sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O PODER DAS PALAVRAS - gotas diárias

"Substitui, no teu vocabulário, as más pelas boas palavras.
Expressõeschulas e vulgares talvez estejam na moda, porém “envenenam o coração”.
A palavra é instrumento da vida para a comunicação, o entendimento, e não arma de agressão, violência e vulgaridade.
O uso irregular das palavras corrompe a mente e rebaixa o homem.
O verbo expressa a qualidade moral do indivíduo.
Porque há pessoas que falam bem e são más, não é justo que, sendo bom, te apresentes mal."
 
 

E a Vida Continua - filme


Sobre o filme
Quando o carro da bela e jovem Evelina (Amanda Costa) quebra na estrada, ela não faz ideia de como seus caminhos serão profundamente alterados para sempre. Socorrida pelo gentil Ernesto (Luiz Baccelli), Evelina logo fica sabendo que tanto ele como ela estão indo exatamente para o mesmo hotel.
Coincidência? Talvez, mas Ernesto não acredita em coincidências.

Imediatamente eles desenvolvem uma amizade tão sólida que persistirá quando ambos passam para o outro plano. Será ali, do outro lado da vida, que Evelina e Ernesto enfrentarão enormes dificuldades e desafios, onde não faltarão surpresas e surpreendentes revelações?

O filme é baseado no best-seller espírita “E a Vida Continua”, escrito em 1968 pelo espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Trata-se do 13º e último livro da série “A Vida no Mundo Espiritual”.

http://www.eavidacontinuaofilme.com.br/

domingo, 26 de agosto de 2012

Instrução da Madrugada - Francisco Carrato

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           10/02/2005
Instrutor:  FRANCISCO CARRATO

Ansiamos pela paz, no entanto fabricamos desavenças entre companheiros, distúrbios entre comunidades e guerras entre nações, tudo por conta do orgulho, do egoísmo e de ambições descabidas, vícios que nos vêm contaminando a personalidade em formação, desde que nos entendemos como gente, isto é, que se nos acordou a inteligência e os fulgores da razão começaram a mostrar-nos precisar de muito cuidado com o que arquitetarmos e decidirmos fazer, porém, inconsiderada e teimosamente, temos ido em frente, desenvolvendo ações, sendo a maioria delas em flagrante desrespeito às leis da vida ou, em melhor expressão, de DEUS.
Reconhecemos serem as leis da Natureza, vindas de DEUS, poderoso Senhor do Universo formado pelas dimensões materiais e espirituais e nos cremos integrados nelas, seja nos momentos que passamos envoltos pelos mantos das carnes que apodrecem e voltam ao pó, seja quando desligados delas e errando nalgum espaço da amplidão onde o Tempo não é contado pelas fórmulas conhecidas nos meios humanos, pois, ele vige num SEMPRE AGORA! Reconhecemos, mas não completamente e nem todos, que possuímos um formoso destino nos planos de DEUS. Após a morte do nosso envoltório material e conforme os merecimentos que tivermos, deveremos alcançar os ambientes iluminados desde onde ELE, em absoluta sabedoria, bondade e justiça, governa o infinito complexo da CRIAÇÃO. São lindíssimas essas mentalizações e valiosíssimas também, porém, d’ELE nos têm vindo sacratíssimas orientações que conhecemos de sobra, inclusive de cor e salteado, que são as profecias da salvação, principalmente através de JESUS, no seu brilhante EVANGELHO, o qual posto em prática, nos valerá como passaporte bastante para futuro ingresso no reino de DEUS.
 Reino de DEUS! Objetivo de todos os que crêem n’ELE, na sua suprema sabedoria e supremos poderes, porém, devemos considerar que não é com uma existência metidos na prisão do casulo físico que o conquistaremos. Todos nós que aqui nos encontramos, nestes momentos de liberdade temporária e curta, já entendemos que não é assim tão simplesmente, como se têm disposto tão inconsideradamente desde os púlpitos religiosos. Convenhamos que não obstante estudos e diplomas recebidos em teosofía, a maior parte dos doutrinadores se têm enredado com afirmações que, absolutamente, nada valem e nem mesmo valem as doações seja em dinheiro ou espécie exigidas como pagamento, às coisas e situações divinas, porque também nós, estamos agora, sentindo a nulidade de suas pretensões, já que o sofrimento e as decepções nos têm acompanhado mostrando-nos essa realidade.
Verdade é, irmãos presentes, que não valem coisa alguma as moedas dadas com a intenção de comprar o CÉU com a felicidade que ele nos oferece, pois, aqui não têm circulação porque inexistem os valores correntes no comércio do mundo material. Quem é moralizado, quem tem puro e manso o coração, conforme o dizer de JESUS, quem trabalha com alegria e respeito e obtém êxito em suas empresas, tem consciência de que tudo lhe foi dado como empréstimo por DEUS, quem fez do amor e da paz, a bandeira de suas ações, é que tem merecimentos para ser feliz, conquanto ainda tenha outras providenciais incursões pela TERRA, para conquistar estadia noutros mundos em meio às estrelas, onde se exercitará muito mais, para tornar-se puro e merecedor de VER, OUVIR e sentir DEUS, em sua prodigiosa realidade.
Pode-se ganhar o mundo, com trapaças e violências, porém, o CÉU não se ganha assim, mas, pelo amor e sabedoria santificada na aplicação do bem. As desavenças que provocarmos, as guerras que deflagrarmos, nos distanciam do objetivo da vida e só nos farão sofrer por longo tempo. Ao contrário, conhecendo e aplicando os ditames do EVANGELHO, cumpriremos gradativamente esse objetivo, ganhando os prêmios de DEUS.
Um lembrete necessário:  todos nós conseguiremos ir a DEUS, porque essa é a sua vontade e determinação, quando abandonarmos o vício e o crime, tornando-nos puros!

         F  R  A  N  C  I  S  C  O    C  A  R  R  A  T  O
      =====================================  

Instrução da Madrugada - Caçador Destemido e Cesário Clemente

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                          10/01/2005
Instrutor: CAÇADOR DESTEMIDO

O GRANDE ESPÍRITO tem um acampamento formoso e cheio da luz que sai d’ELE mesmo, a muitos sois e lua distante deste acampamento dos homens que não conseguem entende-lo, nem viver em paz, uma com a outra nação, por causa do seu orgulho e das ambições e porque não ouvem a voz do Amor e Justiça que vem desse PAI poderoso! Salve ELE e salve todos, que já estão vivendo como irmãos, com honra e dignidade.
Minha tribo tem muitos índios que não entendem mais do que caçar, disparar flechas certeiras, ganhar as lutas dos torneios em dias festivos, não conseguem pensar com formosura dos irmãos de outras tribos, que o GRANDE ESPÍRITO deseja recebam respeito e não tenham o coração manchado e envenenado pelo ódio!
Muitas foram as guerras de destruição que nossos olhos viram, e os campos forrados de índios e brancos mortos inutilmente. Índios para a defesa e brancos para tomar as terras que sempre foram da tribo! Nós, índios, que já compreendemos que o progresso é inevitável, para todos, queremos paz e ajuda dos brancos formosos para aprender todas as coisas que eles criaram na TERRA, com a formosura do espírito! Salve os índios e salve os brancos que já estão em paz e se sentem irmãos.

                C A Ç A D O R   D E S T E M I D O
          ================================
 
INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                          10/01/2005
Instrutor:   CESÁRIO CLEMENTE

Louvado seja DEUS por todos nós que somos seus filhos e estamos vivendo na TERRA! Louvado, também, seja JESUS CRISTO, o irmão maior que DEUS mandou que nos ensinasse que somos irmãos e herdeiros do seu amor e de todas os seus tesouros!
Na TERRA estão todas as nações e raças, separadas pelas línguas, pelas ambições e pelo orgulho malvado, mas, os ESPÍRITOS que estão homens para progredir, são filhos verdadeiros de DEUS. Ora, sendo filhos de DEUS, que é bondade e justiça, não estamos no dever de nos amar para ter uma vida cheia de paz e formosura? Não temos de parar com as separações e as guerras que só fazem destruição e enchem de lágrimas e dores os olhos e os corações? E DEUS, que é todo paz no campo, na mata e nas estrelas que brilham tão formosas nas noites escuras, gosta que as coisas sejam assim?
DEUS é formoso em  tudo e nada tem a ver se somos maus, porque ELE só inventou a mansidão e a concórdia, a paz e o progresso, para que as inteligências sejam dignas d’ELE e de si mesmas. Todos nós que estamos na TERRA vivendo, como homens e como espíritos, precisamos dar ao PAI celestial, a alegria de ver-nos pacíficos, trabalhando no BEM, amparando e auxiliando todos os que sofrem ou estão atrasados na estrada da vida.
Salve os pacíficos que amam a DEUS e amam ao seu próximo como JESUS CRISTO ensinou! Negros e brancos são iguais, índios e civilizados são iguais, para ELE e para DEUS, nosso PAI!
             C E S Á R I O    C  L E M E N T E
        ==============================

Divaldo P Franco - Os Cinco Períodos da Humanidade

 

Minutos de Sabedoria - Carlos Torres Pastorino

"O corpo é o reflexo da mente.
E a mente é o reflexo de nossa alma,
que é o nosso verdadeiro eu.

 
Pense coisas nobres e elevadas,
e seu corpo manterá inalterável a saúde,
trazendo-lhe a felicidade que tanto almeja."
 


Música Espírita - Caridade com Jesus

 
Caridade Com Jesus

Jesus ilumina a todos
            
Como o sol, como o sol

Através da caridade,
           
Serve sem ter distinção
 
Amigo que mostra o amor
          
Na amizade e no perdão
        
É o caminho, a verdade,

Vamos ajudar irmão

Então vem, dar amizade, vem,
                     
Vem dar carinho, vem,
   
Felicidade é Jesus (bis)

Música Espírita Infantil - Ele tudo Fez.


Instrução da Madrugada - Gerladino Carvalhos

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           09/12/2005
Instrutor:  GERALDINO CARVALHOS

Alteemos a nossa fé no grande Gênio que, por si mesmo reúne as partículas da poeira dos espaços infinitos do seu reino e faz de cada reunião, seres que por seus recursos organizados, se reproduzem e povoam florestas e campos, servindo magnificamente aos desígnios para eles determinados, guiados pelos dogmas da Natureza. Alteemos o nosso amor e nossa gratidão a esse Gênio PAI que, sem os atritos dos mecanismos dos sexos, sem cessar vai povoando os mundos com os seus ESPÍRITOS, dando a estes, as necessárias condições de progresso e, em demoradas experiências nos campos exteriores, os da matéria, façam reprodução dos organismos auxiliares de que se revestem aí, em cada reencarnação, dando lugar a que outros ingressem, também, nas imprescindíveis lutas planetárias.
Assim, por esse processo, ELE, que sabe tudo e tudo pode em moldes eternos, auxilia os seus amados rebentos a se enriquecerem em sabedoria e, com o tempo, as aflições e as dores corretivas, compreendendo o sentido da Vida universal, mais a imortalidade de que são dotados, e, se transviarem, reentram a caminhar na vias do amor e da justiça, reformando as obras mal dimensionadas e mal executadas, amparados pela liberdade de pensar e de agir, porém, atendendo os impositivos da razão, para que se tornem dignos de sua descendência divina e, também, daquela que, pela reprodução da espécie humana os liga uns aos outros, amigos e inimigos, conhecidos e desconhecidos, pois, em conscientização de que, por serem filhos imortais de DEUS, se  devem amarem como irmãos legítimos e mutuamente se ajudarem, para as conquistas da ocupação de espaço em presença das luzes diretas e das formosuras divinas, no elevado reino de DEUS.
Nas eras anteriores ao Dilúvio apontado como universal e responsável pela devastação da TERRA e da sua população humana pecadora e, também, dos demais reinos, salvando-se apenas os escolhidos, entre animais e homens, nada ou quase nada se sabia sobre os mistérios da vida além da morte e nem sonhos de que viveríamos outras vidas na matéria ainda embrutecida dos mundos primitivos, porém, nas eras em que vivemos após aquele cataclismo lendário, tivemos inúmeras revelações acompanhando o progresso intelectual dos ESPÍRITOS, dos dois ambientes terrenos, começando pelo Sinai, com a participação de Moisés, indo com JESUS, culminando com o drama do Calvário, que fez brilhar a luz divina para as trevas das mentes humanas e concluindo as três principais Revelações do mundo de DEUS, o “derrame” da manifestação dos ESPÍRITOS, mostrando por médiuns ou por materializações, a realidade da vida após vida, ou a imortalidade, desvelando, enfim, a grande e santa destinação que nos foi dada pelo CRIADOR. Por isso, nos devemos reunir e reforçar a fraternidade e marcharmos de mãos dadas, no respeito e no ajuste para com as leis eternas que regulam a vida, impulsionam os viventes e ficam conosco, para expor-nos a DEUS, já sublimados e prontos para as divinas campanhas, para a harmonia e a grandeza da CRIAÇÃO.
Ouvindo as vozes dos “mortos”, que estão e estarão vivos sempre, tenhamos o cuidado de fazer-nos agradecidos ao Gênio divino, que nos fez herdeiros seus, em tudo e por tudo quanto existe, só que usufruiremos totalmente dos seus bens, quando nos tivermos feito unos com ELE, tal qual disse ser, nosso irmão JESUS! Abandonemos as teimosias e os caprichos; transformemos as inimizades em santificadas amizades; liquidemos o ódio e os rancores, para que o amor, que é o combustível da vida eterna, vibre em nós e liquidemos a treva em definitivo, acendendo a nossa íntima luz para com ela fazermos parelha com a luz divina e com DEUS, como deuses que somos, criados assim, por sua vontade.
O Texto antigo nos revela a expressão: FAÇA-SE A LUZ! E ela se fez! Nós, também, temos de dizer e fazer que a nossa luz se faça, para merecermos estar na LUZ de DEUS!

            G E R A L D I N O     C A R V A L H O S
        ===================================

Instrução da Madrugada - Orígenes Matoso

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           09/09/2005
Instrutor:  ORÍGENES MATOSO

Pior do que não crer em DEUS e na expansão da vida que não se esgota jamais, é, em seu santo nome fazer obras de iniqüidade e inventar umas tantas condenações para assombrar pobres crédulos que abdicam da meditação e da razão para todas as questões, embora tenham condições para resolve-las com inteligência e sem sujeição do cabresto. Céu e inferno, aquele até comprado a peso de ouro e falsidades, e, este outro, como castigo de um DEUS bárbaro, tão feroz quanto aqueles que o inventaram, jamais existiram ou existirão.
Oh! Homens ingênuos, hipócritas, perversos, inventores de modos que arrasam por longo tempo a mente dos simples, dos lerdos e amedrontados ante a possibilidade de receber condenações absurdas, por questionarem as teorias apregoadas! Até quando irão as explorações mentais que acabam fabricando revoltados e descrentes e, por conta disso, são montados quartéis e exércitos poderosos em desafio às potências divinas e a arrastar para os abismos das perdições, para o deboche e, até mesmo para o suicídio, os despeitados, os traídos e os derrotados? Será que não vêem em toda a Natureza, em quê o poder de DEUS consiste? E que, muito além das baboseiras dos falsos entendidos está o AUTOR SUPREMO, com sua misericórdia, sua bondade e justiça, a esperar-nos livres de todos os males da ignorância e conquistadores da verdade que liberta, inspirada pelo Intérprete divino que, para a nossa desgraça temporária, crucificamos como criminoso entre dois ladrões?
Pelo que fazíamos e pelo que pensávamos da vida, éramos nós que, em massa, deveríamos ser crucificados em milhões de cruzes, feitas da mesma madeira amaldiçoada pelos judeus, como a que fizemos para ELE, porém, que exemplo seria esse senão de outra barbaridade, e de que nos serviria esse holocausto medonho e inútil para nós? JESUS quis chegar aos homens terrenos, dando-lhes o exemplo da humildade, embora a grandiosidade sua, como elevado membro do Conselho de DEUS, justamente para exemplificar o quanto o DEUS verdadeiro e único, é diferente dos deuses entronizados nos templos dos homens, porque amoroso e misericordioso, sábio e justo, que não quer nem permite a morte dos pecadores, pois, bem longe de condena-lo, como se divulga nos púlpitos, oferece novas oportunidades pelas encarnações sucessivas, para que se redimam por méritos próprios e conquistem, não a peso de ouro e hipocrisias, o direito de passarem livremente a porta que dá para o seu reino, onde tudo é ação nas forja eterna do AMOR.
JESUS é o Conselheiro e o Guia que vai à frente da turba formada por nós, que estamos sob sua responsabilidade conduzir, inspirando-nos fé e coragem, pois, o Céu que foi criado para nós, deve ser conquistado pela humildade e pelo cumprimento dos deveres que temos, como filhos de DEUS.
 Envergonhemo-nos por não crer em um SER dono de todas as perfeições, em modo superlativo, que nos deu a vida e a inteligência, para que nos tornemos cientistas do AMOR e compreendamos os seus mistérios e com ELE nos tornemos unos, como afirmou JESUS, pensando o que ELE quer de nós e fazendo somente o que é da sua vontade, engrandecendo-nos com a dignidade com que ELE nos forjou no seu miraculoso FAÇA-SE!
Somos como raios da sua luz e não sombras inventoras de trevas! Somos, por nossa condição, mensageiros e herdeiros da sua felicidade e ventura! Não mintamos mais, não falseemos e nem ameacemos os nossos irmãos, com o inferno das nossas maldições e presunções. Com o amor de JESUS conseguiremos ser amor também, estabelecendo o mundo maravilhoso de DEUS, em nosso íntimo!

         O  R  Í  G  E  N  E  S      M  A  T  O  S  O    
     ==================================  

Instrução da Madrugada - Leonel Paranhos

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           09/08/2005
Instrutor:  LEONEL PARANHOS

A vida é um prodígio maravilhoso para os seres criados com imagem e semelhanças do CRIADOR, pois, não conhecerão a morte senão para as montagens geniais com os elementos materiais que são, ao mesmo tempo, os enfeites e os surpreendentes auxiliares do progresso impositivo aos seres inferiores e que nós, os superiores, realizaremos com a inteligência e a razão e com a força poderosa do amor, da fé e da esperança, subindo degrau a degrau pela escadaria conducente ao reino divino, ou o absoluto mundo de DEUS.
Nós, que aqui nos encontramos, desencarnados e os atados pelos cordões prateados, dos corpos astrais aos materiais, somos os seres mais importantes da CRIAÇÃO, para os quais foi produzido o milagre da VIDA e de todas as perfeitas conseqüências dela. As moradas que ocupam a portentosa Casa de DEUS, mundos relacionados como planetas, sóis e estrelas, que brilham durante um tempo e se apagam, desaparecendo, porém, dando lugar ao surgimento de outros mais; os tesouros da Natureza contidos nos reinos, mineral, vegetal e animal e gazes e eletricidades poderosas e benfeitoras, são gerados pela vontade do soberano ESPÍRITO que JESUS nos ensinou chamá-lo PAI nosso que está nos Céus.
A TERRA, da qual somos habitantes é, assim, uma do infinito número de moradas celestes, onde, como necessária escola, crescemos aprendendo as preliminares lições, para o modo de tratar os outros, semelhantes a nós e para as descobertas notáveis da existência de um SER fonte de todas as coisas imprescindíveis e santas; embora ainda envolta pelas dúvidas e pelas más conceituações, porém, realidade pura, a vida após vida, a reencarnação progressiva dos ESPÍRITOS e a passagem deles pelos caminhos que disciplinam e nos levarão, puros e santificados nas virtudes herdadas do CRIADOR, para o encontro com ELE, e sermos felizes e venturosos pela Eternidade afora.
A prisão terrena é, portanto, benfeitora e se, para uns parece inferno ou masmorra, por causa dos sofrimentos e misérias, para outros, sensíveis e gratos, operosos e capazes, é uma cópia do Paraíso perdido, da lenda antiga referente à criação do mundo. Meditemos com isenção de ânimos: estamos em crescimento e a TERRA em constante transformação, a nos ofertar os recursos imprescindíveis ao nosso avanço nas ciências da vida material, que nos adestra com maestria e da vida espiritual, que é ininterrupta, apesar do fenômeno transformador da morte das montagens auxiliares provisórias.
Quando nos aprontarmos nas disciplinas máximas que a TERRA comporte, seremos favorecidos com a transferência a uma outra TERRA já com maior aperfeiçoamento físico e em moralidade dos seus habitantes e, depois, para uma outra de maior evolução, até que conquistemos a entrada no mundo amplo e mais que perfeito, inteiramente espiritual. E, neste último, não teremos mais a forma humana, mas, a dos anjos, e tudo deveremos realizar com a força poderosa da vontade com amor e sintonia perfeita com a vontade soberana do CRIADOR.
Guardemos no íntimo a certeza desse milagre arquitetado e posto a funcionar na Eternidade pelo GÊNIO divino e lutemos para merece-lo, pelo amor gerador de todos os bens da vida eterna.
Sintamos a paz de DEUS em tudo e vivamo-la em todas as nossas ações.

             L  E  O  N  E  L      P  A  R  A  N  H  O  S
           ================================ 

Instrução da Madrugada - Gregório Cruz Alta

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           09/06/2005
Instrutor:  GERGÓRIO CRUZ ALTA

O Mestre do Evangelho disse, em suas preleções, falou que devemos andar enquanto temos luz. Será que entendemos bem esse ensino? Será andar enquanto haja uma lâmpada acesa, haja sol iluminando o chão que pisamos, somente isso? Sua expressão nos vale de incentivo a que andemos a frente e para o alto, na busca da perfeição que nos cabe conquistar, como herança divina, conquanto não devamos fugir do chão que nos dá segurança, onde colocamos os pés em igualdade de direitos e deveres, com os nossos semelhantes, agindo como quem está apenas de passagem, mas tudo fazendo para deixar as melhores impressões e levar conosco, quando da partida para o mundo espiritual, os melhores e os mais nobres registros, os de um grande amor fraternal praticado.
Enquanto temos luz, também quer dizer, enquanto temos alento da vida na matéria, pois, nela nos exercitamos no aprendizado intelectual, na disciplina e nos resgates por vezes dolorosos, mas, sempre corretores da multidão dos erros cometidos, evidentemente em desobediência às leis do equilíbrio, que são eternas. Para andarmos em equilíbrio é necessário que nos esforcemos vigiando sem cochilos, cuidando palavras e atos que possam ser lesivos, para nós e para os nossos semelhantes. Para que percamos o prumo e o nível, facilitado nos tem sido, pelo descaso aos termos sagrados da VIDA. As tentações são muitas e conseguem minar com certa facilidade as nossas melhoras resistências, acabando por atirar-nos na lama das imoralidades.
Andar pelo mundo, atarefados com as realizações boas, fazendo e reforçando amizades sinceras, amparando como possam nossas forças e conhecimentos, aqueles que se debilitaram e se encontram à mercê dos enganos e das dúvidas, também incitando-os a andarem nas luz que os inunda, ensinando-lhes que nos vale realmente o que é do espírito, ser que ultrapassa o tempo da TERRA e vai para o mundo prodigioso de DEUS, onde usufruirão os bens entesourados no cofre forte da consciência. Os interesses mundanos, em verdade, não nos preparam como nos é conveniente e seja de nossos deveres, para a felicidade que só existe em toda a sua realidade, na vida inteiramente espiritual.
Desde que JESUS  derramou a luz divina, conquistada por ELE no aperfeiçoamento angélico, sobre  Humanidade terrena, já não temos desculpas para não saber dos desejos de nosso PAI SUPREMO. Sem pieguismos e sem fanatismos, devemos viver como homens, porém com respeito a nós e aos demais companheiros, lembrando-nos sempre de que cada cabeça, uma sentença, só que como ESPÍRITO temos incumbências importantíssimas a realizar, como a da procriação dos corpos humanos, que dão lugar a outros ESPÍRITOS virem à luz da TERRA, em estágios imperativos com que desenvolver as virtudes trazidas na sua própria estrutura divina. E, alem dos ensinamentos dados por ELE, na límpida exemplificação da grandeza conquistada, temos os recursos da comunicação entre vivos e mortos, segundo a carne, isto é, as mensagens que nós, os desencarnados damos, principalmente nos Centros Espíritas, que nos acolhem com respeito e acatamento às advertências que formulamos, recebendo-nos como irmãos e companheiros de caminhada evolutiva.
Temos, praticamente, tudo para o aproveitamento da luz que nos favorece, de nós mesmos e a que é derramada sobre nós, pelo SUPREMO amor de DEUS. Não sentimos como é bom ser bons? Não sentimos as agulhadas dos males que praticamos ao longo, não só dos dias de uma encarnação, mas de todos os momentos das muitas que já tivemos? O que nos é mais importante, viver como amigos, ou como inimigos do bem? Procurados como pessoas amadas, ou perseguidos como pessoas odiadas? Caminhando com DEUS, no dizer popular, ou em companhia da treva malfazeja? Está claro que só pelo amor teremos o bem eterno. Então, andemos enquanto temos tanta luz! Luz da fraternidade, luz do saber, luz da esperança, luz da fé raciocinada, luz das oportunidades boas do mundo material – LUZ, em fim, vinda de DEUS!
Lembremo-nos de que JESUS, entre nós, é a luz de DEUS, pois, ELE mesmo, com a autoridade de sua alta missão, nos disse; EU SOU A LUZ DO MUNDO!

            G R E G Ó R I O    C R U Z   A L T A
        ================================  

Instrução da Madrugada - Alma de Gato e Sabino Quadro

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           09/05/2005
Instrutor:  ALMA DE GATO

A mata é a morada e a alegria do índio porque nela o pássaro canta, o porco selvagem estala os dentes, a canguçú estremece o chão com seu ronco e as cachoeiras fazem zoadas contínuas e convidam para o mergulho e o banho do corpo!
TUPÃ fez todas essas coisas para que a TERRA fosse amada pelo homem que é filho que ele protege. Os meus irmãos falam não entender, como outros homens que não são índios, não respeitam esses valores e nem os índios que são donos da mata, porque nasceram nela e nela as tribos fizeram a sua história.
Os sábios e formosos ESPÍRITOS falam que se deve aceitar que a vida dos homens é cheia de surpresas e de progresso. Dizem eles que algum índio pode ser primitivo, mas também, ter sido da raça branca para aprender a ser digno e amar a Natureza e que o branco, pode ter sido índio muitas vezes, para saber respeitar os seus irmãos atrasados.
Grande é a sabedoria do índio em aceitar o branco e o branco aceitar o índio com respeito e sem agressões e sem ódios. Eles falam, também, que um dia, que não está muito longe, todos os homens serão bons e amigos e fiéis às leis de TUPÃ. Salve esse dia e salve TUPÃ que faz os seus filhos aprenderem a amar!
                  A  L  M  A    D  E     G  A  T  O 
             ============================
 
INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            09/05/2005
Instrutor: SABINO  QUADRO

Senhor da vida ajude os negros a ser amigos de todos e a não guardar rancor de nenhum. Todos somos irmãos e nenhum foi criado malvado.
As experiências que fazemos é procurando viver bem, só que fazendo coisas erradas, não conseguiremos ter paz e ser amados. O mal que fazemos aos irmãos do caminho é como chicotadas no lombo deles provocando briga, ódio e vingança. A vingança é um erro que vem de longe e é muito usada, mas, contrária a lei de DEUS, que quer seus filhos calmos e amantes do bem.
O desprezo e a judiação que se faz, são filhas do orgulho e da falta de respeito de uns para os outros e vêm gerando inimizades, ódios e guerras que matam milhões de homens e escravizam povos. Que pena dá aos que têm a alma amorosa, ver os irmãos do mundo se matando, atando-se nos troncos e fazendo a chibata lanhar seus lombos até ficar em carne viva, ou morrer!
Sabem por que uns batem ou apanham? É porque ainda não aprenderam que a violência provoca violência e vingança! Não aprenderam que perdoar a ofensa recebida é honroso e desonroso é não perdoar. DEUS que é amor quer que todos os filhos se amem para ganhar o reino dos Céus. Salve DEUS!

                 S  A  B  I  N  O     Q  U  A  D  R  O
            ==============================

Instrução da Madrugada - Bernardino Davi Lopes

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/12/2005
Instrutor:  BERNARDINO DAVI LOPES

Matar ou matar-se tem sido modo errôneo de comportamento de um grande número de humanos e tem recrudescido a prática desse vício dirigido pelo orgulho, acompanhado pelo anestésico do descaso para com as leis que regulam a marcha da VIDA, para todos os seres animados ou inanimados da CRIAÇÃO.
O orgulho, o grande inimigo, tem o condão, como grave obsessão pessoal, de impedir que o nosso raciocínio aceite e entenda que é do CRIADOR, pela normalidade divina do seu querer e destinação dos projetos, o dom da vida, que foi criado para a glória dos filhos e para a glória de si mesmo! Os que estão criados sem imortalidade, animados pela força invencível da Natureza, como o barro e a água; os vegetais e animais, que são dotados de uma espécie de alma, nascem, crescem, sevem e morrem, liberando a força que lhes dá ânimo, conquanto deixem de si gerações e sementes reprodutoras da espécie, porém, o mesmo não acontece com os ESPÍRITOS, os quais não têm morte, são inteligências, raciocinam e têm de saber, entender e respeitar a VIDA e engrandece-la nos seus objetivos atuais e futuros.
Matar é uma indesejável ação, tanto que no princípio, o homem foi advertido, com sacramento no Sinai, no item V: NÃO MATARÁS, e muito tempo depois, por JESUS, na advertência feita a PEDRO, quando disse que aquele que ferir com a espada, pela espada será ferido, isto é, será tratado pelo mesmo processo pelo qual tratou seu semelhante. Matar o auxiliar do ESPÍRITO, o corpo do homem de carnes e ossos, é crime grave, qualquer que seja o seu móvel, pois, embora o homem reproduza outros homens no consórcio maravilhoso com a sua mulher, ele não produz a vida, apenas despede se si o embrião da vida animal, criação de DEUS. Pelo ato bárbaro, o ESPÍRITO orgulhoso e perverso, instala no seu imo, o remorso, que é um sentimento de culpa que o abala, tira-lhe o sossego e o faz penar até que se arrependa e resgate integralmente a falta cometida, imposta processualmente pela divina justiça.
E, se matar é um crime ante a justiça de DEUS, matar-se é um crime duplo, pois, além do desastre alia-se a uma falta mais grave, a de assassinar fria e calculadamente, na maioria das vezes, um ser que não se defende, apenas sofre as agressões mortais sacudindo-se em ânsias, movido pela lei da Natureza. Nessa situação, quando o homem morre libertando o ESPÍRITO que nele se encontrava encarnado, este passa a sofrer as conseqüências do seu ato extremo, raramente entendendo de pronto que concluiu o ato e já se encontra no plano espiritual. Então, infernizado pelos sofrimentos decorrentes da violência feita a si mesmo, erra pelas trevas assombrosas que o envolvem, a despeito da imensidade da luz divina! A morte da matéria é como o “anjo” libertador; para que haja progresso de acordo com o determinado nas leis supremas da VIDA, mas, para o matador é como um “carrasco” que o haverá de supliciar até que conquiste o perdão pelo resgate do crime cometido.
Mas, o matador, mesmo sofrendo as penas da lei, tem o amor e o auxílio de DEUS, que lhe deu a vida imortal. Ele voltará às arenas terrenas para vencer o vício que o levou a tornar-se réu e ser condenado pelo Tribunal divino, cujo fórum está em sua consciência. Concluamos, então, que, apesar do ato de matar ou matar-se, a VIDA prossegue incólume e que o matador sofrerá pelo tempo necessário a que conquiste o perdão da vítima, de si mesmo e, portanto o de DEUS!
Tão grande é o amor de DEUS, que ELE criou os seus ESPÍRITOS com imortalidade para que, purificados dos seus erros, possam fazer parte do governo da extensão do seu reino!

           B E R N A R D I N O   D A V I D   L O P E S
      ====================================== 

Divaldo P Franco - Síndrome do Pânico e outras Síndromes - Parte 1

 

Instrução da Madrugada - Egon Chantecler

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/11/2005
Instrutor:  EGON CHANTECLER

Depende inteiramente de nós, o merecimento por alcançar não somente a sabedoria, mas também, a felicidade eterna a qual somente no mundo venturoso de DEUS. De fato, preparando os seus discípulos para retransmitirem o seu EVANGELHO para toda gente, JESUS asseverou incondicionalmente que deveremos tornar-nos tão perfeitos, como o é o PAI celestial, que é supremamente sábio, generoso, e perdoarmos os nossos devedores, por tudo quanto nos façam de mal, como a condição essencial a que, também, sejamos perdoados pelos agravos praticados.
Pensemos bem sobre tais condições e entendamos que, mesmo pagando a peso de ouro a nossa salvação e entrada no reino de DEUS, como pregam e comerciam enganados religiosos, mesmo os mais cultos, porém, com distorcidas conclusões sobre os textos antigos e dogmas forjados como a regulamentarem os interesses divinos para os terrenos, não chegaremos ao objetivo, pois, nas altas paragens dos ESPÍRITOS, as manchas produzidas pelos vícios e pelo mau comportamento nosso no corpo astral, não poderão ser escondidas de maneira alguma e todos poderão observá-las e, com elas, não entraremos no gozo dos bens divinos, mas sim, no sofrimento relativo às nossas malesas.
Por outro lado JESUS ensinou que a misericórdia do PAI celestial é incomensurável, por isso é que nos faz retornar às arenas terrestres, onde claudicamos e crentes de que tínhamos todos os direitos sem quaisquer deveres relacionar e fomos falsários, ingratos e injustos e, muito mais do que isso, quem o saberá, pensando que o Céu seria uma extensão da TERRA, com hipocrisias e a trapaças como a política exata para se ganhar postos e assumir superioridades para as quais, assim, não estaremos qualificados.
Ora, “maior no Céu será aquele que se fez menor na TERRA”, isto é, que se fez humilde e manso de coração, que não provocou nenhum prejuízo, não atraiçoou seus irmãos, que, se foi manso de coração e sábio, ao preferir fazer todo o bem que lhe esteve nas posses, mesmo sem ter recursos amoedados, porque a caridade independe deles, mas sim, de boa vontade e generosidade. Um pobre, que viva de um salário modesto, pode ser tão ou mais caridoso do que um ricaço que distribua em ouro o seu próprio peso, aos pobres, por pura vaidade e presunção de que dessa maneira estará quite com o Supremo doador.
Nenhum de nós foi enganado por JESUS e pelas revelações recebidas. O amor é a senha para a verdadeira felicidade. O amor ao próximo como a nós mesmos, é o tesouro da e para a vida eterna que nos será facultada. Com ele a paciência, a tolerância, a fraternidade, o perdão das ofensas, a caridade, portanto, passam a ser o que de mais precioso nos acompanhará para a entrada livre no reino dos Céus. JESUS é, para nós terrenos, o exemplo máximo das virtudes sublimadas num ESPÍRITO conquistador da ventura divina. ELE não aconselhou que o seguíssemos, isto é, que nos esforçássemos em parecer-nos com ELE, para possuirmos todas as indicações imprescindíveis para adentrar o reino dos Céus? 
Pois bem, tudo dependerá de nossos esforços no bem para conosco e para com os nossos companheiros de jornada, tanto da TERRA quanto de outros mundos nos quais, com toda certeza, iremos viver em longos prazos até que nos tornemos purificados de todas as imperfeições.
Ah! Uma particularidade que não deve ser descurada: queiramos ou não, a DOR haverá de nos impulsionar a conquistar a plenitude do AMOR e, por isso, o reino do amor divino!

                E  G  O  N     C  H  A  N  T  E  C  L  E  R 
             =================================

Instrução da Madrugada- Augusto D' Esperance

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/09/2005
Instrutor: AUGUSTO D’ESPERANCE

Em todos os nossos momentos temos os nossos pensamentos e os nossos cuidados voltados para os irmãos que DEUS nos deu e que, por JESUS, somos como seus anjos de guarda, seguindo seus passos, ouvindo os pensamentos e vendo-lhes as ações. Somos como suas sombras, porém somos reais e se damos sugestões que os ajude no bom comportamento, acima de tudo respeitamos-lhes as decisões, mesmo que elas sejam contrárias ao bom senso e contra as leis divinas, porque a liberdade de cada um é uma doação divina que nos cabe preservar em nós e respeitar nos demais.
Se, pensemos seriamente, não tivéssemos liberdade conquanto vigiada pelas leis eternas, também não teríamos responsabilidade alguma por nenhum de nossos atos e, certamente, seríamos como animais, desprovidos de razão. Um animal não precisa de razão, mas, instintos que o impulsione a defender-se, alimentar-se e a reproduzir-se conforme a força da Natureza. Nós, que já ultrapassamos a fase animal, ou selvagem, a muito tempo estamos agindo como senhores de nossa vontade, porém, nem sempre consultando a razão que nos impediria fazer aos outros o que para nós não desejamos.
Impulsionados pelo egoísmo, ainda atentamos contra a vida de nossos irmãos! Instigados pelo orgulho, desprezamos aqueles que não sejam de nosso nível social e financeiro, e, até mesmo, teimamos em desprezar os irmãos em humanidade, que a força e a justiça de DEUS fez nascer com a pele escura e os cabelos enrolados e duros. Tocados pela presunção, acusamos e levamos ao descrédito, aqueles que não se ajustam ao nosso padrão de ambições e comportamento. Os que passam na rua, ou nos abordam, embora lhes ofereçamos algum sorriso e palavras agradáveis, quase sempre mais não são do que falsidades que nos fazem hipócritas e, portanto, em desajuste para com as leis de amor e indigno comportamento de quem se jacta ser civilizado!
Quando será que nos movimentaremos, com as forças e o poderio de nossos pensamentos, a entender e a respeitar o irmão, como um companheiro de jornada evolutiva, ao qual devemos toda a nossa atenção, nossa amizade e nossa colaboração para formar, com ele e ele conosco, a família verdadeira, que é a de sentido universal? Nós não somos irmãos só por sermos filhos da mesma mãe e do mesmo pai, mas, porque somos filhos de DEUS, e, muito mais ainda, porque lhe temos a imagem e a semelhança espiritual e como tais deveremos comportar-nos...
Olhemos os lírios dos campos e queiramos ser como um deles, puros e belos, mas, a exalar o perfume do amor que vibra em nosso sentimento! Olhemos as estrelas que faíscam no infinito e trabalhemos com respeito, de modo a merecer, num dia vindouro, estar no ambiente abençoado de uma delas, fazendo parte de um conjunto humano, prestes a conquistar o mundo de esplendores de DEUS e, para ELE retornar após a longa ronda de experiências e sem imperfeições, que esse é o nosso destino dado por ELE.
Todos sim, pois, somos d’ELE e para ELE teremos de ir, vencidas as batalhas demoradas do aperfeiçoamento transformador do ignorante em sábio, do simples em humilde, tendo o mérito dessa conquista, justificando plenamente d’ELE a nossa descendência!
Lembremo-nos de JESUS, sigamos os seus ensinamentos e exemplos, porque, sem qualquer contestação, é ELE, dado por DEUS, O CAMINHO, A VERDADE E AVIDA!

           A U G U S T O   D ‘ E S P E R A N C E
      ==================================

Instrução da Madrugada - Lobo Solitário e Tonho Chico

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/08/2005
Instrutor:  LOBO SOLITÁRIO

Como ESPÍRITO de corpo tombado, quando este índio acordou aqui, achou tudo muito estranho. Via grandes chefes e muitos guerreiros e dungas, que a morte tinha selado seus lábios e fechado para sempre os seus olhos. O que era aquilo? Onde estava o acampamento, a tribo, a nação, da qual tinha tanto orgulho?
Cuidando deste ESPÍRITO, formosos falaram sabiamente: Bravo do GRANDE ESPÍRITO, sua vinda se deu pela morte do corpo. Esteja contente porque aqui tudo é formoso para aquele que foi formoso na TERRA fria. Não encontrará búfalos para caçar, mas, não terá fome, nem frio. O corpo do homem precisa comida, coberta, água para beber e cavalo para montar e correr no campo. Aqui precisa ter o coração formoso e limpo pelo perdão das ofensas.
Não temos guerras, nem invasões, nem pestes que matam, mas, há muito trabalho a fazer. Os ESPÍRITOS que amam, para sentir o amor do GRANDE ESPÍRITO, têm de procurar o traidor e mostrar para ele que é preciso pagar o mal feito, para que a paz venha para o seu coração e, então, seja recebido como um bravo que errou e quer corrigir os erros. Dizer para ele que o GRANDE ESPÍRITO quer limpos de coração todos os filhos. O ESPÍRITO bom já foi mau e o ESPÍRITO mau, tem de se fazer bom e formoso. Salve, bravo, que acaba de vir da TERRA!

                       L O B O   S O L I T Á R I O
                  ==========================
 
INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            08/08/2005
Instrutor:  TONHO CHICO

Os negros têm um DEUS diferente, bondoso, alegre, justiceiro, mas, por que permitiu que brancos invadissem a África e os arrancassem de lá para vender como escravos.
Essa pergunta era feita por todos, pois não entendiam o porque da judiação que recebiam, até que formosos que pareciam feitos de fogo, porque tinham luz como fogueiras, falaram: Os negros escravizados viveram outras vidas, como feras humanas e escravizaram também, irmãos que eram chamados de bárbaros e ficaram com uma grande dívida a pagar a esses irmãos judiados.
E, quando o tempo do acerto chegou, eles foram postos na TERRA e aí, como caçaram, foram caçados, como venderam foram vendidos, e como escravizaram foram escravizados, também. Então, sofrendo como fizeram sofrer, agora devem compreender a justiça de DEUS, que tira os filhos da morte das ruindades. A chibata cortou seus lombos e fez sair todo o veneno da maldade que eles fizeram. Agora os negros justiçados por DEUIS estão livres e devem agradecer a ELE pela cura de seus males. Salve DEUS que é formoso, bom e justo.

                    T  O  N  H  O      C  H  I  C  O
               =========================== 

Instrução da Madrugada - Manoel de Corinto

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/07/2005
Instrutor:  MANOEL DE CORINTO

“Falar com os mortos é um erro condenável”, dizem assim aqueles que aprenderam dos homens, que as almas dos mortos tem o seu destino, ou melhor, a sua condenação, tomada pelo implacável juiz da vida. Se as almas foram assíduas aos cultos religiosos, se dízimo do seu ganho foi pago, como é exigido pelo sacerdócio desde tempos recuados, se protestaram amar a DEUS e odiar os seus inimigos, estarão no Céu e, se não cumpriram seus compromissos e dogmas tidos como sagrados, estarão no inferno, em definitivo. Nem aquelas nem estas poderão arredar-se desses sítios, de forma que aqueles que se manifestam nos chamados Centros espíritas, não passam de fraudes e de armações do condenado Satã, espírito enganador que, assim, vai tomando os crédulos para o seu reino de trevas e maldições! Dizem assim aqueles que se negam a encontrar a VERDADE, revelada por JESUS no Evangelho e a ação divina do CONSOLADOR prometido, o qual explicaria as suas alegorias, faria outras revelações e haveria de ficar eternamente com todos nós.
E o “derrame” dos seus espíritos, vem acontecendo por todas as partes do globo terrestre, nos Centros Espíritas e, também, nos Templos religiosos tradicionais ou de novas ramificações, com a incorporação e manifestação de sofredores que, do seu jeito e seu sofrimento e a forma oferecida pelos médiuns, entendam ou não a missão da mediunidade, pedem socorro para os seus ais e alívio aos seus tormentos. Nos Centros Espíritas cristãos, são atendidos com respeito e consolação pela verdade que lhes é passada pelos trabalhadores em atividade, porém, bem distante disso acontece nas demais casas chamadas Cristãs ou Evangélicas, pois, daí são expulsos como enviados de Satã ou o próprio agente das Trevas, isso em nome de JESUS e, também, de DEUS, que é bom para os ingratos e até para os maus, providenciando-lhes os meios com que se salvarem dos seus pecados!
Este comentário não é uma acusação nem uma condenação que fazemos, mas sim, uma constatação dolorosa, pois, ao invés da atenção e consolo aos sofredores que são levados pelos grupos de socorro às casas da caridade divina ensinada pelo CRISTO que sentenciou: “a ninguém desprezeis, a ninguém julgueis nem condeneis”, são chamados de Satanás, assustando alguns e revoltando a maioria e fazendo-os ainda mais descrentes do amor alardeado, a DEUS e ao próximo. Irá custar ainda a capitulação ao verdadeiro Evangelho, à verdadeira fé e à verdadeira caridade, por parte dos homens que se aferraram à letra que mata e aos dogmas das forjas humanas! Custarão dores, desesperos, despeitos e arrependimento, para aqueles que desprezam os sagrados preceitos de JESUS, não só os preceitos, mas, os exemplos vivos do seu amor recebido de DEUS. Temos ciência pelos Evangelhos, que ELE não repeliu os cegos, os coxos e os aleijados, nem os leprosos, os lunáticos, as adúlteras e os adúlteros, tendo uma palavra de amor e de esperanças de salvação para todos eles, passando a eles os ensinos trazidos do reino divino, advertindo-os de que a VERDADE os haverá de libertar das meias/verdades e da obsessão das falsas interpretações.
Os que não entendem a comunicação dos sofredores e dos felizes, necessitam vencer os preconceitos e adentrar uma Casa do Caminho e aí observar a correta consolação que é dada aos desesperados e afligidos pelos muitos males praticados e quanta esperança o Céu derrama sobre esses lugares onde nenhuma alma é desprezada, mesmo porque na mente dos seus trabalhadores estão presentes as seguintes palavras do Mestre do Evangelho:
“AQUELE QUE RECEBER A UM DESTES MAIS PEQUENOS DOS MEUS IRMÃOS, É A MIM MESMO QUE RECEBE”.
  Registremos que os pequeninos de JESUS são os sofredores encarnados e os desencarnados.

               M A N O E L   D E    C O R I N T O
       =================================

Instrução da Madrugada - Radamez Florestal

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/04/2005
Instrutor:  RADAMEZ  FLORESTAL

Irmãos em JESUS, o CRISTO de DEUS! Com alegria santa ofereço-lhes a saudação que vem do fundo do sentimento de gratidão e de amor, do amor que todos temos como força invencível embutida na essência que forma os ESPÍRITOS.
ESPÍRITOS, que trazem em si, de forma nítida e inconfundível a marca de DEUS, na beleza, na forma e na essência, sua imagem e semelhança, acordemos de vez do letargo imposto pelo orgulho e pelo malfadado egoísmo, inimigos ferozes que deixamos nos dominassem, na ignorância da grandeza da Vida, acorrentando-nos aos fortes elos dos erros de comportamento, quase sempre evoluindo para os crimes que mancham de sangue as nossas mãos e enegrecem a nossa consciência.
 Não pensem que agimos nestas Assembléias, por nossa conta ou para fazer passar o tempo que temos, como imortais. Somos determinados pela misericórdia divina a que, como estudantes dos prodígios da obra de DEUS, semeemos como semeiam, também, os mais elevados, as sementes de luz da Vida Eterna. Aqui e agora, estão reunidos os vindos espontaneamente, os convidados e curiosos, para receber das preleções guiadas pelos valores sacrossantos do EVANGELHO do reino maior, os esclarecimentos inadiáveis para as muitas dúvidas e respostas que não conseguiram, nem mesmo dos mais cultos estudiosos e dirigentes religiosos, aliás, quase todos eles em grandes confusões doutrinárias, por causa dos dogmatismos humanos que de todo ainda não perderam o fôlego e não se ajustam, em absoluto, com o sentido espiritual das palavras e das promessas do Paladino da Verdade que liberta, nosso Irmão Maior, dádiva de nosso PAI que, segundo ELE, “não quer a morte do pecador, mas, a sua vida”. 
Há tanto o que aprender e fazer! O tempo que temos para isso é infinito, entretanto, quanto mais demoremos nas redes das dúvidas e comodismos, pior será para nós, à vista dos grandes e graves prejuízos que nos advirão de rijo, impondo-nos atrasos e tormentos não aprovados por nossa consciência, vigilante guardiã delegada da mente de DEUS em cada um de nós. É verdade que nos beneficia a liberdade de arbítrio e, até certo ponto, de agir, porém, num tempo como o desta era, em que o CONSOLADOR desceu à TERRA para esclarecer os ensinamentos alegóricos de JESUS, que não foram entendidos, entregar outros informes a respeito da Vida espírita e ficar definitivamente com todos, já não se concebe tantas e tamanhas descrenças e montagens empresariais para manter  na ignorância aqueles que entregam sua fé a outros para que a guiem e, quando acaba, dão valores amoedados para que estes outros lhes garantam a entrada no Céu das bem-aventuranças, sem mais nem menos!
Assim como vocês aqui se encontram, nestes bons momentos de desdobramento parcial da prisão carnal, nós daqui nos despachamos para a TERRA para participar das Assembléias dos Centros Espíritas e amparar os trabalhadores que, em nome e pelo amor de JESUS, levam a efeito e, aí, contrariando as proibições dos sacerdotes do medo e dos interesses de domínio, nos comunicamos através dos médiuns de boa vontade, como a fazer soar as trombetas divinas para acordar os adormecidos nos Vales de Josafá, sem mais nada fazerem por si.
Estamos vivos e continuaremos vivos, apesar da morte das carnes, porém, nada mais nos justificará as violências feitas aos ensinamentos de JESUS, o CONSOLADOR luz dos consoladores e consolados! Já de volta à TERRA, procurem lembra-se destes momentos e iniciem a reciclagem dos pensamentos e ações, enquanto estão a caminho aí, para os modos da DOUTRIONA UNIVERSAL, a dos ESPÍRITOS que fazem a vontade de DEUS!

        R  A  D  A  M  E   Z       F  L  O  R  E  S  T  A  L
     ======================================     

Instrução da Madrugada - Pedro Paulo Maia

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/03/2005
Instrutor:  PEDRO PAULO MAIA 

No HOMEM está presente um ESPÍRITO e, no ESPÍRITO, a imagem e a semelhança de DEUS único, criador da CASA infinita representada pelo UNIVERSO.
O ESPÍRITO, que é inteligente e pensa, tem liberdade de arbitrar sobre qualquer assunto e possui todas as forças que lhe são necessárias para evoluir e alcançar a perfeição relativa libertar-se-á gradativamente das roupagens do homem que veste, tornando-se puro novamente e sábio fazendo-se, para merecer a vida completa junto ao CRIADOR, quando terá importante papel nalgum dos numerosos Departamentos da Vida eterna.
Pode ser difícil entender essa problemática, à vista de nossa pouca evolução em todos os sentidos, porém, nessa tese está e brilha uma realidade divina que se esconde de nós outros, justamente porque ainda não temos as necessárias condições mentais e de raciocínio para absorver, mas, que o poderemos mais adiante. Por enquanto, nós que aqui estamos, desligados da máquina física e onde transparentes são muitos dos segredos antigos, recebemos valiosas aulas que nos noticiam particularidades da vida no mais além e as delícias auferidas pelos bem-aventurados que se fizeram merecedores. Cabem em nós tais informações, porém, sentir mesmo como são tais realidades do mais além, somente o saberemos quando avançados moralmente tanto quanto sabiamente, estivermos.
E, embora aqui nos ergamos na fé e na esperança de que haveremos de subir dimensões espirituais acima, para o encontro com o Senhor absoluto da Vida que nos espera amoroso e paciente, temos nítidas imagens de antigos erros cometidos, a se apresentarem em nossa tela mental, exigindo-nos resgates, uns pequenos e outros maiores. E, assim, a TERRA nos aguarda para o encontro, dificultoso ou não, com afetos ou desafetos para, como pais, irmãos, ou simplesmente como companheiros, auxilia-los a reencontrar o caminho do bem e o equilíbrio ante a grande lei de DEUS.
Em nossa inteligência vibram todos os elementos para a solução de todos os problemas da evolução e para todos aqueles que inventamos em desacordo com a legalidade divina, exigindo-nos discernimento e ajuste pela retificação e a posição inabalável de não mais contrariar as normas áureas da Vida, para merecermos a elevação real como filhos da perfeição. Em nossa contabilidade íntima vibram os números de nossos débitos a nós e a outros deuses, isto é, a outros semelhantes nossos. E compreendemos ser necessário descer do alto em que nos colocamos, ao fundo dos precipícios e, aí, procurar aqueles aos quais estamos a dever, reconhece-los e abraça-los com o carinho santo que já nos favoreça, mesmo que eles não nos reconheçam de pronto, e, acompanhando-lhes o passo lento, infundir-lhes ânimo para que se esforcem por subir as rampas da recuperação. Informamos que esse processo nos faz derramar lágrimas abundantes, porém, aliviando-nos a pressão que a consciência culpada tenha.
Enfrentando a verdade, nenhuma outra solução há para os problemas errados que forjemos. Todas as faltas que cometamos geram valores negativos de custoso resgate, mas, que nos cabe liquidar sem qualquer escape. Inventando modos abusados e invertidos de comportamento comprometemo-nos com as Leis de Causa e Efeito, daí advindo-nos os tormentos que sofremos. ESPÍRITOS limpos de criação, nós nos sujamos com imoralidades e estas nos afetam fazendo-nos marcar passo no caminho da evolução, daí a necessidade de limpar-nos a fundo, fazendo brilhar o ESPÍRITO, que é imagem e semelhança de DEUS.
Nosso destino é a perfeição que conquistaremos nas oficinas da matéria, pela graça de nosso PAI celestial.

                P E D R O   P A U L O   M A I A
             =========================== 

domingo, 19 de agosto de 2012

XII Encontro Fluminense da Doutrina Espírita relacionado com o Direito

O XII Encontro Fluminense da Doutrina Espírita relacionado com o Direito acontece no dia 25 de agosto das 16h30 às 18h30 no Instituto Espírita Bezerra de Menezes. Os palestrantes presentes serão Fábio Souza, juiz da 2º Vara Federal de Niterói, com o tema “Direitos Humanos: Uma abordagem jurídico-Espírita” e Joaquim Mentor, advogado e presidente da Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro, falará sobre “A Educação como forma de Valorização do trabalho”. Informações (21)26203663, pelo e-mail contato@iebm.org.br e através do site www.iebm.org.br

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Instrução da Madrugada - Aymore da Conceição

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           08/02/2005
Instrutor:  AYMORÉ  DA  CONCEIÇÃO

O acerto com os nossos desafetos deve ser feito sempre e, principalmente, enquanto estamos a caminho com eles, durante o decorrer da encarnação que nos venha favorecendo, porque, qualquer animosidade que provocarmos nos acompanhará como uma chaga exposta após a morte, promovendo dores e perseguições mais ou menos intensas e acirradas, se houver falta de perdão de nossa parte, como ofendidos, pois, nossa consciência queimará, mesmo que nos perdoem os desafetos, até que a justiça divina extirpe os danos das agressões, em nossa intimidade, estendendo por sobre todos, o clima da paz e da concórdia.
Não fosse assim, como seria a vida no Universo sem fim, de DEUS formosa invenção? Aí sim, o Inferno concretizaria essa invencionice dos antigos pagãos, com os braseiros terríveis e os seus perversos administradores a judiar permanentemente as suas pobres presas. Não nos preocupemos mais com tal fantasia como realidade da divina Providência, porém sim, com os males que nos poderão assaltar e tornar-nos culpados pelas ações más que poderemos praticar sob o seu império e, então, obrigados a dolorosas operações de limpeza moral com que a bondade divina agencia para nos libertar para a continuação da longa e demorada caminhada, para alcançar o seu aconchego, lá no seu reino!
O que estamos tratando nestas assembléias realizadas de modo contínuo, trazem à baila a nossa necessidade de acertarmos o comportamento, com os ditames do EVANGÉLHO que o ESPÍRITO DE VERDADE como JESUS, trouxe para nós que lhe fomos entregue a muito tempo atrás, como tutelados. Nos dias que vão passando, conforme promessa feita, o CONSOLADOR vem ativando os ensinos e completando-os, auxiliando a nossa recuperação a qualquer vício ou crime, pois, nosso destino é a perfeição conquistando o beneplácito divino e nunca mais sofrer ou fazer sofrer! Porém, como estamos vivendo num clima de desesperações, de revoltas, de descrenças, de ódios e de destruições do que seja possível, a vida terrena que ainda se reveste com os prejuízos morais, com muita intensidade temos uma enxurrada de escândalos a nos atormentar!  É nossa própria semeadura de muitas encarnações, que nos compete colher sem resmungos, sem revoltas, mas, com boa diligência embora as canseiras e dores, porque são da nossa responsabilidade esses efeitos de atos provocados, certamente, à revelia das leis e das advertências contidas nos ensinamentos de JESUS reforçadas pelas manifestações do CONSOLADOR.
Mesmo assim, com todo o susto e todo o sofrimento que nos te abordado, acreditemos firmemente, estamos caminhando pela estrada que vai para o encontro com a grande paz de DEUS! A TERRA, nós que ansiamos por uma vida feliz e venturosa, com a melhora de nossas condições morais, pelo resgate dos valores das ofensas que fizemos e, portanto, pelo perdão dos ofendidos e pela extinção total dos prejuízos que provocamos, se transformará em um mundo bom, em que o AMOR estenda o esquecimento sobre todos os pecados havidos e extintos, e, a luz divina faça brilhantes os nossos atos construtivos, e os gênios do mais Alto venham até nós, para nos mimosear com a sua luminosa simpatia e pureza, na demonstração que há, mais além do nível em que estamos, uma vida santa a nos aguardar os esforços evolutivos, para levar-nos até ela em definitivo, retirando-nos da roda das aflições e sofrimentos.
 Aqui temos palavras de esperança: estejamos no nível moral que seja, DEUS nos ama muito e nos criou para o seu amor! Por ora estamos de quarentena, porque desobedecemos as suas leis, porém, ELE, por JESUS, o glorioso ESPÍRITO DE VERDADE, nos vem chamando e guiando para o seu reino atingir. Bons e maus são irmãos que se devem entender e harmonizar estendendo-se as mãos amparando-se nessa caminhada que está sendo difícil, mas que terminará com a nossa vitória sobre as nossas imperfeições de jornada, para o bem eterno! Este é preço de nossa salvação.

             A Y M O R É   D A   C O N S O L A Ç Ã O
          ===================================

O castelo de açúcar - conto espírita infantil - Meimei


Eduquemos nossas crianças!

Instrução da Madrugada - Filho da Formosura eTito Generoso

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           07/11/2005
Instrutor:  FILHO DA FORMOSURA

O Mundo TERRA é um dos pequenos da imensidade dos Céus do sagrado MANITÚ!
MANITÚ colocou muitas tribos na TERRA e muitas tribos nas outras terras que são vistas brilhando quando o manto da noite desce e quis que todas elas descobrissem que são filhas do seu sentimento e que aprendessem a viver em paz e formosura.
Quando ELE resolveu que fossem habitadas as suas terras, criou o homem com o barro e, como feiticeiro colocou nele o ESPÍRITO que se parece com ELE. E fez a mulher para sua companheira, para que tivessem muitos filhos para substituir os que envelhecem e morrem.
O homem morre e deixa em liberdade o ESPÍRITO que nele estava, para que volte para as pradarias mais formosas do que as da TERRA, para aí viver contente com a formosura conquistada pela honra de ter vivido como um bravo irmão de todos os outros da grande tribo formada por todas as raças.
 Aquele que não vive com amor, não é digno do amor do MANITÚ! Por isso, ficará separado dos bons para chorar lágrimas de fogo até acabar o veneno das loucuras que fez. MANITÚ gosta dos filhos e não deixa perdido nenhum deles, mas, pune os que não são formosos com os seus irmãos das tribos espalhadas na TERRA onde eles vivem. Salve MANITÚ, grade chefe da vida de todas as tribos.
       F  I  L  H  O     D  A    F  O  R  M  O  S  U  R  A 
       ===================================

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           07/11/2005
Instrutor: TITO GENEROSO

O homem que é da TERRA trabalha para ficar rico e poderoso, ou trabalha para ser bom, amigo de todos e honrar a DEUS, nosso PAI? ELE nos criou para ser escravo, ou para ser o irmão de todos?
Estas perguntas são feitas quando estamos cismando sobre todas as coisas que não podemos compreender, pois, uma vez temos muito amor no coração e outra vez muito ódio; temos paz, mas, de repente fazemos guerra de matança inútil. E que judiação com as crianças, que nos vê beber a água que passarinho não bebe e usar as outras drogas que desmoralizam; e a judiação com as violências contra a mulher, nossa irmã e, também, mãe de nossos filhos, sem a menor consideração!
No entanto, fomos criados para honrar a DEUS, na TERRA e no CÉU. Quando a morte nos surpreender, devemos voltar limpos e formosos, para a CASA DOS ESPÍRITOS e aí respirar o ar puro da felicidade que ELE criou para todos os filhos.
Prestar muita atenção a isto: brancos e negros são corpos de homem usados por todos os ESPÍRITOS que devem aprender a viver com muito amor, porque são FILHOS da formosura de DEUS!
              T  I  T  O     G  E  N  E  R  O  S   O
          =============================