quarta-feira, 16 de maio de 2012

Instrução da Madrugada - Celestino de Montalban

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                  03/09/2004
Instrutor: CELESTINO DE MONTALBAN

Disse o pensador assoberbado com a tarefa imensa das experiências, estudos aprofundados e a codificação dos fenômenos produzidos pelos ESPÍRITOS, com o derrame profetizado por JESUS de Nazaré e em relação ao comportamento adotado pelos seguidores do EVANGELHO, que o verdadeiro cristão se conhece pelas transformações que faz em si e, com muita ênfase, PELAS OBRAS QUE REALIZA, inspirado no amor e na mais pura caridade!

Também os que crêem em DEUS, mesmo sem entende-lo ainda, procuram fazer o bem, como obra que lhe dê agrado. Conhecem-se, portanto, os que crêem nele, pela moralidade com que buscam pautar seus atos. Mas, nos meios inteligentes, há homens devoradores de livros, donos de bibliotecas repletas de tratados científicos e dos seus desdobramentos, resumos de escolas técnicas, doutrinas filosóficas antigas e modernas, obras de negativistas, positivistas, teólogos, naturalistas, contadores de casos, críticos, romancistas, humoristas, em fim, entretanto, não dão o mínimo crédito à crença em DEUS, como o AUTOR de todos os prodígios e até se riem dos que lhe prestam culto, a sua e à maneira da escola religiosa adotada.

Há homens que têm o cérebro fervilhando com cálculos, negócios, projetos grandiosos, possuem família numerosa ou reduzida, esposas e filhos que freqüentam cultos religiosos e têm imagens lindas de santos como obras de arte a decorar o ambiente da vivenda, mas, não lhes conferem nenhum valor e nem às idéias que lhes associam os devotos. São descrentes, são ateus, são materialistas, são ignorantes ainda insensíveis às realidades divinas. Alguns deles reconhecem linda a fé depositada nos seres invisíveis, incríveis, impossíveis de existir no entendimento dos que possuem grandes doses de inteligência e até gostariam que fosse verdade a sua existência, porém, sujeitam sua capitulação a VER com os próprios olhos, DEUS e os ESPÍRITOS, que anunciam estar em todas as partes e em torno de nossos passos, vigiando-nos.

E, se a conclusão do pensador da CODIFICAÇÃO é a de que o verdadeiro cristão se conhece pelas obras que realiza, também poderemos dizer que se sabe, se entende e se sente o existir de DEUS, como se crê e se comenta, pelas obras que estão feitas, geniais, magníficas, suntuosas na dimensão, na estrutura, na beleza e na sua providencial existência, amparando a vida dos seres dos reinos da Natureza! As obras de DEUS atestam o efetivo existir de uma INTELIGÊNCIA SUPREMA, também criadora das inteligências filhas, que se tornam conscientemente humildes, ou insensatamente orgulhosas e pretensiosas, ou rebeldes e destruidoras, entre os seus semelhantes. Assim mesmo atestam que a CRIAÇÃO é uma realidade sublime. Nenhum de nós conseguiu sequer aumentar um côvado à sua estatura, porém, temos liberdade para fazer o que nos seja possível ao amparo de leis precisas, justas e benfeitoras, conquanto sejamos como grãos de areia na imensidão da ESPIRITUALIDADE.

Quem engenhou tudo o que é perfeito? O NADA dos incrédulos e dos negativistas? Então reverenciemos esse NADA portentoso, de inteligência suprema, entendendo-o com mais sensatez, como o DEUS de JESUS e dos homens que nele crêem, resolvendo grande parte da questão e o que restar dela será solucionado pelas evidências que o conhecimento sem prevenções despertará mais adiante! Somos seus filhos que ELE situa em panoramas férteis que abrigam incontáveis seres, desde os pequeninos aos gigantes das selvas e dos mares! E que dizer, então, dos colossos que giram encantadoramente na imensidão acima das nossas cabeças? E os sois magníficos, emitindo luz e calor, sem usinas hidráulicas, sem petróleo, sem lenha e sem fornalhas? Não espanta, não encanta, não admira, não estremece a alma do homem, principalmente a dos pensadores que aprofundam o pesquisar buscando explicar o que não é conhecido, para não ser afoito, nem ingrato, nem insensível, nem presunçoso? Afirmar que tudo vem do nada é uma incoerência! E dizer que tudo é matemático, é o mesmo que dizer que há um MATEMATA supremo a fazer contas e a dar-lhes soluções cabais como nenhum sábio o conseguiu, apesar da inspiração que os favoreça!

Pelas obras se conhece o autor da VIDA e é a ELE que devemos dar graças e render culto soberano pela harmonia que o seu amor enriquece a NATUREZA e os simples e humildes de alma e coração que d’ELE não duvidam e tudo esperam, agindo no bem!


            C E L E S T I N O   DE   M O N T A L B A N

Nenhum comentário:

Postar um comentário