terça-feira, 3 de abril de 2012

SUICÍDIO



P. 944 - O homem tem o direito de dispor da sua própria vida ? 
R. --- Não; somente Deus tem esse direito. O suicídio voluntário é uma transgressão dessa lei.

P. 944 a - O suicídio não é sempre voluntário ?
R.--- O louco que se mata não sabe o que faz.

P. 945 - Que pensar do suicídio que tem por causa o desgosto da vida ?
R.--- Insensatos! Por que não trabalhavam ? A existência não lhes teria sido tão pesada ?

P. 946 - Que pensar do suicida que tem por fim escapar às misérias e às decepções deste mundo ?
R.--- Pobres Espíritos que não tiveram a coragem de suportar as misérias da existência! Deus ajuda aos que sofrem e não aos que não tem forças nem coragem. As tribulações da vida são provas e expiações. Felizes os que suportam sem se queixar, porque serão recompensados! Infelizes, ao contrário os que esperam uma saída nisso que, na sua impiedade, chamam de sorte ou acaso! A sorte ou acaso, para me servir de sua linguagem, podem de fato favorecê-los por um instante, mas somente para lhes fazer sentir mais tarde, e de maneira mais cruel, o vazio de suas palavras.

946 a - Os que levaram o desgraçado a esse ato de desespero sofrerão as conseqüências disso ?
R.--- Ho! Infelizes deles! Porque responderão como por um assassínio (1).

(1) O argumento espírita contra o suicídio não é apenas moral como se vê, mas também biológico, firmando-se no princípio de ligação entre o Espírito e o corpo . A morte, como fenômeno natural, tem as suas leis com Espiritismo revelou através de rigorosa investigação. O sofrimento do suicida decorre do rompimento arbitrário dessas leis; é como arrancar à força um fruto verde da árvore.

P.949- O suicídio é perdoável quando tem por fim impedir que a vergonha envolva os filhos ou a família?
(resposta parcial da pergunta número 949) --- As estatísticas mostram que a incidência do suicídio é maior nos países e nas épocas em que a ambição e o materialismo se acentuam, provocando mais abusos e excitando preconceitos. A falta de organização social justa e de educação para todos é causa de suicídios e crimes. ... "Se abolirdes os abusos da vossa sociedade e os vossos preconceitos, não tereis mais suicídios".


SUICÍDIO, NUNCA
Qual raio destruidor, em noite escura, que rasga os céus sombrios, a idéia do suicídio relampagueia na mente atormentada, quando os sofrimentos maceram, e o homem não se sente encorajado para superá-los.

O primeiro destrói o que encontra pelo caminho enquanto o segundo faz que prossiga com inusitada intensidade a desventura que não vai ser consumida.

Porque é um ato de rebeldia, o suicídio interrompe o fluxo material da vida, não porém, a realidade desta.

Como efeito da intenção de fuga do sofrimento, este se alonga mais terrível e devastador..... A grande decepção do suicida é constatar o prosseguimento da vida e do problema de que se procurou evadir, com o agravante das dores morais e advindas.

Porque não há morte, a vida continua em outras expressões vibratórias nos moldes plasmados pela conduta de cada um não raro, a atitude lamentável do suicídio ocorre quando a questão já estava resolvendo. MATAR-SE NUNCA !

 "O LIVRO DOS ESPÍRITOS; filosofia espiritualista ALLAN KARDEC"


"MOMENTOS DE RENOVAÇÃO; JOANNA DE ÂNGELIS psicografado por DIVALDO PEREIRA FRANCO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário