domingo, 25 de novembro de 2012

Música em Esperanto - Letra

 

muziko & teksto: Ana Person / traduko: José S. Simas
 
G7+
La amiko plej sincera
C7+
Jen alvenas sen atend’
D7 G7+ C7+
Koro plena je pac’, pac’ ...
G7+ C7+
Donacoj estas vortoj, gestoj, signaloj
D7
Dirante ke estas eblo
G7+ C7+ G7+
Kontinui, kontinui, kontinui
C7+
Ĉiam batali
G7+
La amiko plej sincera
C7+ G7+
Sekas larmojn, ĉiujn larmojn
Em C7+ F7+
Anima kunfandiĝo ...
G7+
La distanco ne ekzistas,
C7+
Nek la malfacilaĵ’
D7
Por kuri, veni, vidi
G7+
Igi vin en rido
C7+ D7
Ĝui belan vivon kia estas ĝi
G7+ C7+
La amiko plej sincera iras se estas dezir’
D7
Sed en forir’ ni kredas ja
G7+
Ke li daŭras tie ĉi
C7+ G7+ C7+ G7+

Sites - Conselho Espírita Internacional e primeira Webtv Espírita do mundo, contando com 8 canais em diversos idiomas.

 
http://intercei.com/

http://www.tvcei.com/

História para criança - A Bondade de Pita


 

Responsabilidade: Grupo Espírita Seara do Mestre


 
Pita é muito legal. Ela mora na floresta e é sempre muito boa e gentil com todos os seus vizinhos bichos.

Um dia, ela passeava perto de umas pedras quando viu um skate quebrado e uma formiguinha chorosa. A formiguinha Guida estava aprendendo a andar de skate, caiu, machucou a perna e destruiu parte do formigueiro. Pita, então, fez um curativo na perna da formiga, e a levou para sua casa até que o formigueiro fosse consertado pelos vizinhos. Foi uma brilhante ideia a de Pita, pois a formiga sarou muito rápido e elas passaram muitos momentos agradáveis em companhia uma da outra.

 

Em uma tarde, ela passava perto do rio quando ouviu algo estranho:

- Era Filó, a tartaruga, que estava chorando baixinho. Pita quis logo saber o motivo para poder ajudar. A tartaruga contou que havia perdido seu chapéu durante a ventania da noite anterior. Seu chapéu a protegia do frio e sem ele poderia ficar resfriada. Pita logo resolveu o problema: emprestou um chapéu até que Filó encontrasse o seu. A tartaruga ficou muito agradecida e prometeu devolver o chapéu de Pita assim que encontrasse o seu.

 

 Em um lindo dia de sol, enquanto Pita caminhava calmamente pela floresta, viu a Vivi, uma gatinha malhada, um pouco assustada. Ela havia se perdido de sua irmãzinha Duda, enquanto as duas iam visitar uma prima. Pita, imediatamente, chamou todos os bichos da redondeza para ajudar a encontrar Duda. Com a ajuda de todos, a gatinha foi logo encontrada e as duas irmãs seguiram juntas, muito alegres a brincar.

 


 Em uma noite Pita estava a admirar a lua cheia, quando ouviu Chiquinho, um cãozinho que era seu vizinho, a se lamentar baixinho. Ele havia perdido seu osso preferido. Pita pensou um pouco, e logo pegou sua lanterna para ajudar nas buscas. Iluminando o caminho por onde Chiquinho havia passado, logo encontraram o osso perdido no meio das flores. O cãozinho ficou muito feliz e agradecido com a ajuda da vizinha.

 
Outro dia, quando se dirigia à biblioteca da floresta, Pita ouviu gritos. Prestou um pouco mais de atenção e percebeu que os gritos vinham do meio de uns cipós que estavam no chão. Olhou mais de perto e viu que o Sr. Caracol havia ficado preso em meio aos cipós. Pita, gentilmente, puxou daqui e dali e logo o Caracol estava livre novamente. Ele agradeceu muito e seguiu, vagarosamente, para encontrar seu amigo Louva-Deus.

 

Pita pegou dois livros emprestados na biblioteca, e voltava tranquilamente para casa quando percebeu o grilo Zairo gritando por socorro: ele estava brincando de saltar em uma poça de água e não percebeu que um dos lados da poça era muito fundo. Zairo havia caído no lado fundo da água e não sabia nadar. Pita rapidamente jogou uma corda e puxou o amigo para fora da água, salvando o grilo de morrer afogado. Depois de recuperado, ele deu um enorme abraço de agradecimento em Pita.

 



Em um sábado, quando Pita ia para a aula de Evangelização Espírita, percebeu o Sapo Pedro muito triste, sentado à beira do lago. Pita então sentou por alguns minutos para conversar com o amigo. Descobriu que ele estava triste porque sua irmã tinha casado e ido morar em um rio muito distante. Pedro sentia muita saudade da irmã. Pita ouviu o amigo, explicou que o amor e a amizade dos dois irmãos continuava a mesma e que sentir saudade era muito normal, mas que ele deveria se esforçar para se alegrar e fazer novos amigos. Combinaram também que na semana seguinte Pita iria com Pedro visitar a irmã-sapa, deixando o sapo com um sorriso no rosto verde. 
 

 

Toda a bicharada da floresta, mesmo aqueles que ainda não conheciam Pita, já sabiam de sua bondade e gentileza para com todos os bichos. No aniversário dela, os amigos de Pita resolveram fazer uma música e cantar para ela. Pita ficou muito feliz com a surpresa e falou que Jesus ensinou a ajudar os outros e que ela se sentia muito alegre sempre que podia fazer o que Jesus ensinou.

 

                                                  História: Cleusa Lupatini e Claudia Schmidt
                                        Desenhos: Sherazade Gomes e Carmen Samuel

Não te canses de amar! Joanas de Ângelis/Divaldo P. Franco

É possível que a resposta do amor
não te chegues imediatamente. Talvez
te causem surpresa as reações que
propicia. É possível que as haja desencorajadoras.

Sucede que, desacostumadas aos sentimentos puros,
as pessoas reagem por mecanismos de auto-defesa.

Insistindo, porém, conseguirás demonstrar a
excelência desse sentimento sem limite e
mimetizarás aqueles a quem amas, recebendo
de volta a benção de que se reveste.

Ama, portanto, sempre.

(Joanas de Ângelis/Divaldo P. Franco)
 

 

Grupo Vocal União & Harmonia - Terceiro Milênio


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Síndrome do Pânico - Joanna de Ângelis e Divaldo P Franco

            Entre os transtornos de comportamento que tomam conta da sociedade hodierna, com enormes prejuízos para a saúde do indivíduo e da comunidade geral, a síndrome do pânico apresenta-se, cada vez, mais generalizada.
Vários fatores endógenos e exógenos contribuem para esse distúrbio que afeta grande e crescente número de vítimas, especialmente a partir dos vinte anos de idade, embora possa ocorrer em qualquer período da existência humana.
A descarga de adrenalina, avançando pela corrente sanguínea até o cérebro no ser humano, produz-lhe o surto que pode ser de breve ou de larga duração.
Trata-se de um problema sério que merece tratamento especializado, tanto na área da psicologia quanto da psiquiatria, mediante os recursos psicoterapêuticos a serem aplicados, assim como os medicamentos específicos usados para a regularização da serotonina e de outros neurocomunicadores.
No momento em que ocorre o surto, o sofrimento do paciente pode alcançar níveis quase insuportáveis de ansiedade, de desespero e de terror. Nada obstante, o fenômeno, invariavelmente, é de breve duração, com as exceções compreensíveis.
Podem ocorrer poucas vezes, o que não constitui um problema de saúde, mas, normalmente é recorrente, portanto, necessitado de tratamento.
Graças aos avanços da ciência médica, nas áreas das doutrinas psicológicas, o mal pode ser debelado com assistência cuidadosa e tranquila.
No entanto, casos existem que não cedem ante o tratamento específico, ao qual o paciente é submetido, dando lugar a preocupações mais sérias.
Sucede que, em todo problema na área da saúde ou do comportamento humano, o enfermo é sempre o Espírito que se encontra em processo de recuperação do seu passado delituoso, experienciando as consequências das ações infelizes que se permitiu praticar antes do berço atual.
Renascendo com a culpa insculpida nos tecidos sutis do ser, temores e inquietações aparentemente injustificáveis, surgem de inopino, expressando-se como leves surtos do pânico.
Em consequência, por haver gerado animosidade e ressentimento, as suas vítimas, que o não desculparam pelas atitudes perversas que lhe padeceram, retornam pelo impositivo das afinidades psíquicas e morais, estabelecendo conúbios de vingança por intermédio das obsessões.
O número de pessoas em sofrimento sob os acúleos das obsessões produzidas por desencarnados é muito maior do que parece.
É natural, portanto que, nesses casos, a terapêutica aplicada mais eficaz não resulte nos propósitos desejados, tais sejam, a cura, o bem-estar do paciente...
Torna-se urgente o estudo mais cuidadoso da fenomenologia mediúnica, das interferências dos Espíritos nas existências humanas, a fim de serem melhor compreendidos os distúrbios psicopatológicos, dessa maneira, facultando-se existências saudáveis e comportamentos equilibrados.
* * *
Anteriormente confundido com a depressão, o distúrbio do pânico foi estudado mais detidamente e, após serem analisadas todas as síndromes, foi reclassificado, a partir de 1970, como sendo um transtorno específico, recebendo orientação psicoterapêutica de segurança.
Pode acontecer que, num surto do distúrbio do pânico, de natureza fisiológica, os inimigos espirituais do paciente aproveitem-se do desequilíbrio emocional do seu adversário e invistam agressivamente, acoplando-se-lhe no perispírito e produzindo, simultaneamente, a indução obsessiva.
Trata-se, portanto, de uma problemática mais severa porque são dois distúrbios simultâneos, que exigem mais acurada atenção.
Nesse sentido, a psicoterapia espírita oferece recursos valiosos para a recuperação da saúde do enfermo.
Concomitante ao tratamento especializado na área da medicina, as contribuições fluídicas, mediante os passes, a água magnetizada ou fluidificada, as leituras edificantes e a meditação, a prece ungida de amor e de humildade, os socorros desobsessivos em reuniões especializadas, sem a presença do paciente, oferecem os benefícios de que necessita.
Face ao débito moral ante as Leis da Vida, é indispensável que o padecente recupere-se espiritualmente, por meio da vontade para alterar a conduta para melhor, envidando esforços para sensibilizar a sua vítima antiga, afastando-a através da paciência, da compaixão e da solidariedade.
O distúrbio do pânico é transtorno cruel, porque durante o surto pode induzir o paciente ao suicídio, conforme sucede com relativa frequência, em razão do desespero que toma conta da emoção do mesmo.
O hábito da oração e o recurso das ações em favor do próximo em sofrimento constituem uma admirável medicação preventiva às investidas dos Espíritos inferiores, equilibrando as neurotransmissões e facultando a manutenção da harmonia possível.
A reencarnação é, graças a isso, o abençoado caminho educativo para o Espírito que, em cada etapa, desenvolve os tesouros sublimes da inteligência e da emoção, da beleza e do progresso, avançando com segurança na conquista da plenitude que a todos está reservada.
As enfermidades, especialmente as de caráter emocional e psiquiátrico constituem, assim como outras orgânicas de variadas expressões, desde as degenerescências genéticas até as de caráter infeccioso, os métodos educativos e reeducativos para o discípulo da Verdade.
A cada erro cometido tem lugar uma nova experiência corretiva, de forma que a consciência individual, em se harmonizando, possa sintonizar com a Consciência Cósmica, numa sinfonia de incomparável beleza.
Somente, portanto, existem as doenças porque permanecem enfermos em si mesmo os Espíritos devedores.
* * *
Seja qual for a situação em que te encontres na Terra, abençoa a existência, conforme se te apresente.
Se dispões de saúde e desfrutas de bem-estar, multiplica os dons da bondade e serve, esparzindo alegria, sem o desperdício do tempo em frivolidades e comprometimentos perturbadores.
Se te encontras enjaulado em qualquer forma de sofrimento, bendize o cárcere que te impede piorar a situação evolutiva, evitando que novamente derrapes nos desaires e alucinações.
O corpo é uma dádiva superior que Deus concede a todos os infratores, a fim de que logrem a superação da argamassa celular para cantar as glórias imarcescíveis do Amor completamente livre.
Joanna de Ângelis
Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na manhã do dia 30 de outubro de 2012, em Sydney, Austrália.
Em 9.11.2012.

O Espiritismo - Dúvidas mais Frequentes

Confira algumas das dúvidas mais frequentes enviadas à FEB e suas respostas, embasadas na Doutrina Espírita.

 
O que é o Espiritismo?
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)
 
O que é reencarnação?
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução.
 
O que é mediunidade?
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem. Mas atenção: prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. Portanto, em hipótese alguma o médium poderá cobrar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas atividades mediúnicas.
 
O que são os Espíritos?
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
 
O que o Espiritismo informa sobre Jesus?
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
 
Onde vivem e o que fazem os Espíritos desencarnados?
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.
 
O Espiritismo tem entre seus princípios a crença em Deus?
Sim. O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
 
O Espiritismo tem, entre seus princípios, a existência de vida em outros mundos?
Sim. A Doutrina Espírita esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
 
Quantos adeptos do Espiritismo há no Brasil?
De acordo com o Censo 2010 (IBGE), há 3,8 milhões de espíritas no Brasil.
 
Quantos Centros Espíritas existem no Brasil?
Cadastrados junto à Federação Espírita Brasileira há 14 mil Centros Espíritas.
 
Os Espíritos sabem todas as coisas?
Os Espíritos são as almas dos homens que já perderam o corpo físico. A exemplo do que observamos na Humanidade encarnada, o conhecimento que eles têm é correspondente ao seu grau de adiantamento moral e intelectual. A morte é uma passagem para a vida espiritual e não dá valores morais ou de inteligência a quem não os tem.
 
Os Espíritos podem reencarnar em corpos de animais?
Não. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.
 
Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?
Não. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. Seu fundador foi Allan Kardec. O Candomblé (de origem africana) e a Umbanda (originária do Brasil) são doutrinas espiritualistas.
 
Todos os Espíritos são iguais?
Não. Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
 
Somente pelo Espiritismo se pode ter contato com os Espíritos?
Não. As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
 
O que é lei de causa e efeito?
É uma lei criada por Deus e que dispõe que o homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
 
O que é a prece, de acordo com o Espiritismo?
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
 
Nas instituições espíritas há algum tipo de pagamento?
Não. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.
 
O Espiritismo revela algo novo?
Sim. O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
 
O Espiritismo tem rituais ou sacerdotes?
Não. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
 
O Espiritismo é proselitista? Existem campanhas para que as pessoas se tornem Espíritas.
Não. O Espiritismo não impõe jamais os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
 
Como o Espiritismo se relaciona com as demais religiões?
O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.
 

Obrigado, Senhor - Prece

 
 

 Obrigado, Senhor, por me teres aceito nos seus campos verdejantes, onde as flores do trabalho se multiplicam a cada instante, nas mãos dos seareiros de boa vontade.

Obrigado, Senhor, pela luz dos nossos caminhos, na certeza Senhor, de que os caminhos iluminados por Ti salvam e perdoam aqueles que vivem nas trevas.

Obrigado, Senhor, pelo chamado amigo.

Ajuda-me, Senhor, a não medir esforços. E quando o cansaço de mim se aproximar, por ser ainda Espírito imperfeito, ajuda-me, Irmão, a pensar menos em mim e mais em nossos irmãos.

Obrigado, Senhor, pelo grande alimento que me sustenta as forças e me abre os braços em prece para receber a Ti através daqueles que como eu erraram muito, e necessitam trabalhar.

Ajuda-me, Senhor, a saber agradecer sempre!

Assim seja!
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

Prece - Proteção aos Filhos



Ó Deus

Olha para os meus filhos.

Fortifica-os para que cresçam felizes

e tenham olhos que lembrem

a tranqüilidade de um lago,

a firmeza de um rochedo

e a luz da esperança.

Dá-lhes uma saúde integral,

uma inteligência completa

e um sentimento vivo.

Põe nos seus corações

a reverência aos Teus ensinamentos,

o respeito aos outros,

o amor ao trabalho,

a dedicação ao estudo,

a candura e a obediência.

Para tornar-me digna deles

e não lhes transmitir nervosismo,

desajuste, tristeza, medo ou maldade,

envolve-me em tranqüilidade, equilíbrio,

alegria, coragem e bondade.

E ensina-me a descobrir

as virtudes que eles têm,

a elogiá-los sem exageros e

a corrigi-los com sabedoria.

Em primeiro lugar, pois,

modela-me a alma grande e generosa,

para amá-los na semelhança do Teu amor.

Obrigado! Obrigado!

Fonte - Preces do Coração de Lourival Lopes
 
 

Instrução da Madrugada - André Sobral

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           17/05/2005
Instrutor:  ANDRÉ SOBRAL

Uma voz suave e bendita diz, lá dos confins do Universo, calando fundamente em nosso ESPÍRITO: “Repeli as tentações que vos agridem e continuai a caminhada terrena, com a dignidade que vos inspira a fé em DEUS e que vos pede ama-lo acima de todas as coisas e ao próximo, mesmo que seja vosso inimigo, como a vós mesmos!” Essa voz seguramente vem de DEUS, de JESUS ou de algum bem-aventurado, também dos Altos divinos, compadecido das nossas misérias e dificuldades por entender o valor da VIDA e dos sofrimentos gerados por nossas incredulidades e, pior ainda, por nossas impiedades.
Irmãos amados, que foram criados, como eu mesmo, para a grandeza do infinito de todas as perfeições, atentemos para as responsabilidades que temos assumido, na qualidade de inteligências com a imagem e a semelhança do sereno e dadivoso criador da vida eterna - DEUS! E, como conseqüência desse milagre do seu querer sábio e poderoso, a liberdade de arbítrio, que nos favorece as ações, porém, usada com inconseqüente querer, nos traz muitos sofrimentos, em duras e prolongadas expiações retificadoras. Meditemos sempre, amparados pela majestade do Infinito enxameado de sois e estrelas, que os gênios da Astronomia nos informam serem de numero incontável e os inspirados pensadores afirmam serem habitados por seres, também, humanos em estágios diferentes, mas, superiores ao da nossa atualidade.
Olhemos os nossos companheiros de jornada, agora com as atenções no chão do mundo e observemos o horror dos vícios que nos escravizam destruidores, como a lepra que desfaz as nossas carnes, como a cegueira que nos faz tatear, como tontos, as coisas que nos cercam, os tumores malignos que fazem gemer e urrar em dores produzidas por mil espetadas de cutelos afiados, como o orgulho que sufoca o bom senso e pensar que somos os únicos donos da verdade, da honra e, até mesmo, donos do mundo! Olhemos como alguns escravizam pela força e pela maldade, os que não lhes podem resistir, os que judiam das crianças, das mulheres e dos velhinhos, negando-lhes as migalhas sobradas de suas fartas mesas e o mínimo de atenção e carinho!
Pensemos: somos gênios da inteligência ou da ignorância? Do bem ou do mal? Da vida ou da morte? Fomos criador pelo Gênio divino para amar as coisas e os seres formosos da CRIAÇÃO, ou para incendiar casas, campos, matas, matando indiscriminadamente vasto número de seres que levaram milhões de anos terrestres formando-se para realizar a missão que lhes foi determinada pelo CRIADOR e auxiliar-nos em tudo o que precisamos para o mandato que temos, na família e na sociedade com os demais passageiros que lotam a nau terrena, que nos acolhe tão dadivosa e tão amiga? Pensemos nisto e melhoremos o comportamento em acordo com as leis que regem a vida.
...E a voz suave e bendita, que vem lá do Infinito nos diz:
Filhos do amor, por que duvidais que sois deuses, que devem encontrar pelos caminhos que tendes andado, a felicidade que só pode existir com DEUS, quando deixardes as insubordinações e as impiedades fora de vossas cogitações e ações, e, assim como sois amados, amai, também, vermes e estrelas, irmãos e pais, e, acima de tudo, o PAI ETERNO que tendes! Assim, com ELE, sereis eternamente felizes!
Irmãos: esse é um sonho lindo que vira realidade quando nos convencemos que somos deuses filhos do DEUS de amor que JESUS nos confirmou e aconselhou que andemos na sua luz!

               A  N  D  R  É      S  O  B  R  A  L
           ============================

Instrução da Madrugada - Abel Constantino

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           17/03/2005
Instrutor:  ABEL  CONSTANTINO

Num dia vindouro do calendário divino, conheceremos todos os ESPÍRITOS que fazem o exército de Inteligências criadas para povoar o Infinito e, também, representar o seu CRIADOR na gloriosa faina de auxiliar o progresso dos de criações mais recentes, postos ordenadamente em esferas que giram em torno de si e de outras de várias classificações sustentadas por poderosos sois que lhes sustenta a vida e as cobrem de esplendores abençoados.
Nós não temos idéia bem formada, ainda, senão informações vagas, porém, alentadoras e surpreendentes, da vastidão do território material e espiritual dos ambientes de DEUS. Se lançarmos o pensamento em qualquer direção, ele voará com velocidade maior do que a da luz, que nos tem servido, ainda, como padrão para medições de gigantescas proporções e, no entanto, poderemos afirmar que jamais se defrontará com o fim! Tanto o infinito material, que se vai reciclando, quanto o infinito espiritual, não poderão ser delimitados por nenhum de nós, por nenhum cálculo, porém, percorridos livremente quando atingirmos a perfeição determinada por DEUS, que é infinito em todas as virtudes.
Somos mui pequenos em relação à grandiosidade da Obra divina, contudo, gigantes espirituais que se preparam demoradamente entre o riso e o choro, entre a sombra e a luz e entre a ignorância e os lampejos da sabedoria, para elevar-nos as altitudes da CRIAÇÃO, onde bem-aventurados seremos junto ao seu AUTOR! Mas, assim como não nos dá trégua, o trabalho concernente à Vida passageira na matéria, também, não a teremos, no que se refere à atividade criadora infinita de DEUS! Como somos semelhantes a ELE, temos de aprender a nos guiar pelos caminhos da Eternidade, como bênçãos ativas encarregadas de algum Departamento Administrativo do Universo e, aí, como vem fazendo o sábio ESPÍRITO DE VERDADE, procuremos apascentar a parcela do rebanho divino, que nos for conferido pelo amor, como prova do amor que em nós se expande como a luz dos sóis mais brilhantes do espaço eterno! Então, estando juntos a eles, os conheceremos como eles nos conhecerão, também, e, como sublimados, na velocidade com que se movimentam os elevados, percorreremos o Infinito em missão de amor e confraternização, conhecendo os ESPÍRITOS       que se debatem entre as sombras para alcançar o reino da LUZ, objetivo traçado pelo CRIADOR.
Sem dúvida o BEM é o normal da Vida Eterna e o MAL absolutamente não afeta o seu complexo, porém, sim, a vida dos malfeitores, os quais condenam a si próprios a demorados períodos de retificação, com que destravar o progresso nela travado por causa dos vícios, e, entrarem no CAMINHO que conduz a DEUS e seu reino.
Estamos tocando estes assuntos, porque na TERRA, poucos sabem ou crêem, que temos essa trajetória e esse destino, na glória de DEUS e do Infinito. E, embora em termos que terão de ser conquistados por nós, se registraram as expressões ouvidas, certamente voltarão para o lar terreno, com energias novas, com que impulsionar as lutas preparatórias para o grande final, junto a DEUS e aos seus amores, que são os ESPÍRITOS vitoriosos, que nos receberão contentes!

         A  B  E  L       C  O  N  S  T  A  N  T  I   N  O
     ====================================

Instrução da Madrugada - Theobaldo França

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           17/02/2005
Instrutor:  THEOBALDO  FRANÇA

Devemos impor silêncio às nossas lamentações descabidas, lembrando-nos dos nossos compromissos assumidos ante os nossos benfeitores, muito antes do nosso encarne. Com a dignidade alta de feitores da vontade divina, eles nos proporcionaram o de que realmente necessitávamos, nas doses certas e suportáveis de nossa parte, com vistas à nossa libertação das amarras dolorosas dos crimes cometidos em momentos de ferocidade.
Quando algum de nossos semelhantes nos diz NÃO a uma pretensão, arrepiamo-nos e por pouco não o agredimos, falhando com o nosso dever de suportar uma prova e resgatar uma dívida de igual teor; fazendo sério compromisso com um semelhante ao qual devotamos sincero amor e dele recolhemos motivos de queixa, o agredimos com pesadas acusações, ou o abandonamos, quando era de nosso dever e interesse relevar-lhe o comportamento, calculando que a justiça da Lei de Causa e Efeito aí funcionou, devolvendo insultos anteriores, pedindo recuperação, de nossa parte; quando uma enfermidade considerada grave nos aborda inúmeras vezes perguntamos aos céus: POR QUE EM MIM? Ao encarnado que pouco pode lembrar-se, a pergunta é desculpável, porém, dentro dele, de idas experiências no mundo das carnes, ficaram lesões e depósitos de energias negativas que precisam ser drenadas para a matéria benfeitora de que é composto o corpo humano usado no exterior, para o devido aprendizado e retorno ao caminho do bem, traçado pela divina Providência.
Nenhum de nós sofrerá sem haver uma razão, a despeito de não nos lembrarmos de faltas cometidas. O CRIADOR dispôs em todos os filhos, um nível exato de equilíbrio que pode, mas, que não deve ser quebrado, pois, importaria isto, em sansões penais, para o devido re-equilíbrio. E, tanto mais longo será o tempo de sofrimento, quanto mais demorarmos em aceita-lo, porque imperativo. Com raras exceções, não aceitamos o fato de que, por nossa liberdade, tanto desafiamos até os poderes e a magnanimidade de DEUS, quanto podemos submeter-nos humildemente aos imperativos de suas sagradas leis. Precisamos, contudo, enriquecer-nos com a maravilhosa filosofia de JESUS, trazida da FONTE SUPREMA e agora completada magnificamente pelo CONSOLADOR, que dá ao nosso mundo todos os elementos com que aceitarmos com razão, as provas e as expiações, resgatando-nos do caminho das perdições, pelos quais temos andado.
Observemos como temos andado e como andam nossos os irmãos a pouco encarnados e calculemos, sem julgamento e sem condenação, o comportamento suicida que praticam, por causa da rebeldia e as drogas que lhes minam e que matam o organismo somático e lhes impressionam o organismo astral (o perispírito), o que lhes poderá valer, em futuras reencarnações, um monte de deficiências físicas, como demência, incapacidade cardíaca e respiratória de gravíssimas proporções e, na maioria dos casos, morte ainda como jovens, envolvidos em dolorosas reações justiceiras, diga-se de passo, não porque a bondade divina os queira em tais situações, porém, que foram escolhidas por eles mesmos, em rebelde teimosia, quem sabe para escândalo de seus pais e, da sociedade atual tão cheia de corrupções. Salvam-se muitos que, ao descobrir que a vida na matéria é parte de um tempo evolutivo passageiro, para a conquista de um bem muito maior junto ao SENHOR da CRIAÇÂO, ajudam fraternalmente os necessitados e agradecem a DEUS pelas oportunidades que testam a sua coragem, a sua fé e o seu amor.
Imponhamos silêncio às nossas divergências, fazendo de todo entendimento o que JESUS pediu fizéssemos, PERDOANDO SETENTA VEZES SETE VEZES, as ofensas que nos lançarem e continuemos servindo com ânimo elevado, como verdadeiros cristãos, aos caídos ao longo dos caminhos da vida, sejam assaltados, feridos, pobres ou ricos, prostitutas ou vítimas do orgulho e do egoísmo, pois, todos, sem uma só exceção, são nossos irmãos pelos quais DEUS nos pedirá contas, porque ELE ama todos os filhos que criou!
Silêncio! Sirvamos simplesmente com amor!

          T  H  E  O  B  A  L  D  O      F  R  A  N  Ç  A 
       ===================================

Instrução da Madrugada - Filho do Trovão e João do Fogo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           17/01/2005
Instrutor:  FILHO DO TROVÃO

Índios, brancos e negros, escutem com atenção e formosa vontade a fala deste homem que quer os favores do GRANDE ESPÍRITO, de quem todos devem querer, também. Salve ELE, que é chefe da vida e dono das terras que temos para caçar e viver.
 O GRANDE ESPÍRITO tem poder para fazer um mosquito e um sol; ELE faz uma árvore a enche de fruta; risca o chão e faz correr nele os rios; cobre os montes e os campos com as florestas e a erva verde e põe neles os animais e os pássaros; nos lugares fundos, enche de água salgada de peixes e colocou o homem na TERRA para mandar nela com sabedoria.
ELE fez os homens diferentes uns dos outros, mas lhes deu um ESPÍRITO igual, sem morte, com inteligência e razão para tratar tudo o que existe, com o maior respeito e com muito amor, como ELE mesmo faz com o que criou e deu vida. ELE emprestou as suas TERRAS para que os homens, índios ou negros, negros ou brancos, passassem os seus dias trabalhando e cuidando delas, para devolve-las formosas como ELE as fez.
A maldade e a traição, não foram criação d’ELE. São coisas dos que ignoram que ser filho d’ELE é uma honra e devem ser dignos do seu amor, amando, também, tudo quanto ELE criou. Salve a sua formosura!
                F I L H O   D O   T R V Ã O
             ========================

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            17/01/2005
Instrutor:  JOÃO DO FOGO

Se não foi DEUS que nos criou, quem tivesse o mesmo gênio e o mesmo poder que ELE seria nosso DEUS, não é irmãos homens?
Por que vivemos no orgulho que faz a miséria moral, se DEUS faz com amor a tudo o que ELE faz? JESUS, irmão maior que ELE mandou que nos guiasse pelas estradas da TERRA, nos disse que ELE é misericordioso e pediu que todos nós fôssemos misericordiosos, também e perfeitos em tudo, como em tudo ELE é perfeição!
Por que somos ingratos, se ELE nada cobra pelas bênçãos que derrama sem parar sobre toda a sua CRIAÇÃO terrena? Não nos falta água para beber e nem ar para respirar e nem comida para a barriga e temos os remédios do campo e da mata, para esmagar e fazer o chá que precisamos para curar as nossas doenças! E manda o sol fazer luz e dar calor para a vida de tudo e de todos? E tudo de graça porque somos filhos do seu grande amor!
Devemos amar toda a CRIAÇÃO e nós somos criação sua, por isso se amamos não teremos amor, d’ELE e de todos os da TERRA. Se não amamos não seremos amados, por isso JESUS pediu com sabedoria que amemos os nossos irmãos, fazendo para eles tudo quanto queremos para nós. DEUS é misericordioso, também nós, devemos ser! Salve.
                         J O Ã O   D O  F O G O
                   =======================

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Instrução da Madrugada - Radames de Assis

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           16/12/2005
Instrutor:  RADAMEZ DE ASSIS

A evolução das espécies tomou conta da mente de admirável pensador encarnado, buscando explicações exatas, principalmente, para a existência e o aperfeiçoamento físico do homem e, de certo modo, como ele nasce, produz sua descendência, morre e se realmente ele se dilui na poeira dos túmulos para sempre. Os cientistas têm a missão e a responsabilidade sagrada de pesquisar os engenhos da vida de todos os seres, entretanto, a maioria deles, por uma ética que na época em que nos encontramos já não se justifica, se nega a reconhecer que o homem não é apenas alguns quilos de carnes e ossos com orgulho e vaidades, mas, o veículo de uma inteligência que não é matéria e não morre e não se desintegra com ela e não é, também, assunto só de crendices e de religiosidades.
Respeitáveis e necessárias as suas pesquisas e vale muito para a sociedade terrena, porque estudando a fundo a constituição das espécies vivas do Planeta em que estamos adidos, conscientizam os que os observam e se valem dos benefícios de suas descobertas e teorias que produzem. Mas, além da matéria, há um “mundo” ativo, preparando os seres que deverão aperfeiçoar-se ao contacto direto com a matéria e suas várias disposições auxiliares ofertadas pela Natureza. Esse “mundo” mais ativo do que o material, objetivamente é chamado de espiritual, ou Espiritualidade, porque a origem dos ESPÍRITOS.
O que são os ESPÍRITOS? São seres portadores de inteligência por desenvolver e imortais, por uma fórmula exclusiva adotada para eles pelo CRIADOR de todas as coisas. Eles, como já se têm informes detalhados, se parecem estruturalmente com o GÊNIO divino que dá fôlego à CRIAÇÃO, também denominado DEUS desde a mais remota antiguidade e cujos poderes são infinitos, sábios e justos. E ELE próprio é um ESPÍRITO mais que perfeito, existente desde toda a Eternidade, fundindo e refundindo os seres, animados e inanimados, do ampliado território universal. Por isso mesmo o progresso vem sendo sustentado em todos os setores da vida nos sistemas estelares ou galácticos do Universo.
Contrariando o que se tem concluído cientificamente, o homem é apenas uma máquina genialmente organizada, para ser guiada por um ESPÍRITO, justamente o ser inteligente, filho da Inteligência Suprema, que necessita do estágio material, com finalidade educativa, preparando-se para merecer os bens, tanto da Terra quanto dos mundos mais avançados, por sua progressão da aglomeração providencial dos átomos até a condição de estrelas e, mais ainda, o alcance da perfeição moral conquistada e ir ao reino divino para assumir atividades impulsoras de seus irmãos, para esse reino, também, atingir. Este processo guarda estreita relação com as atividades das famílias terrenas. Os pais se esmeram na educação dos seus rebentos, para que tenham o necessário sucesso na vida e sejam felizes. O PAI da CRIAÇÃO, também quer que os seus filhos alcancem a perfeição espiritual que lhes cabe, para que alcancem a felicidade eterna, herança que ELE dá a todos, sem uma só exceção, porém, com legítimas conquistas pessoais.
Os gênios cientistas são ESPÍRITOS que ampliam a sua inteligência e auxiliam as levas espirituais que estagiam no mundo em que se encontram, com as luzes do seu saber. A maioria dessas inteligências é materialista, contudo, digna do esforço e, se moralizados os seus gênios o CRIADOR os abençoa e inspira no sentido de que estudem, descubram e revelem todos os segredos da matéria, até que se convençam que eles mesmos não são matéria que morre e some, mas sim, ESPÍRITOS que têm a responsabilidade de revelar as leis da vida material, para os seus semelhantes e, ao findar o seu tempo na TERRA, retornarão à Espiritualidade onde continuarão a trabalhar nas pesquisas interrompidas pela morte do seu “homem”, nos seus laboratórios.
Salve! Cientistas de DEUS, que abrem caminhos para a solução dos inúmeros problemas materiais dos seus irmãos em humanidade! Salve! Inteligências abençoadas que dão ao mundo dos homens a sua preciosa contribuição para o progresso e o bem estar de todos!
Só lhes está faltando o conhecimento da CIÊNCIA da vida sem morte, base da vida eterna!

                R A D A M  E Z   D E   A S S I S
           =============================

Instrução da Madrugada - Rosalvo Campinas

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           16/05/2005
Instrutor:  ROSALVO CAMPINAS

Pobre mundo, esse que fizemos com as nossas violências, contra os valores que nos deveriam preservar dos sofrimentos atuais! Pobres homens, que preferiram os assaltos à mão armada, os massacres e as falsidades, como se esses desastres fossem o tom da vida que DEUS nos deu, para progredir ensaiando os passos para a definitiva conquista da paz e da condição dos anjos que já estão com ELE.
Pobre mundo das guerras, das queimadas e poluição do ar, dos rios e dos mares! Pobres humanos, que somos, que não nos damos conta de que amontoamos sobre nossas cabeças, montanhas de iniqüidades que desabarão sobre nós, como tempestades furiosas a fazer-nos tremer e ranger dentes, por tanto tempo quanto valerem os pecados que houvermos cometido, embora conheçamos o poema da humildade com infinito amor, que nos foi dado por JESUS.

As tempestades representadas pelas imoralidades atuais, nada mais são do que a resposta exata às nossas insanidades propositais semeadas ao longo de nossas reencarnações, reencarnações que foram oportunidades que nos foram dadas pela magnanimidade divina e, assim mesmo, por nossas insistentes solicitações e no reconhecimento dos nossos enganos e dos crimes perpetrados. Em lágrimas e assombrados ante a crueza de nosso anterior comportamento, prometemos inúmeras vezes que nos reformaríamos, enchendo-nos de esperanças e amparados por benfeitores amorosos que velariam nosso andar, vibrando em nossa direção orientações seguras, a nos auxiliar a suportar com firmeza de ânimo os embates inevitáveis e vence-los para sermos dignos do favor que nos fora dado.
Errar ainda pode ser compreendido como vício e por dureza de entendimento das grandes lições que os Mensageiros dos Céus nos têm trazido, porém, já não poderá ser tolerado quando, além das preciosidades do EVANGELHO composto com as sublimes claridades do amor e da sabedoria transcendentes, temos presente e ativo, o “derrame” dos ESPÍRITOS dos que já não vivem mais nos antros, nas masmorras e nos palácios da TERRA, a retratarem as situações terríveis pelos sofrimentos que vivem, por conta dos vícios adotados, ou os já felizes, pelas vitórias sobre si mesmos e a paz que desfrutam com a verdade libertadora e a gratidão pela caridade divina que garante a salvação até do mais miserável dos pecadores, mediante aflições e dores retificadoras e o amansamento da fera em que nos transformamos.
Acertar com JESUS e os que trabalham incessantemente em favor da Humanidade aflita e pecadora desta era de convulsões morais é de nosso dever e empenho. Já não nos deve tocar mais as estórias fantásticas das crendices populares, mas sim, sensibilizarmo-nos com o nosso destino, como centelhas da Suprema majestade de DEUS. Como ELE ama e verte esse amor sobre nós, andemos a espalhar mesmo pequenino ainda, o amor que brota em nosso sentimento, ao longo da caminhada que fazemos nos dois planos da Vida, em tudo quanto fizermos, entendendo de vez que, além de nosso dever, deverá ser a semeadura de luzes parta o nosso enriquecimento com valores que a ferrugem não come nem as traças conseguem destruir!
Amemos os homens que dão bons exemplos e nos auxiliam, porém, lembremo-nos da afirmativa de JESUS, de que veio ao mundo para salvar os que se perderam, e amemos os pobres pecadores, os que rastejam pelos caminhos mal suportando suas dores e condenações impostas pelas leis de Causa e Efeito. Eles podem ter alta significação para nós, pois, aquele que rasteja miseravelmente pelas ruas pode ser um credor ou um benfeitor nosso, agora testando-nos a gratidão e a caridade que dizemos ser nossas companheiras de evolução!
Salvemo-nos aos erros e aos seus males e devolvamos á TERRA a beleza dos seus valores e a nós, o amor que DEUS, em sua infinita bondade nos concedeu, para descobri-lo e faze-lo nosso tesouro eterno!

          R  O  S  A  L  V  O       C  A  M  P  I  N  A  S  
                   ====================================

Instrução da Madrugada - Filho do Trovão e Tibério Magrão

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           16/05/2005
Instrutor:  FILHO DO TROVÃO

HAO! A formosura e o poder do GRANDE ESPÍRITO venha e se instale no ESPÍRITO de cada irmão vivo na TERRA ou de corpo tombado.
O coração deste selvagem, como os irmãos brancos chamam os índios, bate forte quando está presente num Conselho como este, onde representantes das nações brancas, negras, amarelas e vermelhas se misturam na confraternização que iguala todos os homens e que faz respirar o amor que põe o ódio e a vingança bem longe deles.
Iluminados são todos aqueles que respeitam a irmandade e tudo fazem para que a paz, a grande paz, seja preservada e a vida seja considerada um bem precioso do CRIADOR das terras e, também, dos céus, ou, pradarias formosas, como o chamamos.
Rogo a todos, como uma lição aprendida até na dor, que elevemos o pensamento ao GRANDE ESPÍRITO e roguemos que ELE ilumine com a sua luz o nosso ESPÍRITO, para que só o amor, o respeito e a paz nos animem, para sempre! HAO!

             F I L H O   D O   T R O V Ã O
          ==========================
 
INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                            16/05/2005
Instrutor:  TIBÉRIO MAGRÃO

Quem quer ser gente de verdade, perdoe as ofensas recebidas sem guardar nenhum rancor e ofereça esse sacrifício formoso ao PAI do Céu!
Nada é melhor, nem mais formoso do que a caridade do perdão aos ofensores, porque o ESPÍRITO sente o céu dentro dele e ouve a voz dos formosos dizendo: DEUS seja louvado e louvados sejam todos os que guardam o coração para o seu amor e no pensamento desejando a felicidade possível aos irmãos que passam pelas provas e necessidades, pelos caminhos da TERRA.
Quem quiser ser feliz, viver contente de verdade, ponha o amor de DEUS em tudo o que fizer. O amor é de DEUS a dádiva que mora no sentimento de todos, mas, que cada um tem de descobri-lo e faze-lo aparecer, no pensamento, nas palavras e nas ações, que devem ser dignas dele.
Meus irmãos aqui presentes sentem esse amor que é capaz de perdoar tanto a menor e quanto a maior ofensa recebida e amar até os seus inimigos, como JESUS pediu e deu o exemplo disso? Salve, então, os homens que sabem amar assim! Mas, salve, também, os pobres homens que não souberam ou ainda não sabem amar, que passam sofrendo e fazendo sofrer, pelos caminhos da TERRA, quem sabe, procurando encontrar o caminho dos Céus! Salve, salve!

                 T I B É R I O     M A G R Ã O

Instrução da Madrugada - Aristides Aranha

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           15/12/2005
Instrutor: ARISTIDES ARANHA

O mundo dos ESPÍRITOS é a conjugação de todos os valores providenciais, porque origem da infinita criação promovida pelo ESPÍRITO SUPREMO, eterno e absoluto, do qual jorram as forças e as bênçãos que sustentam todos os seres componentes das famílias minerais, vegetais e animais, que nascem, crescem, servem e morrem, dos quais sobra uma espécie de alma (princípio espiritual) portadora de vida eterna, conquanto subalterna guiada pelo instinto mantido pela Providência divina.
Dentre esses seres, que são em número e formas incontáveis, muitas das quais ainda desconhecidas pela Ciência terrena, estagiam as inteligências independentes, porém, inteiramente responsáveis por seus atos, desde que tenham consciência do bem e do mal, os ESPÍRITOS, que somos nós aqui reunidos pelo desdobramento do equipamento animal (o corpo humano), os encarnados e, pela morte desse corpo animal, os desencarnados.
  Por que nascemos, ou melhor, por que fomos criados? Pode-se dar solução a esta questão? Claro que sim, porque já adquirimos muitos conhecimentos que nos foram dados pela imaginação e pelos brilhantes missionários do amor e gênio de DEUS, como JESUS e outros ESPÍRITOS que servem na sua equipe. Infinito é o reino divino e, para povoa-lo, suscitou DEUS, imagens e semelhanças de si mesmo, que somos nós como ESPÍRITOS (não como homens). Mas, para quê povoou os espaços infinitos com tais imagens e semelhanças suas? Também, pelas informações fidedignas de elevados missionários, sabemos que, para a utilidade e a glorificação do reino divino!
Ora, como entender tais prodígios, se entre os ESPÍRITOS, livres como são, para ir e vir, pensar e agir há bons e mais, estes perversos e dominados por vícios que eles mesmos criaram e são, ao mesmo tempo, escravos e vetores deles a vomitar por sobre os seus semelhantes, a soma de tais males, que parecem desmentir a sabedoria do CRIADOR. Mas, não nos percamos nos desvios da presunção. Eles estão rebeldes por ignorância das leis divinas e, portanto, do que estão fazendo o mal para si mesmos e que, de certa forma, impulsionam os ESPÍRITOS atingidos por sua influência, para gloriosas conquistas morais, enquanto eles permanecem, por castigos escolhidos, nas trevas, onde há pranto e ranger de dentes e, por mais pensem, queiram e tentem escapar, são uns pobres diabos que aumentam para si infernos de culpas que terão de resgatar à força de impressionantes e gravíssimos sofrimentos!
 A vida dos ESPÍRITOS os leva a progredir incessantemente, freqüentando as escolas planetárias onde se depuram, também, das suas inferioridades, sempre por seus próprios esforços que crescem na medida em que se elevam moralmente. Com esse processo, conquistam divinas dimensões para o encontro com DEUS e reunião com os vencedores das pugnas imperativas para a trajetória humana e a espiritual. DEUS é a fonte da qual dimanam as imagens e semelhanças suas e na volta triunfal delas, como prêmio, tornam-se infinitamente felizes, ao mesmo tempo indo servir gloriosamente como delegados seus, em todos os espaços astrais, onde são geradas moradas como a TERRA, para as legiões de ESPÍRITOS que repetirão o processo divino do aprendizado e da conquista dos méritos que garantirão a felicidade da sua volta à origem, isto é, à presença do PAI supremo, para a integração na sua faina eterna.
Somos FILHOS DA PERFEIÇÃO que têm de se aperfeiçoar, subindo os degraus da escadaria material e espiritual. Para tanto, temos a guia do ESPÍRITO DE VERDADE! Sigamo-lo! Imitemo-lo na sua grandeza e, certo, conquistaremos as glórias divinas!

                A R I S T I D E S    A R A N H A
          ==============================

Instrução da Madrugada - Aristides Aranha

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           15/12/2005
Instrutor: ARISTIDES ARANHA

O mundo dos ESPÍRITOS é a conjugação de todos os valores providenciais, porque origem da infinita criação promovida pelo ESPÍRITO SUPREMO, eterno e absoluto, do qual jorram as forças e as bênçãos que sustentam todos os seres componentes das famílias minerais, vegetais e animais, que nascem, crescem, servem e morrem, dos quais sobra uma espécie de alma (princípio espiritual) portadora de vida eterna, conquanto subalterna guiada pelo instinto mantido pela Providência divina.
Dentre esses seres, que são em número e formas incontáveis, muitas das quais ainda desconhecidas pela Ciência terrena, estagiam as inteligências independentes, porém, inteiramente responsáveis por seus atos, desde que tenham consciência do bem e do mal, os ESPÍRITOS, que somos nós aqui reunidos pelo desdobramento do equipamento animal (o corpo humano), os encarnados e, pela morte desse corpo animal, os desencarnados.
  Por que nascemos, ou melhor, por que fomos criados? Pode-se dar solução a esta questão? Claro que sim, porque já adquirimos muitos conhecimentos que nos foram dados pela imaginação e pelos brilhantes missionários do amor e gênio de DEUS, como JESUS e outros ESPÍRITOS que servem na sua equipe. Infinito é o reino divino e, para povoa-lo, suscitou DEUS, imagens e semelhanças de si mesmo, que somos nós como ESPÍRITOS (não como homens). Mas, para quê povoou os espaços infinitos com tais imagens e semelhanças suas? Também, pelas informações fidedignas de elevados missionários, sabemos que, para a utilidade e a glorificação do reino divino!
Ora, como entender tais prodígios, se entre os ESPÍRITOS, livres como são, para ir e vir, pensar e agir há bons e mais, estes perversos e dominados por vícios que eles mesmos criaram e são, ao mesmo tempo, escravos e vetores deles a vomitar por sobre os seus semelhantes, a soma de tais males, que parecem desmentir a sabedoria do CRIADOR. Mas, não nos percamos nos desvios da presunção. Eles estão rebeldes por ignorância das leis divinas e, portanto, do que estão fazendo o mal para si mesmos e que, de certa forma, impulsionam os ESPÍRITOS atingidos por sua influência, para gloriosas conquistas morais, enquanto eles permanecem, por castigos escolhidos, nas trevas, onde há pranto e ranger de dentes e, por mais pensem, queiram e tentem escapar, são uns pobres diabos que aumentam para si infernos de culpas que terão de resgatar à força de impressionantes e gravíssimos sofrimentos!
 A vida dos ESPÍRITOS os leva a progredir incessantemente, freqüentando as escolas planetárias onde se depuram, também, das suas inferioridades, sempre por seus próprios esforços que crescem na medida em que se elevam moralmente. Com esse processo, conquistam divinas dimensões para o encontro com DEUS e reunião com os vencedores das pugnas imperativas para a trajetória humana e a espiritual. DEUS é a fonte da qual dimanam as imagens e semelhanças suas e na volta triunfal delas, como prêmio, tornam-se infinitamente felizes, ao mesmo tempo indo servir gloriosamente como delegados seus, em todos os espaços astrais, onde são geradas moradas como a TERRA, para as legiões de ESPÍRITOS que repetirão o processo divino do aprendizado e da conquista dos méritos que garantirão a felicidade da sua volta à origem, isto é, à presença do PAI supremo, para a integração na sua faina eterna.
Somos FILHOS DA PERFEIÇÃO que têm de se aperfeiçoar, subindo os degraus da escadaria material e espiritual. Para tanto, temos a guia do ESPÍRITO DE VERDADE! Sigamo-lo! Imitemo-lo na sua grandeza e, certo, conquistaremos as glórias divinas!

                A R I S T I D E S    A R A N H A
          ==============================

Instrução da Madrugada - Agripino Grize

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                           15/11/2005
Instrutor:  AGRIPINO GRIZE

“O Céu está dentro de vós”, disse-o JESUS, chamando a atenção dos homens que o seguiam e por extensão, os que viriam mais tarde para as lidas materiais, para que entendessem ser preciso pensar e agir para a purificação espiritual e, então, ganharem o mundo divino, onde está DEUS em todo o esplendor de sua glória eterna!
Com o céu interior facultado nos será a paz de espírito tão necessária a que nos integremos, com fé, razão e coragem, no rol das legiões de superiores entes queridos que agradam a DEUS, pensando e agindo, onde quer que estejam, com o amor incondicional, esse que gera a caridade para com todos da CRIAÇÃO, sejam homens que servem de instrumental aos ESPÍRITOS, sejam vegetais ou animais, que são prestimosos auxiliares em nossas andanças pelas trilhas da matéria.
 “A ninguém desprezeis”, segue a fórmula bendita desse Anjo divino, mandado a TERRA para que nos auxilie a endireitar as nossas veredas, para o encontro daquela porta estreita que, segundo ELE, bem poucos têm passado por ela, justamente porque, estando na TERRA e nada nos lembrando das delícias do mundo de DEUS, desastradamente pensamos que é nela e somente nela, de uma só vez, mesmo procedendo como doidos e nada fazendo de bom e direito, mas, arrependendo-nos à última hora, a de morrer para a vida material, seremos salvos para o gozo pleno da vida espiritual!
Em sã consciência, como querer uma felicidade pela qual nada tenhamos feito enquanto tínhamos o fôlego da vida material, mas, agindo entre o vício e o crime e, portanto, em desmoralização, zombando daqueles que mais serviam aos pobres presidiários terrenos. Cumprindo o mais fielmente possível, todos os deveres de que são possuidores os filhos do Gênio divino, criador de todas as coisas? Onde o mérito para uma vida feliz, se passarmos pelos panoramas do mundo “cavaqueando” a vida de nossos companheiros, desnaturando o pensamento dos que, por uma ou outra razão, se aliam a nós, dizendo-lhes que a vida deve ser conduzida no proveito das oportunidades, de qualquer forma, porque ela acabará em breve e voltaremos ao pó das tumbas e nem sequer seremos lembrados, depois? Esse não é, com certeza, o Céu que está dentro de nós e o qual precisamos, isto sim, construir com inteligência e com amor para, depois, tê-lo por inteiro lá onde o PAI celestial o tem preparado para os animosos que lhe fizeram a santa vontade!
“Aquele que se fizer o menor na TERRA, maior será nos Céus”, sentenciou o grande Amigo, com a sabedoria armazenada nos bilhões de anos na busca e conquista da luz divina, agora na figura inconfundível e sublime do Anjo que recebeu a incumbência de governar nosso Planeta, com um carinho santo, com um respeito e devotamento só próprios dos grandes do mundo de DEUS e auxiliares das tarefas intermináveis e perfeitas da CRIAÇÃO! Onde é que pomos a humildade que nos cabe ter, para obter o reino dos Céus? Não têm sido o orgulho e, mais ainda, o egoísmo feroz, as marcas de nossas atividades na TERRA, vestidos ou não, com a roupagem da matéria que a caracteriza, e que muitos pensam ser ela o princípio e o fim da linha da Vida, tão santa e tão sabiamente constituída pelo Supremo Doador e Senhor a Eternidade? Estaremos procurando o Céu dentro de nós, agindo assim, a esmo, como feras com humanas formas e não como anjos que têm de agir em consonância com as leis da vida, para merece-lo a partir da vida de provas e de expiações merecidas para a nossa purificação?
“Afirmo-vos que de modo algum, entrareis no gozo dos Céus, se não renascerdes da água e do espírito”. Todas as sentenças do CRISTO amigo e benfeitor têm valores eternos, mas, esta nos leva a entender que teremos de voltar às carnes planetárias, tantas vezes quantas nos forem necessárias para que abandonemos os materialismos, as presunções, os maus projetos, as hipocrisias, os sensualismos que nos lançam erradamente ao sexualismo desenfreado, como a fonte da maior das sensações, sem ater-se ao fito primordial do equipamento genético e, por isso, renascer do espírito, ou em linhas nítidas, moralizando-nos!
Viver não é vegetar! Viver não é fenômeno animalesco! Viver é, sim, reconhecer a Vida como uma dádiva recebida, a qual tem de levar-nos de volta a ELE, no final de nossa preparação nas forjas das oficinas planetárias, onde selaremos o merecimento de levar o céu que descobrimos em nós mesmos, para o CÉU de DEUS!

              A  G  R  I  P  I  N  O     G  R  I  Z  E 
          ==============================