sexta-feira, 11 de maio de 2012

Instrução da Madrugada - Manoel Quinto Seara

INSTRUÇÃO DA MADRUGADA                                03/02/2004
Instrutor: MANOEL QUINTO SEABRA

O mundo dos homens está às voltas com modos estranhos de vida, como se vingando dos séculos de contensão, de hipocrisias, de brutais desigualdades, de reinados absurdos, de ditaduras totalitárias, em fim. Por isso observa-se, com algumas exceções, a paternidade e a maternidade aviltadas com as infidelidades, com as separações litigiosas ou não, com os abortos criminosos, com filhos perdendo-se nos labirintos dos vícios os mais perigosos, da indisciplina, da ingratidão e dos crimes, mas, é necessário que nós, nos voltemos para os verdadeiros objetivos da vida, que foram traçados pelo CRIADOR e que se fundamentam no “Crescei e multiplicai-vos, enchei a TERRA toda e sujeitai-a”. 

Encontramo-nos, sempre, com a necessidade de mudança de comportamento, de fazer experiências e realizações que nos garantam regular conforto, sustentação de empresas dignas que fomentem e dêem emprego aos de menores recursos, aliás, necessários, que adquiramos equipamentos que tornem mais ágeis as soluções dos problemas e necessidades, porém, não devemos, jamais, perder de vista, que temos um sério compromisso para com a vida e com o seu AUTOR que, segundo JESUS, vê tudo quanto se passa conosco e, até mesmo, quando se move uma folha de árvore, instantaneamente tem conhecimento. ELE, em sua suprema capacidade e poderes, registra em nossa mente os pensamentos, palavras e ações e os julga dando no momento oportuno os retornos, como resposta corretora.

Temos JESUS como exemplar orientador para que tenhamos vida regrada, respeitosa e com grande proveito, tornando-nos humildes e cordatos, como ELE próprio, de modo que, ao retornarmos à Espiritualidade, tenhamos mais que regozijar-nos e menos a lamentar-nos, pois, com o comportamento pautado no amor ao próximo e a nós mesmos, pouco ou nada teremos a castigar-nos, ao passo que exagerando e fazendo coisas no mal, teremos muito sofrimento para voltar ao equilíbrio.

O trabalho dignifica, por isso devemos trabalhar desde que nos entendamos como cidadãos do mundo, para termos o sustento necessário; devemos estudar todas as coisas para conhecer o mundo em que vivemos, suas realidades e suas exigências, com que nele movimentarmo-nos com segurança e proveito; formar uma família e dar-lhe dignidade, portanto, em bases sólidas e respeitáveis, para que os ESPÍRITOS que renasçam nela, nenhum motivo encontrem para perder-se, mas, para progredir e ser úteis e admirados pelo bem que façam. Nada de infidelidades, de abandono do lar, de traições, de desprezos, mas de honestidade de propósitos e ações, no cumprimento cabal dos compromissos assumidos.

Por isso mesmo, enquanto as tempestades do mal, dos exageros, dos vícios e dos crimes, desabem no mundo dos homens e façam estragos, refugiemo-nos na fé em DEUS e na sua providência a nos proteger e auxiliar na jornada que temos de realizar, ELE que aguarda sejamos bons filhos, bons pais e bons homens, honrando-lhe a paternidade sublime e salvando-nos para o seu amor e sua glória. Jamais nos esqueçamos que lhe temos a imagem e a semelhança e que, por isso, tudo quanto fizermos, deve ter a sua marca: na grandeza da verdade, na beleza e na santidade! Não nos recomendou JESUS que sejamos tão perfeitos, quanto perfeito é o Pai que está nos céus? E, ELE não fez o mesmo enquanto esteve entre os homens para tornar o seu conselho sábio e exemplar?

Não nos perturbemos e hajamos com coragem e lisura, com a consciência pacificada, amando os amigos e, também, os inimigos, como irmãos, filhos de DEUS e amados por ELE, jamais sendo motivo de escândalo a ninguém. Assim, certamente, passaremos pelo mundo dos homens como um meteoro, porém, deixando boas e nobres lembranças, como nos recomendou JESUS, o divino modelo.

 
            M A N O E L   Q U I N T O   S E A B R A   

Nenhum comentário:

Postar um comentário