de seu CRIADOR, que com ELE vai viver e agir em consonância com os seus desejos e projetos, eternamente. E nessa vida eterna, ocupando-se de empresas divinas, como cientistas categorizados e uníssonos, voltamos a dizer, com os projetos de DEUS, que é a causa primária de todas as coisas! D’ELE nenhuma nota falsa, digamos, da sinfonia de formas e cores e luzes, envolvente da CRIAÇÃO! E, aquelas que se nota e se sente, vem justamente dos ESPÍRITOS que ainda não se capacitaram de que são seres superiores e como tais devem comportar-se com inteligência, como a Inteligência Suprema dá os exemplos em todos os campos da Natureza geral.

Nós somos muito mais do que os pássaros e, com palavras de JESUS, muito mais do que os lírios do campo, muito mais do que os enxames estelares, porque temos a imagem e a semelhança do CRIADOR, precisando educar-nos para representa-lo, como o faz o próprio JESUS, onde quer que ELE nos coloque a agir.

Façamos crescer o amor, que é d’ELE, em nós e amemos muito, pois, é por amor que fomos criados e pelo amor viveremos pela eternidade afora!

               R I C A R D O   L A M A R T I N I 
=======================================

Mediunidade


"E nos últimos dias acontecerá, diz o Senhor, que do meu Espírito derramarei sobre toda carne; os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, vossos mancebos terão visões e os vossos velhos sonharão sonhos." - (ATOS, capítulo 2, versículo 17.)
Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. - Porque, se somente amardes os que vos amam que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? - Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? - Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial. (S. MATEUS, cap. V, vv. 44, 46 a 48.)

Instrução da Madrugada - Índio Homem da Paz e Jovelino Parada.

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                          09/08/2004
Instrutor: ÍNDIO HOMEM DA PAZ

Os índios que vivem estes momentos de transformação nas sociedades da TERRA devem guardar as palavras deste homem índio, que aprendeu muitas coisas novas com os formosos, que devem ser recebidas com coragem e sem revolta.

As raças indígenas vão sumir da face da TERRA Os índios que ficam irão misturando-se com brancos, assim como brancos foram misturando-se com negros. Pouco a pouco todos os homens se entenderão, quando nos corações não morarem mais os ódios e os desejos de vingança e quando todos os homens falarem uma linguagem só: a do amor que respeita e protege a criança, o jovem, o moço e o velho.

TUPÃ quer e ordena o entendimento de todos. ELE que a paz entre os filhos do seu amor e os filhos do seu amor devem se amar e depor as armas assassinas para nunca mais serem utilizadas! Esse dia chegará, porque a TERRA está pedindo respeito da parte de todos.

Todos os índios devem confiar em TUPÃ deixando que a sua justiça alcance os ambiciosos e os agressores, para ensinar-lhes que são irmãos de qualquer outro homem que ELE colocou na TERRA para se amarem muito! Salve!

            Í N D I O   H O M E M   D A   PAZ

===================================


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                   09/08/2004
Instrutor: JOVELINO PARADA

DEUS, grande, poderoso, bom e justo, envia a paz do Céu aos homens da TERRA!

Negros irmãos mansos, humildes e trabalhadores, confiem na bondade de DEUS que nos criou como filhos do seu amor! O mal não foi criado por ELE. Fomos nós que o criamos pelas ambições e pelo orgulho, por isso é que andamos a sofrer dores e dificuldades.

Andemos de cabeça erguida pelas ruas e pelos caminhos, sem pensamentos tristes e sem julgamento fazer contra os brancos, mesmo que eles ainda nos desprezem ainda. A maioria deles ainda não aprendeu que a pele é apenas uma roupagem provisória para os ESPÍRITOS que precisam das experiências na matéria, experiências que são de expiações e provas na TERRA. Eles nem imaginam que já vestiram a pele negra, como nós, negros, nem imaginamos quantas vezes vestimos a pele branca! Sabem como? Nas reencarnações que já tivemos corrigindo os nossos erros.

DEUS faz seus filhos viverem em todas as raças, para que o amor que ELE colocou nos seus corações, apareça cheio de formosura, e não mais existam diferenças, ódios e rancores, em nenhum de nós.

Salve DEUS por sua sabedoria, justiça e amor por seus filhos!

                   J O V E L I N O   P A R A D A
           ===============================

domingo, 27 de maio de 2012

Instrução da Madrugada - Generoso Carvalhais

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                             09/07/2004
Instrutor: GENEROSO CARVALHAIS

ESPÍRITOS! Centelhas saídas dos valores eternos do GÊNIO da CRIAÇÃO! Que é o que se tem feito no sentido de espelhar a condição de filhos do seu amor, neste mundo que, igualmente, saiu da sua vontade criadora, e que cresce em recursos na medida que o tempo passa e em que nos erguemos dos lamaçais das imoralidades que a nossa ignorância viciosa têm produzido? Filhos da Perfeição, conquanto inicialmente simples e ignorantes, temos todos os recursos íntimos e externos para que nos tornemos perfeitos e puros, como nos cabe por dever e por gratidão.

Contam-nos os mais sábios e moralmente elevados, que o mundo em que vivemos inúmeras encarnações evolutivas, não viverá para sempre, pois, como os nossos próprios corpos carnais nos servem por um tempo limitado, porém, o suficiente para que acordemos para o cumprimento dos deveres, responsabilidades, ganho de méritos e morre, também o mundo morrerá e se desfará em poeira atômica a se dispersar no oceano de gases formadores do finito no Infinito! Dizem-nos eles, e disto inumeráveis fósseis o documentam sem contestação, que ele passou por uma era selvagem, com uma parcela da Grande Humanidade, também selvagem, ou em outras expressões, inculta e animalizada. Com o tempo, com as descobertas e o desenvolvimento da inteligência humana, com o aperfeiçoar dos valores da Natureza, tudo foi mudando, digamos para melhor num sentido, e, para pior em outro, dado a força brutal dos instintos humanos. Porém, os homens, que vestem ESPÍRITOS que possuem imagem e semelhança de DEUS, tiveram a visita escalonada sabiamente no tempo e para as condições por eles alcançadas, de ESPÍRITOS vindos de outros planos e de outros mundos, do invisível e, também no visível, vestidos de carnes e ossos, provocando o conhecimento e a educação a todos, para o merecimento das dádivas de DEUS e o caminhar para alcança-lo pela santificação.

E, embora a presença abençoada de JESUS e do seu EVANGELHO, que nos foi dado para orientação de nossas ações com elevação de propósitos e destinação, inconsideradamente fomos fazendo da TERRA, uma fábrica de armas para destruir e matar o que quer que seja, arvoredo, animais, rios e homens, como se nada valessem e, nem mesmo a vida que nos faculta pensar, sorrir, estudar, sonhar, realizar e seguir os conselhos divinos recebidos, principalmente do divino Amigo, até matar-nos barbaramente com as próprias mãos o temos feito, importando isso no maior desprezo à nossa criação e existência, que são geniais, partidas do GÊNIO que enfeitou as terras com perfumosas flores e com a passarada a cantar louvores ao alvorecer e ao entardecer, como mensagens divinas a que aprendamos a agradecer as dádivas que foram postas a nossa disposição para que vivamos contentes e agradecidos, tornando-nos verdadeiramente cópias do grande e generoso AUTOR da vida perfeita e formosa, que nos cabe como herança!

Temos tomado o amor e o ódio como se fossem irmãos gêmeos que terão acesso, conosco, ao reino dos Céus, quando a morte já não alcance mais os nossos destinos e afazeres da imortalidade propriamente dita. Acordemos, irmãos em espírito, para a realidade que nos aguarda ha tantos milênios! Precisamos honrar a vida que nos beneficia, honrando-nos, também, nas virtudes que temos como filhos de DEUS!

Pulverizemos o ódio e deixemos que somente o AMOR nos embale e impulsione, pois, assim finalizaremos em paz a longa viagem evolutiva para alcançar o solar de DEUS, gerador do amor e da vida para a ETERNIDADE!

                  G E N E R O S O   C A R V A L H A E S

Instrução da Madrugada - Miguel Arcanjo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                        09/04/2004
Instrutor: MIGUEL ARCANJO

Voltemos para os caminhos da CASA de nosso PAI! Somos filhos do seu grande amor e, no entanto, temos andado a esmo a desperdiçar forças e gênio, pelo mundo dos vícios a cometer os disparates que nos vêm à mente, experimentando a escravidão e, por isso, sofrendo-lhe as conseqüências em dores e dissabores, quando, na CASA de nosso Pai e sob o império do seu amor, não sofreremos e nada nos faltará!

A CASA do Pai é essa vastidão que ainda não conhecemos senão em pequenina parcela, que é a TERRA, onde nos encontramos sob a tutela do elevado ESPÍRITO DE VERDADE, porém, extrapola aos limites que a nossa pobre visão atinge e vai pelo espaço afora, pelos caminhos das estrelas, pequenas ou gigantes, até que, passando para uma outra e extraordinária dimensão, de luzes inundada e repleta de ESPÍRITOS refulgentes, conquistadores dos mais altos méritos junto ao SENHOR e PAI de todos nós, adentra o sólio onde a felicidade e a ventura produzem o clima eterno. Pois, é em parte dessa imensidão que nos encontramos perdidos com nossos caprichos materialistas, fazendo-nos ingratos, egoístas e maus, orgulhosos e insaciáveis, em desprezo às indicações sábias e salvadoras que ELE nos enviou por seu competente e humilde servo: JESUS!

Temos rolado pelo mundo das formas, nas reencarnações tidas, e, até doutores nos graduamos, porém, de que nos tem adiantado isso, se não temos feito o que é de nosso dever como filhos da luz divina, que jorra eternamente de DEUS? O que temos feito senão tentar salvar a vida para os gozos passageiros e ilusórios das carnes e dos poderes que nos dão as moedas cunhadas em ouro, prata e níquel, mas em climas asfixiantes de sacrilégios, satanismos, ingratidões, gemidos e ranger de dentes? Com essa atitude, conforme bem situou JESUS, perdemos o real gozo da verdadeira vida, que é a da mansidão, da caridade santa e da de todos os deveres cumpridos e, também, santificados pelo amor que só por ele nos valerá viver! Grandes tolos temos sido, porque, enquanto JESUS nos aponta os resplendores dos Céus a serem conquistados, resolvemos descer as ribanceiras escorregadias e perigosas do abismo das corrupções e os seus antros onde as almas perdidas se refestelam amolentadas pelo ópio que as insensibiliza, felizmente até que se arranquem dessas malfadadas paragens, pelo arrependimento e pelo socorro solicitado sinceramente.

O Céu está dentro de nós, asseverou JESUS, indicando-nos o rumo certo para uma vida regrada nos moldes divinos, mesmo no mergulho que fazemos temporariamente no ambiente das escolas planetárias. Então, se ele está dentro de nós, DEUS, nosso PAI, aí bem pertinho põe o seu amor, bastando, para o encontro com o seu carinho, que voltemos o caminho andado a esmo, sofrendo-lhe as conseqüências e, compenetrando-nos da nossa, digamos, missão, como imagens e semelhanças suas, esforcemo-nos por ser dignos d’ELE e das bênçãos que faz jorrar sobre a Grande Humanidade, da qual somos parte integrante, com destino às glórias do seu reino, lá nas grimpas dimensionais.

Irmãos queridos: abandonemos os sonhos loucos! Extingamos de vez os projetos de domínio sobre o que a morte não nos permitirá levar para a CASA de nosso PAI, que um dia deixamos para as experiências imprescindíveis ao nosso crescimento e conquista dos méritos divinos. A TERRA é a nossa escola do momento! Todas as TERRAS do UNIVERSO são escolas a nos esperar e, ao graduar-nos nas suas disciplinas com louvor, voltaremos para DEUS, que nos espera para fazer-nos a festa do retorno à CASA PATERNA! Para tanto, aconselhemo-nos com JESUS, pois, ELE é um dos filhos pródigos que, como tantos outros, retornou ao lar de DEUS, pelos caminhos do dever e da honra, pelos ásperos caminhos dos homens de inúmeras eras!

                     M I G U E L   A R C A N J O
=======================================

Joanna de Ângelis

Instrução da Madrugada - Sílvio Caravelas

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                        09/03/2004
Instrutor: SÍLVIO CARAVELAS

É preciso ter fé que nos ajude no transporte das montanhas de nossas ignorâncias e das nossas viciosas iniqüidades, que tantos estragos já fizeram à personalidade, que temos de fazer progredir até chegar à estatura do anjo, em futuro distante, mas, que chegará! Sem ações e sem obras que a justifiquem, valor algum terá e, certo, chegaremos a incômodas decepções e algum sofrimento, quando a verdade se nos patentear, na maioria das vezes após nosso regresso à pátria dos ESPÍRITOS. A fé é uma das divinas virtudes que deveremos fazer avultar em nossas disposições como imortais e que nos fará ver quaisquer obstáculos como removíveis, mesmo que nos desafiem a força do querer, a confiança plena que depositarmos em DEUS e as forças de nossos músculos! É o querer, confiar e agir, no trabalho realizador que nos cabe em partilha neste mundo dado como ESCOLA de nosso evoluir, que nos devem impulsionar no alcance de outros mundos mais avançados e felizes e, ao final, o Mundo de DEUS!

Em consórcio com todos os demais componentes da TERRA, usufruímos todos os bens que ela tem e produz continuamente, porém, a inteligência que nos é original, isto é, que a recebemos quando da nossa criação como imagens e semelhanças do CRIADOR, nos faz pesquisar, descobrir fórmulas e aplica-las na produção dos bens de consumo, abarrotar celeiros e exporta-los para as regiões de carência dos mesmos e destas, importar os que não produzimos. A inteligência é atributo essencial dos ESPÍRITOS, para que manobrem os equipamentos à sua disposição, para vencer as distâncias, as intempéries, as dificuldades, as enfermidades e a escassez de recursos, enfim, mesmo porque é da responsabilidade a eles confiada pela Inteligência Suprema, que se movimentem e produzam todos os bens necessários.

A par dessas atividades e responsabilidades, há uma outra que todos nós precisamos desenvolver com intensidades cada vez maiores, dado às descobertas feitas e as Revelações dadas desde o Invisível, onde temos a nossa verdadeira identidade espírita e vida normal como imortais que seguem o caminho para DEUS e as suas surpreendentes manifestações de amor e perfeições eternas. Já descobrimos, como encarnados, que não somos somente homens pertencentes ao reino animal e, segundo a ciência terrena, da classe dos bípedes mamíferos melhor dotados pela NATUREZA, mas, também, ESPÍRITOS em experimentações que desenvolvem as capacidades, ou virtudes, trazidas em embriões, por disposições especialíssimas do CRIADOR de todas as coisas. Existe, ainda, alguma dúvida entre os cépticos, porém, a maioria, do selvagem ao civilizado, crê que nosso mundo não é a TERRA, nem outros colossos que giram no infinito e, sim, a ESPIRITUALIDADE, onde o ESPÍRITO de DEUS se mostra em todo o seu esplendor e glória como o SER SUPREMO da eternidade e onde reúne os seus rebentos vencedores das pugnas evolutivas, portadores da sua imagem e semelhança.

Estamos, a bem dizer, aprisionados na TERRA, dado as nossas inferioridades nos sentidos espirituais, que precisamos eliminar. No entanto, nos temos encharcado de venenosos procedimentos que não nos servem senão para fazer-nos sofrer. Há, entretanto, nas Revelações divinas, as recomendações imprescindíveis para que incorporemos ao nosso crê e agir como ESPÍRITOS, a busca d a verdadeira sabedoria, do verdadeiro fito da CRIAÇÃO e da verdadeira felicidade que não pode ainda ser usufruída senão com a conquista da perfeição relativa a todos nós. Assim, temos de compreender que precisamos agir para todas as conquistas e, por isso mesmo, precisamos desenvolver em nós a FÉ que é capaz de ajudar-nos a transportar montanhas, superando todas as dificuldades com que nos depararmos e que são desafios às nossas capacidades já dominadas.

Temos de ir de mundo em mundo pára o MUNDO MAIOR de DEUS, no topo do UNIVERSO que engloba toda a CRIAÇÃO e, com ELE, tornarmo-nos operários diligentes da sua divina EMPRÊZA! Trabalhemos com fé e coragem, no bem somente, pois, no mal agindo não só nos atrasaremos, como sofreremos, também!

               S Í L V I O   C A R A V E L A S
====================================== 

Instrução da Madrugada - Águia Corajosa e Sebastião

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                      09/02/2004
Instrutor: ÁGUIA CORAJOSA

Lá no Alto, bem para lá das nuvens e das estrelas, fica o acampamento formoso do GRANDE ESPÍRITO, onde se reúnem em Conselho, os ESPÍRITOS que conquistaram dignidade e honra completa. Lá não existem sofredores porque todos estão longe das guerras e dos ódios, do orgulho e do egoísmo.

Aqui embaixo, na TERRA, em luzes e sombras, está o acampamento pobre dos homens de todas as raças, que vivem com sofrimento e dificuldade, porque a dignidade e a honra, ainda não foram conquistadas senão por uma pequena parte da Humanidade. Pois, existem brancos terroristas que atacam índios e negros e matam sem piedade, destruindo cidades dos seus próprios irmãos brancos! Negros e crianças postos em trabalho escravo, e índios morrendo de fome e pestes passadas pelos brancos abusados.

Lá no Alto a formosura dos ESPÍRITOS e do acampamento do GRANDE ESPÍRITO! Aqui em baixo, na TERRA, o medo, a raiva, a inveja, o orgulho, o perigo! Índios, negros e brancos não estão em segurança! Temos de conquistar dignidade e honra, pelo amor, pelo dever e pelo direito, para sermos bons filhos da perfeição do GRANDE ESPÍRITO e bons irmãos de todos. Temos de ser como ELE: formosos, puros e cheios de luz, para vivermos felizes e em plena PAZ!


           Á G U I A   C O R A J O S A
          ===========================


INSTRUÇÃO DAMADRUGADA                              09/02/2004
Instrutor: SEBASTIÃO SANTO DA CRUZ

Nosso coração tem de vibrar amor ao PAI do CÉU, que é nosso CRIADOR.

Já pensaram como será o nosso mundo, que ELE nos deu para aprender todas as coisas, não ter nem orgulho, nem egoísmo, nem rancor e nem ódio, por isso não desprezar ninguém? Quando todos se reunirem com alegria e renderem culto soberano a ELE, pela abundância das colheitas e das águas, pela mansidão e graça dos animais, pela gostosura dos dias, pela beleza física e moral dos homens? Quando a miséria da fome não matar mais crianças índias, negras ou brancas; quando os homens se abraçarem e se tratarem como verdadeiros irmãos, que são?

Ele será assim, quando todos nós ouvirmos e praticarmos os ensinamentos exemplificados por Nosso Senhor JESUS CRISTO de DEUS, com sinceridade e devoção. Quando nenhum homem atacar o outro para roubar; quando a mulher não precise nem queira vender o seu corpo para ter com que viver; quando o homem não violentar a mulher e a criança e os seus próprios filhos; quando o jovem não mais se vingar dos pais, com escândalos de comportamento; quando ninguém usar drogas e quando só gostarem das coisas puras e santas que a boa e elevada educação nos inmspira! Aí a TERRA será para todos, sem sofrimento e, sob as bênçãos de DEUS, um paraíso!

Salve! Façamos somente o que for bom e conforme o EVANGELHO de JESUS!

S E B A S T I Ã O   S A N T A C R U Z
=============================== 

Instrução da Madrugada - Aymoré Fidalgo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                        09/01/2004
Instrutor: AYMORÉ FIDALGO

“Bem-aventurado é aquele que tem sede de justiça, porque será saciado”, disse o meigo Rabi da Galiléia, aos que se aglomeravam em torno de sua figura de homem/anjo em missão de DEUS, junto aos homens comuns que a ELE foram entregues pelo Senhor das Searas e em cujo brilho e formosura se reflete toda a grandeza dos seus poderes infinitos!

A TERRA dos homens e os próprios homens se encontravam em sombras, por isso, de socorro precisavam. A TERRA, do orvalho divino que ELE trazia em si e, os homens, de uma porta que lhes permitisse entrada no mundo sagrado de DEUS, que os libertaria definitivamente dos pecados e dos sofrimentos. Cansados e oprimidos, com alegria e esperança, procuravam acercar-se daquele Rabi que proclamava que todos somos iguais e que nos devemos amar sem condições, exercendo o perdão aos inimigos, de todo o coração e o completo esquecimento das ofensas. Queriam encontrar n’ELE e receber d’ELE, a bênção da salvação, o sossego da suas almas fustigadas pela brutalidade de uns, a exploração de outros e a ingratidão até dos mais amados! Pobre Humanidade aflita e pecadora, cujos membros, incientes dos reais valores das Leis do Senhor Supremo e de suprema misericórdia, acreditavam que se justificariam perante ELE e os seus cuidados, matando o irmão e desprezando aquele que como eles não pensassem, como covarde e indígno da raça.

Mas, dentre os sofredores havia uma idéia de revanche, sem que soubessem como seria ela e sentiam que não seria pela violência. Não sabiam nada das reencarnações, por isso, não entendiam porque sofriam. Ao falar aos homens, aquele Peregrino da Boa Nova, provocou a fé nos propósitos do CRIADOR sem, contudo, entenderem que o sofrimento derivava dos seus próprios erros de anteriores vidas terrenas, das quais não tinham lembranças, como não a têm os que hoje habitam a TERRA. Os sofredores e os perseguidos nada mais eram do que antigos criminosos que passavam pelo império das Leis de Causa e Efeito, resgatando-se pela recomposição do seu equilíbrio moral abalado, daí o dizer do Mestre da Galiléia, que seriam saciados os famintos ou necessitados de justiça.

Os judeus não entenderam a Mensagem do Rabi e ainda hoje, aqueles mesmos ESPÍRITOS, que voltaram tantas vezes a viver com novos corpos e novas oportunidades, não a têm entendido, senão em pequeno número, que ELE se referia a uma Justiça amorosa e misericordiosa que reporia sempre nos seus devidos lugares, os valores desprezados e os violados pela ignorância. E ainda não estão conseguindo entender que a lepra que decompõe o corpo do infeliz, não é um castigo de DEUS, porém, o remédio de efeito expurgador daquele que se empestou com os vícios mais perniciosos, como o ódio votado ao semelhante, o desprezo ao que esteja em aflição e em erro, violando a Lei de Amor desejando que ele apodreça num leito, numa cova, ou no Vale dos Imundos!

Bem-aventurados porque eles são o alvo da Justiça salvadora de DEUS, que quer que seus filhos, curados de suas enfermidades morais, sigam até ELE, para os receber com imenso amor e dar-lhes a felicidade que merecem todos os que vencem a si mesmos e prosseguem intimoratos pelas estradas do BEM eterno.

RABÍ RABONE! Volve o Teu olhar para nós, pecadores sofridos, e repete-nos, de novo, aquela legenda bendita:

‘BEM-AVENTURADOS OS FAMINTOS DE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO SACIADOS”.

                      A Y M O R É   F I D A L G O     

Instrução da Madrugada - Cabeça Formosa e Julinho Tamandaré

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                      08/11/2004
Instrutor: CABEÇA FORMOSA

Salve irmãos da TERRA, que sabem que TUPÃ quer que estejamos em paz e praticando o amor entre todos! Salve o formoso TUPÃ que ama os filhos e dá para eles todas as coisas que precisam, cabendo a cada um trabalhar e produzir com respeito e valor, para merecer as suas dádivas.

Os irmãos brancos têm muito progresso para oferecer aos índios e podem ensinar-nos a ler e a escrever os nossos pensamentos e, também, dar trabalho digno nas suas fazendas e nos armazéns que vendem de tudo, mas, nós, índios, precisamos puxar pela inteligência aprendendo muito, com boa vontade e decisão para merecer isso.

TUPÃ não quer que os índios fiquem selvagens sempre, mas, que tenhamos progresso, aprendendo a dirigir trator, ser enfermeiro, engenheiro, professor, ou médico para curar doenças que os nossos feiticeiros não podem porque não conhecem nem têm os remédios descobertos e feitos pelos laboratórios que TUPÃ ajuda e abençoa, porque quer seus filhos livres das doenças.

Assim TUPÃ quer de seus filhos: aprendendo tudo integrados na grande sociedade dos homens, trabalhando e produzindo para que haja fartura, estudando para ter sabedoria, fazer paz e amar muito, como ELE ama a todos. Salve!

                    C A B E Ç A   F O R M O S A
              =============================


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                   08/11/2004
Instrutor: JULINHO TAMANDARÉ

DEUS ama o branco, ama o amarelo e o vermelho, porque é o PAI de todos os homens. E os negros, ELE ama, também? Ama sim e os negros, como todos os de todas as raças da TERRA, têm de amá-lo, para justificar que são seus filhos.

Este negro encheu tanto a cabeça com perguntas sobre o amor de DEUS, que sonhou pesado e viu-se branco numa outra vida passada, rancoroso e mau. Mandava os seus lacaios caçar negros na África e os vendia como animais no mercado de escravos, para fazendeiros de cana e café. De repente veio um negro formoso, cheio de luz e falou mansamente estas palavras: o que você está fazendo é contrário à lei de DEUS e vai ter de pagar todo o mal que está fazendo aos seus irmãos. Já está reservado para você, nascer negro, para ser vendido, chicoteado no tronco e trabalhar como um burro de carga. Assim você aprenderá a respeitar seus irmãos em humanidade e vai entender o porque das dores e dos maus tratos. Entenderá, também, porque JESUS ensinou que só devemos fazer aos outros aquilo que queremos façam conosco! ELE ensinou que todos somos iguais para DEUS, que somos irmãos de todos e nos devemos amar e perdoar as ofensas recebidas, para ser amado e recebeu o perdão pelas ofensas feitas.

E, quando este negro acordou, estava suando, tremendo e assustado. Ajoelhou-se no chão e pediu perdão pelos erros cometidos e prometeu que nunca mais nem vai olhar feio para ninguém, nem reclamar dos brancos e da vida de apertos. Banhado em lágrimas, este negro agradeceu a DEUS por seu amor e por sua justiça que liberta a alma de todos os males!

  Salve ELE e salve os homens mansos e bons!

         J U L I N H O   T A M A N D A R É
  ==================================     

Instrução da Madrugada - Adalberto Gomes

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                      08/10/2004
Instrutor: ADALBERTO GOMES

“ANDAI ENQUANTO TENDES LUZ” pediu JESUS, não somente para aqueles que o acompanharam durante os dias em que se doou inteiramente ao consolo dos pobres, aflitos e pecadores, mas, também, alcançando-nos nestes dias que passam céleres. O seu EVANGELHO é dádiva divina para todos nós e para todas as épocas da Humanidade terrena.

Quanto mais o tempo passa, mais avançam os homens em conhecimentos científicos sobre a matéria e a vida material e se tornam doutores nas ciências em que se afeiçoam e escrevem livros com tratados vários, elegantes, sinceros, profundos, inclusive procurando explicações sobre essa espécie, segundo eles, desse anestésico das multidões que aceitaram a crença num DEUS ou SER acima do natural com poderes supremos e criador de todas as coisas! Nem suspeitam, eles que, com a sua incredulidade provocam lástima entre os crentes na Providência divina e que buscam andar, como podem, na luz que a sua fé provoca iluminando o caminho que deve ser percorrido para o merecimento da vida feliz do mundo de DEUS, após a morte da matéria das suas vestes terrenas.

O EVANGELHO é código divino trazido dos mundos mais avançados, com as suas Humanidades santificadas vivendo em plenas graças renteando a presença de DEUS! JESUS, bendito servidor de todas as perfeições que vêm d’ELE e governador da TERRA e dos ESPÍRITOS nela estagiando, comprometeu-se além dos cuidados para com os seus tutelados, a vir pessoalmente, vestindo-se com uma indumentária idêntica a dos homens, figura que não tem desde a sua elevação a puro espírito, a fim de espalhar entre todos, aflitos e pecadores, a luz magnífica dos Céus, ensinando-lhes o caminho, a verdade e a vida feliz acenando-lhes, para que eles mesmos a conquistem pela sabedoria com humildade, pela fé com raciocínio e pelo amor, que são essas as chaves mestras que abrem as portas do reino divino.

Mas, se temos a luz que vem de DEUS aos jorros contínuos sobre os bons e os maus, sobre os crentes e os descrentes, sobre os ignorantes e os sábios, por que nos pediu JESUS que andemos enquanto temos luz? Com a morte apagar-se-ão as luzes para nós? Não, não foi isso o que ELE quis significar, mas, sim, que devemos aproveitar-nos de modo intenso, as forças e dos recursos que temos à disposição, quando encarnados para o cumprimento de sérios compromissos assumidos antes das encarnações, para fazer-nos puros e sábios, amigos e auxiliadores, amando sem medidas a todos os nossos semelhantes como a nós mesmos, e, a DEUS, acima de tudo, como criador único de todas as maravilhas do Universo, das quais somos a mais importante delas por que lhe temos a imagem e a semelhança espírita!

Preciso é que avancemos desenvolvendo as capacitações que nos foram conferidas como herança divina, pois, as internações no educandário terreno, são algo curtos e se perdermos as oportunidades que nos favoreçam para o progresso a realizar, mais difíceis serão as que tivermos de enfrentar, mais tarde.

Todos nós, sábios e ignorantes da TERRA encontraremos no EVANGELHO de JESUS, o roteiro bastante a nos conduzir com segurança para o aperfeiçoamento necessário para a conquista das bem-aventuranças prometidas, no reino de DEUS. Andemos, pois, enquanto tenhamos o coração pulsando no peito, livres dos vícios, amando e auxiliando a todos os que se acheguem a nós, para que as portas para as luzes de DEUS se abram, de par em par, para dar-nos vitoriosa passagem.

                 A D A L B E R T O   G O M E S
          ===============================

Instrução da Madrugada - Frederico Sancarlo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                             08/07/2004
Instrutor: FREDERICO SANCARLO

“...de modo algum entrareis no reino dos Céus.” Estas são palavras ditas por JESUS ensinando-nos como e o que fazer para merecermos a felicidade reinante nos ambientes celestiais, onde a exuberância das formas e das luminosidades, a beleza dos ESPÍRITOS que aí se encontram e a força sublime de DEUS envolve, interpenetra, encanta e emociona permanentemente, cada bem-aventurado filho seu, assistente dos seus conselhos e que O serve gloriosamente!

As expressões de nosso Irmão Maior parecem uma condenação a jamais sairmos da ronda das encarnações difíceis e dolorosas, ou das trevas exteriores, se a isso nos fizermos passíveis pelo procedimento em contrário às leis divinas, que regem a vida vitoriosa em favor dos seres pensantes e os impulsiona aos níveis superiores, até que se integrem inteira e definitivamente na situação angelical, que é o fito do CRIADOR, porém, tais advertências têm a sua razão de ser, não sendo, absolutamente, uma condenação, pois, finaliza um ensino sublime, tomado-se o sentido profundo na sua íntegra contido: “SE não vos converterdes como uma criança, DE MODO ALGUM entrareis no reino dos Céus”. JESUS tomou a criança como um símbolo de simplicidade e pureza, que os adultos precisam assumir.

Com o entendimento do sentido verdadeiro das expressões do Mestre do Evangelho teremos, então, a certeza de que DEUS nos ama muito, nos auxilia oferecendo-nos os recursos imprescindíveis para que passemos por todas as provas e obstáculos que a vida suscita testando-nos o gênio, o querer e os esforços por alcançar o seu reino, ou a suprema conquista de mais nada de mal produzir, mas, somente o bem praticar, considerando isso como uma imperiosa e decisiva necessidade, e que ELE faça com que as luzes de si mesmo jorrem de nosso ESPÍRITO, portador da sua formosura, imagem e semelhança, que nada e nem mesmo a pior condita nossa, na mais terrível rebeldia, será capaz de anular!

Afinal, somos deuses e isso se compreende com facilidade. Somos sonhadores, projetamos e corporificamos os nossos pensamentos; também, quando decidimos destruir, assumimos a culpa, queiramos ou não, pois a Lei de Causa e Efeito é a vigilante cobradora da divina Providência e não concede perdão para as faltas que cometermos enquanto não liquidarmos valores correspondentes às contas que fizermos pelos erros. Estão percebendo? Não há perdão enquanto não liquidarmos os débitos assumidos? Lembremo-nos de JESUS, quando na parábola do mau servo faz indiscutível advertência: “E sereis metidos em prisão (a das encarnações e os sofrimentos corretores) e dali não saireis até que pagueis o último ceitil!”

Sairemos da prisão das dores pelo resgate, e, quando isso acontecer e não voltarmos a nos comprometer com as trevas, dominados pelas tentações e re-harmonizados com os a quem maltratamos, as reencarnações não mais nos parecerão castigos, pois, enquanto não nos tornarmos “perfeitos, como perfeito é o Pai celestial” modelo que nos foi proposto por JESUS, sofreremos até conquistar o merecimento de viver em mundos divinos, os quais, em última análise, formam o Reino dos Céus, das referências constantes do Mestre do Evangelho.

Estamos no exato lugar de nossas necessidades, a TERRA, com as aflições, gemidos e ranger de dentes, bem merecidos. Estamos, pois, metidos em prisão e daqui não sairemos enquanto permanecermos endividados. Entendamos que na rebeldia, mais tempo perderemos para a conquista dos bens eternos que DEUS tem preparado para todos nós, junto a si nas suas gloriosas propriedades! Abandonemos os vícios, tomemos a nossa cruz às costas, com bom e decidido ânimo e sigamos JESUS nas pegadas que ELE deixou impressas na tessitura de nossos ESPÍRITOS!


               F R E D E R I C O   S A N C A R L O
          ================================

terça-feira, 22 de maio de 2012

Instrução da Madrugada - Agripino Malano

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                  08/06/2004
Instrutor: AGRIPINO MALANO

ESPÍRITO filho do Supremo ESPÍRITO! Tua responsabilidade ultrapassa todos os limites havidos, porque tens de fazer-te perfeito em todos os pormenores da tua criação! Tuas virtudes devem ser elevadas ao último grau determinado para a tua estatura como filho d’Aquele que faz surgir do pó, os enxames estelares e neles, nos fulgores que expedem, as legiões infinitas da abençoada Humanidade a se transformarem em legiões de Anjos, para a sua e a tua exultação! Sê consciente da tua realidade e age como filho de DEUS! Aprende a amar como ELE ama! Aprende a perdoar, como ELE te pede perdoar o irmão que falta contra ti, lembrando-te que também agiste mal, em muitas ocasiões, contra aqueles que caminhavam contigo pelos caminhos de muitas reencarnações! Não és nem o maior, nem o mais sábio e nem o mais rico da CRIAÇÃO, mas, simplesmente um dos filhos do PAI CELESTE que te deu todos os irmãos das suas moradas para que, retornes com eles resplandecendo as luzes que ELE colocou em ti!

Façamos, em todos os dias de nossa vida, preces com esta do fundo do coração e dita com o mais puro dos sentimentos, sabendo que o PAI Maior a ouve e se agrada com a grandeza dos pensamentos e nos envia as suas bênçãos, auxiliando-nos para a continuação da jornada que estamos a fazer por entre as pedras das nossas imperfeições, que precisam ser arredadas, e as luzes formosas que ELE faz irradiar das suas entranhas divinas!

Pensemos constantemente, analisando o comportamento que temos, isso sem julgar-nos ínfimos e sem condenar os outros, porém, rebeldes e ingratos que se alimentam com os frutos ofertados pela exuberante NATUREZA sem lhes dar o valor que têm; que reviramos a terra à procura dos tesouros que DEUS colocou nela para o nosso bem e, como gênios do mal, os transformamos em metralhadoras e canhões e bombas destruidoras; lesamos e escravizamos os irmãos que nos foram dados para amar e que valem tanto como nós, na ordem da CRIAÇÃO; formada a família biológica a enxovalhamos com as nossas traições magoando os seus membros, que nos consideravam exemplos para si; que erguemos templos em honra ao ABSOLUTO CRIADOR e, em seu próprio nome expulsamos os irmãos que tentam falar-nos através dos mediadores capazes, pedindo a caridade do alívio ao seus tormentos e perdão para as faltas cometidas!

Ouçamos a voz da consciência que nos adverte sempre e de forma inequívoca, do que é bom e do que é mau para nós. Estamos algo crescidos como homens, pois, a nossa ciência já nos levou a fotografar o interior de nossos veículos de manifestação física e até trocar-lhe peças; adentramos muitos segredos da NATUREZA material, porém, precisamos crescer como ESPÍRITOS imortais que devem elevar-se ao REINO DE DEUS, para apresentar-nos aperfeiçoados e, aí, como JESUS e tantos outros vencedores, revelarmo-nos como verdadeiros filhos seus, fazendo-lhe a santa vontade, nas lides da Seara do seu reino.

Coloquemos humildade em tudo quanto façamos; tratemos os nossos irmãos como importantes membros da comunidade divina e que merecem, não obstante os erros de comportamento a nossa complacência, como desejamos tenham para conosco; em todas as ocasiões e em todos os atos, vejamos primeiro se não iremos prejudicar a alguém e se sim, sacrifiquemos os nossos desejos em favor da harmonia que deve reinar entre nós, terrenos, que estamos aprendendo a espelhar, em nós, a grandeza de DEUS!

DEUS nos ampare e JESUS nos guie pelos caminhos do vale de lágrimas das nossas ignorâncias, conduzindo-nos ao reino da LUZ eterna!

A G R I P I N O   M A L A N O 

Instrução da Madrugada - Ricardo Sabino Tebas

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                          08/04/2004
Instrutor: RICARDO SABINO TEBAS

DEUS fala diretamente aos homens, como vem sendo afirmado em textos bíblicos e repetido pelos sacerdotes de todas as religiões formais, ou, tradicionalistas? Obedecendo a nobres indicações dos mais elevados mentores terrenos, vamos discorrer sobre este assunto que é grave, e que tem sido motivo de muitos estragos culturais entre todos, pois, tomando-se ao pé da letra as divinas mensagens para a nossa orientação, cria-se uma falsa idéia de que tudo quanto se tem conhecimento sobre as LEIS e DETERMINAÇÕES divinas e, os deveres e responsabilidades dos homens, foram ouvidos da BOCA DO SENHOR! De fato, os antigos profetas, sempre afirmaram ter ouvido a VOZ de DEUS a lhes passar as suas REVELAÇÕES.

Primeiramente comentemos sobre a pureza do CRIADOR de todas as coisas. Conquanto nos falte capacidade para descreve-lo em sua grandiosidade, já compreendemos que ELE é o ESPÍRITO de cuja vontade derivam todos os prodígios expostos em a NATUREZA UNIVERSAL. Sua elevação é tal, que jamais homem algum pode, sequer, visualizar a luz direta d’ELE emanada. Pensemos nas distâncias que ainda não puderam ser medidas, a quantidade das galáxias e dos seus sistemas solares e destes os seus sistemas planetários. Pensemos que tudo isso se refere ao plano material, que é parte integrante do complexo universal. O universo material é renovado sempre, pois, é submetido à lei de progresso: sua criação tem vida, envelhecimento e morte, para renascer mais adiante, desde a bactéria ao colosso planetário! Além desta arrumação sábia, há um outro UNIVERSO, bem maior, definitivo desde toda a eternidade – o UNIVERSO ESPIRITUAL que se expressa em dimensões de número ainda desconhecido da maioria dos ESPÍRITOS, só conhecida e entendida pelos que atingiram o apogeu do desenvolvimento cultural e moral, que cabe a todos nós. E, neste caso, além de infinito número está o nosso JESUS, ou, em termos mais distintos, o nosso ESPÍRITO DE VERDADE.

O Senhor Supremo transmite suas determinações aos homens, porém, jamais de forma direta. Dado a inferioridade de nossa situação de alunos primários da Vida em estágios demorados de aprendizado, pois, exprimimo-nos em violências e vícios que nos colocam em deploráveis condições morais, julgando-se a TERRA ainda um mundo em que as expiações são muitíssimas, de quase todos os habitantes de sua lotação, encarnada e desencarnada, sofrendo cegueira e surdes para com as imagens e as harmonias divinas, que argumentos teremos para afirmar que ouvimos a voz de DEUS e vimos as suas radiosas luzes, se somente os puros ESPÍRITOS têm essa felicidade?

Qual de nós tem a petulância de afirmar que possui a elevação de JESUS, e, por isso ouvir as determinações diretas de DEUS? No EVANGELHO redivivo, temos a clara afirmativa que ainda precisa ser entendida no espírito da letra, que DEUS transmitiu as suas orientações primeiramente por Moisés e, depois, por intermédio de JESUS. Pelo que nos é dado conhecer, Moisés, embora tenha altos méritos, não poderia ouvir diretamente as revelações de DEUS, porém, JESUS, ou o ESPÍRITO DE VERDADE, sim, porque ELE tem assistido, juntamente com multidão dos puros, os conselhos do PAI celeste.

Todos os que afirmam ter recebido revelações de DEUS, ouvindo a sua própria voz, foram levados pelo assombro do que ouviram e como ouviram mentalmente dos altos Intermediários das ordenações divinas. O ESPÍRITO DE VERDADE recebe diretamente os Conselhos divinos e os transmite a ESPÍRITOS de grande elevação e estes, os retransmitem através da mediunidade dos encarnados possuidores dessa missão. Poucos são os encarnados que detém essa propriedade missionária de grande envergadura. Tobias foi inspirado pelo anjo que o protegia em sua viagem no deserto, mas não ouviu a sua voz. Moisés, assombrado durante sessões contínuas durante quarenta dias e quarenta noites, “ouviu” as vozes dos Instrutores Reveladores das LEIS DE DEUS, como vindas da SARÇA ARDENTE, conforme sua descrição. Os desejos e os imperativos de DEUS nos vem através de uma cascata de luminosos OBREIROS DA VIDA ETERNA.

A voz de DEUS, ninguém ouviu porque ELE não é homem, mas, ESPÍRITO supremamente perfeito que transmite sua vontade pelo pensamento. Os ESPÍRITOS que renteiam os homens é que transmitem suas mensagens pela voz dos médiuns encarnados! A voz é dos homens e a linguagem dos ESPÍRITOS é a do pensamento!


           R I C A R D O   S A B I N O   T E B A S 

Instrução da Madrugada - Cabeça Limpa e Zezinho Preto

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                        08/03/2004
Instrutor: CABEÇA LIMPA

Salve! Sou pele vermelha que enfrentou muitas batalhas de morte, saindo ferido, mas, vitorioso, com os companheiros de tribo, mas, ao saber que o GRANDE ESPÍRITO quer o respeito pela vida, a vergonha cobriu o que ele pensou que fosse honra!

As penas amarradas na cabeça, ele jogou fora e os escalpos guardados como troféus da bravura, viraram troféus da desobediência às leis do GRANDE ESPÍRITO. Este índio sente vergonha de ter matado muitos homens, que são irmãos, porque todos os espíritos são irmãos, e devem se amar e proteger para serem dignos para o CRIADOR de todas as coisas.

Aos irmãos brancos, que odiei, que persegui, matei e tirei o escalpo, peço o seu perdão, porque não sabia que matar contraria a vontade poderosa e sábia do GRANDE ESPÍRITO. Agora que sabe, prefere morrer a agredir qualquer irmão de caminhada para ELE. Nenhum homem precisa matar para viver, nem matar para se sentir homem, precisa sim, respeitar a vida do semelhante e a sua e fazer só coisas formosas que agradam o coração e o ESPÍRITO. Viver e ajudar os irmãos a viverem com alegria e dignidade, honra os filhos do GRANDE ESPÍRITO.

Agora, este índio é chamado de CABEÇA LIMPA, porque não tem penas amarradas nela e desapareceram os fantasmas dos mortos nos combates dos ódios.

                   C A B E Ç A   L I M P A
-----------------------------------------------------------------------------


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                    08/03/2004
Instrutor:  ZEZINHO PRETO


Se os negros não fossem gente, DEUS não lhes teria dado inteligência e um coração para amar. Mas, tem um problema muito grande para resolver: o ESPÍRITO que está dentro deles.

Os ESPÍRITOS dos negros nem sempre encarnaram como homens de pele negra. Também, muitas vezes encarnaram na raça branca e em outras que existem na TERRA. 

Ferozes guerreiros que assaltavam povoados e faziam escravos dos vencidos. Que faziam festivais de matança nos circos romanos, como senhores assistindo os espetáculos ou como gladiadores que se acreditavam deuses das arenas e que tinham prazer em ferir e ver sofrer os pobres vencidos!

Pobres orgulhosos que DEUS, em suas novas encarnações, fez nascerem em pele negra para serem escravizados e açoitados nos troncos e pagarem, assim, os males que fizeram aos seus irmãos de caminhada. Este negro já sabe quando doeram as feridas que ele abriu nos lombos e nos peitos daqueles que ele ofendeu antes. Agora só quer paz com todos e mostrar que está reformado pela dor que o fez sofrer, também.

                   Z E Z I N H O   P R E T O  

Instrução da Madrugada - Remício Triunfo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                        08/01/2004 
Instrutor: REMÍCIO TRIUNFO

A vida só nos valerá, com amor e devotamento ao BEM! Assim nos ensinou aquele enviado de DEUS a TERRA, a quem ainda chamamos e chamaremos sempre, JESUS, o manso e humilde de alma e coração!

De onde terá vindo esse ESPÍRITO tão cheio de luminosidades das luzes benditas de DEUS, tão puro e tão dadivoso? De que mundo, de que estrela e de que galáxia, com certeza tão distante tanto no tempo quando no espaço? Terá ELE sido criado como nós outros, passado por todas as peripécias e por todas as dificuldades pelas quais, também, passamos e passaremos a cada dia? Como chegou ELE a esse estágio de glória e de supremas grandezas?

Tão difícil será para nós, responder a essas perguntas formuladas, com a correção da VERDADE, contudo, refazendo lembranças do que nos têm ensinado os maiores da Espiritualidade, concentradores dos seus potencias de saber sobre o complexo da VIDA forjado por DEUS para o Universo e suas criações, poderemos dizer que tanto ELE quanto todos os demais ESPÍRITOS, têm o mesmo ponto de partida e de chegada; têm as mesmas aptidões e os mesmos valores embutidos em si mesmos, como heranças divinas e instrumentais de progresso e elevação, a descobrir, desenvolver e aplicar em favor de si próprios e no de todos os demais semelhantes que façam parte das mesmas experiências de momento, na extensão da Eternidade da Obra divina.

Assim posto, em termos leves, temos que JESUS fez, outrora, em milênios que se perdem na voragem do Tempo, o mesmo percurso obrigatório a todos nós, Inteligências imortais. Também foi mônada, também foi entregue a um tutor planetário, também encarnou e reencarnou tantas vezes, vestindo a indumentária apropriada ao mundo que o recebeu, feito especialmente para a leva primitiva da qual fazia parte. A galáxia onde se encontrava o mundo em que vestiu pela primeira vez as roupagens humanas não mais deve existir, pois, elas, seus sois e planetas, também, têm vida e morte como todas as formações em matéria! Só mesmo os ESPÍRITOS, após sua criação, guardam imortalidade! Não nos preocupemos com aqueles que negam a vida após a morte! Eles passarão como nós pelo mesmo processo e, com certeza, mais tarde, defenderão não a tese, porém, a realidade dessa disposição estabelecida pelo Gênio divino! JESUS, o ESPÍRITO DE VERDADE que nos deu DEUS, chegou ao ponto mais alto e definitivo junto ao PAI supremo, impulsionado tanto pelas necessidades e entendimento próprios, quanto pelas bênçãos e diretrizes divinas, como nos tem acontecido, só que ainda nos encontramos bem distantes do epílogo das conquistas por ELE feitas.

O que queremos focalizar, aqui, e,m nosso comentário e nesta reunião de estudos e expansão de conhecimentos, é que o amor de DEUS é amplo e dado, como o deu a todos nós, porém, somos intimados ao trabalho com dedicação e progresso moral, passando pelos caminhos do BEM, nas galáxias que são os viveiros dos mundos materiais do Infinito, justamente o ambiente que todos os ESPÌRITOS estão obrigados a respirar, como escolas para o seu aperfeiçoamento e méritos para ir viver, depois de todas as tarefas cumpridas, junto ao CRIADOR, e, com ELE, e sua vontade agir em consonância com as suas diretrizes para a Vida Cósmica, ou nos planos material e espiritual.
JESUS, meus irmãos, cresce tanto para nós, na medida em que se coloca como o exemplo divino para a glorificação da VIDA e como modelo para nós outros que lhe estamos entregues! O seu amor é tão grande, que se faz capaz de aceitar contingências e exigências de sacrifícios por nós, sem sequer dispor uma só repreensão aos seus algozes, e, foi grandioso ao pedir ao PAI supremo, perdão para ele!
Se quisermos avançar nos rumos de DEUS, temos de fazer (e podemos faze-lo) o que ELE fez: amar, amar e amar a tudo e a todos e auxiliar os que estão no mal a se salvarem da treva em que se meteram, amando, também, até mesmo aqueles que nos fizeram ou fazem tanto mal!

Não poderíamos encerrar os nossos comentários sem que todos nós, que O temos conosco como FAROL a iluminar nossos caminhos, a DEUS agradeçamos a Vida e os Exemplos magníficos e salvadores desse ANJO bendito da sua Corte celeste, que é JESUS!

Remício Triunfo

Instrução da Madrugada - Astúrio Contador

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                               07/12/2004
Instrutor: ASTÚRIO CONTADOR


“Vim para que os cegos vejam e que os que vêem fiquem cegos” disse JESUS! Que expressões são essas que vêm de um Mestre que DEUS nos enviou para ensinar-nos o caminho seguro que nos há de conduzir até ELE, preparados para encontra-lo e entende-lo como o PAI supremo que nos criou a partir de um desejo e para povoar, por momentos da eternidade, os seus mundos, ou moradas da sua casa, tornando-nos cidadãos das terras, dos sois e das estrelas e, por isso, por merecermos sempre o melhor do seu reino e dignos da sua paternidade!

Somos cegos, hipoteticamente falando-se, porque a ignorância das realidades divinas é muito grande e, até mesmo os concernentes às do Planeta que habitamos, também. E, porque JESUS veio para ensinar-nos lições sobre as coisas da vida divina, abrir-se-nos-ão os olhos para que possamos enxergar as grandiosidades da alma e as do mundo divino que deveremos conquistar, e, a enormidade das nossas animalidades que merecem e precisam ser eliminadas totalmente à base de uma boa educação moral e cultural, que nos eleve em sabedoria e em humildade, respeito e amor ao próximo, como a DEUS acima de todas as coisas e, a nós mesmos, que não somos deste mundo, mas sim, do mundo em que DEUS reina soberanamente e aí, com ELE, ter a vida eterna!

Então, com os olhos abertos vejamos bem e já não caiamos nas valas fundas e nem nas valetas, aparentemente inofensivas e tenhamos condições de caminhar com a dignidade que nos é exigida pela condição que temos, de imagens e semelhanças do CRIADOR, deixando rastos leves e bem feitos, merecedores das atenções do que nos tenham visto passar, em nada nos atando aos males tão comuns enquanto os nossos olhos fechados se encontram. Abertos, eles verão a beleza do amor divino, que enfeita de flores e perfumes, os vales e os montes e até os alagadiços, infundindo-nos um grande amor pelas coisas santas e o desejo de santificarmo-nos, também, e num esforço sincero, também sejamos perfeitos como tudo é perfeito na CRIAÇÃO!

Agora, aqueles que dizem tudo ver e tudo saber, ao ouvirem falar as coisas que JESUS trouxe para os homens, em nada concordando com o que pensam saber, inventando, a cegueira se abate pesadamente sobre eles, por isso que entram em revolta íntima e vociferam pragas a quem se atreva afrontar-lhes a ira e as pretensões, às verdades falsas que tenham e o crédito que se dêem, por dirigirem suas coisas, como se de nada tivessem de dar contas ao Supremo Juiz da Vida! Porque ficaram cegos, rancorosos e indignados com o que JESUS pronunciou como verdades dos Céus, junto às massas populares, fizeram que o prendessem e o crucificassem, assumindo os pecados próprios, sem saberem que teriam de sofrer as terríveis conseqüências, quando seus olhos puderem ver!

Cegos brutais que dizem ver, mas, que não enxergam um centímetro adiante dos seus narizes, que não se aquilatam de que zombam da vida, enxovalham a honra e a decência, com os seus crimes e a sua devassidão, sustem a marcha, entrem em meditação examinando os passos que estão dando na direção dos precipícios infernais e retornem à razão, ouvindo e adotando a Cartilha da humildade e da santidade, de JESUS. Em assim fazendo, seguramente os seus olhos voltarão a ver os efeitos da grandiosidade do amor que gera a caridade universal, isto é, para com tudo e para com todos, como o exigido pelos projetos e pela vontade suprema de DEUS! Cegos brutais, mas irmãos queridos, voltem à razão e compreendam que fazem muito mal para seus irmãos e, para si mesmos, muito mais.

Cegos que abrem os olhos para ver e compreender a VERDADE QUE LIBERTA, em tudo o que é de DEUS e a malesa e a devassidão em todas as coisas que fazem a indignidade do ser humano, fiquem com JESUS e sigam em frente, com fé e esperança, pelos caminhos do bem, porque DEUS nos espera como o Pai amoroso da Parábola do Filho Pródigo!


              A S T Ú R I O   C O N T A D O R
       ================================

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Manoel Philomeno de Miranda

"Pelo pensamento, cada um de nós
elege a companhia espiritual que melhor nos apraz".
(Manoel Philomeno de Miranda)


 

Instrução da Madrugada - Jesuíno Cardinal

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                    07/10/2004
Instrutor: JESUÍNO CARDINAL


Lembremo-nos da alta filosofia gerada por JESUS entre nós ao pedir-nos perdoar os nossos inimigos, além de todas as inclinações de nossa insipiente educação para a vida em comum com a multidão dos irmãos que DEUS nos deu para companheiros das lutas evolutivas, parceiros da Vida eterna que deverão alcançar como nós, o mais alto grau de progresso e ventura no seu reino divino.

Lembremo-nos, principalmente, que é o AMOR o combustível que nos impulsionará vitoriosamente, em todo o decorrer das nossas andanças pelos longos caminhos do aprendizado angélico. Sim, fomos formados essencialmente iguais ao CRIADOR, que nos ofereceu trabalho e escolaridade nas escolas/oficinas dos mundos que enxameiam o espaço infinito do seu reino, para que nos preparemos de maneira a alcançar a perfeição de anjos e, então, livres das algemas benfeitoras, mas, aprisionadoras da matéria, vivamos a vida feliz vivida por eles que formam as suas equipes divinas a assistirem as antigas como as recentes levas de filhos seus que vão percorrer, também, as mesmas estações evolutivas que eles percorreram antes.

Iguais ao CRIADOR na essência pura, portadores das suas eternas virtudes, valores em embriões que deverão ser cultivados por nós, em experiências reiteradas e que, efetivamente, nos acompanhem o crescimento intelecto/moral para a conquista da plena sabedoria na destinação do AMOR capaz de todos os sacrifícios, para o bem próprio e o dos irmãos em humanidade. Não iguais, desde o acordar de nossa consciência, pois, durante dilatado tempo teremos de usar as formas humanas, que são um revestimento material, retirado do próprio mundo em que somos postos a estagiar - os corpos físicos. Um deles, pesadão, sujeito a desgastes, envelhecimento e morte e o outro, sem nascimento e sem morte, um primor de plasticidade e leveza, que acompanha o ESPÍRITO até a sua completa depuração, desaparecendo com a sua entrada nos planos puramente espirituais, onde se pode estar em presença de DEUS, de volta do giro preparatório que pode levar milhões de anos dos que contamos na TERRA.

Para evoluir, temos todos os recursos e com todos os recursos as virtudes divinas que temos de descobrir e fazer se avultem dignificando-nos como cópias do PAI eterno. Então, recordemos algumas expressões de formoso filósofo, evidentemente influenciado pela beleza da DOUTRINA do ESPÍRITO DE VERDADE, o nosso Diretor Planetário.Disse ele: VIVE DE TAL FORMA QUE, AO PARTIRES DESTE MUNDO, TODOS CHOREM, SÓ TU SORRIAS. Não é com outro sentido que JESUS nos pede que nos façamos perfeitos como perfeito é o PAI celestial.

Façamos um exame, superficial mesmo, em torno de nossos atos, para verificar como estamos nos comportando. Amando a DEUS sobre todas as coisas, guardamos os seus mandamentos. Estamos guardando-os? Se os guardamos, por que todos esses vícios que nos invadem e dominam? Amamos os nossos semelhantes como protestamos em nossas orações? Por que, então, essas desavenças e esses ódios? Por que ainda não nos convencemos que somos filhos de DEUS? E se estamos convencidos, por que amaldiçoamos os pobres pecadores e os condenamos às chamas dos Abismos?

Repensemos os nossos modos e façamos o que JESUS nos aconselhou e exemplificou: amar e perdoar os ofensores, para sermos misericordiosos como misericordioso é DEUS! Vivamos de tal modo que ao partirmos da TERRA, tenhamos uma recepção digna dos nossos esforços evolutivos, e, chorem os que ficam e a alegria santa seja a nossa graça!


                    J E S U Í N O   C A R D I N A L
             ===============================

Instrução da Madrugada - Reinaldo Frates

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                      07/09/2004
Instrutor: REINALDO FRATES

A inferioridade moral é a força que nos tem impulsionado duvidosamente pelos caminhos do vício, da violência, da descrença em DEUS, do objetivo da vida que ELE criou e do destino que deu a todos nós.

Examinemos alguns pormenores que têm escapado à observação da maioria dos ESPÍRITOS desencarnados e, também, de uma parte dos que se encontram encarnados no ambiente terreno, a ver se mudamos os conceitos e as conjecturas que fazemos, em relação ao nosso existir provisório com a indumentária de homem e definitivo fora dela, como ESPÍRITOS e, portanto, como seres que não têm morte, mas vida do mundo real de DEUS, em que tudo é eterno.

Para quê nos serve esse aparato monumental dos céus, que se enfeita de nuvens (hidrogênio livre), onde brilha potente um sol de quinta grandeza, ainda, segundo classificação dada a ele pelos cientistas e, à noite quando ele foi iluminar o outro lado do planeta, esses enxames de pontinhos luminosos, que chamamos de estrelas, algumas pequenas, outras de dimensões gigantescas, que são, em última análise, antigos planetas expondo luz própria e, segundo veneráveis benfeitores do plano Espiritual, contém brilhantes parcelas da Humanidade universal, a um passo da situação Angélica?

Para quê esses prodígios no envoltório e nas entranhas profundas da TERRA, onde observamos e deles nos valemos para viver como homens, sementinhas que formam árvores que dão frutos deliciosos, que dão sombra acolhedora, que formam matas protetoras da multidão de espécies animais, das vertentes do elemento básico de nosso corpo humano, que guarda em profundidades variáveis, os metais com os quais fazemos mil e uma utilidades para o uso do dia-a-dia? E os nossos corpos auxiliares dos quais nos valemos para o trabalho, para as alegrias da família formada ao amparo doe bem-querer?

Para quê esse sentimento suave, abençoado, o AMOR que, por enganosa conceituação, tem sido chamado de paixão, pelo qual somos atraídos a uma companheira (se estivermos homens) a um companheiro (se estivermos mulher), prometendo de modo mútuo, fidelidade até que a morte nos separe? Para quê essas exemplares obras que realizamos, como nossas casas e o conforto que para nós colocamos nelas? Para quê os avanços tecnológicos que nos oferecem o automóvel, as facilidades da comunicação, que nos põem nas mãos, minúsculo aparelho pelo qual ouvimos e vemos a imagem de quem nos dirige a palavra? E os equipamentos mais precisos, postos à disposição da medicina, pelos quais é possível verificar detalhes nítidos e reais de nossa intimidade física, com isso mais adequadamente salvando vidas por mais algum tempo?

Para quê a crença em DEUS, que muitos entendem pura perda de tempo, já que a vida é tão curta, acabando em poeira? Para quê, então, esses sentimentos que se nos afloram ao pensamento, de que somos filhos de um SER supremo, que nos ama e tudo fez e faz para a nossa felicidade, que sintamos a alegria de viver para servir e fazer somente o bem, imitando a grandeza do amor divino que vem d’ELE? Para quê, afinal, a vida e as oportunidades que temos engrandecendo- nos como valores da CRIAÇÃO?

Concluamos: Somos filhos de uma inteligência suprema, que chamamos DEUS! Tudo o que existe em a Natureza é bom e para o nosso bem! O sol, as estrelas, os planetas, os valores materiais, a inteligência, os sentimentos nobres, tudo, tudo mesmo, nos vem de DEUS e é para nosso desfrute, progresso e crescimento moral e, auxiliares para irmos de volta a ELE, como no caso do Filho Pródigo da parábola feita por JESUS. DEUS nos criou como cópias de si mesmo que têm o dever de aperfeiçoar-se para merecer ir estar com ELE em toda a eternidade, participando das tarefas benditas requeridas em toda a CRIAÇÃO!


                              R E I N A L D O   F R A T E S
                       =============================

Instrução da Madrugada - Velho Caçador e Quirino Mansidão

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                  07/06/2004
Instrutor: VELHO CAÇADOR

Índio amar os agressores que fizeram muitas ofensas a ele e à sua tribo e ele se revolta quando lhe dizem ser preciso isso.

Muitos homens vieram à aldeia da tribo com presentes que brilham e falam bonito, que querem ser amigos dos índios, que vão proteger a tribo dos ataques dos ambiciosos e comem a comida e bebem com eles e tudo parece alegria. Depois, quando a noite vem, eles matam crianças, mulheres, velhos e os guerreiros e caçadores que acreditaram nas palavras deles...E incendeiam tudo!

Os brancos, como se comportariam? Não odiariam os agressores? Não procurariam vingar as traições recebidas? Só os índios é que precisam perdoar?

Este índio responde com uma verdade formosa vinda do coração, que ele aprendeu de um homem bom: os índios e todos os brancos que recebem qualquer agressão devem perdoar, porque TUPÃ que é sábio e justiceiro, não permite que aquele que não fez mal algum, sofra injustiça. Qualquer branco ou índio que sofra maldades, muito antes, em outras vidas, também fizeram traições e mortes e foram perseguidos pelo ódio e pela vingança. E se fizerem vingança voltarão a sofrer.

Melhor perdoar e ficar livre da agressão, do ódio e da vingança! TUPÃ se agrada com o filho que quer a sua justiça! Então, perdoar sempre!


                     V E L H O   C A Ç A D O R
             ============================


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           07/06/2004
Instrutor: QUIRINO MANSIDÃO

Salve, irmãos! DEUS seja louvado!

A TERRA está em festa! Por todas os lugares os homens se abraçam e desejam felicidade! Nenhuma criança doente ou abandonada, nenhum jovem usando droga, nenhuma mulher abortando ou traindo o marido! Nenhum homem roubando ou vagabundeando, mas, trabalhando e produzindo com valor: a TERRA é agora uma grande escola das coisas da alma e de DEUS e não tem mais comércio explorador, nem dinheiro para fabricar ambição...Ninguém mais passando frio ou fome, nem sem terra, sem teto e sem trabalho! A TERRA agora é um mundo feliz!

É assim que a TERRA vai ficar, quando os homens se reconhecerem como irmãos, a criança protegida, os jovens educados, os moços respeitosos, os velhos contentes, sem sentir o peso dos anos vividos, as mulheres respeitando o filho que cresce na sua barriga e todos agradecidos a DEUS pelas bênçãos que ELE dá!

Temos que ser bons como DEUS é bom. Foi JESUS que aconselhou isso! Salve!


               Q U I R I N O   M A N S I D Ã O
      ================================

Instrução da Madrugada - Felício Santos

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                07/05/2004
Instrutor: FELÍCIO SANTOS

JESUS é a forma humana que o alto ESPÍRITO DE VERDADE escolheu para corporificar-se entre nós e dar atendimento às profecias em torno de sua vinda e execução de arrojado plano diretor para a parcela terrena da Grande Humanidade que lhe foi entregue. ELE é um ser real e não uma fantasia nascida da exaltada imaginação dos homens e nem uma figura serva na qual encontraríamos apoio para falcatruas religiosas ou pessoais. JESUS com o seu EVANGELHO nos ensina a encontrar o caminho real e limpo, mesmo entre as veredas ensombradas dos vícios que têm feito perder-se a tantos.

De fato, não nos assegurou ELE que, para segui-lo nas suas pegadas, teremos de tomar a nossa própria cruz às costas e leva-la com disposição e coragem até o fim? Acaso alguma vez disse aos seus discípulos que bastaria ter fé e crer n’ELE para sermos salvos de nossos desacertos e desrespeitos às leis de DEUS? Em nenhuma ocasião acenou com a nossa salvação de forma gratuita e, sim, pelo resgate integral de todos os erros que houvermos cometido. Estas expressões d’ELE, dizem-nos claramente sobre a necessidade do cumprimento cabal de nossos deveres e responsabilidades perante o mundo dos homens e o de DEUS: “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM IRÁ AO PAI SENÃO POR MIM”.

Atentemos bem para tais advertências! É como se ELE dissesse trazer a VERDADE dos Céus, que os homens ainda não conheciam senão em frações mais ou menos diminutas e de mistura com mentiras engendradas pelos falsificadores das revelações divinas. Com a verdade que trazia seria restabelecida a fé num DEUS de sabedoria, amor, justiça e misericórdia, em substituição aos deuses dos pagãos, ao deus rancoroso dos judeus e o adotado pelos cristãos da Idade Média. A vida, em si mesmo trazia de DEUS para oferece-la a nós, mas, em conquista pelo esforço eivado de boas realizações e de caridade, tanto para conosco quanto para com todos os demais irmãos de caminhada evolutiva. Ninguém, ninguém mesmo, conseguirá ir a DEUS por is só, ou dando ouvidos aos fraudadores, pelos falsos profetas, ou mesmo, pelos verdadeiros, porque eles não possuem a luz potente que haveria de iluminar o caminho pelo qual O encontraríamos. JESUS é o único a mostrar os legítimos modos para esse encontro com o PAI celeste.

O ESPÍRITO DE VERDADE tem cumprido com rigor tudo quanto de si mesmo foi anunciado desde os primórdios da Humanidade terrena e tudo quanto prometeu, também, como JESUS aos que lhe foram entregues pelo PAI celeste para que os orientasse no aprendizado inicial e a conquista da moral evangélica, que podemos assegurar, é a moral dos Anjos! Os ensinamentos de JESUS, após salvar-nos de todos os vícios, nos acompanharão Universo afora, até adentrarmos, por merecimento, o reino de DEUS, que é de esplendores inconcebíveis por nossas mentes, de alegrias que ainda não entendemos e de felicidade que não pode ser dos mundos materiais, e aí, será bem longe da estagnação no ‘doce nada fazer’. Pensemos no exemplo de JESUS: ESPÍRITO que alcançou a maior distinção divina, desceu às trevas com a missão de dirigir a formação de um novo mundo, trazendo consigo alguns bilhões de Mônadas, ou ESPÍRITOS incubados, para que fossem instalados nele e, aí, sob o seu tirocínio santo, eclodissem, crescessem e se tornassem cidadãos do Universo de DEUS!

Alcançar o Céu, não é ganhar status nobre e estacionar, mas sim, para ações em consonância com os projetos de DEUS, reeditando luminoso exemplo desse fulgente ANJO que chamamos JESUS, pois, a CRIAÇÃO é contínua e o trabalho de DEUS jamais é interrompido! Devemos seguir JESUS nas suas pegadas, cruz às costas, perseverando no bem, na fé, na esperança e na caridade, pois, é por ELE, e só por ELE, que iremos alcançar o Céu de DEUS”!  


             F E L Í C I O    S A N T O S

Instrução da Madrugada - Lobo Caçador e Tibério Louzada

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                              06/12/2004
Instrutor: LOBO CAÇADOR

Muitas foram as guerras entre tribos e contra brancos em que tomamos parte e sempre sobraram montões de corpos mortos no campo de batalha ou nas gargantas dos montes, onde armávamos os ataques. Os corpos eram levados para o acampamento pelos que continuaram vivos, para que seus espíritos saíssem deles e fossem cavalgar em glórias nas pradarias formosas do GRANDE ESPÍRITO. Acreditávamos assim porque assim éramos ensinados.

E quanta decepção tivemos, nunca foi verdade isso! Os bravos eram recebidos no mundo dos ESPÍRITOS, como pobres enganados pelo orgulho e uma falsa lei que não era lei do GRANDE ESPÍRITO, mas, dos homens que inventaram ser de ódios e vinganças a vontade d’ELE!

E o campo de batalha ficava forrado de índios mortos e índios feridos gemendo e outros mostrando escalpos sangrentos, como troféus de sua bravura, como se matar o irmão fosse honra e glória. No mundo dos ESPÍRITOS, os formosos cuidam dos enganados, e ensinam para eles que o GRANDE ESPÍRITO não quer morte, nem ódios nem vinganças, mas entendimento e vida, perdão das ofensas e traições e muita paz! E quem isso faz é seu bem-amado e coberto de glórias nas suas pradarias. Neste dia, este índio pede paz e concórdia entre todos. Salve.

               L O B O   C A Ç A D O R 
=================================



INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                             06/12/2004
Instrutor: Tibério Louzada

Este negro era muito feliz na África, com suas matas grandes e a abundância de caça, até que a aldeia foi invadida por homens brancos fortemente armados. E fizeram grande estrago. Os que não morreram, nem fugiram, foram amarrados e, depois, levados a uma canoa bem grande, onde foram acorrentados no seu porão, e passaram sede e fome até um porto distante, para serem vendidos para fazendeiros de cana e café.

Este negro lembra do sofrimento passado e não reclama. Forte e bem disposto, agüentava grandes feixes de cana que levava para o engenho, ou sacas de café que levava para o terreiro onde o café era secado. Quantas vezes foram as que este negro nem podia dormir de tanta dor no corpo e, se não podia trabalhar, era posto no tronco e apanhava de chibata e tinha o couro salgado para ficar bom logo e poder trabalhar.

Muitas foram as vezes que este negro odiou o seu senhor e desejou estrangula-lo. Agora, como ESPÍRITO já sabe que ele se vingava do inimigo de outras vidas que o fez escravo e judiou muito dele, também, por isso, agradece a DEUS, nosso Pai e Senhor verdadeiro, que na sua bondade permite que os seus filhos devedores paguem pelo mal feito e fiquem livres para continuar a aprender as lições que a vida dá e merecerem as suas bênçãos.

Ser bom e amigo de todos é a lei de DEUS. Salve todos.

                 T I B É R I O   L O U Z A D A
            ============================

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Uniões Enfermas - Emmanuel e Chico Xavier


Se te encontras nas tarefas da união conjugal, recorda que ora a execução dos encargos em dupla é a garantia de tua própria sustentação.

Dois associados no condomínio da responsabilidade na mesma construção.

Dois companheiros compartilhando um só investimento.
*
Às vezes, depois dos votos de ternura e fidelidade, quando as promessas se encaminham para as realizações objetivas, os sócios de base da empresa familiar encontram obstáculos pela frente.

Um deles terá adoecido e falta no outro a tolerância necessária.

Surge a irritação e aparece o ressentimento.

Em outras ocasiões, o trabalho se amplia em casa e um deles foge à cooperação.

Surge o cansaço e aparece o desapreço.

Hoje - queixas.

Adiante - desatenções e lágrimas.

Amanhã - rixas.

Adiante ainda - amarguras e acusações recíprocas.

Se um dos responsáveis não se dispõe a compreender a validade do sacrifício, aceitando-o por medida de salvação do instituto doméstico, eis a união enferma ameaçando ruptura.
*
Nesse passo, costumam repontar do caminho laços e afinidades de existências do pretérito convidando esse ou aquele dos parceiros para uniões diferentes. E será indispensável muita abnegação para que os chefes da comunhão familiar não venham a desfazer, de todo, a união já enferma, partindo no rumo de novos ajustes afetivos.
*
Entende-se claro que o divórcio é lei humana que vem unicamente confirmar uma situação que já existe e que, se calamidades da alma pendem sobre a casa, não se dispõe de outra providência mais razoável para recomendar, além dessa. Entretanto, se te vês nos problemas da união enferma e, principalmente se tens crianças a proteger, tanto quanto se te faça possível, mantém o lar que edificaste com as melhores forças do espírito.

Realmente, os casamentos de amor jamais adoecem, mas nos enlaces de provação redentora, os cônjuges solicitaram, antes do berço terrestre, determinadas tarefas em regime de compromisso perante a Vida Infinita. E, ante a Vida Infinita convém lembrar sempre que os nossos débitos não precisam de resgate, a longo prazo, pela contabilidade dos séculos, desde que nos empenhemos a solve-los em tempo curto, pelo crediário da paciência, a serviço do amor.


Pelo Espírito Emmanuel

XAVIER, Francisco Cândido. Caminhos de Volta. Espíritos Diversos. GEEM.