quarta-feira, 3 de outubro de 2012

208 anos de Nascimento de Allan Kardec


Allan Kardec foi o codificador da doutrina espírita. Ele nasceu a 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, na França, recebendo o nome de Denizar Hippolyte Léon Rivail. Filho de um jurista, Jean Baptiste Antoine Rivail e de Jeanne Duhamel, sua esposa. O pseudônimo Allan Kardec só viria mais tarde, após saber que numa vida anterior, entre os druídas, tinha este nome. Assim, assinou "O livro dos espíritos", como Allan Kardec, visando dar um cunho impessoal à doutrina dos espíritos.
Foi educado na Suíça, na escola do célebre educador Pestalozzi. Muito inteligente, dedicado, tornou-se um dos mais destacados discípulos do grande orientador. Voltando à França, iniciou sua carreira de educador. Fazia traduções, falava inglês, alemão, italiano, espanhol, tinha conhecimento de grego e latim. Durante 30 anos (de 1824 a 1854) dedicou-se ao ensino. Fundou em Paris uma escola, foi autor de várias obras didáticas, foi premiado em concurso, preparava cursos em colégios e ainda dava cursos particulares e gratuitos.
Aos 50 anos, o professor Rivail era na França um nome respeitado nas letras, no ensino, e na filosofia. Metódico, trabalhador, responsável, com qualidades intelectuais e morais que o credenciavam para a grande missão que em breve iria desempenhar.
Casou-se em 1832 com a professora Amélia Gabrielle Boudet. O casal não deixou descendência.
Em 31 de março de 1869, com 65 anos, Kardec desencarnou como viveu: trabalhando.
No túmulo de Kardec, em Paris, uma inscrição sintetiza a concepção evolucionista da doutrina espírita. "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei".
 
Obras Básicas
O livro dos espíritos, publicado em 18 de abril de 1857, é o livro básico da filosofia espírita. Nele estão contidos os princípios fundamentais do espiritismo.
O livro dos médiuns, publicado em janeiro de 1861, é obra básica da ciência espírita.
O evangelho segundo o espiritismo, publicado em abril de 1864, é a obra que oferece a base e o roteiro da religião espírita.
O céu e o inferno, publicado em agosto de 1865, é um estudo em que se explica o simbolismo desses supostos lugares de ventura e sofrimento, de um ponto de vista racional, positivo e conforme a suprema justiça divina, de acordo com o princípio: "a cada um segundo suas obras".
A gênese é publicada em janeiro de 1868, versando sobre os milagres e as predições segundo a doutrina espírita, este é mais um passo no terreno das conseqüências e das aplicações do espiritismo.
Além das obras básicas da codificação (pentateuco Kardequiano), Kardec contribuiu com outros livros básicos de iniciação doutrinária, como: O que é o espiritismo, O principiante espírita. O espiritismo na sua mais simples expressão, Instruções práticas sobre as manifestações espíritas e Obras Póstumas, que foi publicado em 1890, 21 anos após seu desencarne.
A estas obras junta-se a Revista Espírita, lançada em 1º de janeiro de 1858 e que esteve sob sua direção por 12 anos. É também de sua iniciativa a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, em 1º de abril de 1858, primeira instituição regularmente constituída com o objetivo de promover estudos que favorecessem o progresso do espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário