INSTRUÇÃO DA MADRUGADA 07/08/2003
Instrutor: ESTÁCIO VERMONT
Procuramos DEUS tão longe, quando ELE está tão perto, com o seu cuidado de PAI carinhoso e por suas leis precisas e saturadas de misericórdia. Procuramos DEUS tão perto, colocando-o na planta e na semente, quando tudo em a NATUREZA, é sua lavra e não frações de si mesmo porque, em realidade, ELE é simplesmente indivisível!
Por nossa ignorância, o temos posto em nossos vícios, mas ELE aí não se encontra; colocamo-lo no dinheiro e aí, também, ELE não está; colocamo-lo no ódio, na vingança, na miséria e na traição, porém, ainda aí não o encontramos! Fazemos altares em sua homenagem, taças de ouro puro cravejadas de diamantes valiosos e sacrários enfeitados, para guardá-lo nesses objetos de luxo, sendo inútil esse procedimento. ELE está muito acima e bem longe de nossos relicários onde desejamos retê-lo. Seu desejo, entretanto, entendamos, e estar em nosso sentimento e na alegria dos bons resultados das ações saturadas pela caridade.
Todas as obras da NATUREZA, perto ou distante de nós, são criações sublimes d’ELE para as nossas necessidades materiais e espirituais, que devemos respeitar, proteger e amar, agradecidos. Tudo o que não é obra do homem, é feito por ELE, assim como está traduzido no LIVRO que resume, num filosofar admirável, como foram criadas todas as coisas: FAÇA-SE! E foi feito, não como num passe de mágica, como se poderia supor por ignorância, mas, pela imposição poderosa do seu querer unindo partículas dispostas no reservatório universal, dando forma aos seus projetos sábios.
Explicando a independência de DEUS quanto à sua obra, em contrario a crença panteísta de que ELE se encontra fracionado em todas as criações, o insigne Codificador da DOUTRINA ESPÍRITA, afirma judiciosamente que ELE é o autor da obra e não a obra, pois, criou e colocou nos cenários da Criação, espíritos com sua semelhança e participassem da sua grandeza e sua exultação. Ser tão grande e tão poderoso, possuindo vasto império, nos criou para espelha-lo nos pensamentos, nos desejos, nos atos, e gozássemos da felicidade que n’ELE tem sua fonte inestancável.
Mas, ao dar-nos liberdade de escolha, ou de arbítrio, nos fez responsáveis pelas ações levadas a efeito, e nos leva a concluir que tudo quanto está construído com perfeição e fim grandioso é obra de um SER de supremos poderes e sabedoria, que soma, diminui, multiplica e divide com exatidão, por leis exatas.
ELE é o nosso PAI verdadeiro, e o nosso SENHOR, a nos impulsionar na caminhada evolutiva pelos mundos disseminados no espaço sem fim, pondo-nos à disposição elementos e recursos, para que nos ergamos da ignorância à sabedoria, da simplicidade com que nos criou, à grandeza do anjo, para que lhe vejamos a face e O entendamos e façamos a sua vontade, sendo unos com ELE em todas as atividades empreendidas.
Agindo com inteligência e razão, fazendo com amor todo o trabalho em nossa dependência, a união com os demais caminhantes das estradas da vida, alicerçando a nossa fé na sabedoria dos profetas que nos apontam o CÈU como o objetivo de nosso lidar e alcance, e, se amarmos os nossos semelhantes e a todos os demais seres como irmãos de CRIAÇÃO, e, perdoando aqueles que nos ofenderem, viveremos como é da vontade do CRIADOR, expressa em sua lei e O sentiremos em nós: pois, somos suas IMAGENS e SEMELHANÇAS!
E S T Á C I O V E R M O N T
========================
Instrutor: ESTÁCIO VERMONT
Procuramos DEUS tão longe, quando ELE está tão perto, com o seu cuidado de PAI carinhoso e por suas leis precisas e saturadas de misericórdia. Procuramos DEUS tão perto, colocando-o na planta e na semente, quando tudo em a NATUREZA, é sua lavra e não frações de si mesmo porque, em realidade, ELE é simplesmente indivisível!
Por nossa ignorância, o temos posto em nossos vícios, mas ELE aí não se encontra; colocamo-lo no dinheiro e aí, também, ELE não está; colocamo-lo no ódio, na vingança, na miséria e na traição, porém, ainda aí não o encontramos! Fazemos altares em sua homenagem, taças de ouro puro cravejadas de diamantes valiosos e sacrários enfeitados, para guardá-lo nesses objetos de luxo, sendo inútil esse procedimento. ELE está muito acima e bem longe de nossos relicários onde desejamos retê-lo. Seu desejo, entretanto, entendamos, e estar em nosso sentimento e na alegria dos bons resultados das ações saturadas pela caridade.
Todas as obras da NATUREZA, perto ou distante de nós, são criações sublimes d’ELE para as nossas necessidades materiais e espirituais, que devemos respeitar, proteger e amar, agradecidos. Tudo o que não é obra do homem, é feito por ELE, assim como está traduzido no LIVRO que resume, num filosofar admirável, como foram criadas todas as coisas: FAÇA-SE! E foi feito, não como num passe de mágica, como se poderia supor por ignorância, mas, pela imposição poderosa do seu querer unindo partículas dispostas no reservatório universal, dando forma aos seus projetos sábios.
Explicando a independência de DEUS quanto à sua obra, em contrario a crença panteísta de que ELE se encontra fracionado em todas as criações, o insigne Codificador da DOUTRINA ESPÍRITA, afirma judiciosamente que ELE é o autor da obra e não a obra, pois, criou e colocou nos cenários da Criação, espíritos com sua semelhança e participassem da sua grandeza e sua exultação. Ser tão grande e tão poderoso, possuindo vasto império, nos criou para espelha-lo nos pensamentos, nos desejos, nos atos, e gozássemos da felicidade que n’ELE tem sua fonte inestancável.
Mas, ao dar-nos liberdade de escolha, ou de arbítrio, nos fez responsáveis pelas ações levadas a efeito, e nos leva a concluir que tudo quanto está construído com perfeição e fim grandioso é obra de um SER de supremos poderes e sabedoria, que soma, diminui, multiplica e divide com exatidão, por leis exatas.
ELE é o nosso PAI verdadeiro, e o nosso SENHOR, a nos impulsionar na caminhada evolutiva pelos mundos disseminados no espaço sem fim, pondo-nos à disposição elementos e recursos, para que nos ergamos da ignorância à sabedoria, da simplicidade com que nos criou, à grandeza do anjo, para que lhe vejamos a face e O entendamos e façamos a sua vontade, sendo unos com ELE em todas as atividades empreendidas.
Agindo com inteligência e razão, fazendo com amor todo o trabalho em nossa dependência, a união com os demais caminhantes das estradas da vida, alicerçando a nossa fé na sabedoria dos profetas que nos apontam o CÈU como o objetivo de nosso lidar e alcance, e, se amarmos os nossos semelhantes e a todos os demais seres como irmãos de CRIAÇÃO, e, perdoando aqueles que nos ofenderem, viveremos como é da vontade do CRIADOR, expressa em sua lei e O sentiremos em nós: pois, somos suas IMAGENS e SEMELHANÇAS!
E S T Á C I O V E R M O N T
========================
Nenhum comentário:
Postar um comentário