segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA DE FINADOS - A Morte - RAUL TEIXEIRA


Oração no dia dos mortos - Emmanuel e Chico Xavier

Senhor Jesus!
Enquanto nossos irmãos na Terra se consagram hoje à lembrança dos mortos-vivos que se desenfaixaram da carne, oramos também pelos vivos-mortos que ainda se ajustam à teia física...
Pelos que jazem sepultados em palácios silenciosos, fugindo ao trabalho, como quem se cadaveriza, pouco a pouco, para o sepulcro; pelos que se enrijeceram gradativamente na autoridade convencional, adornando a própria inutilidade com títulos preciosos, à feição de belos epitáfios inúteis; pelos que anestesiaram a consciência no vício, transformando as alegrias desvairadas do mundo em portões escancarados para a longa descida às trevas; pelos que enterraram a própria mente nos cofres da sovinice, enclausurando a existência numa cova de ouro; pelos que paralisaram a circulação do próprio sangue, nos excessos da mesa; pelos que se mumificaram no féretro da preguiça, receando as cruzes redentoras e as calúnias honrosas; pelos que se imobilizaram no paraíso doméstico, enquistando-se no egoísmo entorpecente, como desmemoriados, descansando no espaço estreito do esquife...
 E rogamos-te ainda, Senhor, pelos mortos das penitenciárias que ouviram as sugestões do crime e clamam agora na dor do arrependimento; pelos mortos dos hospitais e dos manicômios, que gemem, relegados à solidão, na noite da enfermidade; pelos mortos de desânimo, que se renderam, na luta, às punhaladas da ingratidão; pelos mortos de desespero, que caíram em suicídio moral, por desertores da renúncia e da paciência; pelos mortos de saudade, que lamentam a falta dos seres pelos quais dariam a própria vida; e por esses outros mortos, desconhecidos e pequeninos, que são as crianças entregues à via pública, exterminadas na vala do esquecimento... 
Por todos esses nossos irmãos, não ignoramos que choras também como choraste sobre Lázaro morto... 
E trazendo igualmente hoje a cada um deles a flor da esperança e o lume da oração, sabemos que o teu amor infinito clarear-nos-á o vale da morte, ensinando-nos o caminho da eterna ressurreição.
Emmanuel 
Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Religião dos Espíritos.14. ed., Rio de Janeiro: FEB, 2001, cap. 77, p. 217-218.
 

 

DIA DE FINADOS

O DOIS DE NOVEMBRO

 Almerindo Martins de Castro

"O dia de Finados” não tem origem em ensinamentos dos Espíritos. Derivou da festa católico–romana de 1º de novembro – "Dia de todos os Santos".

Quando da destruição dos templos pagãos, em Roma, um entre todos foi poupado, porque constituía obra–prima de arquitetura e riqueza. Construído por Marco Agripa, denominava-se – Panteão e nele, a 1º de novembro, era celebrada, pelos pagãos, com excessos, a "festa de todos os deuses". O Papa Bonifácio IV obteve-o, por doação do Imperador Focas e fê-lo purificar, recolhendo a ele os tesouros e despojos mortais das catacumbas dos cristãos e consagrou-o a Santa Maria dos Mártires. Nesse templo (que estivera fechado durante dois séculos) Gregório IV, em 835, instituiu em antítese, a "festa de todos os santos", em homenagem aos santos que não tinham culto em dia destacado no calendário, universalizada depois para todo o orbe católico. Mas, para que não ficassem esquecidos ante Deus os fiéis da Igreja e os pecadores, foi estabelecido que no dia seguinte, 2 de novembro, se fizessem no templo orações em intenção desses mortos.

Só em 998, dez séculos depois do Cristo, o Abade da Ordem dos Beneditinos, em Cluny, instituiu, em todos os mosteiros da Ordem, na França, a "comemoração dos mortos", o "dia de finados", nesse 2 de novembro, culto que a Santa Sé aplaudiu e oficializou para todo o Ocidente. Assim foi o mundo profano levado a cultuar os seus mortos (outrora enterrados nas igrejas e em "campo santo") num dia determinado, quiçá na ingênua, ilusória esperança de que os Espíritos desencarnados fruiriam venturas celestiais, recebendo, nas covas das necrópoles, as flores e as luzes das velas, que, não raro, exalam hipocrisia e iluminam as trevas das maldades e rancores de quem as acende. O tempo decerto conseguirá esculpir nos corações o ensinamento dos mestres da espiritualidade, fazendo com que as criaturas regressem à sincera e modesta maneira de encarar e reverenciar o nascimento e o decesso dos seres na face da Terra, práticas desvirtuadas pelas deturpações dos interessados e dos ignorantes. Os antigos tinham intuição ou ensinamentos bem mais aproximados do verdadeiro modo de interpretar o sentido da vida e da morte dos seres humanos.

Heródoto (o denominado – Pai da História) diz que, na Trácia remota (território cujas fronteiras estão hodiernamente diluídas numa das províncias da Turquia), o nascimento de uma criança reunia a família em torno do berço para, por entre lágrimas e tristeza, lamentar as provações a que viera o recém-nascido; enquanto que o falecimento de um ente querido era saudado jubilosamente, na antevisão de que o Espírito liberto iria fruir as venturas e galardões do Além.

O Espiritismo contemporâneo veio encontrar o automatismo dos costumes e estipulações seitistas, consuetudinárias, que obscurecem de algum modo o lídimo sentido espiritual da vida e da morte; mas, suavemente, sem contundir a sinceridade dos que ainda não evoluíram para a integral espiritualidade, irá encaminhando as Almas para a verdadeira comunhão com os chamados mortos.

Não está nos cemitérios o mundo dos Espíritos. Ali apenas podem permanecer transitoriamente os cegos desesperados, cujo passamento não os pôde desligar da matéria em decomposição. Fora dali, no indefinível templo do nosso coração é onde devemos orar pela paz e pelo esclarecimento dos Espíritos liberados do corpo. Mas, principalmente, pelos sofredores.

Os Espíritos de Luz, aqueles que misericordiosamente, ajudam os grilhetas da Terra, descem pela escada espiritual das nossas preces, dos nossos pensamentos de abnegada solidariedade com os chagados da alma, que gemem nos ergástulos da dor e do remorso, com os surdos e cegos, que ainda não ouviram, nem lobrigaram as harmonias iluminadas da Verdade que as "vozes do silêncio" entoam para glória de Deus e bênção dos arrependimentos. Em cada dia da existência, nas horas de recolhimento, oremos pelos tristes, pelos abandonados que, na desolada noite de sua provação, não conheceram amor, carinho, consolo, bálsamo para as suas dores de alma.

Deixemos os cemitérios onde se dissociam as moléculas da carcaça humana, e pensemos no Mundo do Alto, de onde tudo vem para a Terra e aonde sobem, de regresso, as refrações de todos os diferentes mundos dispersos no Infinito.

Espiritualizemos os estágios da existência terrena, mantendo o recôndito do nosso ser em ressonância com o mundo espiritual de amanhã, vivendo em harmonia com os imperativos naturais da matéria, conservando, porém, o Espírito alertado para a devida obediência às leis que regem, nas trajetórias das vidas sucessivas.

Ante a morte do corpo, não nos impressionemos com o fogo-fátuo, que é luz da matéria e que não pode ficar dentro da cova; busquemos o santelmo, Luz do Alto, que se acende no cimo dos mastaréus, na vastidão dos mares, com as fosforescências que têm contato nas rutilâncias das claridades celestiais.

Não façamos treva onde a vida se ilumina; não choremos ante o corpo inerte, porque o Espírito se está movendo no júbilo da libertação. Os espíritas não podem esquecer o simbólico ensinamento do Mestre: “... deixai que os mortos enterrem seus mortos" (Mateus, 8:22).

A comemoração que, rotineiramente, se celebra, a dois de novembro, deve ser substituída pela permanente comemoração dos - vivos verdadeiros - porque a noite da morte do corpo é a alvorada esplêndida do Espírito, despido da negra libré do cárcere, imergindo nas suaves, eternas claridades da aurora redentora...

Texto retirado do Reformador - novembro /1999, transcrito do número de novembro de 1950

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Divaldo Franco - Cura e Autocura – 1998 – Trechos da Palestra


“Senhor, dá-nos a serenidade, para aceitar tudo quanto devemos aceitar, para aceitar tudo aquilo que é difícil de ser aceitado. Mas, dá-nos sobretudo sabedoria, para distinguir uma coisa da outra.” Almirante Hart
Saúde é um estado de espírito e o espírito jovial é sempre saudável.

Somente envelhece quem quer. E somente é velho, quem velho se considera. A nossa atividade mental mantém a nossa juventude. É quando dizemos: “Eu já não tenho mais a mesma facilidade para memorizar. Estou perdendo a memória”. Pois procure-a, ela está lá no arquivo, é somente buscá-la, não espere que ela chame por você.

Jung dividiu a humanidade em dois biótipos: o introvertido, que é sempre um candidato a doenças e o extrovertido, que é um indivíduo saudável, é aquele que facilmente faz a catarse, que exterioriza conflitos, que se libera de todo esse tormento.

William James também dividiu as criaturas em dois grupos: os indivíduos fortes e os indivíduos fracos. Os indivíduos fortes são aqueles que se aceitam como são e se ama exatamente porque assim o é! O indivíduo fraco é aquele mesquinho, calceta, reclamador, descontente, sempre ambiciona aquilo que jamais terá. Tem por meta algo que nunca conseguirá, porque ele é atormentado psicologicamente.

Será possível manter saúde desde que saibamos manter o estado de espírito.
Então, saúde é esse bem estar, que nós poderemos e deveremos manter quando a doença nos chama a atenção para a problemática da agressão ao organismo físico, aos sentimentos ou aos distúrbios mais profundos da psique.

Diante da doença podemos tomar uma das 3 seguintes atitudes: revolta (por que eu?), passividade (eu) ou naturalidade (também eu). Afinal, todos nós estamos na alça de mira dos fenômenos patológicos, biológicos, psicopatológicos. Por que eu? Porque sou uma criatura humana e acontece com todos. A única exceção que existiu na Terra, é Jesus Cristo. Ele jamais enfermou, porque era um excelente psicoterapeuta, que fazia a auto cura e aos outros curava.

David Bon um dos pais da Física e Stil Wolf. Eles estabeleceram que o medo, o pessimismo e o azedume, produz reações em nosso campo de elétrons. O amor, a afetividade, a esperança, a alegria, tem a ver com nossas moléculas fóton. São essas que preservam a vida, enquanto aquelas desgastam as energias da vida.

Será que nós aqui, já reflexionamos entorno do Si que somos? Será que já paramos para fazer uma análise do Si profundo ou sempre estamos esbravejando, pedindo, agradecendo, tudo rápido?  

É necessário que em nosso cárcere, possamos tomar uma das duas seguintes atitudes: uma pessoa está no cárcere ao lado de outra. Um, é um homem feliz, o outro um desgraçado. Eles têm o contato com o mundo, um quadrângulo gradeado. Diariamente, cada um chega e olha por aquele quadrângulo. Por que são tão diferentes? O primeiro olha sempre para cima e vê o sol e o céu. O outro olha sempre para baixo, olha a lama e a podridão. O lugar é o mesmo, o direcionamento e a aspiração de cada um é que é diferente.

O primeiro passo para aquisição da saúde: ame-se como você é. Aceite-se como você é. Não aspire a ser o que você não vai conseguir.

A beleza externa é tão suscetível de variação. A infância leva à juventude, a maturidade leva à senectude, quando não advém a morte antes, e há o momento da desencarnação. Mas quando a pessoa é interiormente bela, todos os períodos são enriquecedores e quando a pessoa não é interiormente plena, todos os períodos são conflitantes.

Daí a primeira regra para viver com saúde é o auto amor. Ame-se, porque quem não se ama a ninguém ama. Trabalhe interiormente para ser saudável. E quando você adquirir essa postura, de uma pessoa saudável, lembre-se de que você é algo mais que um corpo. As células estão imantadas umas as outras, graças ao equilíbrio psicofísico, na estrutura molecular da Física Quântica através de íons, uma micro partícula. Micro partícula essa, inerente ao psicossoma, ao perispírito, ao corpo astral, como se queira. É este campo modelador que estrutura as células, graças ao agente, que é o espírito. O espírito que pensa, esse campo vibratório que modela, a matéria que se corporifica. Do campo da mente, vem a realidade para o mundo da forma. Do mundo da forma vão as mensagens para o campo da mente.

Não ignoramos que há em volta da Terra um campo magnético, nós não sentimos nada. Mas uma bússola, de imediato detecta o norte magnético do planeta. Nós temos um campo de energia específica, chamado aura. É a irradiação da realidade que somos. Da realidade pensante, que é o mundo causal. Da realidade verbal, aquilo que exteriorizamos, da realidade atuante, aquilo que fazemos. Essa irradiação tem o degradê de tonalidades que correspondem a mente, ao verbo e a ação. Ao pensamento, desejo e o mundo da forma.

É natural que de acordo com aquilo que nós cultivamos, exteriorizamos respostas equivalentes.

Se começarmos o trabalho de auto amor, vamos estimular os linfócitos, o aparelho imunológico.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ele - Alexandre Paredes

Ele é o Pai de todos nós
Que uns chamam de Deus, de Criador
E outros o chamam de Amor, de Luz, de Vida
Mas Ele é um só
E está entre nós
É fácil ouvir sua voz no coração
Eu ouço seu nome por toda parte
Na voz que emana da natureza
Nas aves que cantam pelo ar
Na pedra que silencia
Na voz de um menino a rezar
No som da vida

Ele é a paz no meio de nós
O bálsamo que alivia a dor
A luz na escuridão da vida
Com Ele ninguém está só
Não importa a pessoa
É fácil sentir seu amor no coração
Eu ouço seu nome por toda parte
Na voz que emana da natureza
Nas aves que cantam pelo ar
Na pedra que silencia
Na voz de um menino a rezar
No som da vida


Alexandre Paredes
 
 

Instrução da Madrugada - Mariano Lacerda

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           14/04/2005
Instrutor:  MARIANO  LACERDA

A vida na encarnação passa depressa, em relação ao tempo que passamos na “TERRA” que o Senhor nos reserva para nela residir eternamente: a ESPIRITUALIDADE! Aí na TERRA dos homens, que é feita de matéria, temos de exercitar-nos em quase todas as particulares forças que temos como heranças do CRIADOR, particulares, porém, comuns às suas imagens e semelhanças.
Em embrião, temos em nós a imagem nítida do ANJO, não a daquele que a imaginação superexcitada dos sonhadores criou como sendo realidade: luzes com a forma humana vestida com longas e flutuantes camisolas alvas e grandes asas às costas, a revolutearem em torno de DEUS ou dos objetos de suas missões em favor de crianças e adultos que tenham de cuidar, para que nada de errado lhes aconteça! Esse engenho da imaginação humana não existe em parte alguma dos iluminados ambientes celestiais, porém, aqueles elegantes e sábios, irradiando simpatia e amor, que servem ao SENHOR e a todos os seres da CRIAÇÃO, com extrema dedicação, sim, EXISTEM! Eles não voam, mas, deslizam graciosa e velozmente pelo éter cósmico, providenciando socorro onde seja necessário e levando na beleza que expõem em reflexos formosos, as Mensagens divinas aos que se esforçam em tarefas elevadoras.
Os anjos, ou melhor, já que estamos desmistificando a imagem desses operários da Providência Maior, os elevados Espíritos, descem constantemente do mais alto, para reuniões com os Irmãos, em mundos avançados, em mundos de regulares condições e, também, às sombras dos mundos atrasados, nos quais o mal vem fazendo grandes estragos! Nos mais avançados, eles se identificam com os seus responsáveis (os CRISTOS governadores) participando das festas de regozijo e louvor a DEUS, ao AMOR, à SABEDORIA, pela paz e pela ausência de dores, desalentos, mas, de legítima fraternidade. Nos de regulares condições morais, levam a alegria santa, com a contribuição abençoada do incentivo a que todos aproveitem para criar melhores dias, sem as dificuldades ainda presentes embora já, em diminutas proporções, à vista das conquistas pela fé no conhecimento da validade das escolas planetárias e da destinação da VIDA e do de todas os ESPÍRITOS. Nos mundos, como este no qual estagiamos, e em que o mal vem fazendo tantos estragos, para derramarem da ânfora íntima, o perfume oloroso e salvador da DOUTRINA DOS ESPÍRITOS ELEVADOS DO UNIVERSO DE DEUS, já conhecida entre nós, desencarnados e encarnados terrenos entregues ao ESPÍRITO DE VERDADE, que nos guia com mansidão pelos caminhos da TERRA, inspirando-nos elevação do pensamento a DEUS, apelando a que O sintamos em nós, com a beleza dos melhores sentimentos, já aflorados, e O reverenciemos com a nossa gratidão e comportamento reto, dedicando-nos ao estabelecimento da paz entre todos, como irmãos que somos e filhos do seu sacrossanto GÊNIO.
Um dia, seremos como eles e, também, vararemos as distâncias dimensionais, levando a Mensagem de DEUS, aos que se encontram em todas as situações evolutivas, como a semear as bênçãos recebidas para que elas dêem os bons frutos para os quais foram criadas por seu GÊNIO.
Somente o bem é criação de DEUS! Nós mesmos somos um BEM que ELE criou e temos o dever de fazer-nos extensões do seu amor, da sua ternura e da sua incomparável beleza, por isso mesmo, o mal que tenhamos feito ou estejamos fazendo, e que é da nossa exclusiva e desgraçada invenção, seja desfeito pelo perdão das ofensas, pela dor bem recebida como redentora, e pelo esforço em merecer SER filho do seu AMOR infinito.
A vida na matéria passa depressa, porém, a vida vitoriosa dos anjos de DEUS, jamais passa, porque herança da sua eternidade!

              M  A  R  I  A  N  O       L  A  C  E  R  D  A
            ================================

Instrução da Madrugada - Cabeça Grande e Felicíssimo Filho

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           14/03/2005
Instrutor:  CABEÇA GRANDE

Salve, bravos irmãos, filhos de TUPÃ! Coragem mais do que enfrentar uma onça, para enfrentar a verdade de TUPÃ!
As nações dos índios eram numerosas e as terras dominadas  eram tão extensas que se precisava andar muitos sois caçando e não chegar ao fim. As terras eram livres, mas, nenhum estranho se aventurava a invadi-las.
Vemos agora as nossas aldeias empobrecidas, as nossas terras invadidas, transformadas em fazendas de gado, esburacadas na procura do ouro, e os rios garimpados, na procura do diamante. Dessa maneira os índios vão sendo mortos e as suas aldeias queimadas. Eles estão desaparecendo, muitos indo morar nas cidades dos brancos, cobrando deles ajuda para as famílias que restam. Formosos ESPÍRITOS falam que essa é a marcha do progresso que TUPÃ determinou para os homens. Antes os homens eram todos selvagens. Alguns progrediram e outros não. Os que não, progridem pela necessidade e pelo sofrimento, arrastados pela força da vida.
Os homens morrem, mas os seus espíritos voltam para a TERRA e nascem filhos de brancos ou de negros misturando as raças e aprendendo todas as coisas. TUPÃ quer os filhos cheios de sabedoria, para que a TERRA tenha uma só raça: a dos formosos, pacíficos e sábios! Salve todos.

                    C A B E Ç A   G R A N D E 
                =========================
INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            14/03/2005
Instrutor: FELICÍSSIMO FILHO
 
DEUS tem feito chover na roça dos brancos e dos negros, porque ELE ama os filhos da TERRA e não quer que eles passem fome. Por muito amor ele dá saúde e força para que todos trabalhem e tenham as suas riquezas que são, o pão, o arroz, o feijão e a carne para mistura e, ainda, as roupas para vestir e uma casa para morar e dar um pouco aos que passam necessidade.
Falando verdade, o negro tem alma branca e o branco também! O branco de hoje, pode ter sido negro e o negro pode ter sido branco, em outras vidas. Quando todos os homens tiverem passado por essa estrada da vida, na TERRA já não veremos diferença de cor da pele.
Quando os Espíritos que passam pela TERRA, aprendendo as lições do amor de DEUS, adotarem a sua lei no lugar da lei dos homens haverá igualdade de direitos, assim como de deveres. Qual é a diferença entre uma inteligência vestida de negro e uma inteligência vestida de branco? Não é somente a cor da pele?
DEUS não despreza nenhum de seus filhos e seus filhos não se devem desprezar, também. Vivendo em paz com todo mundo, todo mundo terá paz e irá para o reino de DEUS, só que a alma é que tem de estar branquinha para merecer a felicidade que lá é eterna.

                F E L I C Í S S I M O     F I L H O
            ============================    

      "O Único Mal a temer, é aquele que ainda existe em nós." (Chico Xavier)

      "Nunca estás só. Sabendo disso, ajuda sempre." (André Luiz)

Instrução da Madrugada - Araruana Grande e Negro Gentil

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           14/02/2005
Instrutor:  ARARUANA GRANDE

Salve! Salve TUPÃ e sua formosura de grande PAI! Salve as tribos que vivem os últimos tempos do seu existir nos restos das terras que foram de caça e vida delas! Salve os homens de coração formoso que se preocupam com os índios e levam a sua medicina e a sua ajuda aos doentes, crianças, mulheres e velhos! Salve todos!
Os índios estão encurralados e já não caçam porque até a caça está desaparecendo, por causa das derrubadas de mata para criação de gado e das queimadas que destroem a Natureza tão formosa e tão rica! As reservas dos índios mais parecem prisões e as festas das tribos já não são mais como eram, por causa da tristeza que se abate sobre elas.
Formosos ESPÍRITOS falam que é assim que tem de acontecer, que está na hora de grandes transformações e que todos os ESPÍRITOS têm de progredir e alcançar igualdade e direito sobre todas as coisas, mas, em paz e fraternidade. Dizem que é vontade de TUPÃ que o sofrimento, o desespero, o desprezo, o ódio e a vingança, abandonem para sempre a TERRA e os HOMENS.
Eles dizem que todos os homens são os amores de TUPÃ que se devem muito amor um ao outro! Salve!

               A R A R U A N A   G R A N D E
             ===========================

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           14/02/2005        
Instrutor:  NEGRO GENTIL

                        O DEUS de bondade abençoa os homens da TERRA e dá todos os recursos para que vivam em paz e se sintam irmãos.
              Nascem homens e mulheres e neles DEUS põe a progredir ESPÍRITOS que têm de ser sábios em todas as coisas da TERRA e, também, em tudo o que diz respeito à vida espiritual. Morrem homens e mulheres porque DEUS, em sua sabedoria, quer que eles voltem mais formosos pelo encontro com irmãos de muitas vidas e se ajustem com eles.
                   Os que fazem o mal, terão de pagar a conta do mal para continuar a progredir e os que fazem o bem, voltam leves e contentes e cheios de luz como vaga-lumes divinos.
                    A TERRA está cheia de ESPÍRITOS bons e sábios, entre brancos, negros e índios e tem muitos maus que perturbam a vida dos que são bons, pacíficos e trabalhadores. Confiemos em DEUS, porque ELE dá serviço para os bons e salvação para os maus, por mais maus que sejam, só que pela maldade terão de sofrer até ficarem limpos.
                    DEUS é bondade e justiça e quer a salvação de todos, por isso não acreditar em sofrimentos eternos, mas em felicidade eterna que todos devemos conquistar. Salve a sua formosura!

                                   N E G R O    G E N T I L
                            ========================

Instrução da Madrugada - Milton Severiano

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            14/01/2005
Instrutor: MILTON SEVERIANO

JESUS, enviado de DEUS para nossa orientação moral e para que conquistemos o reino de DEUS, não pode fazer mais do que faz, desde o principio de nossa criação e de nossas andanças pelo mundo espiritual e pelo mundo das formas provisórias e vem e irá fazendo, até completar o nosso estágio sob sua responsabilidade. Sua missão divina, estreitamente ajustada à vontade do CRIADOR, é a de ensinar-nos todas as coisas e nós, que somos os beneficiários dos bens divinos e temos liberdade para decidir o que fazer dentro do que nos é possível e está à nossa disposição de modo generoso, é que devemos lutar bravamente contra as tentações e contra todos os vícios, tornando-nos autores efetivos de nossa salvação e ganho do lugar reservado para nós, no reino de DEUS.
Segundo o nosso modo popular de falar, JESUS até morreu numa cruz infamante, entre dois ladrões, humilhado na maldade dos homens, porém, engrandecido na graça do DEUS de amor que ELE veio fazer conhecer como o PAI NOSSO que está nos Céus, e dar-nos os exemplos e a força necessária, com que vencermos todos os obstáculos da caminhada, com bom ânimo, com reconhecimento ao nosso destinar e a missão providencial dos sofrimentos que nos abordem, como remédios que nos hão de curar dos muitos males, os quais por incúria rebelde atraímos para a nossa responsabilidade. A salvação aos defeitos que adotarmos, aos vícios e a indisciplina com que nos comportarmos, é de nossa exclusiva responsabilidade gerar. O amor de DEUS é infinito e prova isso em tudo na CRIAÇÃO, não nos deixando à deriva, jamais, entretanto, nos tem advertido: “AJUDA-TE QUE O CÉU TE AJUDARÁ”.
Estamos atentando para isso? Estamos compreendendo essa verdade eterna que nos veio claramente por JESUS? É preciso, portanto, que nos aviemos de formas a lançarmo-nos a frente com ânimo forte e a permanente inspiração divina, reforçando o nosso desejo do bem e só o bem fazer, com amor, pois, mais vale fazer pouco com amor, do que muito com orgulho, vaidade e presunção. O amor gera a caridade e a caridade gera a divina alegria de servir auxiliando aqui e acolá, os irmãos do caminho em necessidade, e é, também, a mesmíssima força que nos alçará por méritos, aos píncaros luminosos do reino de DEUS para, aí, fundir os nossos sentimentos, na mais alta purificação, com o sentimento divino nascente desse PAI NOSSO que não cessa de amar os filhos que gerou e postos a estagiar nas escolas providenciais do Universo, onde aprenderão, inclusive, que são deuses que precisam voltar vitoriosos, ao convívio d’ELE, fonte única de onde jorram todos os prodígios da CRIAÇÃO!
Todos acabaremos por concluir que o nosso destino, com a ajuda que recebemos dos benfeitores da Espiritualidade, é a integração com o CRIADOR. Preparemo-nos para isso, sabendo que essa integração representa entrar em ação sábia, decidida e serena, nas tarefas de comando da vida do Universo com as suas criações. JESUS não é o governador espiritual da TERRA? E outros CRISTOS, também, não governam outras TERRAS disseminadas na amplidão infinita? Lembremo-nos que JESUS ao declarar: EU E O PAI SOMOS UM, dizendo da sua perfeita integração com ELE, nos inspira conquistar essa posição divina, e quando isso realizarmos, não seremos cortesãos do ETERNO, nem seus escravos, porém, extensões d’ELE, na Eternidade gloriosa da CRIAÇÃO.
Preparemo-nos, pois, para as atividades divinas, que nos exigem purificação moral, sabedoria e amor, elevados à santidade. Ajudemos e ajudemo-nos, que o Céu nos ajudará a conquistar com dignidade esse destino traçado por DEUS, desde toda a Eternidade.

                 M I L T O N    S E V E R I A N O
         ===============================

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Frases


"Muitas enfermidades têm origem no temperamento desajustado, nas emoções em desalinho, em influências espirituais negativas" (Joanna de Ângelis)
 
"Quando você se observar, à beira do desânimo, acelere o passo para frente, proibindo-se parar. Ore, pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras" (André Luiz)


"Dá-nos, Senhor, a força de resistir às sugestões dos Espíritos Maus, que tentem desviar-nos da senda do Bem, inspirando-nos maus pensamentos" (O Evangelho segundo o Espiritismo cap.XXVIII)





Instrução da Madrugada - Agildo Bongarten

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           13/12/2005
Instrutor: AGILDO BONGARTEN

O caminho para o Céu, na direção do reino de DEUS, está indicado por JESUS, no seu Evangelho e nos seus exemplos. Disse-nos que somente por ELE, encontraremos aquele reino, pois, ESPÍRITOS como somos, embora os desdobramentos que temos pelo sono de nosso corpo denso e a libertação dele, pela morte, entrando na dimensão espiritual, não veremos o Céu nem saberemos movimentar-nos aí, sem que tenhamos méritos e guias que nos auxiliarão com muito amor.
A Espiritualidade se estende ao infinito, formada por um grande número de dimensões ascendentes que somente serão franqueadas ao ESPÍRITO, quando ele esteja em condições de pureza, tanto quanto em sabedoria, para galga-las com a força mental e planar como um pássaro gracioso e feliz nos seus espaços, até atingir as culminâncias onde está DEUS nos seus esplendores, reunido com os sublimados filhos, que são os mediadores na execução de sua vontade nos projetos em andamento.
Porque ainda somos pequeninos e mais ou menos bisonhos, não conseguimos atinar com a realidade de DEUS. É tão grande e tão sublime a sua personalidade, que escapa ao nosso raciocínio, quem ELE é e como é! Como engenha-lo tendo a mente atada às grosserias do materialismo? Como fazer d’ELE uma imagem que não seja feita de luzes, irradiando o pensamento como um transmissor poderoso de energias que vai formando seres que se parecem com ELE, tendo-lhe a imagem e a semelhança, por isso muito da sua grandeza? Não, meus irmãos, não cabem em nossos pensamentos senão pálidas idéias, pretendendo guardar analogia sua com as nossas formas, o que não é cabível, segundo elevados mentores da vida maior que ainda não viram a sua face, mas, têm revelações dos que a vêem e assistem aos seus divinos Conselhos.
Reportando-nos aos velhos costumes, ainda em voga em sua maioria, temos tribos mais ou menos selvagens, dançando em torno de fogueiras, em rituais para honra do ESPÍRITO supremo que reina sobre a vida e a morte, mas, bem longe da sua realidade, pois o querem com formas mais ou menos humanas; nos templos suntuosos ou singelos, se cultua um ser grandioso, invisível, que reside no Céu, Céu que fica sem a devida definição, porém, envolto em numerosas fantasias; ainda assim, não obstante a grandeza que tem, é tido como imperador, ditador e até escravo das presunções e comandos de sacerdotes, já se percebe, completamente despreparados para entende-lo na sua real existência e no seu amor à Criação universal!
Na verdade DEUS é um nome no qual, embora em diferentes concepções, colocamos o poder dos nossos pensamentos, como uma força, como um ser ainda desconhecido por nós, porém, real, diferente, de um gênio fantástico, que tem o poder de plasmar planetas e transforma-los com a sua química, em sóis exuberantes e estrelas brilhantes, assim como suscitar de sementes aparentemente insignificantes, grandes vegetais e animais e faz muito mais, cria centelhas independentes de si expedindo-as para crescer e conquistar todos os graus da educação espiritual, que reúne a sabedoria ao mais alto sentimento, que é o amor, voltando a ELE e ao seu reino, vitoriosos e dignos das suas conquistas.
Nas gerações mentais, criamos como se fossem d’ELE, suplícios infernais, sofrendo-os, também. Mas, aqui temos a verdade que já conhecemos por JESUS: ELE não quer a nossa morte e não a permite, porque nos quer vivos para o usufruto dos seus bens! Com JESUS compreenderemos DEUS como o PAI que nos aguarda para dar-se a conhecer em todo o seu esplendor e glória!

              A G I L D O     B O N G A R T E N
           =============================

Instrução da Madrugada - Camilo da Santa Cruz

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           13/10/2005
Instrutor:  CAMILO DA SANTA CRUZ

Reunidos aqui, sob o pálio estrelejado e bendito do infinito dos Céus, estejamos com o pensamento firmemente posto em JESUS, pois, seja de nosso crer que ELE, em delegação de DEUS, autor de todos os milagres da Criação, nos tem amparado na marcha contínua do progresso científico e moral. A morada astral que nos serve de escola é amparada por ELE e suas legiões de tarefeiros, com absoluto respeito, tal como o determina o CRIADOR, porque de nós depende grande parte de nosso destino, já que possuímos liberdade de arbítrio e responsáveis únicos pelos atos que praticamos, por isso mesmo, se contraventores, apanhados pelo rigor das leis eternas que nos exigirão o resgate devido.
Queremos dizer com clareza que somos respeitados até nos erros que cometemos, pois teremos de sofrer-lhes as conseqüências e de moto próprio reconhece-los, arrepender-nos e corrigir-nos purificando-nos. Concluamos que, em sua infinita misericórdia, DEUS abranda os  martírios que escolhemos para nosso inferno, oferecendo-nos todos os recursos necessários, para com eles resgatarmo-nos dos abusos praticados em desafio às leis divinas.
Neste particular diremos que, quem quiser ser salvo apenas pela fé em JESUS e em DEUS, erra lamentavelmente, pois, a fé em si mesma não tem força de absolvição de nosso mau comportamento, porém sim, a ferramenta poderosa que nos auxiliará a extinguir as nódoas e as cargas explosivas, com que carregamos a nossa intimidade, que não as merece e nem as poderá reter senão pelo tempo de nossa teimosia. Com ela seremos capazes, segundo JESUS, de mover montanhas, entendendo-se as das iniqüidades amontoadas em nossas reencarnações e em dores de varia intensidade erguer-nos do lamaçal produzido, e, amparados pela dedicação, pelo carinho e pela inspiração de JESUS e pelo auxílio permanente dos gigantes e dos pigmeus anjos do bem, que nos renteiam e alentam, nos salvaremos.
Não nos tomem por ofensivos, mas, igrejas, doutrinas, promessas, suplícios físicos, não conseguirão salvar-nos aos males que praticamos se não nos tornarmos melhores, isto é, em palavras da maior expressão, puros de alma e coração resgatando-nos e, a partir de então, em nossas atividades comuns da vida, estendermos o amor no perfume da caridade com os nossos próprios recursos, seguros de que é assim que nos devemos comportar, como centelhas vivas, como imagens e semelhanças de DEUS e tutelados do seu CRISTO, suave impulsor nosso no caminho, verdade e vida para o reino de nosso PAI ETERNO.
Poderemos enganar-nos e enganar a muitos, com relação ao nosso destino, porém, não enganaremos a DEUS, seu amor e sua justiça misericordiosa, com as nossas genuflexões, nossas hipocrisias e promessas fundamentadas em corrupção dos valores reais. Um só é o comportamento agradável a ELE e torna felizes os seus filhos: AMA-LO ACIMA DE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO! Prestemos atenção aos termos das leis divinas e antes de qualquer pensamento e cada ação, cuidemos em não nos tornar indignos da grandeza que possuímos como filhos da sua Perfeição.
Amar a DEUS é nosso dever e reconhecimento; amar a nossos semelhantes, não é luxo, desperdício ou costume social, porém, um imperativo que cumpriremos quando nos convencermos que é amando que seremos amados, perdoando que seremos perdoados e é esforçando-nos ao máximo de nossas forças, segundo sublimes indicações de JESUS, que nos salvaremos a todos os males, iluminando o CÉU que está dentro de nós aguardando a geração da energia do AMOR para isso!
            C A M I L O   D A   S A N T A   C R U Z
        ===================================

Instrução da Madrugada - Olacir Dominicano


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            13/09/2005
Instrutor:  OLACIR DOMINICANO

Reflitamos sobre estas realidades que precisam entrar para o domínio de todos nós, ESPÍRITOS, para que o progresso das luzes nos alcance com todo o seu poderio salvador: aqui estamos, mais vivos e sensibilizados, olhos com visão mais penetrante, ouvidos captando sons ainda desconhecidos e sensores pessoais vibrando com as emissões que vêm dos Altos que não alcançamos, ainda. Lá, onde os corpos foram largados adormecidos, as percepções são amortecidas pelo poderio do magnetismo da matéria de que se compõem, porém, o conhecimento, aceitação e prática dos conselhos de JESUS e, agora, dos seus Consoladores, são capazes de guiar-nos com reais vantagens, se os encarnados fizerem como o fazem os cegos, que abrem os olhos de ver, os ouvidos de ouvir e com as sensibilidades do espírito.
Convenhamos que não é tão fácil entender que a vida verdadeira, não se concentra no envolvimento das carnes animais, mas sim, na liberdade delas e dos vícios tão comuns, inventados e praticados como grandes coisas, bem longe de se atentar para os prejuízos que advirão com eles. Viver atados ao gosto das ignorâncias e das violências, quando fomos dotados de inteligência e razão, é um desastre para o ESPÍRITO que deve erguer-se dos baixos níveis da animalidade, para os altos da dignidade de filhos da perfeição das perfeições, que é DEUS, o supremo da Eternidade. Porém, enquanto aqui estamos, encarnados e desencarnados, estes observando e vivendo a grandeza das bênçãos do CRIADOR e aqueles, até assustados com os fenômenos normais em permanente manifestação da Espiritualidade, em explosões de luzes e cores inéditas e o saneamento climático pelas emissões químicas do Alto e pela beleza incomparável das aparições fluídicas de excelsos benfeitores da Vida Maior, é possível antever quão importantes são os estágios terrenos, para a conquista de toda esta realidade que vemos, ouvimos e sentimos, agora.
Desaparecer no túmulo em fantástica desintegração das formas, não é da nossa história, mas, voltar à Casa Paterna, sim! Somos imortais que precisam agir com a intensidade que entendermos, na interpretação das verdades eternas, jamais nos desesperando, nem com as dificuldades com que nos defrontarmos, com o receio da morte, pois, ela é o anjo da  nossa libertação dos grilhões da matéria, com o propalado inferno de chamas forjado pelo mau proceder, nem mesmo com a dor que desbasta do ESPÌRITO, as arestas e drena os perigosos depósitos dos venenos compostos pelas praticadas imoralidades, para que tenhamos novos progressos intelectuais e morais. DEUS nos aguarda! É para ELE, não obstante os nossos tropeços e estacionamento temporário no abismo dos males, que estamos indo!
Alijemos de nosso EU, a poeira do tempo, as idéias de maldades e de vícios, a peste dos ódios e seus asseclas! Somos de uma grande e formosa família que vem do amor de DEUS. Precisamos irmanar-nos na busca da luz e da felicidade só encontradas quando cumprirmos os deveres que nos impõem, os ensinamentos de JESUS, os quais refletem as LEIS de DEUS, mas, sabendo que nenhum de nós estará perdido nas trevas do mal. Após a lepra de todos os vícios e crimes cometidos, o Médico divino, glorioso ESPÍRITO DE VERDADE (que foi JESUS na TERRA) nos tratará levando-nos a curarmo-nos definitivamente, com o nosso querer e a prática integral do AMOR, virtude que resume todos os valores divinos.
Os que se encontrem encarnados, não esqueçam do que aqui viram, ouviram e sentiram, Vivam os instantes na matéria, com a dignidade de filhos de DEUS, para aqui retornarem sob as palmas da vitória espiritual. Até mais ver!
               O L A C I R    D O M I N I C A N O
       ==================================

Instrução da Madrugada - Agripino Matoso


INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           13/05/2005
Instrutor: AGRIPINO MATOSO

Dizem-nos elevados Mentores da Vida Maior, socorrendo-nos em nossas dúvidas e sustos, que a vida que temos como filhos do Senhor de todas as perfeições supremas, simplesmente continua após o fenômeno da morte do homem, auxiliar prestimoso de nossas andanças pelo Vale da Sombra e da Morte – os mundos materiais! Veremos essa verdade aqui, no mundo dos ESPÍRITOS, lembrando-nos que estivemos encarnados ainda a pouco e até sabendo onde colocaram os restos mortais que abandonamos, o que nada nos deve representar para nós de vez que estarão transformados em poeira irreconhecível.
As falsas interpretações humanas criam fantasias loucas sobre a vida e a morte, desmantelando até a crença mais forte, porém, apartada da razão e das notícias fidedignas dadas a TERRA, pelos que vieram para o nosso mundo, que é o imaterial e dele dão via mediunidade dos sensitivos e comprometidos com a justiça divina, abundantes notícias que já deveriam ter convencido e sossegado o mundo dos homens, agora tão perturbado pela violência e pelo desenfreio dos vícios que tentam levar parte da sua humanidade, à situação de novas Sodoma e Gomorra!
A situação dos ESPÍRITOS na TERRA varia para cada caso, pois, enquanto para alguns é de experiências missionárias, para outros nada mais é do que penitente, em moldes diferentes dos que a justiça humana dispõe, para cumprimento nas suas penitenciárias. O sentenciado o é por si mesmo, isto é, por sua consciência aqui desperta. Os missionários vão aos cenários da fome e da miséria, para amar e consolar os afligidos pelas dores auxiliando-os a crer em DEUS e na sua justiça que recupera os faltosos ante as suas leis e, também, adiantam-se espiritualmente, galgando níveis mais altos aqui, no mundo dos ESPÍRITOS a caminho do mundo maravilhoso de DEUS, onde os jeitos e trejeitos humanos desapareceram para sempre! Os de encarnações penitenciárias, ou penitentes, aí entre dores e revezes, entre perseguições e desesperações, resgatam suas dívidas, parceladas pela misericórdia divina, e, alguns deles voltam para a casa eterna, justificados e vitoriosos, outros voltam derrotados mais uma vez, pela incúria e pela rebeldia em não reconhecer os seus erros, porém, mesmo assim, terão outras tantas oportunidades dadas pelo grande amor de DEUS que não quer, em definitivo, a morte do pecador, mas sim, a sua vida, conforme JESUS passou para todos e para todos os tempos.
É preciso, contudo, que não nos deixemos tomar pelas ilusões. Nenhum de nós, de ordinários passaremos a especiais; de malfeitores a mansos, humildes e santos, a não ser esforçando-nos pela recuperação, com o auxílio da bondade divina que nos tem disposto todos os recursos para ela. Ao cessarem os batimentos do coração do corpo que utilizarmos na encarnação e os véus da Eternidade forem rasgados de alto abaixo para nós, veremos claramente que continuaremos a ser os mesmos, sem tirar nem pôr detalhe algum. Se falsários lá, falsários aqui; se debochados e rebeldes lá, debochados e rebeldes aqui; se violentos lá, violentos pretendendo ser aqui; se cheios de ilusão lá, de que irão, sem mais nem menos, à presença de DEUS, porque viraram fantasmas do mundo dos mortos, terão de expulsar de si tais ilusões. Palhaças essas pretensões, já se vê! Como merecer o que de real não mereçamos?  Aí na TERRA, ninguém é coroado se não se fizer por merece-lo e é lá que ajustaremos as contas de nossas imperfeições, que nos ralamos entre o dever e a necessidade, entre a bruteza de uns e a serenidade dos que já compreenderam que a VIDA não é um passatempo, mas, uma dádiva de DEUS!
Vivamos na TERRA, de tal modo que os que ficarem, chorem com a nossa ausência e nós, que voltarmos à casa paterna, exultemos por merecer os aplausos dos bons ESPÍRITOS!

              A  G  R  I  P  I  N  O     M  A  T  O  S  O
         ==================================

Congresso Espírita do Ceará - Espiritualidade e Mediunidade

“Espiritualidade e Mediunidade” será o tema da 15ª edição do Congresso Espírita do Ceará (CONECE). Com temáticas expostas pelos conferencistas Marcel Mariano (BA), Simão Pedro de Lima (MG), Haroldo Dutra (MG), Alberto Almeida (PA) e Severino Celestino (PB).
O Congresso acontecerá no Centro de Convenções de Fortaleza de 19 a 21 de outubro de 2012. Os ingressos estão à venda na Livraria Sinal Verde, situada na Federação Espírita do Estado do Ceará.
As inscrições também podem ser feitas através do site http://conece.feec.org.br/
Informações pelos telefones (85) 3212-1092 e (85) 3212-4268 ou no site www.feec.org.br
 

28/10/2012 - Encontro de Corais e Grupos Musicais Infanto juvenis


18/09/2012 12:14 - II Congresso Jurídico-Médico Espírita de Mato Grosso do Sul

A Associação Jurídico-Espírita de Mato Grosso do Sul (AJE-MS), Associação Médica-Espírita de Mato Grosso do Sul (AME-MS), Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas – Seccional de Mato Grosso do Sul (ABRAME), Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul(ICEMS) e a Federação Espírita de Mato Grosso do Sul (FEMS) convidam os profissionais e acadêmicos do Direito, da Medicina, ciências afins e interessados a participarem do II Congresso Jurídico-Médico Espírita, a se realizar nos dias 02, 03 e 04 de novembro de 2012, no Auditório da OAB-MS, em Campo Grande – MS.
 
OBJETIVO:
Promover a divulgação do Espiritismo com o Tema – Espiritualidade: Saúde Integral e Justiça Social com a abordagem de assuntos relevantes e atuais de Direito, Medicina, Educação e Filosofia.
 
REALIZAÇÃO:
AJE-MS, AME-MS, ABRAME, OAB-MS, ICEMS E FEMS.
 
LOCAL DO EVENTO
Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul – Av: Mato Grosso, 4700 – CEP: 79.031-001 – Campo Grande – MS.
 
http://fems.org.br/Registro.aspx?id=20120918121454&Tipo=noticias

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Pinga Fogo - Chico Xavier - Perda de entes queridos

 
"Perdi um filho a um ano, choro muito, e quero saber se as minhas lágrimas estão prejudicando meu filho?"
 
"Quando as lágrimas nascem do nosso reconhecimento a Deus pelos benefícios que recebemos,  quando as lágrimas refletem  a nossa saudade tocada de esperança os nossos amigos desencarnados nos dizem que as lágrimas  fazem a eles muito bem porque elas são luzes no caminho daqueles que são lembrados com imenso carinho, mas quando as nossas lágrimas traduzem revolta de nossa parte diante dos designos divinos que nós não podemos de imediato sondar, quando essas lágrimas retratam rebeldia essas lágrimas prejudicam os desencarnados tanto quanto prejudicam os encarnados também."

Instrução da Madrugada - Francisco Dezidério

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                          13/01/2005
Instrutor:  FRANCISCO DEZIDÉRIO

Estamos vivendo provisoriamente, conquanto em demorados haustos da eternidade, nos mundos que formam o cortejo aos sóis e às estrelas, que também tiveram começo como a TERRA no Universo material, preparando-nos em experiências que devem ser em altos de sabedoria e moralidade, mas também, despencando-nos em baixos de agressões e rebeldias, que nos fazem perder precioso tempo em dores e desesperações, para que nos devolvamos ao bom senso e prosseguirmos no CAMINHO de luzes, que nos fará passar, desses mundos provisórios elevadores, para o Mundo definitivo e eterno de DEUS, que o próprio JESUS tantas vezes se referiu como os CÉUS onde está o seu e o nosso PAI celestial.
Como ignorantes extremos de todas as coisas, inicialmente, conforme nos informaram os Profetas antigos, teríamos de caminhar longamente por trilhas desconfortáveis em mundo primitivo, no seu natural, como animais não parecidos com as feras porque possuidores de raciocínio que despertaria n’algum tempo adiante, que elas, absolutamente, não têm e jamais terão, enriquecendo-nos com muitas dificuldades, com valores que a inteligência nos ofereceria mais adiante num crescendo incessante. E, passando da barbárie para as expiações e provas, estamos procurando imitar os modos divinos do líder espiritual que nos foi dado por DEUS, que nos produziu por um FIAT divino e que nos quer aperfeiçoados, ao seu lado, para cumprirmos bela e fielmente os seus decretos!
De momento estamos, em altos e baixos, alegrando-nos esperançosos por aquele destino bom e ralando-nos nas pedras afiadas dos baixios abismais dos cochilos, das raivas, das presunções, dos vícios e dos crimes, embora advertidos nos dizeres do resumo sacrossanto do DECÁLOGO, no qual, além de aconselhar-nos a não matar, não roubar, não levantar falsos testemunhos contra nossos irmãos e não tomar o santo nome de DEUS em vão, há uma poderosa ameaça de sentença, dizendo: “PORQUE EU SOU ZELOSO E PUNIREI AQUELES QUE ME ABORRECEM, NA TERCEIRA E QUARTA GERAÇÕES”.
A vida nos pede disciplina! Nos pede, também, para fazer funcionar a inteligência com razão, não nos faltando, em nenhuma ocasião, os elementos e os ensinamentos para cursarmos com proveito e beleza as disciplinas que as Academias terrestres oferecem, para a nossa habilitação e vitória, não em batalhas fratricidas, inglórias e condenáveis por causa do NÃO MATARÁS, porém sim, em legítimos esforços amando o irmão familiar, o irmão do mundo e o irmão inimigo que fizemos inconsideradamente, para que retornemos ao estado de direito na paz e na concórdia. DEUS, nosso CRIADOR, muito além desses planetas, sois e estrelas de todas as grandezas, tem o seu MUNDO ETERNO, em glórias inimagináveis por nós outros, a esperar, como o PAI da Parábola, os filhos pródigos que progridem e rumam, guiados por JESUS e os seus CONSOLADORES, para o seu regaço e o seu amor!
 Passamos pelos mundos necessários à nossa evolução, sofrendo-lhes as impositivas esfregas, mas, quando estivermos prontos legitimamente, sentiremos a poderosa atração dos CÉUS, arrancando-nos dos infernos das trevas e, também, escapando das luzes ainda fracas dos mundos provisórios, para esse MUNDO de DEUS, feliz e santo, eternamente!
Vamos! Amemo-nos profundamente! Andemos na luz do BEM gerada pelo amor! Pois, nos limites longínquos, entre este e o MUNDO divino, nos espera JESUS, para levar-nos triunfalmente à presença de DEUS, seu e nosso PAI único!

               F  R A N C I S C O    D E Z I D É R I O 
           ================================= 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

3 de Outubro - Allan Kardec


Instrução da Madrugada - Brandino de Lacerda

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                          12/11/2005
Instrutor:  BRANDINO DE LACERDA

Quantas civilizações já passaram pelos caminhos da TERRA e, a quantas delas pertencemos? Nem para todos é dado lembrar-se deste pormenor, enquanto não acordarem suficientemente as potencialidades divinas e cresçam e nos levem a conhecer alguns dos resguardados segredos da vida dos ESPÍRITOS. Muitos desses segredos já foram desvelados, como o de nossa origem que é nitidamente vinda de um Soberano Supremo, bom e misericordioso que, num instante, dos muitíssimos que tem permanentemente, fez que surgíssemos do seu querer, como seres iguais a SI, para progredir a partir da estaca zero, indo até o máximo das altitudes do saber e da perfeição relativos, como rebentos e representantes seus, no magnífico engenho da VIDA eterna e os seus prodígios.
A TERRA, que nos abriga como uma das incontáveis moradas do Universo, que faz parte da CASA de DEUS, ainda se encontra, tão nova que é, concentrando forças, em reações benignas e próprias da sua constituição atômica, mas se iluminará como um sol de primeira grandeza e a servir de pouso alegre e formoso, às Legiões fúlgidas que cruzam os espaços como missionárias do amor divino, na direção das parcelas carentes, da Grande Humanidade, para aí derramar o perfume concentrado na química do tempo e dos esforços feitos por seu progresso e premiação com o título de “Honóris Causa” concedido por DEUS, aos que souberam encontra-lo finalmente, não obstante o emaranhado das sensações e das tentações, expurgando-se totalmente, para fazer brilhar a luz que intimamente possuem.
E nós, que ainda nos ralamos nas pedras ásperas da dúvida e da incredulidade, apesar das lições e dos magníficos exemplos que os mais elevados moralmente nos têm passado, deveremos explodir as barreiras pesadas do orgulho e do egoísmo, para tornar facilitada a conquista da humildade que, então, nos aliviará do império que a matéria exerce sobre nós nos primeiros tempos de nosso acesso aos valores divinos e eternos. As lutas pelas conquistas que elevam o ESPÍRITO não terminarão tão logo, porque entranhados em nossa intimidade imortal, se encontram os comandos selvagens com os quais nos atrelamos em passado distante! Temos de encontrar-nos com os nossos devedores e, também, com os nossos credores, para com eles acertar as pendências. Com uns, por mais compreensivos e pacificados pelo amor, facilmente, porém, com outros, como um pesadelo viveremos lances humilhantes e doloridos, pela violência dos ódios e dos desejos de vingança pelo “olho por olho e dente por dente” dos antigos adoradores de um deus bárbaro e vingativo!
Mas, essa é a história de todos os ESPÍRITOS, pois, os que estão presentemente no bem e acima de nós, também, estiveram, com certeza, inferiorizados e contaminados pelos vírus da raiva e da lepra e os quais sepultaram no cemitério das suas ignorâncias os valores morais que são a energia que acende a lâmpada que nos faz brilhar! Também nós, como eles, temos de nos vencer, nas lutas gloriosas do Bem contra o Mal, pela nossa transformação, de brutos assumidos ao formoso anjo que tem de receber do Foco divino, a devida credencial como “doutor das divinas causas”.
O amor tem de sublimar-nos, mas, tem por ora o ódio a dificultar-nos o avanço; a humildade tem de tornar-nos mansos e cordatos, mas, tem a muralha do orgulho a cegar-nos; o amor fraternal divino que nos deve elevar acima de quaisquer outros sentimentos, tem a empana-lo a vaidade e a mentirosa superioridade do “sangue azul” que pretendamos ter e, portanto, de melhor qualidade que o dos “míseros” servidores de nossos caprichos...
JESUS é o CAMINHO pelo qual devemos seguir! JESUS é a VERDADE, porque a trouxe para nós, dos altos divinos, onde está DEUS, com a qual nos libertaremos em definitivo; JESUS é a VIDA, porque a trouxe consigo e a faz ver por todos, para que vivamos!
Já fizemos parte de muitas civilizações terrenas! Agora nos toca viver como filhos da LUZ! Caminhamos para DEUS, por isso mesmo, levemos conosco quantos possamos, conquistados pelo respeito e pelo amor e, não nos esqueçamos jamais, pelos EXEMPLOS no BEM!

        B  R  A  N  D  I  N  O   DE     L  A  C  E  R  D  A
       =====================================