domingo, 29 de julho de 2012

Instrução da Madrugada - Constantino Archanjo

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                     01/04/2005
Instrutor: CONSTANTINO ARCHANJO

O sofrimento é a resultante das ações levadas a efeito, por nós, em desconformidade com as leis divinas, sábias e saturadas pelo AMOR que constrói tudo o que a NATUREZA material e espiritual têm nos seus panoramas. Tudo foi e vem sendo criado com beleza, perfeição e santidade, marca sagrada de DEUS em suas obras, inclusive a dor que provoca o sofrimento nos contraventores, com o fito de traze-los de volta ao bom caminho, abandonado a troco de insignificantes sensações.

Os seres dos reinos inferiores têm comandos divinos impressos na lei da NATUREZA, e encontram abundância de elementos para o seu viver e cumprimento das funções para as quais foram criados. Agem e são protegidos pela força do instinto e são sempre o que são: vegetais, vegetais e animais, animais! Diferentemente ocorre com os ESPÍRITOS, os quais, de ignorantes, se tornarão sábios, porque têm inteligência que se avoluma com os exercícios que desenvolvem nas Escolas preparatórias do Anjo futuro, conquistas no reino humano, em numerosos estágios em mundos adequados às suas necessidades evolutivas.

Os seres vegetais são dotados de vitalidades ativas e benfeitoras nos ambientes em que são postos, porém, não têm inteligência, embora encantem, embelezem e abençoem a terra e sirvam de alimento aos seres dos reinos animal e humano. Os animais possuem inteligência elementar, suficiente para o estágio de vida para o qual foram criados, não alcançando, jamais, nenhum estágio superior. O mesmo não acontece com os ESPÍRITOS e estes, sim, alcançam o reino angélico, porque ostentam, desde o princípio a imagem e a semelhança do CRIADOR. Portanto, têm de abandonar o reino inferior, alçando-se ao reino supremo.

Como tudo na Obra divina é de ação permanente, os ESPÍRITOS, que são deuses em diminutas proporções, têm, à sua espera, funções dignificantes no cenário da Espiritualidade, sabiamente lhes deu, DEUS, vontade própria, com liberdade vigiada por suas leis, para pensar, arrazoar, criar e usufruir todos os bens encontrados nos cenários da CRIAÇÃO, porém, com a responsabilidade de todos os movimentos e ações que intentem e realizem. Ignorantes no princípio devem tornar-se sábios e aptos para delegações providenciais em qualquer setor da Infinita obra do CRIADOR. Demoradamente estagiam no reino humano, justamente para essa evolução que os tornará engenheiros auxiliares no canteiro de obras do divino e supremo ENGENHEIRO da Vida.

Para compreendermos bem esta questão, lembremo-nos de JESUS, que veste a figura refulgente do ESPÍRITO DE VERDADE. É ELE um dos delegados que vem, desde a noite dos séculos, governando o Planeta TERRA, como um virtuose divino conquistador da mais alta condição espiritual. ELE acompanha o projeto divino e sua realização guiando-nos pelos caminhos da vida, para que, também, conquistemos a perfeição relativa e os méritos para ver a face do CRIADOR de todas as coisas, assistir aos seus conselhos sobre suas obras e nelas agir com amor e com independência, nas linhas estabelecidas para elas..

O mal é o resultado de nossa involução moral, porém, à medida que formos crescendo moralmente, extinguiremos a ignorância, faremos nosso querer igualar ao querer de DEUS e, então, realizaremos o possível e o “impossível” com beleza e perfeição, recompondo o que desfiguramos com ferocidade o que é incompatível com seres que têm a figura do divino Senhor nosso.

O sofrimento, pela dor, é a reação ativa dos nossos atos em desconformidade com a destinação que nos foi dada, como únicos seres com inteligência e razão, e nos ensina a respeitar a vida e ao CRIADOR da Vida, amando nossos semelhantes e não semelhantes do mesmo modo, justificando a posse que temos, de imagens e semelhanças de DEUS!

          C O N S T A N T I N O   A R C H A N J O
     =====================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário